Crossroads of Twilight

Crossroads of Twilight Robert Jordan

Resenhas - Crossroads of Twilight

Roger.Rayner 05/02/2024

Quase 1 ano pra ler...
De longe o livro mais enrolado da série... Demorei demais pra terminar pq a história não evolui. Capítulos e capítulos com os personagens quase no mesmo ponto. Mas finalmente terminei o último livro que eles chamam de "slog " e creio que agora a história começa novamente a evoluir.

Nunes71 17/12/2023

Esse livro me passou uma energia de "filler". Não rola muita coisa, tem descrições desnecessárias demais, há alguns acontecimentos interessantes aqui e ali mas que não se resolvem nesse livro. Foi uma leitura ok para se fazer antes de dormir enquanto o sono não batia, mas nada mais.

Pelo menos me falaram que é o fim do "slog", então estou feliz de ter terminado e animado para ler o próximo.

Blenda 16/02/2023

Eu venci o slog
Nem acredito que finalmente eu terminei o famoso slog da roda do tempo. espero que os próximos livros sejam melhores, estou ansiosa

Math 27/01/2023

Chato
Infelizmente esse foi o primeiro livro da Roda do Tempo que ñ gostei muito, ao contrário de muitos, eu gostei bastante do 8 e amei o 9, porém o 10 mesmo as partes com alguma relevância foram extremamente arrastadas, os únicos capítulos q salvaram foram os do Mat e algumas páginas da Egwene que já tem alguns livros q estou gostando cada vez mais dela, mas todos os outros capítulos não tive vontade de ler

Joao.Victor 08/01/2023

Tenebroso de ruim
Lento é pouco pra descrever o quão devagar é o 10º livro da roda do tempo. Um livro que só serve pra mexer algumas peças do tabuleiro da série, mas que chega a ser quase uma tortura ler tantas páginas sem que absolutamente nada de interessante ou importante esteja acontecendo.

pedrolucasmr 31/12/2022

Mesmo a maior das sagas tem seus pontos baixos
O fim do chamado Slog, como é conhecida a extensão dos volumes 7, 8, 9 e 10 de ARdT, é também seu ponto mais baixo. Embora os 4 volumes tenham um ritmo narrativo bem inferior aos 6 primeros volumes da saga, eles não estão realmente em pé de igualdade. Os volumes 7 e 9, apesar de mais lentos, tem acontecimentos interessantes e plotlines bem desenvolvidas. O volume 8 é bastante esquecível e se arrasta bastante, sendo uma leitura um tanto chata. Já o volume 10, infelizmente, é um ponto baixíssimo para a saga.
A narrativa sofre com vários problemas em diferentes escalas, alguns novos, alguns velhos e outros que já existiam antes mas aumentam de tamanho aqui.

Primeiro, vamos olhar os pontos positivos do volume. O POV de Egwene anda bastante nesse livro e o seu papel como uma das protagonistas cresce, fazendo com que realmente nos interessemos pelo desenrolar daquele ponto da história. O POV de Mat continua bastante divertido e interessante, dando sequência aos acontecimentos de Winter's Heart. O desenvolvimento de algumas coisas anda bem e temos algumas boas surpresas sendo introduzidas, embora o desenrolar fique para os próximos volumes. Vemos os protagonistas sendo obrigados a tomar decisões mais díficeis, e é muito natural a forma com a qual o Robert Jordan demonstra que as crianças, que acompanhamos desde o primeiro volume da série, cresceram e se tornaram adultos. Rand, Mat, Perrin e Egwene são excelentes personagens e, mesmo com todos os problemas desse volume, seu desenvolvimento continua sendo contínuo e vísivel, fazendo com que seja fácil nos apegarmos a eles.

Mas as coisas boas param por aí. Os POVs que não levam a lugar algum estão de volta nesse volume e mais cansatvos do que nunca. É entediante ler um capítulo de 15 ou 20 páginas de um personagem secundário de pouca importância para, ao fim, ver que aquilo levou a quase nada e que poderia estar diluído em outro capítulo com alguns poucos parágrafos.

E o tamanho dos capítulos, no geral, é um dos maiores problemas do livro. Capítulos longos, por si só, geralmente são cansativos. Quando metade de cada capítulo parece ser apenas de descrições e acontecimentos inuteis arrastados para cobrir páginas, é ainda mais cansativo. Ler um capítulo de 20 ou 30 páginas onde metade delas se baseia em um personagem indo do ponto A ao ponto B, ou fazendo toda a rotina da manhã, ou tendo diálogos pouco frutíferos apenas para na segunda metade vermos realmente o que há de importante no capítulo é algo extremamente cansativo e, muitas vezes, entendiante. O capítulo final do livro ilustra bem isso, assim como vários dos capítulos do Perrin e quase todo o POV da Elayne.

Falando em POVs, aqui temos alguns dos piores da Saga. O desenrolar da narrativa de Elayne é muito duvidoso, indo para um caminho estranho e sem graça, com pequenas piadas que não funcionam(ao menos pra mim) e que são repetidas inúmeras vezes. O desenvolvimento da personagem, que já é abaixo da média para a Saga nos livros anteriores, fica ainda pior nesse volume e durante a extensão não muito longa dos seus capítulos eu só queria poder ver o POV de qualquer outro personagem. Os capítulos de Perrin não são muito melhores, com uma narrativa arrastada, com poucos acontecimentos e que parece enrolar para não ser concluída nesse volume. Embora nosso querido menino-lobo tenha um excelente capítulo final nesse volume, ter de ver outros vários capítulos enrolados torna o POV dele cansativo e, por vezes, entediante.

A quase ausencia do POV de Rand nesse volume é algo esperado, dado o histórico da série, mas não parece realmente natural. Na verdade, a narrativa como um todo parece bem pouco natural. É como se as plotlines não tivessem sido planejadas para se encerrar nesse volume, mas ao mesmo tempo não fossem extensas o suficiente para alcançar o volume 11. A ausência de grandes acontecimentos para todos os personagens com exceção de Egwene dá a impressão de que não havia história a ser contada aqui. Poucas plotlines são abertas em CoT, os POVs de Mat, Perrin, Egwene e Elayne apenas seguem o que já havia sido iniciado nos últimos volumes, enquanto apenas Egwene concluí realmente alguma coisa.

A sensação final que o décimo volume me passou foi a de uma corda esticada, uma conexão entre o nono e o décimo primeiro volume que não tinha muito a contar e que poderia ter sido dissolvida entre ambos os livros. Eu não acho que seja necessariamente um livro ruim, o mundo e os personagem de ARdT tornam isso algo bem díficil, mas é sem dúvidas o volume mais fraco da série. Uma experiência de leitura que tem seus momentos, mas que no geral é arrastada e entediante. Estou ansioso por começar o Knife of Dreams, próximo volume e primeiro fora do Slog depois de muito tempo. A Roda do Tempo pode não ter começos e fins, mas espero que esse volume seja de fato um fim para essa fase tão inferior da Saga.

Rafael 18/10/2022

Promessas não alimentam barrigas vazias
A posterga da entrega de resoluções ante ao desenvolvimento da trama e de personagens pode ser considerada prejudicial? Qual o motivo de um livro simplesmente não ter um clímax?
Em Encruzilhadas Crepusculares, em tradução livre, pois ainda não há versão no Brasil, o décimo livro da série A Roda do Tempo, a narrativa de Jordan encontra o que muitos dizem ser seu ponto mais baixo.
Conhecido como o último volume do famigerado slog, a trama e os plots parecem arrastados e cheios de gordura desnecessária. A escrita de Jordan sempre foi envolvida por estes veios de prolixia, sendo esta uma característica marcante de seu trabalho, mas no entanto, não há muito o que se defender aqui.
Sua escrita sempre girou ao redor de acontecimentos de magnitude global, onde tudo o que sabíamos e conhecíamos até então é descartado ante a um momento bombástico. No entanto, quando não há acontecimentos deste tipo, ou mesmo prospecções para o próximo grande clímax, a escrita parece vazia, e retorna sempre ao último momento grandioso, como se o novo arco precisasse se apoiar nas muletas do que já foi elaborado para se solidificar.
Destaques positivos ficam com o possível fim do terror narrativo de Perrin, tornando-o novamente em um personagem interessante de se ler, e a criação de tensões políticas mais palatáveis, em um trabalho bem feito, colocando bem as peças no tabuleiro e movendo-as com maestria em direção ao grande clímax...
Que não existe. Todos os grandes plots têm os finais de seus arcos postergados, gerando finais que entregam apenas promessas dos próximos capítulos.
Fazer promessas é algo extremamente complicado na literatura. Tanto pelo autor não saber se conseguirá cumpri-las com base nas expectativas dos leitores, como também dá a sensação de que o argumento não foi bem estruturado o suficiente, sendo aquela promessa um encaixe momentâneo, que ele irá arrumar depois que pensar em uma ideia melhor para aquela resolução.
Depois de dez livros e um prelúdio, é fácil se concretizar que Jordan além de ser um grande escritor e grande semeador de arcos, é também um grande fazedor de promessas, sendo estas espalhadas por todos os seus livros. Se elas serão cumpridas, fica para outro momento. Por enquanto, me contento com o fim da escuridão do slog, e a grande promessa de tempos melhores a frente, depois do crepúsculo.

Giuliane.Souza 07/09/2022

Finalmente venci
Rapaz do céu..tinha mesmo que ter esse livro? Roberto quase me matou aqui. Mas entendo a parte de precisar acertar algumas coisas para seguir a história com mais coerência.

Joao.Sedai 26/07/2022

O pior da série
Crossroad of Twilight foi o décimo livro da roda do tempo e o último do considerado ?slog?. A trama não anda nem um pouco e ele funciona como um epílogo do último livro. Não acrescentou em praticamente nada na história.

Jussara 01/04/2022

Nossa como essa leitura foi sofrida, até agora não tenha pego nem um livro do slog que me fizesse entender por que as pessoas não gostam dessa faze, mais eu vou te dizer agora eu entendi.

Rodrigo 18/02/2022

O livro é bem lento, mais até que o livro 8 e o livro 9. A primeira metade do livro foi complicada, principalmente as partes do Perrin. O livro em si só encaminha os plots para frente, sem nenhuma ação em si. O desenvolvimento da história na maior parte é interessante e o final te deixa intrigado a continuar. Porém para mim foi o livro mais fraco da série até o momento.

DryBooks 20/10/2021

O pior até agora
Num livro desse tamanho fica difícil dizer que nada valeu a pena. Claro q houveram bons momentos na história, mas foi tudo mto lendo pro meu gosto....
Boatos q o proxino é melhor...
Eu espero q sim!

Lucas1429 13/08/2021

Não é tão ruim quanto dizem
O livro 10 da série perde seus leitores pelo ritmo. Concordo que poderia ser mais curto, mas discordo de quem diz que não acontece desenvolvimento de personagem. Inclusive, Perrin recebe um pequeno empurrãozinho de que estava precisando muito. O maior pecado de CoT é gastar metade do livro "reprisando" o final de WH. Também sofre bastante por não ter um evento que marque o livro. Eu tô pensando aqui, o que diabos era pra ser essa crossroads of twillight? Os acontecimentos desse livro não exigiam um livro a parte. Os livros 8, 9 e 10 poderiam ser dois, para dizer o mínimo.