The Mandibles

The Mandibles Lionel Shriver

Resenhas - The Mandibles

Mawkitas 15/03/2023

Lembra parcialmente o período de hiperinflação brasileira
Quando eu tinha 6 anos em 1990 a inflação mensal no Brasil chegava a mais de 70%. Em março de 1990 o governo Collor confiscou o dinheiro que as pessoas tinham aplicado na poupança em uma tentativa bizarra de controlar a inflação. Meus pais perderam todas as economias de muitos anos da noite para o dia; o pai de uma amiga minha se matou. Faltava carne, combustível, leite.

Lionel Shriver cria uma distopia americana centrada em um cenário de crise econômica que torna impossível não lembrar do que aconteceu aqui no Brasil. Em um contexto em que a água é extremamente cara e há uma inflação significativa que atinge os alimentos, o dólar perde vertiginosamente o valor quando os demais países do mundo passam a negociar no comércio mundial usando uma nova moeda recém criada: o bancor. A partir do colapso econômico e também ambiental o tecido social sofre e aos poucos se esgarça conforme o desespero e a luta por sobrevivência se impõem.