Contos De Amor E Terror

Contos De Amor E Terror Edgar Allan Poe

Resenhas - Contos De Amor E Terror

Mari 13/10/2023

Não me empolgou
A capa é linda, vamos combinar, ne? ? No entanto, quanto ao conteúdo, achei uma leitura enfadonha, não sei se pelo fato da narrativa usar um vocabulário mais formal, algo que não me animou. Terminei aos trancos e barrancos ??

Victor0110 31/08/2023

Terror rápido
É sempre tremendo oq a gente sente lendo Edgar Alan Poe, contos ligeiros e que não deixam a desejar, é muito bom.

Luise 09/09/2022

Maravilhoso.
Eleonara simplesmente foi meu favorito de todos. Eu nao tenho o que dizer... vocês ja sabem que poe escreve de uma forma fenomenal, e cada paragrafo aguça a curiosidade e a imaginação.

"Quem ama nunca sabe o que ama, nem sabe por que ama, nem o que é amar."

Fernanda 20/05/2022

Amor e terror
Todos os contos reunidos nesta edição têm dois pontos em comum. Um deles é a presença feminina e o outro não ressaltarei, pois seria um spoiler.

Gostei bastante de revisitar dois contos que já havia lido: O retrato oval e Ligeia. E de ler pela vez primeira os outros quatro: Berenice, Morella, Eleonora e O encontro marcado. Poe incrustou de poesia suas prosas e essa característica é deveras marcante em suas obras.

Outra característica bem notória em quase todos estes contos reunidos é a descrição da sapiência feminina num uníssono com o estereótipo de beleza externa. Uma combinação de super idealização que fascinava Poe e que me causa certa náusea.

Em O retrato oval temos a mulher submissa às vontades do marido pintor, com uma trama agoniante e um desenlace trágico.

Em Ligeia há quase a questão do "duplo", pois as duas mulheres do conto se contrapõem, contudo, Poe adiciona o fantástico para a transposição de uma na outra.

Morella me impressionou deveras, pois, mais uma vez o duplo está ali, mas, desta vez, na composição de uma mãe e filha.

Em O encontro marcado existem descrições magníficas sobre arte (inclusive a capa da edição tem elementos deste conto, foi uma ótima inspiração para o trabalho editorial), servindo de cenário para uma situação tensa de uma salvação em troca do arrebatamento de uma vida.

Uma problemática da edição: no posfácio, escrito por Eliane F. Pereira, há um spoiler de outra obra, a qual, por coincidência, estou lendo no momento: "Grande sertão: veredas". Esse spoiler eu já havia lido em uma resenha, então, não foi novidade, mas, mesmo assim, foi ruim. Embora, a referência a um detalhe do livro do Guimarães Rosa em comparação a personagens do Poe faça sentido na critica literária do posfácio, a autora poderia ter dado um jeito de não trazer à luz um detalhe de veredas que só será descoberto no final do livro.

Tay 04/04/2022

Resenha
Mais um concluído ?
Contos de amor e terror

Autor: Edgar Allan Poe
Quantidade de páginas: 162
Editora: Martin Claret

Informação: Esta edição especial possui os seguintes contos: ?O retrato oval?, ?Ligeia?, ?Berenice?, ?Morella?, ?Eleonora?, e ?O encontro marcado?. Uma edição imperdível para os amantes de mistério e da escrita brilhante de Edgar Allan Poe.

Minha opinião: Segundo livro de Edgar Allan Poe que leio, gostei mais de A trilogia Dupin. Achei estes os contos bastante ?soltos? ?vagos? em trilogia dupin a escrita de Edgar a escolha da história foi melhor ao meu ver.

Quotes:

?em nossos esforços, para trazer de volta à memória algo, há muito esquecido, muitas vezes nos encontramos à própria beira da recordação, sem ser capazes, ao final, de recordar?

?na estranha anomalia de minha existência, os sentimentos, para mim, jamais haviam sido do coração, e minhas paixões sempre eram da mente?

?E a vontade aí dentro jaz, que não parece. Quem conhece os mistérios da vontade, com seu vigor? Pois Deus nada mais é que uma grande vontade permeando todas as coisas pela natureza de seu intento?

?Quem ama nunca sabe o que ama; nem sabe por que ama, nem o que é amar?

Tatá 07/12/2021

Uma aula sobre Poe
Não é preciso dizer acerca da potência existente nas reflexões que Poe nos provoca. Seus contos cheios de mistérios e conflitos internos nos provocam das mais diversas maneiras. Para além de Poe, a apresentação desse livro acerca da questão da tradução do autor, já começa muito interessante e nos mostra a delicadeza em tentar manter a essência de Poe no decorrer de seus contos. O posfácio acaba sendo uma baita aula acerca do compilado de contos do livro, com reflexões acerca do amor, do ser, e de outros pontos de vista que merecem atenção. O posfácio só potencializa todas as histórias que lemos um pouco antes, nos mostrando a riqueza de cada uma. Baita livro.

nicookie 05/11/2021

Sobre (o)usar o amor
Essa edição foi um presente e depois que abri ela fiquei mais satisfeita do que no dia em que ganhei, não é uma edição apenas esteticamente bonita, ela tem conteúdo, e eu não estou falando apenas dos contos.
A tradutora dos contos nos dar o prazer de explicar sobre a escrita do Edgar e sobre a sua tradução, eu achei particularmente incrível isso. Sei que para muitos pode ser chato, mas como letróloga eu apreciei bastante, parece que o livro foi feito pra mim! ?
Os contos foram muito bem escolhidos e organizados, ler Edgar é sempre uma aventura inquietante.

Lugrer 01/11/2021

Tantas mulheres, cada uma especial com sua devida história
O grande Edgar Allan Poe, veio com várias histórias, não só do terror como é conhecido e familiarizado, mas também com várias de suas antigas "paixonites", histórias que fez a sua amada esposa ficar meio chateada, mas mesmo assim deixou passar e que não podem faltar no currículo do grande escritor.

Jéssica Nogueira 02/08/2021

Indico
Amor, dor e sofrimento sentimentos que se entrelaçam, ao mesmo tempo que compartilhamos o temores de uma amor apaixonado.
São contos, que mostram a decadência a obsessão, o desejo e admiração, amores que nunca deveriam ter se encontrado, mas que ao fazerem modificam tudo em sua existência e a sua volta.
Gostei muito e é ótimo para ler aos poucos enquanto faz outras leituras.

LivroAleatorio 20/02/2021

O posfácio do livro é bom e explica muito sobre o livro e as entrelinhas dos contos. A tradução é muito boa e traz muitas notas de rodapé realmente úteis. Diagramação ótima, fonte, abertura do livro, papel, tudo perfeito.
A capa dura com cara de enciclopédia, a jacket, as cores e ilustração... Amei tudo! Mais um ponto para a editora e só por isso dei mais estrelas porque do Poe em si eu ainda não tenho simpatia.

Comecei a ler este livro por que o anterior do mesmo autor tinha sido uma experiência ruim, mas sempre ouvi dizer que ele era um bom escritor. Para mim todos os personagens são exatamente iguais e todas as histórias são exatamente iguais. Isso acaba sendo muito chato porque antes mesmo de começar um conto eu já sei exatamente o que vai acontecer, repetitivo, como uma ideia fixa. Parece que faltava muita criatividade para criar uma história que não fosse baseada em um homem burguês obsessivo, com medo ou ódio da esposa que tem uma saúde frágil e morre. Em essência todos os contos são exatamente o mesmo conto. Todos os personagens são exatamente os mesmos personagens. De um conto para o outro quase não há nada de novo. Isso aconteceu no primeiro livro dele que eu li e aconteceu neste livro também.
Dentre as forças de dentro, uma sobressai fundamentalmente e determinante: para além do medo cósmico, primitivo e ancestral, o medo de si mesmo; daquilo de que esse mesmo desconhecido de si é capaz. Melhor dizendo: daquilo que os vários si mesmos que no inconsciente se anunciam e se antagonizam são capazes. Mas as personas, e principalmente a representação do feminino é algo tão frágil, tão subordinado e tão subjugado pelo masculino que dá até desgosto de ler. Dizem que a volta da morte das personagens mostram que elas venceram, pra mim não existe vitória nenhuma em casar com alguém que não te ama e morrer por uma negligência de cuidados. Pra mim parece muito mais uma ideia fixa da vida do próprio Poe do que uma genialidade, como ele é conhecido...
Quando penso na questão da criatividade imagino coisas escritas em épocas parecidas como em "O Morro dos Ventos Uivantes" em que a autora criou uma história muito forte e criativa, apesar da vida reclusa. Personagens profundos e imperfeitos que ilustram pra mim o que seriam "Contos de Amor e Terror" mais do que esse livro.

mari 19/07/2020

O posfácio é perfeito
Queria conhecer algo do Poe, mas minha praia nas leituras são os romances... mesmo assim arrisquei. Por isso digo que o posfácio foi a melhor parte do livro! Todo o comentário sobre as obras individualmente, análise das características do Poe como pessoa e como escritor. Pra mim, que não costumo ler livros tão cheios de referências antigas/científicas, foi fundamental.

Rafael1146 20/03/2020

Contos de Amor e Terror
Seleção concisa de contos, seis no total, sendo eles: o retrato oval, Ligeia, Berenice, Morella, Eleonora e Encontro marcado. O retrato oval eu já conhecia e tenho bastante apreço; adoro que, mesmo curto, ele tem diferentes interpretações. E o outro favorito foi um que não conhecia: Ligeia, e nunca vou encontrar algo que descreva com tanto amor e fervor os olhos e olhares de algum personagem, como o narrador desse conto faz, de maneira incessante e quase doentia. Também relativamente curto mas de um lirismo incrível e sobrenatural.
Destaque para Berenice também, que é uma trip louca pela mente do narrador (como a maioria dos contos do Poe) e com um desfecho deveras interessante (a obsessão do narrador são os dentes da personagem e é arrepiante a forma que ele os descreve).