A Garota da Terra do Vento

A Garota da Terra do Vento Licia Troisi

Resenhas - A Garota Da Terra Do Vento

Noturninha 04/12/2014

Decepcionante :(
Finalmente consegui terminar esse livro! Raramente faço resenhas, mas quando faço é para falar muito bem ou o contrário. Eu era doida para ler essa série, mas pelo visto, criei expectativas demais.
A história é muito boa. O Mundo Emerso é bonito, a história é interessante, mostra um povo bem diversificado com humanos, ninfas, semi-elfos, dragões. Mas, infelizmente, o livro não foca tanto na história. Mas nada que fizesse a gente se perder. Muito pelo contrário, a gente consegue viver bem o mundo que se passa.
Mas aí vem os pontos negativos: A começar que o livro é escrito em segunda pessoa. Pode ser irritante no começo, pois não estamos acostumados, mas depois se torna normal. Mas sei que muita gente pode desanimar com isso.
No entanto, Nihal é a personagem mais irritante que já conheci depois de Bella Swan. Eu não sei qual foi a intenção da autora em relação a protagonista, só sei que não me pareceu que ela conseguiu passar a personagem como gostaria. A gente vê Nihal desde o 13 at.é os 17, então acompanhamos o crescimento. Mas eu, sinceramente, não vi tanto crescimento assim.
Nihal é uma guerreira, mas não age como tal. Ela é prepotente, teimosa, egoísta, mimada, birrenta e imatura. Tudo o que um guerreiro não deveria ser. Ela desobedece milhões de ordens, não consegue manter a bunda no lugar, coloca a vida de muita gente em risco apenas para conseguir cumprir seus próprios caprichos.
A seguir, alguns SPOILERS de leve:
Primeiro, ela se apaixona a primeira vista por um homem e se torna insuportável. Em umas 5 páginas, ela já está apaixonadíssima e isso não me convenceu.
Segundo, ela decidiu que queria aprender magia. Encheu o saco, foi, aprendeu e durante o livro, isso foi deixado de lado. Parece até que ela só quis aprender por capricho, por falta do que fazer, pois você quase não a vê usando seus poderes.
Terceiro, o que ela teve que fazer para conseguir provar que ela era capaz de ser um Cavaleiro de Dragão foi RIDÍCULO. Acredito que algumas pessoas pensem que tudo o que ela fez é sinal de uma garota persistente. Pra mim, foi sinal de menina birrenta e mimada, que consegue tudo o que quer, na hora que quer. Imaturidade para alguém que quer tanto ser uma guerreira.
Quando ela, finalmente, consegue um mentor decente, ele coloca na sua cabeça nada mais que a verdade. Ele briga com ela, humilha, tudo para que ela aprenda. E vê-la humilhada me fez feliz, pois ele dizia tudo o que eu queria dizer para ela.
No entanto, ele dá ordens, ela não obedece, se ferra por isso e NÃO APRENDE COM OS ERROS. Isso se repete mais de 5 vezes enquanto estava com este mentor e mais de 10 vezes durante o livro. Caramba, será que ela não é capaz de pensar? Ela não tem respeito por ninguém e isso é irritante. Ela não tem consideração por ninguém. Até um dragão teve que sofrer com a persistência de menina mimada de Nihal.
Nihal acha que só ela sofreu, que só ela tem sede de vingança, que só ela viu o mundo horroroso, ela é o centro do universo. Ela jamais olha além do próprio umbigo.
A única parte boa do livro foi lá pras últimas 30 páginas, que foi quando a personagem foi se encontrando.
Não tenho vontade de continuar a série. Pois pegar um livro de 320 páginas e só gostar de míseras 30 páginas é desgastante.
Tiago.Guedes 17/11/2023minha estante
Compartilho de sua visão. Nunca vi protagonista tão chata e insuportável. Dos meio elfos sobrou a pior deles.

Natália | @tracandolivros 04/08/2021

A Garota da Terra do Vento
Eu me arrependo de ter deixado esse livro tanto tempo parado na minha estante. Como eu adorei ler ele! Quero muito continuar

Amanda 21/07/2010

Crianças, realmente cianças.
Acabei de ler novamente esse livro ontem. Tinha esquecido como ele é bom! Uma das melhores historias medievais/fantasia que eu já li. Os personagens são envolventes e , acima de tudo, muito humanos. Eles entram em conflito sobre o que é certo ,o que é errado, o que é amor ,fazem besteira, agem impulsivamente ,não notam o quanto estão machucando uns aos outros e se apaixonam daquela maneira platônica e fantasiosa quando são jovens e juram por deus que é amor .
os principais são jovens ,e agem como jovens. Isso é raro geralmente heróis desse gênero literário costumam perder um pouco o quesito verosimilhança, eles são meio que mini adultos . A transição entre a vida adolescente e a vida adulta é muito bem retratada. como ponto fraco aponto alguns diálogos forçados, o comandante da academia que é uma figura muito pouco humana. Mas no todo parabéns Licia Troisi!!!!

Alex 22/07/2022

Um bom livro de fantasia.
Primeiro livro de uma trilogia chamada Crônicas do Mundo Emerso, onde conhecemos a história de Nihal, uma moça meio humana, meio elfa, que luta para libertar seu mundo do Tirano.

Leandro Radrak 14/03/2010

Um bom início
A talentosa Licia começa a história do modo como eu gosto: Desde a infância dos personagens. Utilizando deste método a autora nos cativa desde o início, tornando-nos cúmplices do desenvolvimento de Nihal como mulher e heroína.
Este livro, primeiro de uma trilogia, trata-se da formação desta garota, que de criança se torna guerreira, perdendo a ingenuidade e certeza de seus ideais na medida em que descobre os horrores de uma guerra que ainda não havia alcançado seu país.
Acompanhando o destino desta jovem, nos deparamos também com a vida do jovem Senar, um mago que também conheceremos desde criança. De personalidade forte e madura, já formada por uma infância em meio a trincheiras cheias de corpos, este rapaz se prova o oposto da garota da terra do vento e, como opostos, uma forte relação entre os dois surge cheia de conflitos e demonstrações sinceras de amor.
Vale comentar que este primeiro livro está longe de mostrar batalhas épicas, decepcionando um pouco aqueles que querem ver combates entre cavaleiros em dragões e exércitos se colidindo em paredes de escudos e explosões de magia. Há cenas de combate sim, há aventura empolgante e até uma batalha entre exércitos, mas nada épico.
Nesta obra o leitor deve se concentrar na evolução dos personagens que, na minha opinião, a escritora desenvolve com grande habilidade, deixando-os prontos para, nos livros posteriores, realizarem os feitos magníficos que todos nós almejamos ver nos romances épicos de fantasia medieval.
Sobre o Mundo Emerso em si, a autora não se aprofunda muito na política do lugar. Existem os reinos dominados por um tirano e os reinos lutando contra o mesmo. Tal cenário, apesar de não ter muito em comum, lembrou-me muito o cenário que encontramos em Star Wars no episódio 4, Uma Nova Esperança: Uma resistência fraca, composta de vários povos está prestes a perder para o poderio militar de um Império.
Como nem tudo é perfeito, o livro é encerrado com um anti-climax que desaponta. Quando a trama começa a esquentar e temos um vislumbre da heroína que acompanharemos nos próximos livros a autora tira Nihal da guerra e usa as últimas páginas do livro para mostrar à sua personagem como é a vida comum. Não que a cena seja desnecessária, pelo contrário, mas como fim de um livro, decepcionou.
Agora resta ler os volumes restantes, pois admito que sinto a necessidade de acompanhar a saga da jovem Nihal até o fim.
Para quem gosta de Grinmelken e dos mundos fantásticos que habitam as mentes dos mais variados autores, As Crônicas do Mundo Emerso constituem uma diversão garantida.

Mav 09/01/2011

Análise Estratégica
Visão geral:

Assim como o seriado "Dr. House" é baseado no antigo "Sherlock Holmes", a ideia que tive com a trilogia das Crônicas do Mundo Emerso, é que é uma trilogia baseada no contexto da trilogia Eragon, posso citar muitos pontos em comum entre as duas, mas por questões de respeito a quem ainda não leu, não citarei os detalhes.

Prós:

O romantismo entre os dois personagens principais sofrem altos e baixos em um contexto que - diferentemente de uma novela - você fica em dúvida em qual será o final.

Contras:

Distorce toda a base de um cavaleiro de dragão, seja as estratégias, o laço entre dragão e cavaleiro, as batalhas etc. Distorce o aprendizado da magia, que até então parece ser tão fácil.
Não tem uma ideia própria muito menos inovadora, é TUDO COPIADO dos livros ERAGON, ELDEST e BRISINGR.

Visão Final:

Você tem interesse em ler este livro?
É um dos poucos livros que eu NÃO RECOMENDO.
Leia primeiro a trilogia Eragon, que é a versão verdadeira, criada, editada e publicada primeiro. Caso ainda tenha interesse nos livros, leia-os e depois crie sua resenha.
Leo 13/01/2011minha estante
A trilogia Eragon não é tão original pois já é um amontoado de coisas coletadas em livros de fantasias mais antigos.

Mav 13/01/2011minha estante
Leo, concordo com você, mas é um amontoado de "coisas originais" que se mantêm fiéis às fontes.

Agora a trilogia das Crônicas do Mundo Emerso, é um amontoado deturpado e modificado das fontes originais, com muitos pontos idênticos à trilogia Eragon, o que faz das Crônicas um livro mais sem originalidade do que Eragon.

E me desculpe, mas Eragon honrou a história dos cavaleiros de dragão, bem como o aprendizado da magia e os pontos históricos de uma guerra medieval, enquanto as Crônicas do Mundo Emerso corrompeu a base da fantasia histórica destes pontos.

Leo 13/01/2011minha estante
Maverick você quer originalidade ou fidelidade?
Eu gostei das crônicas justamente por elas romperem com aquela mesma história de sempre das fantasias com dragões, quando eu quero ler histórias antigas eu as procuro em livros também antigos mas se eu ler um livro novo eu vou estar procurando histórias novas.

Mav 13/01/2011minha estante
Leo, eu opto pelos dois, um texto original e fiel às fontes.

Você já leu Eragon?

Porque as crônicas rompem com os dois pontos, já que copia todos os pontos fortes do Eragon e mostra os mesmos pontos em uma visão diferente.
Se você quer um livro novo, com histórias novas, escolheu a trilogia errada, porque as crônicas é uma visão sobreposta da trilogia Eragon.

Leo 13/01/2011minha estante
Já li Eragon sim e gostei mas mas eu tenho uma atração por obras cujo o autor arrisca ao faze-las não se importando com limites.
A unica coisa muito massa em Eragon é você acompanhar o desenvolvimento do estilo próprio do autor: Eragon é bem simples e repetitivo enquanto Brinsingr é mais complexo, criativo e desenvolvido.

Mav 13/01/2011minha estante
Então você consegue notar que todos os acontecimentos importantes da trilogia Crônicas, com excepção do final, são idênticas aos da trilogia Eragon?

Leo 16/01/2011minha estante
Não, mas é uma coisa que eu poderei observar, algum dia, eu acho.

Mav 16/01/2011minha estante
Eu tenho uma vontade enorme de exemplificar, mas se fizer isso vou soltar spoilers que nem água, tem muito ponto idêntico Leo, pontos absurdos.
A trilogia eu achei horrível e sei que estou tratando a minha opinião com alguém que gostou do título e posteriormente da escritora, então deixo claro que não é nada contra a autora, mesmo porque, estou lendo "As Guerras do Mundo Emerso" e para mim é um livro novo, uma história que me prendeu que consigo sentir a emoção do personagem. Quanto a trilogia das crônicas, minha opinião permanece com sendo de uma trilogia horrível e copiada.

Leo 16/01/2011minha estante
Nisso eu tenho que concordar, as "Guerras" são melhores que as "Crônicas".

sagonTHX 05/07/2011minha estante
Leo e Maverick estão certos. Ponto para os dois. Licia Troisi é fã de fabtasia e mangás. Leu tudo o que tinha pra ler, assistiu muitos filme e disse, vou escrever um livro. E, para isso, pegou um pouquinho aqui, outro ali e virou uma saga de 9 livros. Literatura infantil, apesar de a tematica sugerir o contrário.

augusto 06/07/2011minha estante
discordo, porque cavaleiro dragão nao veio de eragon, e tirando o primeiro livro de cronicas , os outros dois sairam antes de eldest , entao antes de acusar as semelhanças pesquise.

Mav 09/08/2011minha estante
Augusto,

Antes de confrontar, construa sua própria resenha para que assim possa se defender de algum jeito.
O livro é idêntico de mais, até mesmo em nomes de lugares e posicionamento da história.
Se você gostou do livro e da trilogia, contrua, edite e poste sua resenha.

Quando disse sobre cavaleiro de dragão, é só acompanhar a frase, não disse que "caveleiro de dragão" surgiu em Eragon, então releia e entenda o sentido da frase por gentileza.
Eragon é uma outra resenha que merece muitos pontos positivos, por manter o cláasico laço entre dragão e cavaleiro, o que nas crônicas perde todo o sentido.
O que acontece com o dragão quando seu cavaleiro morre?! O dragão fica voando por aí esperando um novo cavaleiro?
A Licia Troisi escreveu excelentes livros depois das crônicas do mundo emerso, mas me desculpe, pecou em muitos pontos durante sua primeira trilogia, pontos este que não conquistaram a minha resenha!

Por favor, antes de criticarem qualquer resenha, escreva uma resenha positiva ou uma resenha contrária a que vai criticar, assim você valoriza o livro que leu e dá espaço para agir como adulto.

augusto 27/01/2012minha estante
primeiro se voce postou uma resenha esta sujeito a opinioes, desde quando se o cavaleiro morrer o dragão morre, leia livros mais antigos sobre isso , se preferir eu te dou umas dicas. ^^

Mav 27/01/2012minha estante
Augusto,

Faça uma resenha defendendo o livro, coloque os aspectos que gostou, mostre que a série é melhor do que o que estou criticando.
Você depende exclusivamente de críticas para defender uma obra.

Eu até aceitaria dicas de alguém melhor informado, de alguém que tem opinião própria, porque uma resenha não lhe qualifica a ser "o melhor" em termos de conselho, muito menos 37 livros lidos sendo poucos a respeito draconiano.

Eu não estou nem um pouco a fim de dar uma aula sobre a mitologia envolvendo Dragões e seus Cavaleiros, mas dá uma procuradinha ai no google, porque desde o surgimento no laço entre Cavaleiro e Dragão, primeiramente a aliança e depois o pacto, você vai entender o porquê o Dragão morre caso seu cavaleiro morra primeiro, sugiro procurar por isto já que eu não sou tão humilde quanto você em me disponibilizar para lhe dar "dicas".

E mais uma coisa, você esta defendendo acirradamente uma trilogia que classificou como "bom" (3 estrelas), tem que se orientar um pouquinho antes de assumir uma postura tão defensiva.

OBS: E lembre-se sempre, tenha uma resenha contrária para justificar suas críticas.

Att,

Maverick.

augusto 12/02/2012minha estante
nao defendo a trilogia so nao concordo que copiou eragon sendo que este entao copiou SDA E Star Wars(mais esse nao e o assunto aqui), acho que o seu problema nao foi o portugues e sim a matematica.
Crônicas do Mundo Emerso -Abril de 2004
A Missão de Senar em Outubro de 2004
O Talismã do Poder 2005
Eragon 2002,Eldest 2006,Brisingr 2008

e sobre livros pus so alguns e quase nao entro aqui e pode deixar nao comentarei mais suas resenhas, ponha no google lendas antigas de cavaleiros dragoes, vera que eragon nao foi o primeiro nem o ultimo em laços de cavaleiro dragao,
abraço

Mav 12/02/2012minha estante
Procura pelo número de páginas também Augusto e verá que são necessários dois livros da Troisi para bater o primeiro volume do Paolini, ou seja, matematicamente o mundo da Troisi já estava criado bastando apenas modificar suas personagens e os nomes etéreos, que já foi criado em Eragon.

Não julguei que Eragon era o primeiro, muito pelo contrário, defendi que Eragon mantém o que foi criado da história dos Cavaleiros de Dragões onde, quando o Cavaleiro morre o Dragão TAMBÉM morre, então meu conselho é que procure sim as origens e verá quem esta certo.

Você tem um gosto literário muito parecido com o meu, mas suas classificações parecem se basear em classificações de terceiros, parece que você lê primeiro a opinião dos outros e depois lê o livro o que influenciaria sua opinião sobre o livro.

A todo caso, agradeço por abandonar a discussão, porque é muito pior para o próprio livro ter tamanha discussão na parte negativa do livro, é por isso que aconselho sempre a CRIAR SUA PRÓPRIA RESENHA CONTRÁRIA A QUE IRÁ COMENTAR, porque assim valoriza o livro.

Att,

Maverick.

Lucas @_olucascosta 22/08/2016minha estante
undefined

isaasantosf 05/07/2010

consigo ver as cenas como se tivesse assistindo a um filme...
livro maravilhoso!

recomendo!

D'ow 08/05/2023minha estante
Faz alguns que li esse livro, hj deu vontade de ver umas resenhas aqui. rs Achei ele muito bom, pirei na Nihal, quando vou jogar algum jogo que pode construir o personagem, sempre faço uma mina de cabelo azul, assim como quando vejo uma pessoa com a cor de cabelo já lembro dela. Realmente ela faz umas c4gadinh4s, mas faz parte da fantasia, acredito que é para o bem da trama. rs

Tinna 28/11/2022

Boa história
Eu sinceramente adorei essa história. Nesse livro a gente vai acompanhar o desenvolvimento de Nihal, passando de uma criança que queria ser guerreira para desbravar o mundo e suas particularidades, até chegar numa jovem/ mulher que se vê diante da morte e dos horrores da guerra e percebe que o mundo é muito mais complicado e cruel do que a imaginação de uma criança.

Fabio 30/08/2010

Primeiro livro da Saga Crônicas do Mundo Emerso.

Quando comecei o livro me deu um gelo na espinha. As personagens falavam na segunda pessoa do singular e plural. Não sei quanto a você mas eu não gosto. Sinto que o diálogo fica arrastado e artificial. E a quantidade de adjetivos estava irritante, inclusive com alguns que não leio faz tempo, como rapazola e palavras como ladainha que também são raras. Atribuo ao tradutor todos esses problemas, pois a estrutura de tradução do italiano para português não deve ser a mesma da do Inglês.

De qualquer forma vamos ao que interessa. A personagem principal Nihal foi muito bem construída em suas qualidades e defeitos pessoais. Ela é verdadeira, e isso ajuda muito. Ela avança na trama do livro desde o fim da infância até o início da vida adulta levando pancada e sofrendo.

Diferente de Eragon ela precisará de muito treinamento, ela era boa na espada, mas a vida não é assim: seis meses de treinamento e pronto, virou um cavaleiro e todos te aceitam. E esse é o ponto forte do livro, a luta de Nihal para ser aceita por todos e acima de tudo por ela mesma.

O livro tem muita ação, e as personagens se movimentam pela paisagem do mundo Emerso, mas não se engane é mais uma viagem interior do que exterior.

É um bom livro de fantasia.
Aedes 31/08/2010minha estante
Sua resenha me ajudou muito. Estava justamente querendo saber se era uma versão feminina de Eragon.

Vlw.

Hamingja í orrosta!

Alice 08/11/2021

"O medo dá-me a dimensão exata daquilo que me disponho a fazer. O medo é meu amigo, pois me ajuda a entender o que devo fazer em combate, indica o melhor caminho para evitar riscos inúteis e mantém-me lúcido." Essa é uma das minhas frases favoritas. Foi seu mestre quem disse.... Uma perfeição espero poder começar essa semana o segundo livro! Me identifiquei com a busca de sua identidade.?

GeL 12/09/2010

Simplesmente fraco
O livro é bem fraquinho, diálogos bem óbvios, tem uma trama bem repetitiva e em certos momentos chega a ser chato. Deixa a desejar nas descrições e nos perfis psicológicos dos personagens, é cheio de clichês. O jeito como eles veem os dragões é ridículo de uma total falta de criatividade, são praticamente como cachorros, na verdade os dragões neste livro são bem imbecis. Recomendo neste estilo obviamente O Senhor dos Anéis, e também Eragon que é ótimo. Senti vontade de parar de ler, mas li até o fim porque sempre tenho a esperança de que a história irá melhorar, não melhorou.
Mav 10/01/2011minha estante
Gel,

Concordo em muitos pontos com você, e se você observar bem, os três livros são cópias da trilogia Eragon... Tem váááááários pontos idênticos!

O laço entre dragão e cavaleiro é horrível, nas lendas o dragão morre caso seu caveleiro venha a falecer, fora que eles mantêm uma comunicação mental, eles se entendem, eles se completam. Na trilogia das Crônicas do mundo emerso, os dragões são práticos animais de utilização.

MahElisabete 19/09/2021

Amei esse universo
O primeiro volume das Crônicas do Mundo Emerso conta a história de Nihal e sua trajetória atrás de seus sonhos.

Nihal sempre quis ser guerreira, sempre amou lutar e era a melhor de se vilarejo, mas como é uma garota sempre foi rebaixada. Até que certo dia ela é desafiada em um duelo por um garoto de fora de sua aldeia e perde. Inconformada ela vai atrás de descobri quem ele é e descobre que é um mago em formação e sua tutora é irmã de seu pai. Decidida a aprender a magia ela vai atrás de sua tia e a partir daí tudo começa.

Treinando por anos, tanto a magia quanto a luta, ela, sua tia e o garoto, Senar, recebem a visita do amado de sua tia, um Guerreiro de Dragão. Encantada por ele Nihal decide que quer treinar com esses guerreiros e não para até conseguir.

Nihal é uma personagem imperfeita, a autora nos mostra explicitamente que ela erra, e muito. Algumas vezes me irritou por ser muito infantil, mas me colocando no lugar dela eu entendia o motivo.

O universo desse livro é impecável, temos ninfas, gnomos, magos, dragões, semi-elfos, humanos, criaturas horrendas?

Espero que Nihal se desenvolva mais no próximo livro e ache um lugar no mundo em que seja acolhida. Além disso é deixado claro que Nihal tem alguma coisa com a luta e o sangue, ela gosta de matar, se sente bem fazendo isso, mas nenhum guerreiro deve ser assim, ele deve gostar de lutar por um bem maior. Quero muito saber o motivo disso.

Jess 11/03/2010

É tão...perfeito. O primeiro livro da trilogia. Meu amigo me emprestou, isso em 2007, fazem três anos que li e ainda não esqueci do quanto amei a história. Não posso dizer muito depois de 3 anos, mas... 5 estrelas e recomendo a todos, é perfeito, intrigante, você tem medo de terminar logo e ficar com gostinho de quero mais... Único que está nos meus favoritos, alias (pelo menos até agora). Crônicas do Mundo Emerso ficou no coração!