Contar e Encantar

Contar e Encantar Cléo Busatto

Resenhas - Contar e Encantar

Mi Hummel 23/08/2012

Aprendendo a desenrolar o fio de Ariadne...
"Contar & Encantar" é fruto do trabalho de Cléo Busatto, contadora de histórias e Mestre em Literatura.

Eu simplesmente gosto muito de Cléo Busatto e foi o primeiro livro que li sobre o assunto desde que me interessei em estudar mais profundamente o ofício de encantar o ouvinte através das palavras e da oralidade.

Cléo é direta. É um livro pequeno, ágil e rápido de ler, trazendo as principais considerações da autora - um pouco de sua experiência - e de seus estudos sobre a oralidade.

No final do livro, ela ainda sugere alguns contos! Só não espere um apanhado de histórias com técnicas, porque a proposta da autora é mais profunda: ela deseja resgatar o contador e com isso enredar os ouvintes no envolvente fio da narrativa.

Eu adorei! Por isso, logo comprei o outro livro de Cléo: " A Arte de contar histórias no século XXI" que pressinto vir de encontro com a minha futura tese de mestrado...Será?

Ah, sim: é um excelente livro para ser citado em trabalhos acadêmicos sobre o tema. As frases e conclusões da autora são muito úteis para este fim.