A Princesa Apaixonada

A Princesa Apaixonada Meg Cabot

Resenhas - A Princesa Apaixonada

Bia 20/08/2020

Releitura
Continuando minhas releituras dessa série, fiquei pensativa...
Será que Meg Cabot escreveria a Mia tão insegura nos dias de hoje?
Não me lembrava dessa característica tão marcante da personagem principal e me vi surpresa com isso.
Gosto de pensar que Meg Cabot escreveria nos dias de hoje uma Mia muito mais confiante e empoderada!

A.Maia 17/06/2020

A Princesa Apaixonada #3
Neste terceiro volume, Mia passa por várias situações ao mesmo tempo: começa um namoro enquanto gosta de outro rapaz; um baile se aproxima o qual ela ainda não tem acompanhante; provas finais cada vez mais perto e, ainda, a aproximação de sua ida para Genóvia. A cada livro percebo o quanto surgem novos desafios na vida adolescente, junto com maiores responsabilidades. Mesmo com muito para se pensar, Mia leva tudo com humor e os seus relatos, em primeira pessoa, são divertidos, dramáticos e rápidos, destacando seus anseios e dúvidas a cada nova fase.

Mia se sente pressionada por ser quem é, mas percebo que tal pressão vem junto com o amadurecimento, onde se precisa definir objetivos a seguir! Os protagonistas mostram suas personalidades fortes no enredo, com ações e decisões imaturas condizentes com suas respectivas idades. Tina é uma excelente amiga, porém, algo que venho notando ao longo da série, é o quanto a amizade com a Lilly é um tanto difícil em alguns momentos, talvez pelo temperamento desta personagem. Mia parece se sentir, às vezes, obrigada a fazer o que Lilly quer e mal consegue contar com a amiga em algumas situações de aflição; contudo, no fim da história ela se mostra uma boa amiga e espero que continue assim!

O desfecho é extremamente fofo, principalmente por ver a protagonista apaixonada ao longo das páginas, e me fez querer reler logo as suas sequências. Como li há muitos anos, não lembro ao certo o que acontece em cada narrativa. Tem sido uma experiência única reler os diários da princesa Mia, tendo outra perspectiva do enredo!

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/
Leitura e . 17/06/2020minha estante
Obrigado.
@leituraeponto

Roberta 11/05/2020

Adorando as aventuras de Mia! Mas também tendo grandes abusos( mas sendo tímida como Mia Faria a mesma coisa )! Vale a pena demais a leitura! Divertida e engraçada é a princesa Mia!

Amanda3148 08/05/2020

Gostei muito!!!
Amei esse livro!!! E o final??? Meu Deus, nem acredito que deu tudo certo no final, estou muito feliz!!!

Eduda 26/04/2020

Não sei o que falar...
Vou ser bem sincera!
Eu não estava gostando do livro o tempo todo, mas chegou no final, nas últimas 20 paginas me surpreendeu muito!
Eu passei raiva o tempo todo da Lilly e da Mia falando que não gostava de verdade do Kenny (queridaaaa se não gosta do menino não namora ele, melhor ficar sozinha do que ficar se enganando e enganando o menino!)
O fato dela não ter autoconfiança me irrita muito (mas isso é normal em livros pre adolescente, ainda mais dos anos 2000).
Mas resolvi dar 4 estrelas porquê o final foi do jeitinho que eu queria desde o primeiro livro, então apesar da maior parte do livro achar que ela estava sendo mega dramatica e sempre se desmerecendo, o desfecho foi bom.
A unica coisa que eu acho que ficaria melhor é que a autora parasse de ficar enrolando na historia e ficar repedindo sempre as mesmas coisas e acrescentar mais acontecimentos...

Tuyne 20/04/2020

Adoro todas as trapalhadas dessa princesa que é gente como a gente kkk

TatiBatista 12/04/2020

Esse é o terceiro livro da série O Diário da Princesa e continua com os relatos do treinamento de princesa e seus conflitos na escola e relacionamentos. Uma leitura bem leve e engraçada.

TAssia19 15/03/2020

O meu favorito até agora!

Laura.Roberta 07/03/2020

Livro perfeitoooooo ??? o melhor de todos até agora, final sensacional, fiquei sorrindo por uma meia hora depois de terminar de ler

- J 05/02/2020

Nostalgia
Finalmente percebendo seu amor por Michael, o irmão de sua melhor amiga, Mia decide finalmente tentar alguma coisa antes que seja tarde demais, mesmo que ela ache que ele já está envolvido ou caminhando para isso. Assim, em meio às dificuldades de ser uma princesa, Mia tenta manter sua dignidade e princípios ao mesmo tempo que obedece a sua avó, aprendendo o que necessita para governar Genovia um dia.

Esse não é exatamente meu tipo de livro, mas me propus a ler toda a saga porque não li quando menor (confesso que a quantidade de livros - 11, pelo que eu sei - me assustou). Apesar disso, está sendo um alívio e uma nostalgia muito bem vinda, devido aos livros que normalmente leio, pois estes têm assuntos mais pesados, como assassinatos, torturas, genocídios e diversos outros crimes que às vezes nos deixam sem dormir por ver o nível de crueldade que alguns seres humanos são capazes de atingir.

É somente por isso que a nota é um pouco baixa: já passei da fase escolar e as temáticas do livro já não me causam identificação, mas garanto que adoraria quando mais nova, pois, mesmo não gostando muito, é uma estória que flui bastante e que eu devoro.
Kassi 05/02/2020minha estante
Essa série é muito fofa e divertida! Li quando adolescente e tô relendo agora s2.

Alice 28/08/2019

Eu adoro a Meg Cabot, como ela parece escrever para minha pré/adolescente interior que lembra o quanto tudo é humilhante e confuso nessa época, é uma delicia ler os livros dela e esse não poderia ser diferente. Adoro a Mia, sério, apesar dela as vezes dar nos nervos adoro que ela é ativista e feminista e levando em conta quando foi escrito numa tempo que isso não ficava em evidência ainda mais em livros desse naipe. Apesar de me divertir eu sei que não é para minha faixa etária atual e é um filme da sessão da tarde, para relaxar e não pensar muito e voltar no tempo nem que seja por um tempo pequeno.

Lauraa Machado 16/04/2019

Que final apaixonante!
Acho que fazer resenhas desse livro é um pouco inútil. Se você gostou dos livros anteriores, vai adorar esse também! Esse tem um dos melhores finais, uma reviravolta que me marcou tanto que ainda me lembrava dela, mesmo fazendo uns quinze anos desde que li. E ainda conseguiu ser incrível de novo.

Na verdade, a Mia se encontra o livro todo em uma posição que, se eu fosse amiga dela, já tinha resolvido para ela, de tão ansiosa que me deixa essa falta de atitude dela! Mas ela é tão característica, uma personagem tão única e tão ela mesma, que eu nem me importo! Só entendo, aceito e sigo adorando o jeito que ela escreve no diário.

Minhas críticas para os anteriores se mantém aqui: o livro seria melhor se fosse uma narrativa normal, muito melhor; a escrita não é nada especial, só diferente, e às vezes os "truques" da autora se repetem; tudo acontece rápido demais, queria que o livro fosse maior. Ou que pelo menos a autora tivesse juntado dois livros em cada. E continua tendo alguns comentários insensíveis quase problemáticos.

Mas, ao mesmo tempo, tem tanta coisa incrível aqui, como a Mia ser ativista pelos animais e a quantidade de vezes que ela fala a palavra "feminista" em cada livro. Sabe, desde que eu era bem pequena, já me chamava de feminista. E agora estou começando a pensar que essa série me ajudou muito a entender o que isso significa, principalmente durante minha pré-adolescência. Não, isso não significa que todas as atitudes e falas da Mia também são feministas, mas só de ter essa tentativa tão forte já significou muito para mim!

Esse livro merece 4,5 só pelo final incrível - tanto em questão do romance quanto da interação da Mia com a avó. Eu dou essa nota pelo que ele se propõe, mas realmente queria que a autora tivesse escrito uma narrativa comum, que definitivamente não fosse diário! Queria degustar devagar tudo que acontece!

E eu sigo essa releitura, indo para o quarto livro. Até agora, foram três livros em três dias! E estou adorando!