Amor, Desejo e Psicanálise

Amor, Desejo e Psicanálise Ana Suy

Resenhas - Amor, Desejo e Psicanálise

Sickboy 22/06/2022

Esse é um livro escrito por uma professora da faculdade que passou o próprio livro no semestre para os alunos lerem, achei isso, especialmente, chiquérrimo. A leitura foi impressionante e muito boa, apesar de ser uma dissertação de mestrado transformada em livro, o conteúdo ficou excelente. É muito bom ler e ouvir essa mulher falar, Ana Suy Rainha da Psicanálise

07/11/2021

Ana Suy é perfeita! Livro e assunto interessantíssimos! Em alguns pontos a compreensão demora um pouco mais pra ser alcançada, mas no caso tá seguindo o plano, porque Lacan sempre dá um trabalhinho. Excelente leitura

isabellebessaa 11/08/2021

Apesar do proprio Lacan ter deixado claro que não precisamos entender tudo, muitas vezes o estudo em psicanálise torna-se frustrante. Os conceitos são complexos, a leitura dos seminários são de difícil compreensão e muitos psicanalistas não se preocupam em facilitar a transmissão para quem ainda é iniciante.Talvez por isso que eu me deslumbrei tanto com esse livro.

Aqui a psicanalista Ana Suy discorre acerca das aproximações e distanciamentos entre amor e desejo, elucidando o papel do gozo nessa relação. Passa pelos textos de Freud e de Lacan, bem como dos comentadores de maneira fluida - apesar de tratar de temas densos - e consegue se fazer entender sem cair no simplismo ou esvaziamento.

O capítulo acerca do gozo foi o meu preferido. Com certeza é um texto para ser revisitado. Indico demais a leitura

Paulo Silas 19/04/2021

Com a proposta de investigar a relação entre o amor e o desejo na perspectiva da psicanálise, Ana Suy Sesarino Kuss toma como base as teorias de Freud e Lacan para demonstrar como se dá a relação de aproximação e afastamento desses dois conceitos. Sendo dois termos que representam coisas que surgem como resposta para a falta (que nunca é eliminada), a conceituação de cada qual é articulada a fim de que a relação objetivada na obra possa ocorrer levando em conta tudo aquilo que forma cada um desses conceitos, resultando assim num interessante e estimulante estudo psicanalítico que dialoga com a questão dessa conjunção.

Ao longo de quatro capítulos, o livro caminha na direção do apontamento das distinções e aproximações do amor e do desejo. No primeiro, "Desejo, demanda e necessidade", a estrutura da qual nasce o desejo é explicada, expondo ainda alguns importante conceitos psicanalíticos como "das ding" e a fantasia. No capítulo seguinte, "O nascimento do amor", o protótipo infantil que funda a ideia do amor (que vai repercutir no 'eu' como primeiro amor) é exposto em seu desenvolvimento até a fase do amor transferencial. No terceiro capítulo, "O amor como tentativa de resposta ao desejo", algumas considerações sobre a Teoria da Falta de Objeto são feitas, resultando na explanação sobre a ideia do amor cortês. No último capítulo, "Amor, desejo e gozo", a noção lacaniana de gozo é apresentada em seus diversos paradigmas, possibilitando assim que se realize um enlace pelas palavras entre amor, desejo e gozo. É dessa forma que a autora trilha sua exposição de ideias no decorrer da obra com o fim (notoriamente alcançado) de resultar no êxito da pretensão anunciada.

O desejo circula, deslizando de objeto em objeto, buscando suprir a falta - a qual nunca é preenchida. De igual modo o amor não pode eliminar a falta. A falta constitui a psique, pelo que tanto o desejo quanto o amor significam respostas diferentes que buscam afastar a falta, mas sempre sem sucesso. Para além dessa aproximação, amor e desejo se constituem como coisas distintas, não sendo possível unir de forma estável esses dois conceitos. É justamente nesse sentido que se dá a conclusão dessa ótima obra: "é pela impossibilidade da existência da relação sexual que encontramos a possibilidade do amor", pois são justamente as disjunções entre esses que os mantém operantes enquanto tais - "o amor aparece como aquilo que faz uma pausa na metonímia do desejo, mas não a paralisa em definitivo".

Bárbara 22/10/2020

No geral, gostei do livro, apesar de ter me estressado e me angustiado com ele diversas vezes, do meio pro final, por não estar conseguindo entender nada, tendo que reler várias vezes o mesmo parágrafo rsrs... Pois é, ow cidadão difícil é Lacan.
É um livro pequeno, porém com leitura densa e que demanda bastante atenção e ao menos um pouco de conhecimento a respeito da psicanálise, senão vai ficar boiando rsrs
Mas no geral, vale a pena a leitura! Afinal, conhecimento nunca é demais e ninguém poderá tirar de você! ?

Esther.Horn 16/09/2020

Usei pra minha iniciação científica sobre amor e psicanálise e, quase não precisei mais ler nada. Muito completo. E amo a Ana, escrita maravilhosa sempre, mesmo esse livro sendo mais acadêmico