O anjo e o resto de nós

O anjo e o resto de nós Letícia Wierzchowski




Resenhas - O anjo e o resto de nós


34 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Telma 26/01/2014

"Se eu tivesse mais alma pra dar eu daria, isto pra mim é viver"
Meu Deus!

Meu Deus!

Foram esses os meus suspiros ao terminar o livro.

Um suspiro e um enorme desejo: eu queria ser um neurônio, para transitar livremente e entender a cabeça de Leticia Wierzchoski!

Ela não escreve, simplesmente... Ela é uma regente das letras. O livro todo é uma grande sinfonia. Executada com esmero e maestria!

Um romance surreal, com uma capa, maravilhosa que ilustra divinamente o livro.

*suspiro*

O que dizer?

Leia! É mágico!

Leia! É transcendental!

Leia! É diferente de tudo o mais...

Não vejo necessidade de dizer mais.

Deixo você com um "quote" e uma música de Djavan:

"Assim, Rosa Flores deu-se conta de duas coisa que se repetiriam (...): a história contada e recontada da compra da noz-moscada, e o desespero febril do marido em busca do cheiro misterioso de sua pele. Porque depois do casório, Apolinário meteu-se entre as paredes do laboratório caseiro, macerando e decantando todas as flores e ervas que lhe deram no tino. E foram muitas, pois p qie lhe faltou em memória, tratou de buscar nos livros centenários que herdara do pai. Tarefa ingrata, porque quando morreu, aos noventa e três anos, Apolinário Flores sabia tanto dos aromas da esposa quanto soubera na primeira noite em que acordaram juntos." - páginas 13 e 14

O Livro me lembra essa música do Djavan:

"Luz das estrelas
Laço do infinito
Gosto tanto dela assim
Rosa amarela
Voz de todo grito
Gosto tanto dela assim
Esse imenso desmedido amor
Vai além de seja o que for
Vai além de onde eu vou
Do que sou minha dor
Minha linha do Equador
Esse imenso desmedido amor
Vai além de seja o que for
Passa mais além do céu de Brasília
Traço do arquiteto
Gosto tanto dela assim
Gosto de filha
Música de preto
Gosto tanto dela assim

Essa desmesura de paixão
É loucura do coração
Minha Foz do Iguaçu
Polo sul, meu azul
Luz do sentimento nu
Esse imenso desmedido amor
Vai além de seja o que for
Vai além de onde eu vou
Do que sou minha dor
Minha linha do Equador
Mas é doce morrer neste mar
De lembrar e nunca esquecer
Se eu tivesse mais alma pra dar
Eu daria, isto pra mim é viver

site: https://livrocomdieta.blogspot.com
Sylvia 26/01/2014minha estante
Nossa Telma...Que lindo o que você escreveu, espero poder sentir exatamente isso quando livro chegar.
Já estou preparando o meu coração.
Linda resenha.


Telma 05/02/2014minha estante
Quero muito saber o que você achou, Sylvinha!
:*


Nati 25/09/2023minha estante
Aquela resenha que deixa a gente na certeza de incluir o livro na lista ??




Isa 10/04/2020

Ressalva
Inegavelmente, é um livro que prende o leitor a partir da narrativa constantemente movimentada, reforçada pela escrita da autora (mas que, pessoalmente, em determinados momentos me causou desconforto).

Dentre as situações que não consegui naturalizar, destaco as idades dos personagens em relação aos seus pares e vivências precoces, isso realmente me incomodou em muitos momentos e por vezes comprometeu minha leitura. Além disso, o tratamento destinado às temáticas desafiadas pela autora, como racismo, ora tangencia a desconstrução e ora reforça esteriótipos.

No mais, talvez minha interpretação perpasse pelo anacronismo, mas não posso deixar de ressalta-las aos futuros leitores já que foram coisas que não percebi nas resenhas que li.
Geovanna Ferreira 18/07/2020minha estante
O que foi aquela fixação do primo com a filha da Gardênia ainda criança? Achei muito estranho isso também, tudo muito precoce para ela, Rosa Arcádia, o outro dos gêmeos...




Pris 23/06/2009

Perfeito.
Esse livro é apaixonante. Me lembrou um pouco Cem anos de Solidão, por ter essa característica de retratar geração após geração e pelas coisas absurdamente belas que vão acontecendo com a família Flores. Porém, achei os personagens muito mais cativantes. Loucos e santos. Especiais.
comentários(0)comente



Ka Castoldi 29/01/2009

Perfeito!
De longe, o melhor livor que já li! Afora Harry Potter... XD Mas é um enredo, uma história, um ritmo, o tempo, tudo perfeito! A cada linha do livro Leticia Wierchowski consegue cativar o leitor. Livro Pra rir e pra chorar. Amar e se emocionar. Perfeito! *-*
comentários(0)comente



Lili 07/05/2009

Com grandes pinceladas de fantasia e criatividade, Letícia Wierzchowski, nos traz uma história fantástica, com um pequeno toque surreal... O livro retrata a história da família Flores, que como o próprio nome, tem uma sensibilidade olfativa imensa, emanando por onde passa os seus aromas. No desfolhar das páginas, não tem como não sentir o odor sublime de seus personagens...

Tudo começa, quando o perfumista Apolinário Flores, comprando noz-moscada, encontra a mulher de seus sonhos, chamada Rosa, que exala um cheiro tão desconhecido quanto bom, pois para Apolinário as narinas eram treinadas para todo tipo de cheiro, satura Apolinário de tanta fragrância e amor... Logo, eles se casam. Além do amor presente, Apolinário fica obcecado pelo aroma natural que a sua amada exala e sem descanso fica em busca desesperada pelo tão misterioso perfume, que irá perdurar por toda a sua vida...

Da união, nascem Violeta, Margarida, Gardênia e Rosa. Cada uma delas tem uma característica própria e singular. Com personalidades marcantes que irão emocionar seus leitores, provando desta forma o quanto a autora valoriza esses elementos em sua obra, dando assim um tom bastante peculiar.

Mas, voltando a história, tudo muda na vida da família Flores, quando Bento Vendaval aparece na pacata cidade de Águas Claras de São Tomé, onde muitos acontecimentos de todas as naturezas vêm à tona, provocando tragédias e muitos abalos.

Achei o livro muito original e diferente de tudo que já li antes... O leitor perde o fôlego por tantos acontecimentos, não perdendo tempo com divagações. Num ritmo denso, cadenciado, com personagens as vezes um tanto absurdos, outros tão humanos, é impossível você não se emocionar e amar a família Flores.

Letícia Wierzchowski foi uma belíssima surpresa e suas outras obras estarão com certeza em minhas próximas leituras...
www.nossosromances.blogspot.com
comentários(0)comente

sulian 08/04/2010minha estante
por que vc nao deu nota 5??? o livro é maravilhoso mesmo???




Alê Xenite 27/09/2009

Incrível! Lindo! Surpreendente! Envolvente! Um banho literário da terrinha gaúcha. Top 10 na minha vida com certeza. É um livro escrito a todos, sem exceção. Quero ainda ler muito mais da Leticia!
comentários(0)comente



Egídio Pizarro 03/09/2010

Achei mirabolante demais... mais um livro da Leticia que, se torcermos, escorre mel. Romance açucaradíssimo.
comentários(0)comente



Cris 06/09/2010

PER-FEI-TO. demorei menos de 12 horas pra ler, contando as 8h de sono no meio. Síntese de Cem Anos de Solidão com O Tempo e o Vento! GENIAL!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Scheila.Nichel 17/06/2017

Este livro vai encantar você. Conta a história de uma família totalmente louca,um boticário que colocou nome de flor em todas as suas filhas,e que no auge da sua loucura comia samambaias e decepava a cabeça de gatos,vale a pena ler se quiser dar boas risadas.
comentários(0)comente



cris.leal 11/08/2017

Absurdamente bom!
Inspirada no realismo fantástico, a escritora gaúcha Letícia Wierzchowski apresenta um painel de personagens exóticos e com eles aborda questões importantes como: religião, família, saúde mental, racismo, suicídio, solidão, sexo, paixão, amor, etc.

A trama se passa no transcorrer do século passado e acompanha a família Flores, a partir do momento que o boticário e perfumista Apolinário Flores se casa com a bela e alegre Rosa, cujo perfume ele tenta, sem sucesso, sintetizar ao longo de toda a vida. Da união dos dois nasceram quatro meninas, que herdaram da mãe o dom de exalar um perfume intenso.

Violeta Flores, a mais velha, cheirava mesmo a violetas e parecia uma fada. Ostentava uma cabeleira lilás, uma beleza inegável e o dom da premonição. Margarida, a segunda filha, era a mais calma e sonhadora, carola e discreta, e cheirava a margaridas. A terceira recebeu o nome de Gardênia, como o seu cheiro. Era fogosa, risonha e falante. Possuía cabelos vermelhos como o fogo e apresentava um grande apetite sexual. Rosa, a mãe, faleceu ao conceber a quarta filha. A garotinha, que foi nomeada como Rosa Arcádia, trazia o perfume agradável das rosas e era romântica e delicada.

Formavam uma família feliz vivendo numa casa exótica onde construíram uma vida de alegrias e perfumes, mas depois da morte da esposa, Apolinário passou a ter ataques frequentes de melancolia. Nesses momentos comia samambaias e flores até vomitar, trancava-se no laboratório do fundo do quintal e entre frascos e essências esquecia-se da vida e das filhas. Assim, o bondoso Macumba, um negro alforriado acolhido pelos Flores, passou a devotar sua existência a cuidar das quatro meninas.

As irmãs Flores faziam o que queriam e eram donas absolutas de suas vidas, até a chegada de Bento Vendaval. Um rapaz garboso, um sem-vergonha inveterado, um rabo de saia incurável, que despertou paixão nas quatro irmãs. Essa paixão definiu o destino delas e deu prosseguimento a saga familiar, pontuada por mistérios, almas penadas e novos entes um tanto quanto exóticos e extravagantes.

Com um enredo de cunho sobrenatural, recheado de eventos insólitos, “O Anjo e o Resto de Nós” é absurdamente maravilhoso. Leitura recomendadíssima!

site: http://www.newsdacris.com.br/2017/08/eu-li-o-anjo-e-o-resto-de-nos.html
comentários(0)comente



Lígia Costa 15/09/2017

o favorito de todos os favoritos!!!!
Esse livro merece todas as estrelas do céu!!!!
comentários(0)comente



deh 01/01/2018

Maravilhoso
Que livro lindo e leve,me surpreendi muito com ele
comentários(0)comente



Miranda82 06/05/2018

Ponto forte: personagens fortes, singulares, expressivas.
Ponto fraco: realismo fantástico fazendo com que muitas situações beirem o absurdo.
Personagens: as personagens da família Flores são muito cativantes, talvez porque o leitor identifique alguns estereótipos em seu próprio meio social, dificultando a tarefa de não torcer pelo destino das irmãs Flores e do patriarca Apolinário Flores (meu preferido).
comentários(0)comente



Adriana1161 12/05/2018

Fantástico
Livro excelente, estréia da autora em grande estilo!
Uma saga familiar cheia de realidade fantástica.
O jeito que a autora conta o futuro, adianta alguns acontecimentos, quase sem intenção, sem pretensão, é muito legal.
Algumas passagens chegam a ser chocantes, mas são sobrepujadas pela fantasia.
Também achei muito interessante, o incrível o desaparecimento de alguns personagens de uma maneira fantasiosa e passa como algo normal de acontecer.
Adorei a história do boticário e suas filhas! História escrita com muita criatividade!
comentários(0)comente



34 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR