Dear Martin

Dear Martin Nic Stone

Resenhas - Dear Martin

Hellen Santos 04/06/2024

Esperava mais!
Achei uma leitura razoável, esperava mais! Gostei do livro em geral, é um assunto que saiu da minha zona de conforto, leitura importante e reflexiva. Senti muita aflição em alguns momentos e sensação de injustiça pelo Jus e Manny. O livro trouxe uma discussão voltada para o conhecimento racial e questões sociais que assolam o mundo em que vivemos. Senti que o livro poderia ter se aprofundado mais no assunto.

janierisonsantos 21/05/2024

Razoável.
Uma leitura muito boa, importante e reflexiva. É um livro lindo e emocionante. Traz uma discussão voltada para o conhecimento racial e questões sociais que assolam o mundo em que vivemos.

Confesso que senti que o livro poderia ir além, mas ficou ali no raso mesmo.

Iamketlyng 17/05/2024

Bom bom
Eu chorei muito lá nesse livro, meus olhos chegaram a ficar inchados.
Esse livro é muito bom, principalmente para as pessoas entenderem O que é o racismo, e o que isso causa, quando eu estava lendo esse livro o sentimento que eu tinha era muito diferente, eu não sei explicar, mas foi incrível, eu toda hora ficava angustiada, com medo, esse livro é perfeito para pessoas que têm pensamentos racistas, ele vai conscientizar essas pessoas, e se não gosta de tirar pode ter certeza que essa pessoa é uma pessoa estúpida, e que a única coisa que poderia fazer com que essa pessoa pare de ser racista, internar no hospício mesmo.

ryss 26/04/2024

Cartas para Martin
Justyce é um jovem negro, estudante da melhor escola de onde mora. Por meio da sua perspectiva iremos acompanhar o desenrolar de sua história que conta sobre sua trajetória e sobre o racismo. Por meio de cartas destinadas a Martin Luther King, ele tenta encontrar formas de lidar com o preconceito contra os negros.

O livro trará bastante questões sobre esse assunto, que poderiam ter sido mais aprofundadas. Mas por ser um livro juvenil as informações são trazidas de forma breve, mas nem um pouco leves.

Por conter um pouco de violência pode ser que algumas pessoas tenham gatilhos, porém foi bom trazer um pouco disso para as pessoas terem consciência do que acontece com as vítimas do racismo que infelizmente está enraizado na nossa sociedade.

Foi um livro legal de ler, mas possui muitas pessoas escrotas, o que acaba dando raiva!

Thaís 24/04/2024

Sabe quando você lê um livro e reconhece muitos dos diálogos que aconteceu no seu próprio ensino médio? A todo tempo fiquei imaginando como as pessoas que reproduziam comentários parecidos aos dos garotos grupinho de Manny se sentiriam ao ler e ver o quão ridículos eles são, e sinto vontade de que se sintam assim mesmo. Achei um livro cheio de gatilhos e não é romantizado. Não é uma leitura para qualquer um em vários sentidos. E possui várias camadas discutidas pra aqueles que possam conseguir identificar. Eu gostaria que toda pessoa semelhante ao grupinho de amigos do Manny lessem esse livro, pra serem atingidos de alguma forma.

thalopps 02/04/2024

O tema que é abordado é muito importante e nos faz refletir, mas foi uma leitura que não me prendeu tanto assim em alguns momentos.

Arthur10 24/03/2024

Um livro necessário, mas não é para todos...
Cartas para Martin, na sociedade atual, deve ser visto como um livro necessário, porém, que traz muitos acontecimentos e fatos que chegam a dar um nó na garganta, mas infelizmente são realidade.

Pautas importantes como racismo e violência policial foram muito bem retratadas pela autora. Porém, são exatamente esses temas, que se estendem pelo livro inteiro, que podem tornar esse livro não tão adequado a todos. Isso pois os gatilhos afetam qualquer um que leu ele.

A leitura, para mim, foi de um bom proveito, apesar de uma hora ou outra eu ter parado para "digerir" os acontecimentos do livro.

Com isso, concluo que é sim um livro necessário, mas no momento em que você consegue ler. As pautas são bem trabalhadas e ensinam bastante sobre temas lamentáveis da sociedade atual. Por isso, se você puder e conseguir ler a obra, não perca a oportunidade.

Estela M 07/03/2024

Não tenho muito lugar de fala, entretanto posso dizer que muitas falas desse livro servem para explicar quem não entende essa questão de desigualdades, racismo e etc. Porém há muitos estereótipos durante o livro

Eu indicaria esse livro para pessoas que não entendem esses tópicos citados

romancejunkie 25/02/2024

Agridoce
"How do I work against this, Martin? Getting real with you, I feel a little defeated. Knowing there are people who don't want me to succeed is depressing. Especially coming from two directions." Esse livro é tão realista e mostra coisas que a gente já sabe sobre injustiça racial que são impossíveis de aceitar.

Renata 13/02/2024

?Desde que você era pequeno, eu vivo te dizendo que você tem que construir seu lugar no mundo. Achou que fosse bobagem?? Suspirei de novo. ?Já pensou que talvez o ideal seja não ?se encaixar???, continuou ela. ?As pessoas que fazem a história raramente se encaixam.'?

O livro foi rápido de ser lido (a escrita de Nic é maravilhosa), apesar de não ser fácil. Pois livro aborda temas fortes como violência policial nos Estados Unidos e racismo. Ele também tem uma carga emocional muito forte, em vários momentos tive a leitura para respirar devido ao nó que se formava em minha garganta.

Fico a imaginar o impacto da obra nas mãos de jovens como Justyce, e como eles se sentiriam identificados, pois não estão sozinhos em suas angústias e incertezas.

Só a experiência de ler é que de fato permite entender a importância do livro.

Am_1142 05/02/2024

Real
Livro maravilhoso, acho que deveria ser leitura obrigatória. Mostra a realidade que diversas pessoas negras vivem diariamente e é perfeito. Triste e revoltante mas maravilhoso.

starwhismes 03/02/2024

Odiei
Eu não gostei do livro, tem muitos gatilhos e eu não senti que a história desenvolvia, ela foi ficando muito lenta do nada..

readsthais 21/01/2024

Esperava mais! apesar de ser um livro bem fluido e bem escrito, algumas coisas deixaram a desejar! como uma pessoa branca, sei que estou totalmente fora do meu local de fala mas vendo algumas resenhas feitas por pessoas pretas comprovou meu sentimento durante toda a leitura da segunda parte do livro: foi escrito para pessoas brancas!
acontecimentos muito mal desenvolvidos, problemas SERIOS, GRANDES E MUITO GRAVES tratados de forma jogada e ate mesmo irresponsáveis, gatilhando muita gente por ai e sem contar que parece que a autora so misturou um monte de problemáticas e fez uma sopa, sem organização e aprofundamento em nada! acho que ela poderia ter pego o esquema do policial e dos amigos de many e ter desenvolvido uma puta historia boa em cima disso, mas ela quis meter um monte de coisa q so deixou td bagunçado e sem conseguir se aprofundar em nada pq so tem 200 e poucas paginas!
é um livro bom pra sair da bolha? sim! mas quem ja vive isso so serviu pra gatilhar a pessoa :)

liamoraess 21/01/2024

Bom livro, muitos gatilhos.
Esse livro foi bem rápido, considerando minha frequência de leitura. E eu gostei de ter me desafiado com ele.
Minha nota de justificativa com uns tópicos que vi outras pessoas falando quando acabei o livro, então é certo que não foi só eu que percebi, vou falar alguns aqui. A narrativa trás elementos muito importantes e trata do racismo em diversas camadas, e posso dizer que não é um livro complexo de entender, a escrita é bem fácil. O problema é que acho que algumas coisas precisavam se desenvolver um pouco mais na história, como, por exemplo, algumas situações dos ?meninos brancos amigos de Manny? após o trágico evento e nas audiências.

Também acho que essa leitura não é para pessoas que sentem muitos gatilhos ao ver esse tema. Durante as 280 páginas (li no cllr) foram poucos os momentos onde o protagonista teve boas notícias e realmente se sentiu feliz, então por aí já vê que ele não é um livro pra qualquer um.

No geral, recomendo.