Charlotte

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rebeca1433 06/05/2024

Um sentimento inenarrável
Não consigo colocar em palavras como isso me afetou, pensei comigo mesma que talvez ela conseguisse, mas na sinopse já diz
Ela deveria ter sido livre ????

Barbarella 14/02/2024

Uma triste obra
A vida de Charlotte foi cheia de medos e decepções mas mesmo assim criou obras incríveis. Ela lutou até o fim pra conseguir viver uma vida tranquila e em paz e encontrar o amor que tanto procurava. O fim trágico mostra como existem pessoas ruins que queriam entregar e causar a morte de outras pessoas.

Karol Rodrigues 25/09/2023

"Criar uma obra é criar um mundo".
Uma emoção de rara intensidade:
É TODA A MINHA VIDA!!

Leben? oder Theater?

Le ;) 08/04/2023

Que livro foi esse, meus amigos!
Entre o caos do nazismo e a arte, Charlotte foi uma guerreira. Morta em Auschwitz, grávida de 5 meses. Nunca tinha ouvido falar dela e agora sou uma das suas maiores fãs. Sem dúvida, quero saber mais sobre ela. Um estilo de livro que eu não tinha lido ainda e foi uma surpresa na minha lista de leitura. Um pouco da biografia de Charlotte contada na forma de poesia. Me pegou do início ao fim.

Super recomendo!

Fabiana 31/03/2023

Charlotte
Mostra a trágica e curta vida de uma pintora ,durante o Nazismo.Foi muito bem explanada a história .

Suely.Fernandes 01/03/2023

"É toda a minha vida!"
O autor faz uma homenagem muito honrosa à Charlotte. Uma história sombria, comovente, impactante e muito triste. Cercada pela depressão, suicídios e a guerra! Um resumo de uma vida amarga que Charlotte tentou se fazer viva em seus desenhos, principalmente retratando o amor obsessivo que viveu.
Recomendo a leitura para quem gosta de ler sobre os tempos de guerra. E sem contar dessa fascinante pintora da época!

Ana 23/02/2023

Charlotte é um livro biográfico, escrito por David Foenkinos, sobre a pintora alemã Charlotte Salomon, que foi morta em Auschwitz aos vinte e seis anos durante a Segunda Guerra Mundial. O autor se baseou na obra autobiográfica Vida? Ou Teatro?, escrita por Charlotte pouco antes de morrer. Ainda não consigo expressar direito o que eu achei do livro e talvez vocês me entendam um pouquinho ao ler a resenha.

Charlotte foi uma pintora judia que descobriu o seu talento na adolescência. Digamos que nossa personagem tem um histórico de vida conturbado desde antes de nascer, já que, só para começar, ela leva o nome da sua tia suicida. No decorrer da narrativa, percebemos que o suicídio é algo comum na família de Charlotte, o que me assustou para caramba. O livro fala um pouco sobre como a pintora nasceu, como foi criada e, claro, foca bastante nos dramas familiares.

Creio que esse livro foi vendido de uma forma totalmente errada: "um romance que lembra poesia, com uma frase de impacto empilhada sobre a outra". Para começar, a narrativa não tem nada de poética. É realmente um empilhado de frases que, para mim, foram romantizadas erroneamente. A vida de Charlotte foi trágica e dura do início ao fim, não foi nada bonita. Impactante? Sim, mas de uma forma muito triste e nem um pouco romântica.

Eu achei engraçado o fato de o livro de Foenkinos ser baseado em um livro da própria autora. Juro para vocês que a sensação que eu tive foi que ele resumiu o Vida? Ou Teatro? meio que para facilitar as coisas, não de uma forma boa. Não posso dizer que não gostei do livro porque fiquei conhecendo uma mulher incrível, que passou por muita coisa e morreu de uma forma muito trágica e doída. Mas acho que, se eu tivesse oportunidade, teria lido a autobiografia da autora ao invés de Charlotte.

É uma leitura válida? Sim, mas só se vocês tiverem paciência de ler um livro que cada parágrafo é uma frase — e eu não estou exagerando. Achei bacana a iniciativa do autor de querer nos mostrar mais sobre uma mulher tão maravilhosa, mas não se esqueçam de que a vida de uma pessoa que perdeu entes queridos para a depressão e que viveu na Segunda Guerra Mundial nunca é bonita.

site: https://www.roendolivros.com.br/

vrido 06/02/2023

MINHA NOSSA
tocante! incrivelmente triste mas magnífico
uma história infelizmente ou felizmente real de uma artista judia que foi cercada por uma poeira nazista que a impedia de mostrar a sua genialidade para o mundo.

Renata 06/01/2023

Tesouro de livro, super indico a leitura
A capa e o nome do título - Charlotte - já tinham despertado minha atenção, mas não imaginava a preciosidade que seria esta leitura. Impressionante como o autor consegue escrever sobre temas pesados, como o nazismo e o suicídio, de uma forma tão fluída. Não sabia o que ia encontrar ao comprar o livro, nunca tinha ouvida falar de Charlotte, e a forma como David Foenkinos nos apresenta essa biografia foi linda. A forma de escrever é quase como uma poesia. Além disso o livro traz várias referências de autores, pintores e personalidades da época. Indico muito essa leitura!

Lety Tate 23/12/2022

Prosa? Ou Poesia?
Eu não conhecia Charlotte. Nem o autor do livro. Eu não conhecia ninguém que havia lido também. Na promoção da lojinha do Skoob, o livro estava barato e fui ver sobre o que se tratava: a história de uma artista plástica judia da época da Segunda Guerra. Dois assuntos que me atraem: artes plásticas e a Segunda Guerra. Não vi outro motivo para não adquirir um volume e passar a conhecer essa artista que, para mim, tem nome de princesa: Charlotte.
Em relação ao livro, eu achei a narrativa muito fluida. Mesmo o autor se desviando da história principal (a da Charlotte) e, as vezes, dando saltos temporais para depois retornar à linha cronológica, ele consegue fazer de uma maneira que você consegue acompanhar com facilidade a história contada. Eu aprendi muito com esse livro, conheci figuras e histórias que eu não conhecia (além da própria Charlotte). Senti que me enriqueceu muitíssimo culturalmente. Porém, preciso dizer, a parte que me chamou mais atenção e me agradou imensamente foi a forma como foi escrito. Uma prosa em formato de poesia, em diversos sentidos. Acho que fez muito sentido, comparado com as obras da Charlotte.
Sobre a história em si, não sei julgar se faltam muitas informações ou se há divergências com outras fontes visto que foi meu primeiro contato com a história da Charlotte, mas como qualquer relato real da perseguição aos judeus é uma história comovente e triste. Depois do término da leitura fiquei muito reflexiva. A história dela nos faz repensar sobre vários aspectos: hereditariedade de distúrbios psicológicos, dificuldades em ser mulher, dificuldades em ser diferente (judia nesse caso), se destino é ou não é algo a ser reescrito ou evitado.
Sigo refletindo e me pergunto se acharei respostas dignas.

Jaque 08/11/2022

CHARLOTTE
Um romance que me lembrou muito a narrativa de uma poesia, proporcionando de forma cristalina cada tom de emoção, de exaltação, saudade e sofrimento vivenciandos pela a jovem Charlotte, também trás um certa compreensão dos horrores e terrores causados pelo os nazistas.

Mylla 10/10/2022

A história da pintora Charlotte Salomon
É uma história triste, uma história que envolvem temas importantes, que abalam a família de Charlotte.
Suicídios e guerra.
Fiquei sem palavras.

Virgínia 11/09/2022

Poesia
Adorei a forma como o autor escolheu contar essa história?Ele passa por toda a história da Charlotte Salomon como se fosse uma doce e triste poesia.

E mesmo com toda a dor que ela enfrentou na vida, muito antes de Auschwitz, de uma forma estranha e pesada, você consegue sentir doçura nas palavras.

Nelson 07/09/2022

Resenha
Gostei do livro, achei interessante como é contada a história da artista, honestamente eu não conhecia suas pinturas, fui procurar depois.

1 | 2 | 3 | 4 | 5