O leitor

O leitor Bernhard Schlink




Resenhas - O Leitor


297 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Sofia136 02/05/2024

O poder de saber ler
Esse livro me causou uma mistura muito grande de sentimentos.

De um lado, um menino tendo sua primeira experiência amorosa e sexual. Do outro, uma mulher madura e misteriosa, que usufruia da companhia do garoto, oras parecendo gostar, oras demonstrando total desprezo por ele.

O fato mais interessante entre o relacionamento dos dois, que inclusive explica o título do livro, é que Hanna sempre pede a Michael que leia em voz alta para ela.

Inicialmente, criei uma grande antipatia pela protagonista, que não demonstra ter um pingo de responsabilidade afetiva, além de ser manipuladora e, muitas vezes, chata. É Hanna quem dá fim ao romance dos dois, deixando o menino e a cidade para trás.

Já Michael é completamente apaixonado e obcecado por ela. Pensei que isso mudaria durante o livro, quando ele crescesse e enxergasse o quão errada era a relação dos dois, mas não. Ele continua a amando e idealizando da mesma forma.

Quando se reencontram no tribunal, e Hanna recebe prisão perpétua por, simplesmente, não querer admitir que é analfabeta, tudo muda. Consegui enxergar algumas vulnerabilidades nela que me fizeram sentir pena e empatia.

Cheguei até mesmo a me emocionar com o final da protagonista, apesar de toda a raiva inicial que tive por Hanna.

Tudo isso, me levou à principal reflexão que fiz da leitura: as pessoas possuem muitas faces, ninguém é totalmente bom ou ruim, por mais que você tente rotulá-la com um desses adjetivos.
comentários(0)comente



Elane48 25/04/2024

UM AMOR MADURO
Assisti ao filme uma única vez há muitos anos e, de repente, surgiu a vontade de ler esse livro. Gostei muito, pois narra a paixão de um adolescente por uma mulher madura. O jovem apaixonado também amadurece e aquele amor da juventude perdura e chega ao ponto de Michael Berg negar, renegar, aceitar que ainda ama, sentir-se culpado... Um looping afetivo que frustra Hannah que, a fim de não prejudicá-lo, afasta-se mais uma vez dele de um jeito mais dramático.
A narrativa é confessional. Michael Berg tenta expurgar suas culpas de uma forma sempre muito carinhosa. Eu adoro homens apaixonados!
comentários(0)comente



Daiasaa 21/04/2024

O leitor
Virou um dos meus livros favoritos.

"Que história triste, pensei durante muito tempo. Não que eu pense agora que ela é feliz. Mas penso que é verdadeira e, diante disso, perguntar se é triste ou feliz é algo que não faz sentido."

?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carolina.Gomes 01/04/2024

Relendo o leitor
Essa foi uma releitura depois de alguns anos.

Como eu amei!

Ainda me emociono, choro e me angustio com essa história.

Apesar de conhecer o desfecho, me dói pensar na plausibilidade dessa história.

O primeiro amor de Michael deixou marcas profundas em sua vida.

Relendo e vendo o filme, pensei nas coisas não ditas, nos silêncios que machucam e destroem vidas?

Esse livro aborda uma série de questões que me tocam profundamente.

A literatura unindo, salvando, redimindo?

Eu gosto demais do livro. O filme também é bom, mas nada supera a emoção de descobrir e imaginar a história através da leitura.
Natália Carolina 02/04/2024minha estante
Esse livro é bom mesmo.
Mexeu muito comigo quando li. Um dia quero reler também




spoiler visualizar
comentários(0)comente



lipelimma 21/03/2024

O leitor - Bernhard Schlink
Lido 21/03/2024 📖
Nota: 2.0 ⭐
⭐⭐⭐ Premissa ou Primeiras Impressões
⭐⭐ Protagonista(s)
⭐⭐ Personagens secundários
⭐ Conexão com a História
⭐⭐⭐ Page-Turner
⭐⭐ Temas importantes ou Representatividade
⭐⭐⭐ Universo ou Ambiente
⭐ Elemento Surpresa ou Plot Twist ou Final
⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐ Frases ou Citações
comentários(0)comente



phpeterparker 15/03/2024

Explosivo!
O autor desenvolve os relacionamentos, os sentimentos, as culpas e as memórias de forma tão profunda, que o livro chega a ser explosivo e congelante.
Numa Alemanha pós guerra, assombrada pelo recente passado nazista, a história trata principalmente da relação amorosa de um adolescente com uma adulta, Michel e Hanna, movida em eixos inesperados que mudam radicalmente em direção aos abismos da culpa, da perturbação e do perdão. A leitura é a única capaz de transformar o passado, presente e o futuro dessa história, "De início, queria escrever nossa história para me libertar dela. Mas a memória negou-se a colaborar." Enfim, vale refletir sobre a obra, mas 4 estrelinhas porque a leitura não me prendeu tanto :)
comentários(0)comente



Dayane.Picinato 05/03/2024

O leitor é um livro muito bom, o início até o meio é um pouco arrastado e repetitivo, mas a história se desenrola bem depois.
Vemos um casal um tanto incomum que se dá muito bem e após isso um afastamento, com o passar dos anos o menino na faculdade a reencontra, ela passa por um julgamento e ele passa anos e anos a amando.
O livro fala sobre Auschwitz também, oq torna bem interessante!
comentários(0)comente



Guilherme.Bochinia 04/03/2024

Livro conta história de um adolescente se apaixona por uma mulher mais velha e cheia de mistério.

E com passa você conhecer essa mulher é com a leitura juntou os dois e o mistério dessa mulher.
comentários(0)comente



Vanessa 28/02/2024

Livro maravilhoso! Apesar de ser bem dramático o autor conseguiu passar o sentimento do primeiro amor
comentários(0)comente



ratdebibliotheque 14/02/2024

O fato de já conhecer o filme arruinou a experiência de ler o livro. ainda assim é um bom livro e eu gostei, principalmente por ser bem detalhado.
comentários(0)comente



Fernanda.Caputo 05/02/2024

Uma história sobre culpas
O LEITOR ? BERNHARD SCHLINK ? @editorarecord

Este será nosso primeiro romance, a ser lido em fevereiro no @clube.travessia

Em uma leitura mais superficial pode ser apenas uma história de amor de um jovem adolescente por uma mulher mais velha.
Mas, a meu ver, é uma história sobre culpas.

A culpa alemã no pós segunda guerra é assunto que gera grande debate. Tanto para os sobreviventes como para as gerações seguintes, aqueles tempos sombrios tornaram-se a chaga de toda uma nação. Mas este não é "mais um livro sobre a guerra". É uma abordagem muito diferente pois narra o depois. Os efeitos daquilo tudo sobre as pessoas ordinárias.

O livro é dividido em três partes, narradas por Michael Berg. Na primeira, em algum momento dos anos 50, conta do episódio de sua adolescência em que conheceu Hanna, uma mulher de 36 anos com quem teve um relacionamento. Nos primeiros capítulos desta parte há algumas cenas de sexo, mas o cerne não é ser um romance "hot", mas penso que é a forma de demonstrar o impacto da influência de Hanna sobre o garoto de 15 anos.

A segunda parte trata do período em que Michael já está na faculdade de Direito, nos anos 60, e participa de um seminário sobre os campos de concentração em que os alunos vão participar de um dos julgamentos de guardas alemãs que eram responsáveis por algumas prisioneiras. Nesta parte, a questão da culpa alemã é muito debatida. O que levava os alemães comuns a aceitarem aquele horror? Qual a responsabilidade daquela geração e da geração seguinte? O que poderia levar uma pessoa comum a integrar a SS?

Por fim, na terceira parte, Michael já adulto, dos anos 70 aos 80, conta as consequências da passagem de Hanna e daquele julgamento em sua vida. Suas culpas.

É um livro de leitura muito fluida. Gostei muito e acho que é uma ótima porta de entrada para a literatura! Ademais, há o filme homônimo que teve uma excelente adaptação! Para quem tem um pouco de dificuldade com a leitura, imaginar cenas e personagens, assistir ao filme antes pode ajudar muito a criar o imaginário para o livro (e não se perde nada da leitura se já souber a história).

Fica a recomendação (e participe do @clube.travessia ) ?
comentários(0)comente



Vanessa.Mariano 19/01/2024

#

Um livro curtinho e simples de ler , mas bastante reflexivo. Fala muito sobre a culpa e vergonha de uma geração de alemães pós 2ª guerra e as consequências .

Tem um história interessante , porém problemática , mas o final tem umas reviravoltas. Por ser um livro curtinho vale a pena ser lido.
comentários(0)comente



Erica.Barone 18/01/2024

O livro é muito bem escrito e também envolvente. O que incomoda, na verdade, é que você fica em dúvida se é uma história de amor ou de abuso sexual. Aliás, nem o personagem narrador consegue resolver essa questão. Vale a leitura.
comentários(0)comente



297 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR