Eu Sei Onde Você Está

Eu Sei Onde Você Está Claire Kendal

Resenhas - O Livro Sobre Você

Lua 01/05/2020

Uma decepção
Não tenho palavras pra descrever o quanto este livro foi decepcionante para mim. Eu achei ele forçado, infantilizado, apesar do tema pesadíssimo. Ele é superficial, pois só lá pela metade do livro que começamos a conhecer um pouco a personagem principal, e ainda sim, ela não é crível, toma decisões MUITO burras, e parece uma adolescente, apesar de ter quase 40 anos.
O livro não convence em nada, além de usar duas narrativas (primeira e terceira pessoa) que não faz sentido no linear da história e corta o ritmo constantemente.
Diálogos forçados, situações repetitivas e desfechos completamente previsíveis.
Eu gosto muito de ler suspenses e thrillers, e posso dizer que, dentro desse tema, este foi o mais fraco que já li.
No geral, a história daria um bom filme dos anos 90, que teria bilheteria baixa e que uma péssima critica. Afinal, um louco perseguidor, sem contexto de vida, uma final girl que toma péssimas decisões estando ali só para sofrer o tempo todo e muita trasheira, podemos encontrar em diversos lugares como Halloween, Sexta feira 13, Olhos Famintos, Massacre da Serra Elétrica e tantos outros.
E mesmo sendo um livro tão agressivo e violento, ele só me causou sono, afinal, essa história eu já sei de cor.
Rebeca 13/08/2020minha estante
Acabei de ler e achei exatamente o mesmo!

Lua 13/08/2020minha estante
Bom saber que não foi só eu que percebi. Essa história chegou me irritar! Haha

Rebeca 13/08/2020minha estante
Me decidi nunca mais livros que repetem "senti meu rosto ficando vermelho" na vida toda kkkkk

Lua 13/08/2020minha estante
Boa! Hahahha

Rosa Maria 01/11/2019

Ser ou não ser.
O livro é extremamente feminino. Aborda a delicadeza e os medos desse universo.
Até agora não sei se gostei do livro; da autora tenho certeza que gostei.
Gostei do modo como ela coloca ,e enriquece sutilmente o livro, assuntos femininos delicados permeando um tema feminino pavoroso.Essa intercalação faz mais pavoroso ainda o tema central. Fez eu ter consciência do horror do tema central. Fez eu entrar "de cabeça "na personagem /protagonista.
A autora mostrou que os medos são os mesmos no universo feminino; toda mulher tem medo de ser violada.
A leitura não fluiu. Não consegui ler.Eu vivi a história. O que eu senti nas 200 primeiras páginas, foi agonia. Agonia por saber que se eu estivesse vivendo a situação, faria, agiria tal como Clarissa.
Não sei se é um bom livro, mas ela é sem dúvida uma boa escritora.
Alcione13 01/11/2019minha estante
Devido Ressaca literária não lerei. Mas entendi seu ponto de vista

Rosa Maria 01/11/2019minha estante
É interessante, não consegui definir o que eu considero um bom livro.

Alcione13 02/11/2019minha estante
Entendo. Ultimamente nada tem descido

Vanessa.Issa 26/06/2017

Esse livro é bem perturbador. Não é uma leitura indicada para quem está buscando relaxar ou se divertir. Porém, é um ótimo objeto de estudo sobre o comportamento humano. A personagem principal, Clarissa, sofre diariamente tentando evitar um colega que a persegue por todos os cantos. Ele a procura até quando não vai trabalhar. Ele rouba o lixo dela. Ele é completamente obcecado! A pior parte é que, aos olhos dos outros, ele é um ótimo rapaz, extremamente gentil e amigável. Quando Clarissa pede ajuda, não a consideram uma vítima, pois afinal "ainda não aconteceu nada" e a saúde dela não está em risco. Nem mesmo amigos em comum acreditam nas coisas que ela conta sobre se sentir incomodada por ele. Ao mesmo tempo, Clarissa está interessada por um outro rapaz, Robert, e tem dificuldade de administrar essa situação. Particularmente, foi uma leitura que me deixou bem nervosa. Mas, não posso dar uma classificação ruim, pois o livro é realmente um ótimo alerta para a sociedade.
Ana Lucia F. Silva 24/07/2021minha estante
É um livro bem assustador, porque não é uma coisa tão distante assim da gente. E mostra, que as vezes, mesmo a pessoa, num primeiro momento, se enganar com alguém, precisa ser levada a sério.

Vanessa.Issa 26/07/2021minha estante
Exatamente Ana Lucia!!

Marlonbsan 26/04/2022

Eu Sei Onde Você Está
Alerta para possíveis gatilhos.

Por onde quer que Clarissa vá, Rafe estará lá. Por mais que ela tente de todas as formas se livrar dele, ele ainda permanece rondando por perto. Mas qual caminho Clarissa deverá seguir para tirar Rafe de sua vida?

O livro é narrado, na maior parte, em primeira pessoa, a linguagem é simples, mas possui uma densidade considerável, além de um formato de diário/monólogo que não me agrada.

O tema abordado no livro é de extrema importância e Claire consegue criar situações bem angustiantes e o personagem Rafe é totalmente desprezível, causa repulsa suas ações, suas falas e sua visão distorcida sobre o mundo e todas as situações que envolvem ele. Infelizmente existem pessoas que são assim e é importante a discussão sobre o assunto, sem contar as formas obtenção de provas que pode ajudar quem está passando por uma situação parecida. Mas um recurso muito simples não foi usado no livro e isso me incomodou também.

O problema maior desse livro, para mim, foi a escrita, alguns diálogos são bem mecânicos, há repetição de termos para criar ênfase que, entendo ser algo proposital, mas não é algo que me agrada. E o ponto principal, foi a forma geral do livro, esse diálogo que Clarissa faz com Rafe, não fez me conectar com a história já que é, basicamente, ela falando com ele. E há a repetição da palavra Você 1514 vezes e o nome Clarissa aparece 516 vezes e isso me incomodou muito durante a leitura.

Quanto a história, ela tem várias camadas em relação à vida de Clarissa, a parte dela sozinha, quando ela faz parte do júri, quando está acompanhada de outras pessoas e as suas relações. A dinâmica do livro é boa depois que a gente se situa, mas no começo causou estranheza. Há várias partes angustiantes e isso é um mérito da autora.

No geral, não foi uma experiência agradável como leitor, pois o principal, que é a escrita, não me pegou, mas só lendo para saber né?

OBS. Achei alguns erros de digitação.
Déia 09/07/2023minha estante
Também encontrei erros de digitação.
Obrigada pela crítica sem spoiler. ?

Marlonbsan 10/07/2023minha estante
Ah pois é haha e por nada, sempre sem spoiler pra não atrapalhar haha

Carol Cardozo 24/09/2020minha estante
Nossa, vc conseguiu descrever tudo o que eu senti lendo esse livro

motinhadokaneda 28/09/2020minha estante
foi um dos piores livros que li na vida, meu deus

Sophia1260 13/04/2024minha estante
Quero ler esseeee

bielmony 14/04/2024minha estante
Lê simm amgg, apesar do final ser meio aberto ele é um bom thriller psicológico e serve de alerta tbm, ainda to refletindo nele até hj KKKKK

Jess 15/12/2019

Tire suas próprias conclusões
Por ver a nota média no skoob e considerá-la baixa quase não comprei esse livro. Ainda bem que não o julguei pela nota, porque mereceu nota máxima. Angustiante, perturbador e real. Recomendo para quem curte suspense psicológico. Mais uma comprovação de que para saber se o livro é bom ou não é necessário que você leia e tire suas próprias conclusões.
Grey 15/12/2019minha estante
Ainda não o li, exatamente pela baixa avaliação. Depois da tua resenha, agora ele vai pra fila.

Jess 16/12/2019minha estante
Obaaa! Que bom que fez a diferença :D

Guilherme.Ribeiro 25/07/2020

Decepcionante
A única razão de eu dar duas estrelas para este livro é por certos capítulos da perseguição de Rafe para com Clarissa serem instigantes e cheios de apreensão, porém,quando a autora começa a repetir, e repetir, e repetir, se torna uma chatice de tantos pensamentos da nossa personagem principal, que são sempre iguais. O final? A parte que mais me decepcionou, certamente; confuso, pareceu que foi escrito às pressas para uma saída fácil, como se a própria autora estivesse cansada do que fez. De qualquer forma, não me vejo lendo um próximo livro de Claire Kendal
Aline.Rodrigues 27/11/2020minha estante
Talvez você não tenha gostado porque não é uma mulher e jamais entenderá como uma mulher se sente.

Guilherme.Ribeiro 28/11/2020minha estante
Ou talvez só seja um livro decepcionante mesmo. Emprestei para mulheres da minha família, e só uma curtiu. Então né, vai de opinião.

Lovett (@bloglariteratura) 30/01/2018

Desconfortavelmente Necessário
Sabe aquele friozinho na barriga que você sente quando tá andando numa rua meio deserta e tem algum homem logo atrás de você? Então, é exatamente esse sentimento que você vai ter durante toda a leitura deste livro.

Eu sei, eu sei. Por que alguém seria louco de ler algo que causasse essa sensação horrível, né? Vou te explicar agora. Você realmente deveria ler “Eu sei onde você está”, de Claire Kendal. Principalmente se você for mulher.
O livro fala sobre como um caso de “avanço indesejado” de um cara pode se tornar algo muito perigoso, já que a polícia tende a não tomar nenhuma atitude antes que seja tarde demais. Quantos casos não vemos na televisão de mulheres que procuraram ajuda de autoridades, mas como não havia prova física de qualquer tipo de abuso, eles “não podiam fazer nada” por elas?

O personagem Rafe começou como um homem inconveniente, com investidas desconfortáveis e tentando embebedar Clarissa (a protagonista), pra ver se conseguia alguma coisa. Aconselhada a escrever todas as investidas que Rafe fazia para acumular evidências, Clarissa começou uma espécie de “diário do medo”, e é através dele que acompanhamos a história.

É incrível como a autora consegue nos fazer sentir incomodados durante toda a leitura, como se estivéssemos vendo tudo aquilo acontecer de verdade diante dos nossos olhos. Todo o medo, desconfiança, nojo, desamparo e desespero que Clarissa sente, flui das páginas diretamente pro nosso coração, nos deixando agoniadas e ansiosas pra que alguém, por favor, a ajude.

Talvez nunca tenha acontecido com você, mas infelizmente, é mais provável que você já tenha passado pela situação em que o seu “não” tenha sido inútil. Que sua resposta negativa só fez parecer um desafio maior, ou tenha sido encarado como o famoso “se fazendo de difícil”. Talvez tenham te xingado de feia, gorda, vaca ou puta porque você se recusou a dar um beijo ou até mesmo um olhar. Já sabemos que tudo isso é caracterizado como abuso, mas Rafe vai muito mais além. Pra ele, o “não” nunca existiu.

Esse livro torna íntima a experiência de ser perseguida e abusada, tornando difícil imaginar que tudo isso acontece muito longe da gente. Clarissa poderia ser sua amiga querida, sua irmã, sua sobrinha. Poderia ser você.
Ler algo que te deixa desconfortável não é fácil, realmente, mas é muito importante. Tive que dar algumas pausas na leitura pra espairecer um pouco e, quando o livro terminou, confesso que fiquei triste por um tempo. Imaginar quantas pessoas já passaram ou devem passar por aquele sofrimento me fez refletir sobre o quanto sou sortuda por nunca ter esbarrado com um psicopata, já que os noticiários nos mostram que existem tantos por aí.

“Eu sei onde você está” é um livro que te faz, acima de tudo, dar valor as pessoas que você tem na sua vida. Faz você perceber o quanto a sororidade e a empatia são valorosas e necessárias, porque se você inspirar confiança naquela sua amiga ou conhecida, ela pode te contar sobre o que ela tá passando. E assim, ela pode ter um final diferente.

Se você gosta de um thriller psicológico, como é o meu caso, indico fortemente esse livro. Ele contém todas as características indispensáveis pra um livro do gênero, inclusive aquele desgraçamento mental básico! Hahaha.

site: http://lariteratura.com.br
Nicole Krueger 30/01/2018minha estante
Wooow nao conhecia esse livro!! Mas agora eu quero ler hahahaha

Lovett (@bloglariteratura) 03/02/2018minha estante
Acho que você vai gostar, Nicole! Entrou pra minha lista de preferidos do gênero!

Luh 11/07/2019

Marcante...
Um dos livros mais difíceis que já li... mostra detalhadamente o comportamento de pessoas obsessivas.. e muitas vezes como a vítima não sabe lidar com isso, até por não querer se expor. Um livro que me tirou totalmente da zona de conforto, fiquei ansiosa, sofri e chorei junto com a personagem. A escrita tem o dom de nos fazer sentir como se estivesse acontecendo conosco.. muito forte. Acho que todos deveriam ler, nos da uma noção muito forte de que nem sempre temos tudo sob controle e que nos envolvemos com a pessoa errada pode sim ser terrível, mesmo quando esse envolvimento não é proveniente de interesse genuíno e sim da mais pura e simples educação.
Cami 28/08/2019minha estante
Se vc gostou desse, vai gostar de "Entre quatro paredes". ? muito angustiante, mas não dá para parar de ler!!!

Luh 31/08/2019minha estante
Li ele em e-book acredito que no final do ano passado.. realmente é muito bom e angustiante.

Taiane. 12/12/2019

Tempo perdido.
Horrível.
Repetitivo, cansativo e chato. Perdi meu tempo lendo esse livro.
Não recomendado
TAcio.Moinhos 15/03/2020minha estante
Não achei um romance horrível, mas,de fato, a narrativa
é repetitiva e um pouco massante.
A rotina de Clarissa ido e vindo do tribunal e sempre vivenciando as mesmas experiências, criou uma grande aflição em mim - que é um elemento chave do Thriller. Porém, desgastou demais a leitura.

Simone de Cássia 20/11/2017

Gostei Tem uma narrativa diferente que se alterna em antes e durante, e a tensão da história só faz crescer. É clichê em muitos pontos, mas prende bem a atenção e faz querer devorar as páginas pra chegar ao final. Aí é que eu não gostei muito. Já que foi clichê em muitos momentos, poderia ter sido aqui também. Achei desnecessária a postura "vai ser do meu jeito"... e por isso tirei um ponto na avaliação. Mas, é um bom livro!
Amanda 09/01/2018minha estante
Nesse ponto que você fala também senti falta do clichê, Si.
A pobre sofreu, viu?

Erick 03/02/2022

Gostei muito do livro, a autora tem uma escrita muito envolvente, em diversos momentos senti uma angústia enorme lendo. Confesso que esperava um final mais "utópico" digamos assim, entretanto não deixou de ser uma ótima leitura pra mim.
Jon O'Brien 03/02/2022minha estante
Que opinião bacana. Eu estou animado pra ler desde o lançamento, mas as opiniões negativas me deixaram pensativo. Ainda assim, como geralmente gosto do que leio, coloquei na meta da leitura. Tô mais animado ainda. Gosto de leituras que provocam esses sentimentos.

Solange.Campos 09/08/2017

Eu sei onde você está
Leitura interesse , mas muito previsível