A Garota da Terra do Vento

A Garota da Terra do Vento Licia Troisi

Resenhas - A Garota Da Terra Do Vento

Amora 29/09/2017

Espetacular
Um livro que tira a mulher do seu lado mocinha frágil, um desejo de ser guerreira,uma aventura misteriosa e crescente..

Luciana Mara 29/08/2010

Em A Garota da Terra do Vento acompanhei Nihal (cabelos azuis e olhos violetas) brincando de guerra com os amigos de sua cidade (Salazar), ganhando sua espada de cristal negro do pai, conhecendo a magia com Senar e Soana, se apaixonando por Fen (namorado de Soana), perdendo entes queridos, finalmente se dispondo a ser cavaleiro e para isto enfrentando Raven (o supremo general) e várias provas para mostrar sua capacidade de lutar (tudo isso só porque é mulher, aff!). Vi sua primeira guerra, conheci seu instrutor (Ido) e seu futuro dragão (Oarf), e presenciei a despedida de Senar. Senti suas provações, sua vingança e o ódio que a levaram a ser afastada da frente de batalha.

Resenha completa em: http://toclivros.blogspot.com/2010/08/19-cronicas-do-mundo-emerso-licia.html

Pereira 25/10/2021

Adorei este livro, não tem muito a ver com o tipo de livros de fantasia que costumo ler mas fiquei rendida!

Adorei este mundo e as personagens!
A Nihal demorei algum tempo a gostar dela, ela passou por tanto e por isso tinha um feitio nada fácil, fiquei bastantes vezes irritada com ela, mas não ao ponto de deixar de ter vontade de ler o livro como acontece com outros.

Mas ela cresceu bastante durante o livro, e acredito que nos próximos livros ainda venha a melhorar mais.
Este é um livro cheio de aventuras, tristeza e amizade.

"... Pensas que é preciso ter coragem para morrer? Morrer é facil. Viver é que exige coragem. "

Maia Franco 16/08/2010

Diferente
Posso não ser o maior leitor do mundo, mas consigo diferenciar estilos fáceis e difíceis de ler.

Licia Troisi é um estilo fácil, ela explica básica mente os personagens e os locais, usa uma linguagem não tão comum mas que não atrapalha em nada o ritmo de leitura, aliás é um dos pontos que a diferencia, com o tempo você se acostuma.

Conforme a leitura vai fluindo os personagens vão crescendo, bom pelo menos os principais, tudo bem, a principal. Nihal é menina e mulher, e assim como a maioria totalmente indecisa e insegura, apega-se a um amor platônico como o próprio Platão o define, amor pelas virtudes. Pena que só pelo lado dela.

Não se tornou minha personagem favorita, mas isso é normal, cada um gosta de um tipo de personagem, mas mesmo assim Nihal cumpre seu papel de protagonista, chamando atenção, mesmo me irritando profundamente com seu comportamento. Mesmo aparecendo pouco nesse primeiro volume simpatizei com Senar e já posso prever o seu trágico futuro.

Aconselho a lerem o livro, garanto que muitas garotas vão gostar dela e me chamar de vários nomes que não posso citar. Quanto a nota que dei, 4 estrelas, pois bem, eu queria mesmo um 3.75, mas fica o 4 em homenagem as mulheres.

A quem for ler que prepare-se para sentir as emoções que o livro solta, mesmo você gostando ou não das emoções, esse é o ponto forte do livro, passar as emoções!
Leo 05/09/2010minha estante
A linguagem provavelmente é culpa do tradutor.

Tamila Belchor 09/02/2020

null
Super recomendo. Grandes aventuras, ótimos personagens. Foi muito bom acompanhar o crescimento e as mudanças em Nihal

Jorge Luiz 04/09/2015

Mundo Emerso
Um livro fantastico...me prendeu a atenção desde o começo.
É quase inexplicável o sentimento que tenho por essa Trilogia - Crônicas do Mundo Emerso, da autora Licia Troisi. A forma que ela conta a historia, é totalmente envolvente. Eu simplesmente adorei essa Trilogia - Crônicas do Mundo Emerso, da autora Licia Troisi e simplesmente fantástico, conta a historia da Nihal que é uma garota com cabelos azuis e olhos violeta, que cresceu na cidade-torre de Salazar ,que é o posto mais avançado da Terra do Vento. Fora criada por Livon - o melhor armeiro do Mundo Emerso. Já acostumada com espadas e todos os tipos de armas, desde pequena aprendera a lutar. Sempre sonhara em ser uma guerreira. Quando a verdadeira guerra alcança e o exército e Tirano destrói o lugar que ela conhecia como lar, fazendo com que perdesse a pessoa que mais amava, fazendo assim sua vida muda de rumo. Com a destruição, vem à revelação de sua identidade e seus passos começam a tomar a direção do seu verdadeiro destino se tornar um Cavaleiro do Dragão e derrubar o tirano de seu trono. Simplesmente recomendo a todos a ler essa trilogia

Emerson146 08/11/2022

Descobertas.
O livro acompanha a vida de Nihal, passando pelos seus momentos mais tristes e desafiadores, a calmaria e felicidade não duram muito na jornada da jovem.

Confesso q fui gostar mais do livro em seu final, a leitura é muito fluída, mas a personagem principal n era tão carismática, para eu ter uma conexão.
Senar para mim é o melhor personagem, espero q mostre muito dele no próximo livro!

Marcos Queiroz 13/10/2009

Sem surpresas
Um livro para ler naquele tempo onde você não tem mais nada para ler. O livro é as vezes cansativo, com alguns trechos empolgantes; porém, a estória possui muitos clichês e não há surpresas, seguindo a velha história fantasiosa: o escolhido que irá derrotar o vilão do mundo. Pouca criatividade. Li os dois primeiros, quando peguei o terceiro desisti: achei um outro livro para ler.

Nii. 31/10/2010

O primeiro livro da série narra a infância de Nihal e sua formação como guerreiro. Ela foi criada por um armeiro e viveu idealizando a vida como guerreiro em meio a guerra. Os massacres sofridos pelos povos das várias terras vizinhas alimentavam essa idealização, mas o maior incentivo sem dúvida eram as vozes que Nihal ouviu durante toda a sua vida e que não sabia explicar.

O encontro com um aprendiz de mago e a invasão da sua terra pelo Tirano muda a vida de Nihal de uma simples imaginação para uma cruel realidade. Nihal tem que amadurecer e lidar essa nova realidade, e ao lado de Senar e Soana vai em busca do seu sempre sonho, tornar-se um guerreiro.

Muitas coisas acontecem nessa caminhada. Nihal vai descobrir a sua verdadeira história e da sua mãe, até então desconhecida por ela, e também as dificuldades de viver em um mundo de guerra.

O mundo criado pela Troisi é fascinante. Achei incrível cada um dos lugares em que a Nihal passava, mas ainda acho que faltou e eu espero que tenham mais descrições ao longo da trilogia. Adorei o desenrolar da história, é empolgante. Não conseguir largar, antes de saber como a Nihal sairia em cada uma das situações em que se metia.

Gostei muito do Senar , a Nihal é tão distraída que não consegue ver que o Senar está louco por ela, quero os dois juntos. Eu adoro esses romances sutis desse tipo de livro!

A linguagem é diferente e eu fiquei um pouco incomodada no começo com os "Tu vais", mas acabei acostumando. Em suma, eu adorei a história e a idéia da Troisi. Recomendo para quem gosta do estilo.

Mais em: http://fazparte-ni.blogspot.com/

Silvio 11/02/2012

Um livro muito água com açúcar e quase sem nada de novo. Houve uma mistura de "Senhor dos Anéis" com "Harry Potter". Nihal é a menina que sobreviveu; Soana, a maga, crê que isso tem algum significado, que ela tem uma missão, um destino especial; a menina foi criada por um homem que ela julgava ser seu pai e só descobriu a verdade quando adolescente; depois foi para uma escola de soldados, em vez ir para escola de magia. Em determinados momentos, não sabe o que quer, é revoltada e rebelde; quer se vingar do Tirano que eliminou sua família e seu povo. Exércitos, guerras, poder, territórios conquistados, tiranos, magias, seres brutais, enfim: uma soma dos dois livros citados.
A leitura é fácil e até pode ser agradável, mas, num determinado momento, vem o grande estrago: página 259.

O conselheiro Sate, um gnomo da Terra do Sol, interrompeu-o:
- E o que tu propões?
- Não vejo outra solução a não ser pedir ajuda aos povos do Mundo Emerso.(??!!)
- O mundo Emerso? - dirigiu-se à assembleia com sarcasmo. -Talvez o conselheiro Senar não saiba que o Mundo Emerso decidiu ignorar por completo a nossa existência a partir da guerra dos Duzentos Anos. Não sabemos mais nada daquele continente, conselheiro. Perdeu-se até a lembrança de como encontrá-lo.

Como isso é possível, se ELES eram o Mundo Emerso? Se o Mundo Emerso é formado pelas Terras Livres, que estão em guerra contra o Tirano?

Em seguida:

A ninfa que representava a Terra da Água tomou a palavra:
- Eles mesmos decidiram nos abandonar, Senar. Não creio que voltem atrás. Nunca se esqueceram de que houve uma tentativa por parte do Mundo Emerso para invadi-los. E além do mais, como achas que poderemos chegar até eles? (p. 260)

O Mundo Emerso não vai ajudar as Terras Livres (Mundo Emerso)porque houve uma tentativa do Mundo Emerso para invadir o Mundo Emerso!!!!!
Putz....
Como é possível um absurdo desses????

No início do livro 2, ela fala em Mundo Submerso! Seria esse o caso? Foi um erro absurdo da escritora ou do tradutor? Um dos dois se perdeu tão absurdamente?

Luke 27/12/2009

Você conhece "Deltora Quest"?
Que raios de resenha sobre um livro que começa com a pergunta sobre outro? Há uma necessidade para o meu título, visto que eu abandonei a leitura de A Garota da Terra do Vento. Ali pela página 100, creio eu. Mas resolvi deixar a minha resenha para ele, ainda assim. O motivo do abandono é que a narrativa da Licia Troisi me lembra a narrativa de Deltora Quest. Simples, sem profundidade, personagens clichês e até um mundo clichê. Praticamente um livrinho "blergh" que se aproveita da onda fantástica para surgir. Sorte da autora. A desvantagem de A Garota da Terra do Vento é justamente o fato do livro ser grande e sem conteúdo. Não há uma introdução de verdade sobre o cenário, no máximo, umas pingadinhas sobre o que ele é e as suas possíveis lendas, que ficam provavelmente mais claras na cabeça da autora do que para quem lê.

Esse é um ponto crucial, afinal de contas, Literatura é a arte do como dizer e não do que dizer. Em resumo, não adianta ter uma boa idéia se você não tem a qualidade para transmití-la. Não conheço a autora para dizer se os próximos livros serão bons, provavelmente sim, se ela melhorar nesse ponto, ou então, se não falar tanto para nada, por isso que terminei a série de Deltora Quest e não terminarei essa. Se não há nada a ser dito, 100 páginas bastam.

Ollyanna 30/03/2010minha estante
vou ler, pelo título já vi q é bem interessante !

Fabricio~Raito 10/09/2010minha estante
Eu não achei o livro grande, e tampouco, sem conteúdo. Ficamos acostumados a acreditar que, por ter um tema parecido com o aclamado SDA, todo livro que retrata esta temática deve atingir o mesmo patamar. Nem sempre isto é possível, visto que algo muito complexo torna a leitura um tanto quanto cansativa. Aconselho dar mais uma chance, voltar e ler até o fim, talvez você mude de opinião.

Luke 14/09/2010minha estante
Fabrício, a questão não é o tamanho para mim, mas o conteúdo. O conteúdo dele, a narrativa, para mim são deveras simples e não alcançam a profundidade que eu necessito para me entreter de verdade com a leitura.

A questão é que ela vende a personagem principal como complexa, mas a descrição para ela é rasa. Não há um background bem construído e resoluto para eu comprar a idéia de que a menina se tornaria uma grande guerreira de influência no futuro, bem como, não há uma narrativa suficiente estruturada para tal.

Panino Manino 20/09/2010minha estante
Esse primeiro livro deixa bem evidente que a autora é uma iniciante, e ela não tem aspirações literárias.

De fato, começa muito fraco e assim continua. Ao longo dos capítulos vai melhorando, primeiro o texto, depois os eventos.
A diferença de qualidade do primeiro para o ultimo capítulo é enorme. Acho que vale a leitura pelos menos para testemunhar essa evolução.

Márcia 02/04/2011

Mais um épico querendo um espaço
A Garota da Terra do Vento, carro chefe de “As Crônicas do mundo Emerso” chega de mansinho, mas promete. Razoavelmente pouco conhecido ainda, o livro só não caiu nas boas (ou não) graças da grande população de jovens leitores ainda por esse motivo. Em si, a história não é das melhores, mas há de tudo um pouco e o saldo é positivo.

Os personagens são bons, a história tem o seu “q” de originalidade (essencial, alías) e a protagonista não é daquelas bobinhas que cansam e fazem o leitor revirar os olhos de 5 em 5 páginas. Nihal é apenas uma garota sim, mas uma garota de fibra que vai descobrindo segredos e procurando o seu lugar ao decorrer da aventura.

O tom é de aventura épica medieval, mas a narrativa, longe de ser pretensiosa – fungindo dos clichês e estereótipos – é bem tranquila. Algumas palavras e formas de linguagens mais “pomposas” são incluídas, mas sem causar grandes impactos. A leitura é fluida e rápida.

Além da jovem guerreira Nihal, os personagens secundários são atrativos extras; todos bem arquitetados e bem fixos nos seus lugares. Um dos melhores é o carismático e despretensioso duente, Pho.

A saga de uma jovem buscando sua identidade e suas raízes enquanto tenta descobrir a si mesma e do que é capaz. A Garota da Terra do Vento, não deixa nada a desejar. Romance, aventura, emoção e boas doses de lutas são partes da composição. A trama é até bem simples, não chegando à simploriedade, e cativando os leitores justamente por isso. Pouco a pouco, esse livro vai conquistar sua horda de fãs.

Paulinha 30/04/2020

Mulher como protagonista S2
Como eu amo livros que a guerreira é uma mulher forte e destemida. Se vc gosta de livros de fantasia sobre dragões, guerra e mulher como protagonista ! Leia esse livro!