O Direito à Cidade

O Direito à Cidade Claudio Carvalho...

Resenhas - O Direito à Cidade

katarine 25/02/2018

o olhar sob a cidade
Este livro apresenta a cidade de forma óbvia, a cidade que há muito tempo tem sido ignorada: a cidade dividida em partes desiguais. Apesar do livro se voltar para acadêmicos de Direito, sua linguagem é simples e, portanto, acessível. Penso até que seu público seja qualquer cidadão, dos intelectuais aos ignorantes.

Citações:

"É uma espécie de 'espaço coletivo" culturalmente rico e diversificado que pertence a todos os seus habitantes."
(...)

"A cidade assume, com isso, um conceito menos virtuoso: torna-se um território de exploração do Capital, necessário para a perpetuação do seu poder, um negócio lucrativo para os especuladores, uma empresa que divide seus lucros de forma desequilibrada e, por fim, um território dividido, hierarquizado, que define quem terá acesso à cidadania e quem não terá."

"A realidade urbana possui elementos mais amplos e ao mesmo tempo sutis, dotados de uma subjetividade que fluidifica o que aparentemente é concreto. Surge, deste modo, a concepção da cidade como um texto que é constantemente escrito e lido pelos habitantes que a compõem. E, como qualquer texto, será interpretado e reinterpretado conforme as particularidades temporais e espaciais de cada sociedade. Dentro desse paradigma, os cineastas não são os únicos a recortar a realidade para criar suas próprias cidades. Esse é o papel de qualquer habitante. Cada sujeito da multidão carrega a sua própria urbe, e essa produção urbana difusa faz com que uma metrópole agregue milhões de cidades que se debatem entre si a todo o tempo."

Aracy viana 16/04/2022

Em aplausos...Obrigada Cláudio ??
Demorei tanto para ter esse livro em mãos que nem sei por onde começar os meus relatos.

Por um lado, fico encantada por saber que ele tá construindo uma cidade melhor para todos e por outro, fico imaginando a honra que deve ser ter ele em sala de aula e ter livremente discussões tão ricas

Que responsabilidade construir um trabalho que já é tão bem desenvolvido por você ... É uma honra tremenda continuar algo das suas mãos

A cidade é nossa casa vamos tonar- lá um lugar de encontros ???

"Na cidade existem vários tempos, várias memórias, várias histórias, várias verdades: ela não é homogênea, como também não o é a sua leitura. Toda vez que a observamos com novos olhos, com outras referências e preocupações, descobrimos outras cidades, que se somam ou contradizem à primeira percepção."

xTinho 09/12/2023

Interessante ?
É uma leitura interessante embora não seja muito proveitosa para mim no momento.

O livro foi um presente de um amigo e espero ter a oportunidade de fazer uso dos seus conhecimentos em algum momento futuro.