Rita Lee

Rita Lee Rita Lee

Resenhas - Rita Lee - Uma Autobiografia

Bookster Pedro Pacifico 25/08/2023

Uma autobiografia, de Rita Lee
A experiência com a autobiografia de Rita Lee foi diferente: escutei no formato audiobook. E adorei! Acho que quando o assunto é audiobook, o que melhor funciona para mim são as biografias. Nesse caso, parecia que Rita Lee estava ao meu lado, contando suas histórias (ainda que a narração não fosse sua).

Ao terminar a leitura (apesar de ter escutado, vou manter a terminologia rotineira aqui), a sensação que fiquei sobre a vida da rainha do rock é coragem. Rita Lee foi corajosa em diferentes momentos da sua vida, não deixando que a opinião dos outros ou a moral da época em que cresceu atrapalhassem seus planos, e na própria escrita de sua autobiografia, ao contar suas histórias sem puder algum.

A artista - e também autora - percorre a sua história a partir de capítulos bem curtos, como se contasse pequenos acontecimentos enquanto fossem saindo do baú de suas memórias. Sua vida foi realmente digna de livro. Tanto isso é verdade que já temos duas autobiografias. E para quem é fã e conhece as suas músicas, a experiência fica ainda mais interessante, já que Rita Lee vai contando como muitas de suas letras foram criadas.

Apesar de esse estilo de capítulos curtos não ser dos meus favoritos, me diverti e me surpreendi muito. Muitas das histórias narradas são inimagináveis. Há muito dos bastidores da carreira de Rita, sua relação com as drogas, seu amor pelos animais, sua resistência política, o afeto que unia os membros de sua família, suas paixões.

Nota 9/10

Para mais resenha, siga o @book.ster no instagram.

site: https://www.instagram.com/p/Cv-5XkTsK0v/
Sheila 27/08/2023minha estante
Onde a gente acha em audiobook?

Mark 13/09/2023minha estante
Estou com vontade de ler

Izabela154 21/10/2023minha estante
também estou ouvindo o audiobook e estou achando a experiência muito legal! a narração é muito bem feita pela Mel Lisboa, e que vida extraordinária a Rita viveu,sou mto fã dela.

amanda.gravena 22/01/2024minha estante
Onde escuto?

Marina516 27/04/2024minha estante
Eu amo audiobook! Apesar de ser muito criticada pelos leitores vorazes que não consideram ouvir uma ?leitura eficaz?, continua sendo a forma mais empolgante para mim. Legal ler uma resenha de alguém que também escuta. Haha

Emanuelle 18/05/2024minha estante
Eu tive a mesma sensação durante a leitura. Parecia que ela estava me contando suas peripécias. Eu era capaz de escutar o sarcasmos em sua voz quando terminava algum relato com ?fofo.?

jessy :)) 04/01/2024

Autêntico, Verdadeiro, Forte e... Genial!
Basicamente e principalmente, é isso (tudo) que este livro é: cortante e livre de patrulhamentos e amarras morais. Com uma escrita cômica em algumas partes sobre fatos da sua vida que não são tão conhecidos pelo público em geral.

Vale a pena conferir!

P.S. Também super recomendo ouvir o audiobook, a narração da Mel e do Guilherme é algo de outro mundo? Simplesmente maravilhosa.
AndrAa58 13/01/2024minha estante
Me convenceu! Vou ler ?

jessy :)) 13/01/2024minha estante
Espero que você tenha uma ótima experiência, Andréa! ???

Anja rebelde 03/03/2024minha estante
Vou ouvi esse livro já tava minha lista em outro app

jessy :)) 24/03/2024minha estante
Você vai adorar a narração da Mel e do Guilherme, Carolaine? ????

Anja rebelde 24/03/2024minha estante
Muito obrigada

Vitor Silos @vitus_livrus 11/01/2017

A real Rita Lee
Rita Lee, como sempre, não passa a mão na cabeça de ninguém, pelo contrário, a faca estava bem afiada e muitas cabeças rolaram. Rita Lee é e sempre foi um ícone da música e bem conhecida por nunca abaixar a cabeça à ninguém, nesse livro ela fala sobre sua vida, sem muita ordem cronológica, seus amores, perdas, fracassos e sucessos (e sucesso foi o que mais teve).
Sou um grande fã desde muito novo e fico muito feliz de ter vista alguns shows dela, inclusive o fatídico no Circo Voador onde ela falou sobre a aposentadoria.
É um livro de artista para fã, não somente dela, e sim de boa música, fofocas de bastidores, e Rita sendo Rita. Sou cada vez mais e mais fã.
João 13/01/2017minha estante
EU ACABEI DE LER ESSE LIVRO PUTA MERDA QUE MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Vitor Silos @vitus_livrus 13/01/2017minha estante
Hahahah eu entendo sua animação!! É muito bom ne?! Rita é rainha de tudo!

Dani.Ponto 20/01/2017minha estante
O melhor de tudo é redescobrir suas músicas incríveis! Já tem quase um mês que li é não ouço outra coisa desde então.

Vitor Silos @vitus_livrus 20/01/2017minha estante
Eu também! Hahahah meu spotify só da Rita Lee

Leonardo1121 11/06/2023

Sobre Rita Lee
Uma rainha em tudo que se propôs, uma escrita inteligenge, irada e perspicaz, que mostra um pensamento muito a frente de seu tempo e principalmente, uma genialidade por muitos incompreensível.
Rita Lee foi, é e sempre será a maior e mais ousada cantora de rock nacional!
FATOSSSS

AMEI A RESENHA

????

lascasasj 14/05/2024

Divagando...
Pra começar: que deleite de álbum, acertei em cheio comprando o box! são fotos que fazem uma ponte com um passado real, de quem viveu muito a vida e foi imensidão pra quem o acompanhou e ainda acompanha

ritinha, não ouvi todos os seus discos, lp's, músicas, repertórios, nem li todas as letras. tem verso que ainda me foge, mas você é inescapável: compositora, musicista, cantora, artista, big mamma, contra-corrente e trendsetter, um fenômeno intergaláctico humano mutantesco. ler sua autobiografia foi quase como um tête-à-tête contigo!! cada página, um sincerão beirando ao sincericídio, e deu pra rir, se encantar/assustar e chorar horrores em todas

adendo gol de placa: vc fez MUITA gente feliz, gratidão rita leer
liabanz 14/05/2024minha estante
ai como ela faz falta ?

lascasasj 14/05/2024minha estante
@liabanz o peito até dói..... uma MÃE

xzsatur.no 17/05/2024minha estante
Nossa eterna Ritinha!! ???

Ligia.Rocha 07/01/2017

Rita Lee Jones, a história!
Ser fã da querida Rita Lee é algo que construiu minha infância e sempre foi considerado diferente, uma vez que ela não é exatamente da minha "geração". Na minha definição de fã, nunca acompanhei a vida particular dos artistas, apenas os trabalhos musicais e demais. Por isso, ao receber de presente “Rita Lee - Uma autobiografia” fiz a leitura totalmente às cegas, por assim dizer.
O livro foi devorado em poucas horas de leitura banhada a risadas, suspiros e algumas poucas lágrimas. A história de vida e trabalho da “Ritinha” é contada destacando momentos que ela decide enaltecer, não segue uma cronologia totalmente linear e não apresenta com detalhes as datas específicas de cada evento. É uma estratégia ousada para uma biografia e ousadia é a cara dela, não?! Este efeito levemente anacrônico traz um charme maravilhoso à leitura, engrandecendo o enredo.
Fiquei particularmente encantada com os detalhes e carinho com que a família e amigos são apresentados, os momentos, os animais de estimação, os amores. O tom sarcástico e de sarro que senhorita Lee conta seus percalços e dificuldades torna tudo um pouco mais leve e engraçado, mesmo que o clima não estivesse dos melhores para ela, ao ponto de eu rir (gargalhar) sobre o causo de quando Rita caiu da sacada.
Sem muito mais detalhes, a leitura que começou às cegas mostrou-se iluminada! Recomendada para fãs e para os não fãs que querem curtir uma leitura gostosa e divertida.
Eduardo 09/02/2017minha estante
Quero ler esse livro. Cacete! você escreve muito bem.

Ligia.Rocha 27/04/2017minha estante
Eu te empresto. Lembre-me de ter levar qualquer dia.
E, obrigada. =D

Paty 25/05/2021minha estante
Oiê, na verdade tu já é minha amiga por aqui hahahha.

Carol 31/05/2023

?Rita Roll?
Estou encantada com a biografia da nossa "Ovelha negra". Não tem explicação! Ritinha é um ícone inigualável da nossa cultura, é uma pena ter partido. Ainda bem que ficou sua história e seus arquivos e este livro maravilhoso nos presenteia com riqueza de detalhes, no estilo Rita lee, de forma icônica e Hilária sua vida; sua trajetória.
Recomendo muito esse livro com certeza vai estar no meu top 10 do ano.
Fabio 31/05/2023minha estante
Concordo com tudo que disse Carol! ???
Toda vez que vejo algo sobre a Rita, me vem a cabeça: "... quem é ele ...esse tal de roque em rou?"

Carol 31/05/2023minha estante
Oii Fabio
Hahahh essa frase define bem a Rita

Fabio 31/05/2023minha estante
Concordo... Define mesmo kkkkk

João 13/01/2017

QUE LIVRO. QUE MULHER. SOS.
Quando mais novo, me lembro que se aproximava do aniversário da minha mãe, e estávamos todos reunidos na sala em volta da TV, quando vemos uma chamada de um CD com as mais famosas músicas de uma cantora que minha mãe dizia que adorava, logo, como eu devia ter meus dez anos de idade e quase nada de dinheiro, fui até uma loja de discos com meu pai e compramos para ela o CD "Rita Lee: Perfil", e o resultado foi o seguinte: onde quer que a gente fosse, ela tinha que colocar o CD no carro para tocar,e hoje em dia, eu com meu carro, o CD é um must have. Antes mesmo de começar a dirigir, coloco "Bwana" e só depois giro a chave. Rita Lee me embalou na infância, e ela acaba de lançar uma autobiografia que fez eu me apaixonar por essa mulher mais ainda.

Rita, filha de um americano e uma italiana, é a mais nova das filhas e viviam num casarão dos anos 20, na rua Joaquim Távora, 670, na Vila Mariana, que a própria Rita chama de harém, afinal, um único homem rodeado de mulheres. Fala de sua infância como se tivesse vivido tudo ontem mesmo, com uma clareza nos fatos que faz com que a gente se sinta como se estivessemos sentados com a própria, num café, trocando uma ideia, super de boa.

Um dos fatos relatados em sua autobiografia que mais gosto é quando somos apresentado à Debora, a pata que Virgínia, irmã da Rita, ganha de Chesa, mãe das duas:

"Manhã, tão bonita manhã... e eis que Chesa compra na feira uma patinha amarelinha e dá de presente à Virgínia, que a batiza de Debora, coisinha mais fofa da casa, paparicada por todos enquanto crescia a olhos vistos. Durou um ano. Num domingo de Páscoa, as mulheres voltaram da missa e... Cadê Debora? "Ó céus, os gatos atacaram!" Antes tivessem. Lá estava o hárem reunido na mesa do almoço, todos os anos preparado por meu pai, quando entra o Charles, triunfante, carregando Debora depenada e tostadinha numa forma cercada de batatas, maçãs e farofa. Gritaria e debandada geral, o carrasco comeu sozinho sua vítima. Esta é da série "como fazer da Páscoa um enterro histérico e o pacto de nunca comer pato até o fim da eternidade"." - Trauma, pg 11.

Rita nos conta toda a trajetória desde a infância, passando pelos Mutantes, Tutti-Frutti, até chegar na carreira solo, com sucessos atrás de sucessos, como os mais famosos "Ovelha Negra", "Lança-Perfume", "Amor e Sexo", até "Reza", o mais atual, lançado em 2013.

E indo muito além da música, conhecemos um outro lado da cantora, nunca visto anteriormente, como os relatos inéditos da época em que fora presa, das amizades que fizera ao longo da vida, principalmente com Elis, e de Roberto, sua grande paixão, pai de seus três filhos: Roberto Lee (ariano), João Lee (canceriano) e Antonio Lee (leonino).

"Alguma coisa acontecia no meu coração, corpo e alma, fazendo com que me sentisse a mais santa das criaturas e la mais caliente de las mujeres. De bandeira sex, drugs and rock n'roll, sobrou apenas sex and rock n'roll. Entrei numa fase inédita na vida e disse bem alto para quem quisesse ouvir: "Afasta de mim esse cálice." Não precisava de nenhum extra para me sentir viva e confortável dentro do corpo, eu me sentia plena." - Rita sobre Roberto, Namorandinho, pg 146.

Rita, a grande defensora dos animais e sempre anos adiantada à sua época, nos presenteia com essa grande obra, e sem papas na língua. Fala o que tem que falar, e encerra de forma linda e emocionante sua obra, composta de fotografias de seu acervo pessoal e no final, lista todos os álbuns lançados e as músicas de cada um. Um livro, com certeza, que todo fã deve ler, e todos que não a conhecem, mas tem uma imagem equivocada da cantora, devem ler também. Rita é mãe, avó, mulher, e nos encanta até hoje com sua arte e talento.

"Quando eu morrer, posso imaginar as palavras de carinho de quem me detesta. Algumas rádios tocarão minhas músicas sem cobrar jabá, colegas dirão que farei falta no mundo da música, quem sabe até deem meu nome para uma rua sem saída. Os fãs, esses sinceros, empunharão capas dos meus discos e entoarão "Ovelha Negra", as TVs já devem ter na manga um resumo da minha trajetória para exibir no telejornal do dia e uma notinha no obituário de algumas revistas há de sair. Nas redes virtuais, alguns dirão: "Ué, pensei que a veia já tivesse morrido, kkk". Nenhum político se atreverá a comparecer ao meu velório, uma vez que nunca compareci ao palanque de nenhum deles e me levantaria do caixão para vaiá-los. Enquanto isso, estarei eu de alma presente no céu tocando minha autoharp e cantando para Deus: "Thank you Lord, finally sedated"." Profecia - pg 266.

O livro foi lançado pela editora Globo Livros, e já está disponível para comprar nas melhores livrarias e também pela internet.

"Numa autobiografia que se preze, contar o coté podrêra de próprio punho é coisa de quem, como eu, não se importa de perder o que resta de sua pouca reputação. Se eu quisesse babação de ovo, bastava contratar um ghost-writer para escrever uma autorizada".

Rita Lee, eu te amo! (sei que não irá ler essa resenha, mas se um dia por algum milagre ela chegue aos seus olhos, gostaria que ficasse sabendo disso).

site: https://prazerjoao.wordpress.com
Manuella_3 14/01/2017minha estante
João, faço coro com vc: Rita Lee, eu te amo!

Acabei de ler, fiquei dias vendo vídeos enquanto ela me contava a história por trás das músicas, shows, discos... Amei tudinho.
Bela resenha, Joao!

Ivana 06/05/2017minha estante
Leitura gostosa, no final do livro tive a impressão que era amiga íntima da Rita.
O bom humor até nos dramas relatados permitem que a leitura seja leve , divertida como a autora.
É daqueles livros que quando chegam ao fim vc fica com pena por estar acabando.
Gostei muito e está na minha lista futura para reler?

Tatiana.Mari 09/02/2020minha estante
Que resenha mais linda ??

willianrassis 13/02/2023

Depois de exatamente uma semana após começar a leitura dessa biografia, eu a terminei. a vontade de saber mais sobre a rita lee veio a partir de um vídeo da bel rodrigues, no qual ela listava os melhores livros que ela havia lido no ano passado. para mim, ela era sinônimo de peruca ruiva e muita ousadia. talvez este último esteja mais condizente com o que li nas quase 300 páginas da autobiografia.

um dos pontos que mais me chamaram a atenção foi o uso criativo de neologismos, que sempre acrescentavam uma profundidade a mais na narrativa. apesar disso, senti que tal detalhe resultou em uma leitura mais lenta e, muitas vezes, sonolenta. caso lesse um romance de mesmo tamanho, terminaria em menos da metade do tempo que passei com este.

pode parecer um pecado o que falarei agora, mas comecei a ouvir mais músicas dela, motivado pela sua peculiar descrição das músicas, ao longo do livro. acabei descobrindo algumas divinas!

por último, mas não menos importante, ler a autobiografia da rita me fez adquirir um novo sentimento por ela: total admiração. é difícil, em um mundo de aparências, ser tão sincero, principalmente quando você é uma pessoa que inspira e influencia outras. eu conheci um ser humano, com suas dádivas e quedas, poderosa e frágil, divina e humana. o brasil tem muita sorte em ter uma cidadã como rita lee.
Nanda375 15/02/2023minha estante
QUE LINDO

Nanda375 15/02/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler

willianrassis 15/02/2023minha estante
@Nanda375 para amg, fico emocionado

Lili 30/08/2018

Rita Lee - Uma Autobiografia
Que livrinho maravilhoso, gente!

Rita Lee descreve sua vida de uma maneira muito gostosa de se ler. Mesmo não gostando de algumas atitudes dela, a maneira de ela se expressar só me fez admirá-la. É a postura de quem ~deu a cara para bater~, pagou pra ver, viveu realmente a vida. Ela fala de tudo com muita sinceridade, uma grande dose de autocrítica e com muito bom humor. Bem, exceto nos trechos em que destilou um veneninho contra azinimiga, já que ninguém é de ferro, néam? A gente te entende, Rita. Se a gente manda indireta no feicebúqui, imagina na própria biografia!

Eu nem sou tão fã de Rita. Apesar de gostar de muitas músicas, outras não vejo graça, e muitas nem conheço. Mas realmente vale a pena conhecer um pouco mais dessa figura importantíssima no cenário musical nacional - bem mais importante do que eu imaginava.

Fica para mim, entre diversas passagens marcantes e outras engraçadíssimas, uma frase que eu adorei: 'Envelhecer com bom humor e uma boa dose de sarcasmo não é para maricas.' Tentemos, então. =)

Recomendo muito!
Juliana 23/09/2018minha estante
Lili você poderia me ajudar em relação a classificação etária? Meu sobrinho quer ler, ele tem 15 anos mas não sei se seria apropriado.
Desde já obrigada.

Lili 10/01/2019minha estante
Juliana, desculpe a demora pra responder... Você nem deve querer saber mais, mas vou deixar pro caso de alguém querer saber a resposta. Não acho que tenha nada muito inadequado pra essa idade não. Se ele gosta da Rita, acho bem tranquilo!
Beijo.

The Witch 19/09/2020

Suspeita pra falar... amei
Amo Rita Lee. Amo ler biografias. Então foi o match perfeito. Que história, que pessoa, que artista! Amei! Leitura rápida e recomendada.
Fernanda Taniz 19/09/2020minha estante
Eu fiquei triste quando acabei, biografias trazem essa sensação de proximidade né? A Rita é maravilhosa, favoritei esse

The Witch 19/09/2020minha estante
A Rita é incrível, queria ela em algum rolê com a gente! Parece que ela é do rolê depois de lermos, concordo completamente.

I.Moon_ 18/07/2023

Quem é Daisy Jones perto da nossa diva do rock brasileiro?!
Eu não conhecia a Rita Lee, nunca tinha nem ouvido falar, mas fui ler por recomendação da Liv, onde ela disse que a Rita seria a nossa Daisy Jones brasileira, mesmo eu não gostando desse livro da Taylor.
E meu deus... conhecer Rita Lee pelo livro foi incrível, parece que eu vivi a era dela, eu simpatizei demais com ela e a sua vida, essa mulher tem muito o meu respeito!
No começo foi um pouco dificil eu me apegar a escrita, porque esse é um ponto que eu não gostei muito (a escrita), mas depois a leitura só fluiu de uma forma tao fácil que eu devorei o livro (li ele em 6 dias, isso que eu estava cansada e de ressaca, só conseguia ler essa biografia)
Outro ponto que eu não gostei tanto foi a ordem cronológica dos fatos não estarem 100% certinhas, as vezes ela voltava e falava de coisas que aconteceram antes ou muuito depois, mas são coisas relevantes porque dá para entender certinho se manter a atenção.
Mas enfim, só lendo o livro pra saber a perfeição que é e se apaixonar pela Rita Lee. Recomendo muito!!
Sthefany148 18/07/2023minha estante
Aonde tu tava q não conhecia a ritinha?! Que bom q c apaixonou pela rainha

Sthefany148 18/07/2023minha estante
E aaaaaa uma recomendação da liv! Tbm adoro ela

Dayse Lima 05/01/2017

Refresco de verão...
Penso que uma boa biografia - e mesmo uma autobiografia - não é feita apenas de fatos reveladores e episódios interessantes. E isso, é verdade, não falta ao livro escrito por Rita. O que falta para mim é uma certa destreza que cimenta o ofício do escritor. Falo da habilidade de costurar sentimentos, fatos, sensações e também pessoas, datas, lembranças, que faz com que tudo seja amalgamado num corpo só. O recurso que Rita usa para, quem sabe, contornar suas dificuldades é dividir sua vida (ou melhor, suas memórias sobre a vida que viveu) em pequenos fragmentos, com histórias que se seguem, desprezando uma cronologia muitas vezes essencial para o entendimento da sua produção musical, das suas escolhas pessoais ou profissionais e das suas posições na vida. Enfim, parece, como alguns disseram - sem ver nisso um problema ou defeito -, uma longa e interessante entrevista, em que muito pouco da vida se problematiza. Talvez fosse essa mesmo a proposta de Rita: fazer das suas memórias um longo e interessante depoimento a ser saboreado como um refresco de verão, e nada mais.
Dani.Ponto 20/01/2017minha estante
Concordo inteiramente com você. Quando me perguntam sobre o livro, digo que tenho minhas dúvidas quanto à qualidade literária, mas achei uma delícia descobrir/redescobrir esse ícone, sua vida e sua obra.
Não costumo gostar de autobiografias, prefiro as "não autorizadas", mas essa é especialmente leve e interessante.

Marcos 12/03/2018minha estante
Concordei com sua opinião, acho que é, enfim, um livro mal escrito!

camilavitoria_ 31/12/2020

como que pode eu não lembro nada do que vivi ano passado e ela da cada detalhe ate da infancia !! pessoa unica exepcional só nasce uma a cada um milhão de anos !! viva rita !! to encantada !! ai adeus 2020 !! tambem quero viver!!
tabi 31/12/2020minha estante
eu amo suas resenhas

Luana 03/01/2021minha estante
mais uma vez uma resenha impecável ????

Vivi 18/01/2023

Rita Lee Jones
A escrita é muito divertida e retrata exatamente personalidade da cantora
lendo a biografia percebi que a Rita é exatamente do jeito que eu pensava, amo essa mulher e saber de todas as suas maluquices me faz amar ainda mais
a leitura pode ficar um pouco cansativa porque não é dividida em capítulos mas tirando isso é muito bom

off: Comprei o livro sem saber que tinha fotos fiquei apaixonada
off 2: Chocada que ela tinha uma jaguatirica
Mateuzinhz 18/01/2023minha estante
Oi pode curtir minha última postagem pfvr

laree 18/01/2023minha estante
sou doida pra ler esse