Febre Vermelha

Febre Vermelha Francis Graciotto

Resenhas - Febre Vermelha

Keven Lobo 13/06/2023

Todo fã de apocalipse zumbi deveria ler!
Violento, frenético e com boas cenas de ação, Febre Vermelha entrega uma história apreensiva do começo ao fim e não decepciona no quesito "chocante" que obras nesse estilo costumam trazer; Sangue e tripas não vão faltar aqui k

A ambientação é bem viva, desde cenários à gírias ou até mesmo problemáticas que enfrentamos no nosso país, o que pra mim é importante para eu me conectar com a história e sentir que estou mesmo lendo uma trama que se passa no Brasil.

O autor deixa espaço pra brincar com a crítica de que em tempos sombrios o maior inimigo da humanidade vai ser sempre o próprio ser humano, mostrando o lado perverso das pessoas e o que elas são capazes de se tornar em um ambiente onde a lei não tem mais influência sobre eles.

Os personagens são trabalhados de forma muito cuidadosa. Todos são bastante interessantes, até mesmo aqueles com ações meio duvidosas. É impossível não torcer por eles ou ficar aflito durante as situações de risco.

Vale também elogiar a forma como a epidemia se espalha, é uma sequência de eventos bastante tensos e dá pra sentir a apreensão do caos se instaurando pelo país. Me deu certo medinho de imaginar algo assim acontecendo de verdade.

O final é uma paulada certeira na cabeça. Fiquei com um gosto amargo na boca, me senti traído pelo autor. Realmente não esperava nada daquilo e fico ainda mais ansioso para saber os eventos que vão se suceder na próxima parte. Francis você me deve um final feliz, haha!

Thaysduda 21/02/2023

@livroserazoes
O livro começa com uma situação atípica onde um grande navio encalha nas rochas da Praia Grande, quando uma equipe chega no local e decide verificar a situação dentro do navio, descobrimos que a tripulação foi brutalmente assassinada.

A população, animada para o feriado de final de ano, não dá muita atenção para a notícia, porém uma epidemia começa a se espalhar pela cidade. Conhecida como ‘Febre Vermelha’, quem é infectado começa a apresentar sintomas como agressividade, fome insaciável e olhos vermelhos.

Então passamos a acompanhar a história por diversos grupos de pessoas tentando sobreviver ao caos. No meio desse cenário apocalíptico a sociedade começa a mostrar o seu pior lado. Apesar de não ser o foco, também se torna algo tratado no livro. Uma sociedade sem regras e sem pessoas para manter a ordem, as pessoas vão se manter civilizadamente?

A epidemia se espalha de forma MUITO rápida na cidade, muitos personagens no início do livro ainda não têm noção do perigo que estão correndo e isso causou uma agonia muito grande em mim. Fiquei apreensiva, tensa, presa na leitura e querendo dar na cara de alguns personagens.

O livro tem um ritmo muito rápido, conseguiu prender minha atenção do início ao fim. Nunca havia lido um livro tratando o tema zumbi, foi meu primeiro contato e eu amei demais a experiência.

Recomendo demais a leitura!!!

Ana Elsa 15/10/2022

Para fãs de Zumbi
Eu amei ler esse livro. Adorei a escrita do autor. Esse livro tem de tudo um pouco, que um fã de Zumbi gosta.

Pedro Picoli 15/12/2021

"Havia apenas vermelho, febre, fúria e sangue."
Me surpreendi com esse livro, gostei muito do estilo da escrita (só achei a fonte um pouco pequena, se fosse maior era mais confortável) e vivi momentos de apreensão, medo e conforto assim como os personagens. Não achei a violência extremamente detalhada. Ansioso para ler a parte 2 e continuar a apreciar o desenrolar dessa história, que creio ser uma das melhores sagas zumbi que se passam no Brasil. Vale muito a leitura.

Larissa.Ohana 03/11/2021

Zumbis brasileiros
Às vésperas de Natal, um navio encalha nas praia de Santos em São Paulo, a procura de sobreviventes dois soldados militares vão ao barco e encontram uma cena digna de terror... dias depois as mídias de comunicação anunciam uma epidemia altamente contagiosa com sintomas de dores de cabeça, sudorese, conjuntivite e surtos psicóticos, deixando a população em pânico e a cidade um caos.
Febre vermelha não é um livro com várias descrições minimalistas, deixando o leitor certa liberdade de imaginar com mais criatividade as ações e o ambiente que está acontecendo os fatos, sendo um ponto positivo para a leitura, sem contar que imaginar acontecer uma epidemia no Brasil dá um certo medinho ainda mais lido em uma pandemia real.
Fora todo o horror que está acontecendo O autor consegue colocar humor nos diálogos e ações que deixa a leitura mais fluída e engraçada, mas infelizmente não consegui me apegar em nenhum personagem, como é a trajetória é de um grupo talvez seja mais desenvolvido no próximo livro cada personagem, e que venha o próximo.

Wicca 17/10/2021

Me lembro que quando li este livro pela primeira vez, a única reclamção que fiz foi ele não ter mais umas 200 páginas. Mas tenho que concordar com o Francis, que a forma que ele escreve é o que deixa a história de tirar o fôlego.
Enfim, é um livro com zumbis, onde tudo é desespero e certeza de morte até o fim, fim do livro claro, já que a história não termina neste. Cada capítulo é uma agonia e tortura.
Os personagens são bem legais e nos mostra como pessoas diferentes podem reagir em situações tão extremas e de perigo.

WinterNogs 28/11/2020

É mediano
Febre Vermelha é um livro de ficção que se passo no estado de São Paulo no Brasil e nos transporta para uma "virada de ano" tendo muito mais do que somente fogos de artifício e alegria, basicamente nesse período uma doença começa a se dissipar vindo da área praiana do estado para o centro dele. O autor consegue nos fazer sentir em casa citando lugares, fatos e costumes que conhecemos, e isso faz bem ao leitor, seja ele brasileiro ou não e seja ele da praia ou não, é bom ler aquilo que conhecemos, saber como é e como se parece, ajuda no desenrolar da narrativa. Porém ao longo do texto e com o surgimento excessivo de novos personagens a praticamente cada um dos 12 capítulos da trama, torna a leitura cansativa, pois muito nos é apresentado e nada é concluído, seja para servir como ponte ou para simplesmente mostrar um acontecimento com os personagens, ao final temos acontecimentos que parecem surgir simplesmente pelo fato de o autor não ter como lidar com a grande quantidade de personagens e decidir descartá-los (isso ocorre no começo também) e com o surgimento de novos "mini-enredos" ao longo da trama impossibilita que continuemos a leitura de forma fluída sem ter que voltar algumas páginas e nos perguntarmos: mas o que houve com esse personagem antes?.
De modo geral o livro é bom, com bastante ação e momentos onde você realmente não sabe o que pensar, ou o que sentir. Indico para pessoas que gostam do gênero e que possuem boa memória. Acredite, no final da leitura pode ser que você se sinta perdido por alguns minutos antes de dar por encerrada a história.

May 22/05/2020

Por conta de tantos personagens, o início da história demora um pouco a fluir, o intuito nessa história não é falar sobre os detalhes da doença, mas nos levar a conhecer as várias personalidades de pessoas com experiências de vida muito diferentes que precisam aprender a conviver entre si no meio do caos. Dessa forma, até o final do livro conhecemos muitos personagens, e conseguimos enxergar como a crise do país desperta o melhor e também o pior nas pessoas, dependendo do caráter de cada um. Definitivamente é um livro para leitores de estômago forte, pois o autor descreve cenas horripilantes de pessoas sendo atacadas, e isso junto com as muitas cenas de ação deixam a leitura mais rápida até o final. Pelo o autor ter escrito personagens bem diferentes, durante a leitura senti empatia por alguns, raiva de outros e tristeza por alguns acontecimentos, incluindo o final. Também fica impossível não relacionar alguns aspectos da leitura com o momento atual que estamos passando. Eu senti falta de saber mais sobre a epidemia em si, mas esse não é o intuito da história, como eu já disse. Pra quem gosta de livros com carnificina, e que foca na atitude de pessoas dentro de uma situação difícil, essa é uma leitura super indicada.

@livrodores 13/04/2020

Febre Vermelha
Eu nunca fui muito fã de zumbis, desde quando comecei a amar filmes de terror, os zumbis não me agradavam, mas ano passado abri a mente enfrentei a série The Walking Dead e acabei gostando, parece que aquela aversão toda tinha ido embora, então eu adorei o essa obra que tem um desenvolvimento super rápido e a leitura se torna bem dinâmica e fluida.

Na trama é possível acompanhar vários personagens, alguns são mais centrais, outros nem tanto, em um plano temos a família composta por Gilberto, sua esposa Monique e a filha Maria Rita que estavam passando a virada em Santos, no mesmo local encontramos Gustavo e seus amigos da faculdade que desejavam se divertir e curtir, em outro ponto temos dois amigos que são presos por terem roubado um carro e escapam por pura sorte!

A disseminação desse vírus estranho e letal se espalha rapidamente desde sua chegada por um navio que invadiu o porto dias antes. Nisso vamos acompanhar esse grupo formado por pessoas desconhecidas enquanto vão tendo mais noção do que estão vivendo, já que Pietro, irmão de Gilberto tem informações confidenciais sobre o que está acontecendo!

É possível sentir na pele o pânico e o não saber o que fazer de cada personagens, por conhecer melhor nos afeiçoamos a alguns, e também há aqueles grupos que fazem dessa situação uma oportunidade para parar de seguir as regras sociais, vemos uma cidade brasileira ser totalmente tomada, saqueadas e infestada de infectados.

O final reserva muita ação e revelação, o que me deixou aflita até ler a última palavra, ao mesmo tempo que ficava impactada e ansiosa pelo que está por vir! A obra tem personagens cativantes, uma boa dinâmica sem enrolação, ação e segredos na medida, o sangue e a violência são comedidas, então tenho certeza que irá agradar vocês também, vale a pena conhecer sobre essa Febre Vermelha.

@leitoradassombras 05/04/2020

Ótimo!
Eu particularmente amo o universo dos zumbis, e quando vi esse livro fiquei querendo ler na hora, e não me arrependo. História sensacional, personagens bem construídos e leitura fluida. Me prendeu do início ao fim, e apesar de ter um final ?em aberto? achei que condizia com a proposta do livro. Fiquei super apegada aos personagens e triste quando alguns morreram, mas faz parte haha ou seja, pra mim a experiência foi ótima!

Camila B. Monteiro 31/10/2019

Um suspense de alto nível
Pensa num livro bom!
Eu fico imensamente feliz quando encontro autores fazendo esse tipo de trabalho por aí, se dedicando à literatura por amor mesmo e dando o sangue pelas suas obras.
Fiz uma resenha bem bacana para esse livro. Confere no link!

site: http://tiny.cc/sp1hfz

Fábbio @omeninoquele 28/10/2019

Ansioso pela continuação!
#OMeninoResenhando
⠀⠀
Quando um barco atracara nas pedras no litoral de Santos e com uma tripulação brutalmente assassinada no mar, as matérias nos jornais foram vistas com indiferença pela população, que está mais preocupada com o feriado de ano novo.
⠀⠀
Mas em poucos dias um vírus brutal se espalha pelo litoral deixando infectados com uma forte febre, olhos vermelhos e fome insaciável. E aí a coisa desanda e em pouco tempo a cidade toda já estava tomada por aquele vírus e os poucos que sobreviveram teriam que lutar pra se manter a salvo, daquilo que eles nem sabiam como era transmitido.
⠀⠀
Gilberto e sua família, curtiam as férias na praia mas foram logo embora quando a mulher de Gilberto soube que a irmã estava internada, e Gilberto soube que seu irmão ex-militar tinha algo importante sobre aquela epidemia.
⠀⠀
Um grupo de amigos passaria o feriado numa casa na praia, mas todos foram mortos por um "mordedor", e só sobrou Gustavo que tratou de sair logo do lugar. Não muito longe dali dois amigos tentando roubar um carro eram pegos e presos, mas com as complicações do vírus acabariam escapando e se juntando ao grupo de Gilberto e sua família e Gustavo.
⠀⠀
Essas pessoas não se conheciam antes, mas juntos elas passaram a fazer uma resistência contra as intempéries que a cidade se tornava com um vírus poderoso espalhado transformando pessoas em zumbis.
⠀⠀
O real propósito desse grupo é levar as informações que o irmão de Gilberto tem num pendrive aos militares que saberiam usar pra parar aquela epidemia, mas pra isso eles teriam que passar por muito perrengue e muitos zumbis loucos para rasgarem suas carnes.
⠀⠀
Tem muito personagens no livro e é impossível mensurar todos aqui, mas as histórias de vida deles são algo muito relevantes no livro e é o que diferenciam este de outros livros de zumbis que existem por aí. Sem contar que o cenário que se passa a história é totalmente brasileiro, o que dá um brilho a mais à história.
⠀⠀
Confesso que o final não foi como eu esperava e isso me decepcionou um pouco, pois ficou em aberto mas sei que virá mais dessa história e eu pretendo acompanhar o desenrolar dessa trama que muito me intrigou.
⠀⠀
Mas a escrita do autor e todos esses pontos positivos que ressaltei fizeram com que a minha experiência com o livro no final tenha sido boa. Se você gosta de narrativas com zumbis, muito sangue e muita ação, "Febre Vermelha" é uma ótima pedida e pra você eu super recomendo o livro.
#FebreVermelha #FrancisGraciotto #MaquinaDeEscrever

site: https://www.instagram.com/p/B4LTWACjGHH/

Scariot 14/03/2019

Tente sobreviver (se conseguir)
Eu era muito viciado em zumbis quando adolescente, tanto em jogos quanto em filmes, mas, infelizmente o tema havia saturado, muito filme ruim me fez parar de ir atrás do tema (aguentei só a primeira temporada de Walking Dead, me desculpem os fãs, mas é muito ruim hahaha). O filme Train To Busan me fez voltar a gostar do tema, ir atrás dos clássicos e claro, de livros, pois nunca havia lido nada do tema. Febre Vermelha do Francis é um ótimo livro. O gore está numa boa medida, a ação também, com cenas de tirar o fôlego. O livro é muito bem escrito, vai direto ao ponto, sem enrolações e passagens desnecessárias.
Começa dando um feedback de cada personagem, o que achei legal, faz com que o leitor crie empatia com eles (Jorge foi o meu preferido disparado). Falando em personagens, são todos ótimos, cada um com sua peculiaridade.
Você torce por eles, desde a saída do litoral santista, onde começou toda a merda, até chegarem em um hospital na capital.
Não contarei muito do livro, quero que vocês leiam e desfrutem desta bela aventura. Só digo que achei ótimo o livro.