O último Gargalo de Gaia

Rodrigo Ortiz Vinholo
Alexandre de Castro Gomes

Resenhas - O último Gargalo de Gaia

Ritaeseuslivros 30/03/2021

Como é o livro "O último gargalo de Gaia"
O livro é uma reunião de contos que tem como propósito contar como seria a Terra em seus dias finais.
Formado por 10 contos de autores diferentes, a obra traz distopias interessantes como em "Distúrbios do colapso das Colônias", "Reminiscências do general Vicror Lugones" e "A Terra era azul" e outras bem loucas como em "O brilho da Malva Cristal Negra" e Espelho, espelho meu. Existe um infinito mais infinito que o meu?".
Como uma das possibilidades do livro era escrever algo no estilo Steampunk, temos um conto do autor Enéias Tavares que mistura elementos/personagens de sua obra com personagens baseados na cultura indígena. Além dele, também encontramos elementos Steampunk no conto "A estrela de Cão Maior".
Outros contos trazem ideias bem originais como no "O arauto e o astro poeta no inicio dos dias finais" que apesar de alguns momentos confusos, traz letras de músicas conhecidas para o seu enredo. O "Veridicto" também traz uma crítica bem bacana sobre o governo e suas manobras. Já o conto "Eu fui" finaliza o livro de forma bem bacana ao mostrar metaforicamente que poderá haver outras histórias, quem sabe?
Apesar de alguns tropeços que poderiam ser evitados com uma melhor revisão, o livro "O último gargalo de Gaia" é uma ótima opção para quem curte temas futurísticos e/ou distópicos com uma pitada de realidade.