O mundo dos bens

O mundo dos bens Mary Douglas...




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Tauana Mariana 10/09/2015

"A função essencial do consumo é a sua capacidade de dar sentido".
Sobre o livro:
Leitura agradável, conteúdo sensacional. Esta obra é praticamente referência obrigatória para quem estuda antropologia do consumo, cultura material e assuntos afins.

Sumário:
INTRODUÇÃO
PARTE 1 – Os bens como sistemas de informações
POR QUE AS PESSOAS QUEREM BENS
POR QUE POUPAM
O USO DOS BENS
EXCLUSÃO, INCLUSÃO
PERIDIOCIDADES DE CONSUMO

PARTE 2 – Implicações para a política social
ESFERAS ECONÔMICAS SEPARADAS NA ETNOGRAFIA
COMPARAÇÕES INTERNACIONAIS
CLASSES DE CONSUMO

Explicando grosseiramente o conteúdo:
O livro foi escrito no final da década de 70, mais ou menos em 1979. O consumo, pensado através da antropologia, é visto não apenas como uma necessidade, desejo ou causador de inveja. É visto como mediador de relações que constrói a identidade do sujeito e também traduz o mundo em que este vive. Deste modo, uma teoria do consumo também é uma teoria da cultura e uma teoria da vida social, pois o consumo é um fenômeno moldado na cultura e culturalmente compartilhado. Ele é um sistema de informação que estabelece relações e constrói significados entre indivíduos.

A antropologia do consumo, neste caso, captura não só o momento da compra do bem, mas o que se faz com esse objeto depois de comprado. É preciso compreender não apenas o que faz o indivíduo consumir o que consome, mas o que é feito deste bem depois de sair da prateleira da loja. Em suma, a posse estabelece significação social. O consumo passa a dar sentido ao mundo. Passa a traduzi-lo.


Referência:
DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.
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