O Menino Feito de Blocos

O Menino Feito de Blocos Keith Stuart

Resenhas - O Menino Feito de Blocos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gongon 02/03/2024

Queria que essa obra fosse reconhecida igual Extraordinário
Esse livro retrata a forma como o Alex (nosso protagonista) tem dificuldade em se comunicar e se relacionar com seu filho Sam, que possui aspecto autista e é um menino solitário e quieto. Esse livro começa com Alex sendo "expulso" de casa pela sua esposa (Joddy) porque eles dois não estavam conseguindo lidar com o casamento e com Sam ao mesmo tempo, já que Joddy está cansada de ter tantas responsabilidades com Sam e não ter apoio do marido . Sendo assim, Alex vai morar com seu amigo de infância enquanto pensa em como se reconectar com sua família, nos mostrando os medos da maternidade e como ficam ainda mais aflorados pela preocupação de não ser suficiente para educar e cuidar de forma certa, claro que todas as crianças precisam de cuidados mas neste livro ele exibe as divagações de um tempo que "tudo era certo" e as frustrações de uma expectativa falha. pensamentos de um pai que só quer proteger seu filho do mundo mas não sabe como, pois Sam desde que nasceu tivera "problemas" incomuns dentro da maternidade (insônia,ansiedade e etc...), desafiando Joddy e Alex a cada etapa do casal. Essa foi meu primeiro contato com o aspecto autista e fiquei encantado com a escrita do autor, que passou por muitas experiências para escrever essa obra. Maternidade se tornou um assunto que é muito abordado em livros, mas na maioria das vezes eles nunca retratam como é desafiador cuidar de um filho especial, pois eles entendem o mundo diferente e isso às vezes pode causar confusão na mente dos pais. Em muitos momentos do livro fiquei com raiva do Alex e do Sam, já que em certos momentos o Alex agia sem pensar e acabava prejudicando o mundinho do Sam (como quando ele desligou o video-game sem esperar o Sam "salvar" o Minecraft) de forma que para o Alex era indiferente se o jogo ia salvar ou não, MAS para Sam era muito importante. Essa falta de diálogo entre os dois me martirizou durante muito tempo da leitura, pois eu via como o Alex se esforçava para puxar um assunto com Sam e o jeito como Sam sequer respondia com um aceno de cabeça. Enfim, éramos eu e o Alex tentando entender o Sam e seus sentimentos. E a cada interação que os dois faziam no Minecraft eu pulava de alegria kkkk pois era uma conquista para mim também. O amigo do Alex tbm foi crucial para dar uns choques de realidade nele. Os traumas do passado que iam e acompanhavam o Alex pra onde quer que eles fossem era incrivelmente palpável e a união da família deles inteira no final do livro me deixa com um coração quentinho até hoje. Só de pensar me causa um sentimento reconfortante. O final do livro me fez DESEJAR ler tudo de novo kkkkk amei esse livro e o humor do Alex, a escrita e os personagens são encantadores, recomendo muito para todos os pais, já que a forma como lidam e cuidam da criança, é a forma como elas vão ver o mundo. Alex pensava que só tava pisando em ovo ( e realmente estava) mas quando ele REALMENTE se propôs a mudar, a vida dele mudou para sempre...

Pedro.Neto 28/01/2024

Quando ao autismo: bem focada no espectro mais característico que serve como base para o desenvolver do livro, mas que reflita nada em termos científicos quanto a conduta.

Jannaina1 04/01/2024

Perfeito
Um livro mais do que necessário. Perfeito do início ao fim. Você sente o esforço do pai do menino e torce por ele. Chorei horrores.

Bibi_14 30/12/2023

Perfeito!!!
Que livro, meus amigos! Chorei, ri, amei e adorei a superação (de certa forma) de ambos os personagens, aprendi mais sobre o autismo e como ele funciona. Na época que eu li estava de ressaca literária, e a leitura não prendia tanto, mas além disso esse livro é lindo! Leiam!

Bru 19/11/2023

O menino feito de blocos
Essa é mais umas das minhas leituras encontradas em um sebo por 2 reais. A sinopse me deixou curiosa e confesso que demorei um pouco pra finalizar o livro por falta de tempo, mas cada capítulo é instigante para ler mais e conhecer sobre Alex e Sam.
Nunca tinha lido nenhum livro com um personagem autista e é incrível querer entender o Sam da mesma forma que o Alex quer. Chega a ser engraçado no início pq o Alex acaba pisando em falso várias vezes e parece que tudo está dando errado. Mas é justamente nesse caminho que ele encontra o filho dele e o mapa pra viver de novo.
É um livro sobre lidar com traumas, e relacionamentos que me fez chorar. Lindo demais!

Jhen_ 29/10/2023

Não esperava que fosse me surpreender tanto assim
Deixarei um trecho para reflexão
Não é spoiler do livro
"Assim que seu filho nasce, você tem grandes ambições para ele: sucesso, popularidade, inteligência. Mas, conforme a vida passa, às vezes a balança pende para algo muito mais profundo. Felicidade. É isso que queremos para o Sam. Houve momentos em que ela parecia extremamente fora de alcance, como uma estrela distante. Foi preciso um jogo de videogame, dentre todas as coisas, para nos mostrar o quão perto ela estava."

Emerson146 24/10/2023

Reconstrução
Um livro muito necessário!

"Assim que seu filho nasce, você tem grandes ambições para ele: sucesso, popularidade, inteligência. Mas, conforme a vida passa, às vezes a balança pende para algo muito mais profundo. Felicidade. É isso que queremos para o Sam. Houve momentos em que ela parecia extremamente fora de alcance, como uma estrela distante. Foi preciso um jogo de videogame, dentre todas as coisas, para nos mostrar o quão perto ela estava e o quão tangível."

JP Schneider 18/10/2023

Leitura sensacional, final lindo.
Livro perfeito. Não gostei tanto do começo, pois acho que eu estava com o pensamento igual do Alex, aí achava tudo diferente em relação ao Sam.

Mas não demorou muito para eu me engatar na história, e acaba que li inteiro em 3 dias. Foi uma experiência única, com vários ensinamentos, gratificante no retorno que o Sam passa, ele é um ser abençoado, mais avançado que todos. Por isso falam que quem tem espectro autista, é mais avançado, e a população em geral está defasada em relação a eles.

A jornada de descoberta do Alex, tudo o que ele passou pra conseguir entender o Sam e fornecer o apoio certo para ele e Jody foi sensacional. O livro foi tão bem escrito, que me senti evoluindo com o protagonista.

E no centro temos Sam, que no começo é um garoto solitário, que não consegue se expressar, explosões de raiva constante, e que graças ao Minecraft, consegue evoluir drasticamente.

E todos evoluem junto com ele, principalmente Alex. Onde consegue ir fazendo Sam se expressar melhor, perder o medo de algumas coisas, inclusive participar de um campeonato de Minecraft.

E que final lindo. A construção que Sam criou no Minecraft, o pai começando a chorar e eu quase chorando junto. Foi uma história gratificante, me fez ter diversas emoções ao ir lendo.

Joyce 29/09/2023

Uma história dramática e envolvente
Essa é a história do Sam, um garoto com espectro autista e que tenta se encontrar nesse mundo. Seus pais estão perdidos na maneira como criar ele e por isso sua casa é sempre envolvida pelas discussões dos pais que estão estressados e no limite já.
Vamos acompanhar essa família em uma jornada dramática de superação e autoconhecimentos? é linda a forma como o autor retrata os pais aprendendo a lidar com o Sam? e mais lindo ainda ver o desenvolvimento do Sam!
Para mim foi perfeito!

Déa 28/07/2023

Um livro inquietante e ao mesmo tempo acalentador.
Acompanhar a rotina de Sam, um menino de oito anos, autista, contada pelo seu pai Alex, foi incrível, em muitos pontos eu fiquei com o sentimento de angústia muito grande, como é difícil para as famílias e pessoas lidarem com pessoas dentro do espectro autista, a forma como elas entendem o mundo e como ele pode desorganizado.
Me vez ver a vida de outra forma, e me tocou em pontos muito profundos.
O livro de certa forma também relata a questão do luto.

Marcio Porto 25/07/2023

Uma leitura espetacular e indispensável, edifica muito o ser Humano. Ótima criação e abordagem sobre o autismo. Fantástico!!!

Aline ig @escape.abacharel 28/06/2023

Livro maravilhoso que aborda o transtorno do espectro autista (TEA)! Recomendo muito!
Essa é uma linda história sobre um pai e seu filho autista, e sobre um jogo (o Minecraft) que acaba mudando a vida dos dois.

Alex é um homem jovem casado com Jody e tem um filho diagnosticado no TEA. Ele tenta se conectar com seu filho Sam, mas na maior parte do tempo que eles passam juntos, o filho parece distante.

E mesmo que Alex tente muito, o ideal seria que ele (o pai) buscasse ajuda profissional, já que ele tem o seu próprio passado com traumas e medos. Mas, resistente a isso, ele acaba se afundando em uma situação mais delicada ainda: o término do seu casamento com Jody.

Agora, ele terá que ir morar no apartamento de seu amigo. E tentar resolver todas essas coisas que surgiram na sua vida recentemente: a possível necessidade de mudança da escola do filho, ao mesmo tempo que ele tenta se reconectar com ele, a separação, o seu emprego que também está numa fase complicada, os difíceis laços familiares entre sua mãe e sua irmã.

Alex então tem que repensar tudo isso e saber escolher o que seria melhor para ele e para seu filho. É um romance intenso, triste mas ao mesmo tempo com uma mensagem de esperança. É um livro necessário. Acho que todos deveriam ler, não só por abordar o transtorno do espectro autista, mas também por falar sobre muitos outros assuntos importantes.

Achei muito legal que o livro foi sim baseado em muitos fatos verdadeiros, inclusive sobre o próprio autor. Acho que isso tudo deixa a história mais humana ainda.

Média: 5 estrelas

____________________________

- Tiktok: @escapebacharel
- Instagram: @escape.abacharel
- Twitter: @escapeabacharel

site: https://www.instagram.com/p/Ct_7p6jLA39/

Ana 30/05/2023

O menino feito de blocos
Esse livro conta a estória de um.pai, Alex, que teve que aprender a se conectar com o seu filho de 8 anos que está no espectro do autismo, Sam.

No começo do livro eu fiquei com muito ranço da esposa, pois era muito chata, do tipo, vc tem que fazer isso, vc tem que fazer aquilo, sabe o tipo controlador?? Então!

Só que, aos poucos , o nosso Alex demostrava- se totalmente desinteressado no convívio com o filho. Se o menino começava a ter uma crise, Alex corria. Daí comecei a ver que Jody não é totalmente errada(na verdade, quase nada errada).

Alex perde o emprego e começa a passar mais tempo com Sam, e descobrem no jogo do minecraft uma maneira de se conectarem e Alex aprende a ver o mundo através dos olhos do filho.

É um tapinha na cara da sociedade que quando vê uma criança se esperneando no mercado já faz cara feia e não percebe nem se questiona o porquê daquela reação.

_estrela_literaria 19/04/2023

O Menino Feito de Blocos - Keith Stuart
Alex está vivendo um turbilhão de coisas. Sua esposa o colocou pra fora de casa sem dar a certeza de um fim definitivo, ele tem dificuldades em lidar com seu filho que está no espectro do autismo e perde o emprego. Ele não sabe o que fazer.

Jody diz que está cansada de sempre ter que lidar sozinha com as crises de Sam, e que Alex nunca se faz presente na vida dos dois. É no meio de tantos encerramentos que Alex decide aproximar de Sam e tentar entendê-lo melhor.

Juntos, eles começam a jogar Minecraft, e na segurança desse mundo, Alex conhece a criança incrível que seu filho é, com suas particularidades. Sam o surpreende cada dia mais.

Uma história linda, que me fez chorar no final, com uma reviravolta que eu não estava esperando. Tão emocionante... No início, achei o enredo um pouco mais parado, mas conforme Alex vai entrando mais no mundo do Sam, mais interessante a história vai ficando.

Carol 14/04/2023

Minecraft
Que livro MAIS LINDO. Juro.
Não tenho palavras pra descrever como foi essa leitura. Foi intensa e emocionante. A sensibilidade do autor, a construção da história, foi simplesmente perfeita. Todos os fatos narrados sobre a visão do Alex, você sente frustração, alegria e tristezas dos personagens.
Se eu pudesse, daria mil estrelas.

"É estranho como uma vida inteira pode ser destilada em uma série de momentos e como, sem pensar, colocamos esses momentos em ordem, montando uma história que faz sentido e parece significar alguma coisa. Somos eternos editores das nossas próprias histórias. Mas às vezes entendemos tudo errado"

1 | 2 | 3 | 4 | 5