Paciência

Resenhas - Paciência

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Emerson318 23/08/2022

Perfect!
Após boiar mais que patinho de borracha em banheira dr nenê em "uma luva de veludo..." e "david boring", veio a redenção. Leiam!!!!

Manu 25/03/2018

Não sou das maiores leitoras de quadrinhos (infelizmente, e por enquanto), mas topei com a existência de Paciência naquela considerada a melhor rede social da world wide web: o Twitter. Na ocasião, alguém retuitou um desconhecido elogiando a obra e usando as palavras mágicas que deixaram minhas anteninhas ligadas: "viagem no tempo". Não precisei nem de dez minutos pra comprar um presente pra mim mesma.

Quando abri o pacote de papelão dos Correios, pouco tempo depois (ou seja, um milagre), me deparei com um trem tão lindo que deu vontade de folhear com luvas, pra não correr o risco de estragar. Capa cartonada, um acabamento gráfico sensa, hot stamping no título e muitas cores. Joguei o pacote no lixo do quarto e já fui deitando na cama; um par de horas depois e eu havia concluído a leitura.

Paciência levou cinco anos para ser produzida por um dos principais nomes dos quadrinhos indie norte-americanos – Daniel Clowes. O sujeito, pelo que andei fuçando, tem muitos fãs, outros títulos premiados, adaptação pro cinema, e esse seu trabalho mais recente já ganhou espaço em listas de melhores quadrinhos de 2017. O segredo para tanto sucesso talvez tenha parte na estratégia de Clowes em não deixar uma sinopse na contracapa, apenas uma frase misteriosa: "Uma viagem cósmica através do espaço-tempo rumo ao infinito primordial do amor eterno". E, se posso começar falando alguma coisa sobre potencializar sua experiência com essa HQ, é justamente "quanto menos você souber a história, melhor".

Ela nos apresenta uma pegada desse viés de ficção científica que quebra expectativas, mas de forma perfeitamente acessível. Entre as reviravoltas que acontecem para nos tirar do lugar (mesmo no meu caso, perfeitamente confortável sobre almofadas), a trama bem costurada trata de obsessão, amor, de como pequenas coisas podem virar nossa vida de cabeça para baixo e das consequentes dificuldades de superar o passado. E, em meio a isso tudo, encaramos uma evolução orgânica de um personagem que inicialmente se mostrava um banana e termina como outra pessoa, provocando reflexões sobre questões morais e o que acharíamos delas se ficássemos face a face com a situações que Jack enfrentou, ajudando-nos a compreender suas motivações. No fim das contas, Jack não tinha Paciência nenhuma – nos sentidos que você quiser imaginar: uma conclusão meio tosca da minha parte, mas que quem leu provavelmente deve concordar.

Paciência nos conduz por páginas recheadas de suspense, sarcasmo, acidez, pessimismo, loucura, até críticas e uma participação pequenina de Luan Santana (é verdade!). O balanço entre narrativa textual e visual, pra mim, é bem equilibrado. O traço não chega a ser realiiiista (na real, em vários quadros é meio mal-acabado), mas achei bacana como as cores vibrantes ora fazem um contraponto ao pessimismo mencionado, ora reforçam a loucura dos pensamentos de Jack, numa linha um tanto psicodélica. Aliás, em vários momentos os balões de fala de outros personagens são cortados pelo espaço do próprio quadro, em uma solução criativa para mostrar para o leitor como o Jack estava absorto por outras distrações, ações ou pensamentos (geralmente ligados a uma certa obsessão), não prestando atenção no que está sendo dito.

O final de Paciência pode requerer alguma interpretação ou reflexão maior sobre o que de fato aconteceu, mas, pela minha experiência, mais valeu a jornada de leitura até ali do que o fim em si. De qualquer forma, é uma HQ que merece ser apreciada pelo menos duas vezes. De preferência, antes de o filme baseado na obra estrear em algum ano desses – os direitos foram comprados pela Focus Feature e, segundo as boas línguas, o roteiro será do próprio Daniel Clowes.

site: http://www.vemaquirapidao.com/2018/03/HQ-paciencia-daniel-clowes-resenha-critica.html

Hugo.Abud 11/09/2018

Assassino!
Jack é um assassino ou não?

@Marverosa 08/12/2018

Excelente enredo, bom desenho, tradução ruim...
Viagem no tempo e amor não tem como dar errado, o roteiro e a proposta sao antigos, mas o autor aborda de uma forma bem legal.

Jack apaixonado tentando voltar no tempo e salvar sua noiva grávida assasinada.
Clássico.

Mas deixa o suspense no ar até o último capítulo, foge um pouco daquilo que você pensa que vai ser um final óbvio.

Não sei se não entendi o final direito.... Acho que entendi a moral toda da história, também acho que o autor quis meio que deixar no ar mesmo.

Pelo desenho: não é muito meu estilo, mas combinou perfeitamente com a proposta. Revela sentimento, mantém o psicodelismo do Hq.

Agora, concordo com o comentário anterior. Colocar Luan Santana, pelo amor!
Tosco
Foi péssimo. Até fiquei me perguntado se tinha alguma musica que eu não captei direito na tradução, mas beirou ao tosco pra mim. (comentário bem pessoal porque eu tenho um pouco de asco de sertanejo!)

Mesmo assim, vale a pena. É um bom Hq

Cristina.Pineda 16/02/2019

Adorei, adorei, sem mais!!

DAN LIMA 05/03/2019

SUI GENERIS!!!
Ação, angústia, drama, suspense, investigação...um mix, enfim, tendo como desfecho uma história fascinante,que nos deixa atento a cada página. Impossível parar de ler.
Chega um certo momento que nos sentimos dentro da história. Dá vontade de mergulhar na HQ. ;-) É instigante!
Os personagens principais são impactantes e intensos nos seus papéis, transmitindo sensações marcantes, mexendo com o psicológico de tal forma: ímpar.
É prazeroso cada página e, detalhe, logo na primeira imagem da obra, já impacta de uma maneira inesperada.
Um gênero de ficção científica de excelência. E por que não dizer inovador!?
Poucas histórias tratam de viagem no tempo tão bem quanto esta HQ: Paciência. E com diálogos emblemáticos, que nos provoca a pensar sobre a nossa essência humana. Até que ponto somos capazes de tomar determinadas atitudes sem medo das consequências? É um fator complicador.
Em suma, o seu final assim como no início, é inesperado. É digno de filme de Hollywood, dirigido por Steven Spielberg.
Foi uma leitura, para mim, SUI GENERIS!!! ;-)
Kéziah Raiol 09/03/2019minha estante
Quero muito leeer, os traços estão maravilhosos e a proposta nem se fala ?

DAN LIMA 09/03/2019minha estante
É garantia de leitura produtiva e enriquecedora. Leia, Kéziah! ;-) Bjsss...

Café com literatura 11/09/2020

Paciência: Amor e viagem no tempo.
Paciência é uma grafic novel escrita e desenhada pelo quadrinista Daniel Clowes.
A grafic novel conta a história de Jack Barlow e sua esposa Paciência. Eles iam ter um filho e apesar de não terem boas condições financeiras, estavam felizes com a vinda da criança.
Um dia, Jack vai trabalhar e ao chegar em casa, encontra a esposa morta, pois ela havia sido brutalmente assassinada. Jack é acusado do crime e passa um tempo na prisão.
Algum tempo depois ele é inocentado, e ao sair da prisão ele fica obcecado por encontrar quem assassinou sua esposa, e faz uma busca obstinada e incessante.Porém, dentre tantas investigações que não deram em nada, foi só em 2029, através de uma prostituta que ele descobre que um homem chamado Bernie consegue viajar no tempo, logo, Jack vai atrás de Bernie e consegue viajar no tempo e entrar no ano em que a sua esposa foi assassinada (2012) e tenta impedir a tragédia.
Viajando através do tempo, Jack além de passar por 2006, 2012, 1985, descobre coisas sobre sua esposa, os seus mais profundos segredos que ele jamais podia imaginar e surpreende-se.
Assim, a viagem no tempo, é também uma viagem no subconsciente dos personagens, pois Clowes penetra profundamente nos mais profundos segredos da mente humana, o que torna a narrativa psicodélica e instigante.
Na história, abordam-se conceitos morais, bullying, drogas, a questão da autoaceitação, etc. A grafic novel nos faz pensar na seguinte frase: ?Se tivéssemos uma chance de voltar no tempo, faríamos algo diferente??
uma leitura que vale a pena.
Há muito mais coisas a serem analisadas nessa obra, porém aqui o espaço é curto para escrever!

Pedro Marques 26/11/2020

Surpreendente
Uma hq de trama imprevisível que surpreende o leitor a cada virada de página!

Eduardo Mendes 07/01/2022

Sarcasmo
Como ainda estou começando a me aventurar pelo universo dos quadrinhos, minhas primeiras escolhas foram obras com temas que eu gosto, e você tem uma chance pra descobrir… Acertou! Ficção Científica!

Paciência foi mais uma dica do @proibidoler, e me ganhou com a frase da contracapa: Uma viagem cósmica através do espaço-tempo rumo ao infinito primordial do amor eterno.

A HQ é cheia de cor e o visual é super interessante: com um clima meio noir. Li em algum lugar que o quadrinho é uma ficção científica hipster e achei a definição bem precisa. Temos aqui um drama existencial que fala entre outros assuntos sobre obsessão, amor, pessimismo e morte. Junte a isso uma viagem no tempo muito doida, investigação policial e muitas reviravoltas.

Escrita pelo premiado Daniel Clowes, Paciência é o tipo de história que quanto menos você souber melhor. Por isso, me limito a contar que acompanhamos a história de amor entre Jack e Paciência. Na trama o autor mostra uma sociedade hostil, de onde se tira pouca esperança de dias melhores; aquela visão de que o mundo é uma merda e viver é um ato de coragem, do jeitinho que eu gosto pra desgraçar a cabeça.

Jack transita entre herói e vilão, ele quer fazer a coisa certa mas não deixa de ser egoísta e violento quando os problemas se apresentam. Vagando entre diferentes épocas ele enfrenta uma jornada pelo espaço-tempo por conta do seu amor obstinado e quase doentio, logo surgem seus medos e alguns conflitos internos sobre como ele pode mudar o futuro/presente/passado em suas aventuras cósmicas. Vale tudo em nome do amor? Tem certeza?

Curti o sarcasmo do texto de Daniel Clowes e as ilustrações psicodélicas e cheias de cores vibrantes que dão ainda mais dimensão pra loucura que é essa história. Parece uma mistura entre Black Mirror, True Detective, e ácido lisérgico. Claro que eu gostei!

site: https://jornadaliteraria.com.br/paciencia/

Vivi 14/08/2022

Daniel Clowes vai além do tempo e do espaço para criar uma história de amor, obstinação e ficção científica.Jack Barlow é um homem obcecado em encontrar a pessoa que matou sua esposa, Paciência, quando ela estava grávida. Ao descobrir um meio de viajar no tempo, ele volta ao passado para impedir a morte de seu grande amor e acaba descobrindo mais sobre ela e sobre si mesmo do que poderia imaginar.Esta é a obra mais peculiar de Clowes, com arte inigualável e cores que explodem diante do leitor, criando camadas e trilhas que mantêm o suspense até a última página. Uma obra-prima de um dos mestres da arte sequencial

? "uma viagem mortal cósmica no tempo para o infinito primordial do amor eterno".

O amor , a estranha memória fenomenológica e a maneira como nossos laços realmente são mais do que apenas um com o outro nessa coisa louca chamada vida. Aqui tudo foi sombrio e me encantou ao mesmo tempo.
Um homem violentamente desesperado em nome do amor e sempre persistente sem pesar as consequências finais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5