Psicologia, Saúde e Hospital

Psicologia, Saúde e Hospital Liliane Cristina Santos...

Resenhas - Psicologia, Saúde e Hospital

Gabms 08/04/2021

Leitura essencial
Esse livro traz tópicos pouco falados no campo da psicologia hospitalar, como as doenças raras e conduta em casos de impossibilidade de comunicação verbal. Também traz um levantamento histórico do campo da psicologia da saúde no geral e em Minas Gerais, já que a autora é mineira.

Além disso, esse livro também aborda a evolução em prontuário, avaliação psicológica no contexto hospitalar, cuidados paliativos e psicologia hospitalar pediátrica.

Quem gosta da psicologia hospitalar certamente se beneficiará com a leitura deste livro.
Ketolli 08/04/2021minha estante
vou colocar na lista!

Juliana 19/12/2016

Livro excelente, saiu do clichê básico dos livros de psicologia hospitalar. Abordou diversos assuntos novos, como doenças raras, prontuário, avaliação psicológica, lâminas de comunicação não verbal.
Leitura de fácil entendimento, com citações de grandes nomes da psicanálise e área hospitalar. Contém casos clínicos da vivência prática de cada autor que compõe o livro.

Não que os demais livros de psicologia hospitalar que li fossem ruins, são muito bons também. Mas eu tinha a impressão que o assunto sempre se repetia, sem trazer novas experiências e temas, por isso confesso que demorei para ler esse, adquiri o livro em maio e só fui ler agora.

Este livro está divido em 3 partes:

I - A inserção do psicologo na saúde e no hospital, contendo histórico e normatizações, regulamentações e uso do prontuário médico pelo profissional de psicologia;
II - Psicanálise, saúde e hospital: diálogos possíveis, com reflexões sobre psicanálise, medicina e doenças psicossomáticas.
III - A atuação do psicólogo no hospital: desafios, intervenções e interfaces em diferentes abordagens teóricas, sobre a atuação do psicólogo na urgência e emergência, trauma e toxicomania, estratégias de comunicação não verbal, cuidados paliativos, obstetrícia, neonatal e pediatria.

Recomendo muito a leitura. É para ler, estudar, refletir e reler!!!!