Uma confissão

Uma confissão Leon Tolstói

Resenhas - Uma confissão

stcarvalho0102 22/05/2024

Livro maravilhoso. Foi meu primeiro livro do autor e já estou encantado. Com uma linguagem flúida, sem retirar os méritos do tradutor, Tolstoi narra sua trajetória de fé.

rafa_._cardoso 17/05/2024

Rico com crise de meia idade
O livro é uma autobiografia de Tolstói, publicada em 1882. Na obra ele relata sua crise existencial e sua busca por um sentido para a vida diante do inevitável fim de todos.

Tolstói busca por diferentes partes a sua tão sonhada resposta, indo da filosofia à ciência, passando por diferentes denominações religiosas, mas não encontra uma resposta que seja satisfatória.

A resposta encontrada por Tolstói pode não agradar a todos.

Partes do livro soam um pouco esquisitas, porque é um aristocrata falando que a fé simples das pessoas comuns, que, apesar de uma vida sofrida, mantêm uma crença irracional na vida é que felizes são elas por não terem essas preocupações.

Sofiaxzn 16/05/2024

"Eu mesmo não sabia o que queria: tinha medo da vida, desejava me livrar dela e, no entanto, ainda esperava dela alguma coisa."

João Gabriel 14/05/2024

Tolstóismo e Qual o sentido da Vida?
"- Lembrei que eu só vivia quando acreditava em Deus. Como era antes, assim é agora, e disse a mim mesmo: basta conhecer Deus para que eu viva; basta esquecer, não acreditar em Deus, que começo a morrer."

"Compreendi que a fé, em seu significado essencial, não é apenas o ?desvelamento de coisas invisíveis? etc., não é uma revelação (isso é só a descrição de um dos sinais da fé), não é só a relação do homem com Deus (é preciso definir a fé e depois definir Deus, e não definir a fé por meio de Deus), não é só uma concordância com o que disseram ao homem, por mais que seja assim que, em geral, se entenda a fé ? a fé é o sentido da vida humana, graças ao qual o homem não se destrói, e vive. A fé é a força da vida. Se o homem vive, ele acredita em alguma coisa. Se não acreditasse que é preciso viver para alguma coisa, ele não viveria. Se ele não vê e não entende a ilusão do finito, acredita nesse finito; se ele entende a ilusão do finito, deve acreditar no infinito. Sem fé, é impossível viver.

bookcaseofmari 13/05/2024

O livro é basicamente Tolstói em um período depressivo, com inúmeras reflexões quanto ao sentido da vida. Ele mostra todas as linhas de raciocínio que teve e porque foram descontinuadas. No final, o que eu entendi é que não é possível separar a fé do sentido da vida, as duas são interligadas, numa relação insolúvel. E ele apresenta que a religião é um misto de verdades e mentiras, contém coisas que são impossíveis de negar e também coisas que são impossíveis de se confirmar.
O livro é legal, curto. Em alguns momentos parece que a reflexão é a mesma, então é necessário ter atenção para observar as diferenças e os pensamentos apresentados.

Danielle.Pires 09/05/2024

Tolstói é bom
Dei três estrelas só pelo fato de não concordar com tudo e de resto é um livro muito reflexivo e doído igual o autor mesmo kkkk

Luca47 05/05/2024

Racional, perturbador e relevante
Comprei esse livro porque a sinopse me interessou bastante, pessoalmente por eu acreditar em Deus, mas ter minhas críticas às religiões em geral e à igreja, algumas vezes até aversão.

E esse livro retrata exatamente isso, mas de uma forma um tanto quanto ?sombria?, não sei se seria a melhor palavra. Basicamente: é o relato de uma depressão (pensamentos suicidas, etc) que o autor se viu submerso ao procurar responder qual o sentido da vida.

Não gosto muito de resumos, porque acho que tiram o brilhantismo das coisas, mas o livro seria uma dissertação desse momento na vida do autor, cujo dilema principal é a linha tênue entre a razão e a fé, o racional e o irracional, por assim dizer.

Apesar de curto (127 páginas), vale a pena ler com calma, até porque em diversos momentos eu parei e fiquei refletindo sobre as falas trazidas pela obra. Há razão em todas as coisas, mas ela em si não explica as perguntas mais fundamentais, dentre elas ?qual o sentido da vida??.

Vale muito a pena ler esse livro.

Edy Marques 05/05/2024

Uma viagem em busca de sentido da vida
Fazia muito tempo que tinha lido algo do Tólstoi que tratasse sobre a questão do cristianismo. Li esse livro no formato audibook, mas cada frase, pensamentos, argumento elaborados pelo Tolstói, na sua busca pelo sentido da vida, é de impressionar a quem um dia já passou por essa clássica pergunta: Qual é o sentido da vida? Ou como diz o Tólstoi, qual o sentido da minha vida? Da Tua vida? E o final é marcante e fica martelando a mente de qualquer pessoa cristã.
Enfim,é livro filosófico, de fácil compreensão, mas ao mesmo tempo com respostas espirituais de cunho cristão.
Vou reler com toda certeza.

Fofox 04/05/2024

Somos todos Tolstói
Gostei do formato e da escrita que ele usou no livro, é mais pessoal e mais direta. Me identifiquei mais com os pensamentos dele no início do livro do que no fim, mas acho que a forma que ele aceitou a religião sendo algo verdade e mentira também é bem válida (apesar de eu mesma não crer nisso). Saber da história dele no exército também foi um pouco chocante e dá pra entender porque alguém que já matou outras pessoas por guerras motivadas pela religião não entende como aquilo pode ser a verdade absoluta e conforto do outro.

maxine. 27/04/2024

"Só conseguimos viver quando estamos embriagados pela vida; quando ficamos sóbrios, é impossível não ver que tudo isso é apenas ilusão, e uma ilusão tola! Na verdade, não há nada aqui de engraçado nem de espirituoso, é apenas cruel e absurdo."

lubzwp 26/04/2024

?Só conseguimos viver enquanto estamos embriagados pela vida; mas, quando ficamos sóbrios, é impossível não ver que tudo isso é apenas ilusão, e uma ilusão tola! Na verdade, não há nada aqui de engraçado nem de espirituoso, é apenas cruel e absurdo.?

igsuehtam 25/04/2024

Uma confissão
Acabei.

Isso aqui, na verdade é uma introdução de um estudo que ele fez entre as religiões para descobrir as verdades e as mentiras delas que enchem os fiéis de esperanças ou falsas esperanças.

É um livro com muitas discussões. Concordei com a maioria das coisas. Um livro pequeno que nos deixa muito atentos, me fez até me questionar se minha religião é realmente a certa, como sempre ouvi. No mundo há várias religiões. E qual delas está a certa para se acreditar?

naotemlogin 21/04/2024

Como o próprio título sugere, este livro, trata-se de uma confissão a respeito da jornada de fé do autor.

*Day* 17/04/2024

REFLEXÕES SOBRE FÉ...

Um livro com reflexões profundas sobre a fé e a crença em uma religião, em um modo de vida e de ver a vida.

Curto, porém intenso e que você pode até não concordar com as indagações e questionamentos de Tolstói, mas não tem como negar que são indagações que todos (ou pelo menos a maioria) se faz ou tem ao longo da vida e que são interessantes

Algumas passagens que gostei:
[...] Acreditava em Deus, ou melhor, não negava Deus, mas que Deus, eu não seria capaz de dizer, [...] p.15

"[...] a fé é o sentido da vida humana, graças ao qual o homem não se destrói, e vive. A fé é a força da vida. Se o homem vive, ele acredita em alguma coisa. p. 65
..... / .....
[...] Sem fé, é impossível viver. p. 66"

"Ouvi a conversa de um mujique analfabeto sobre Deus, sobre a fé, sobre a vida, sobre a salvação, e o sentido da fé se revelou para mim [...] p. 93"

Luana 16/04/2024

Diz sobre questionamentos a cerca da busca de sentido da vida. questionamentos sobre a fé, a existência de Deus ou algo superior que explique o porque e para que estamos aqui.

livro curtinho, leitura relativamente rápida, mas com reflexões intensas.