COT Charlie. Oscar. Tango

COT Charlie. Oscar. Tango Eduardo Betini

Resenhas - COT- Charlie, Oscar, Tango

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 23/09/2020

Realidade de quem busca essa vida.
Lembro que li esse livro em uma tarde.

Para quem gosta da adrenalina da vida de policial de elite é um prato cheio de motivação para estudar e trabalhar para chegar a fazer parte dessa turma.

A narrativa das missões são empolgantes e imersivas. A história do treinamento e do dia a dia de um policial de elite é impressionante.

Faz muito tempo, acho que fiquei sabendo dele em uma entrevista dos autores no Jô Soares (sim, to velho)

Mas vale a pena sim. Eu gostei demais desse livro apesar de ser um medroso. kkkk

Marcio 27/10/2010

Livro interessantíssimo. Começa com uma apresentação um tanto institucional do Comando de Operações Táticas, mostrando suas atribuições, histórico, estrutura, etc. Aborda um pouco o treinamento, com ênfase no preparo da rusticidade, que é a base de qualquer curso de Operações Especiais. Quem já assistiu Tropa de Elite I não vai notar novidades nesse quesito de treinamento.

Quem quiser se ater à parte mais instigante do livro pode pular direto para a página 127, quando começa a descrição das operações reais. Ai se percebe diferença entre o COT e demais forças especiais, como o BOPE e congêneres. Apesar de terem traços em comum e às vezes fazerem operações conjuntas nas favelas, o COT não é um grupo preparado para a Guerra, como o BOPE. Tem mais semelhanças com policiais de elite que se vê nos EUA e Europa.

O COT pode atuar em qualquer local do país. É acionado sempre que se tenha em vista alguma operação com alto grau de periculosidade. Isso implica que os policiais estejam sempre viajando, comprometendo sua vida social. É uma rotina foda de viagens e mais viagens, mas também não precisava ficar lembrando isso a cada operação descrita. Quem resolve entrar lá sabe o que o espera, correto? Minha única crítica ao livro.

Gostei das descrições das operações, os armamentos utilizados, as expressões utilizadas. Como eles atuam em lugares às vezes longínquos, eles precisam transportar todo o equipamento sem contar com infra-estrutura de apoio, tendo que improvisar nas cidades escolhidas, alugando carros, caminhões, usando pequenos hotéis como ponto de planejamento, entre outras coisas, e sempre de modo o mais discreto possível.

Santa.BArbara 12/04/2016minha estante
Como faço para ler online? É a primeira vez que entro aqui no skoob.

Fernanda 16/07/2020

Resenha: COT
Segurança pública, bastidores da Polícia Federal, mais especificamente do COT - Comando de Operações Táticas, é sobre isso que este livro trata e quem gosta do assunto vai adorar.

O livro na sua fase inicial trata do histórico, das atribuições, das áreas de atuação do COT assim como faz uma breve descrição de algumas missões realizadas citando nome, ano de realização de cada uma delas e em quais estados. Quem tem interesse em fazer parte do grupo vai estar ciente sobre o ingresso e como é estruturado. Para mim foi uma parte bem completa e e esclarecedora da leitura.

O livro é escrito por 2 integrantes do COT, e até por esse motivo, eles contam a vivência deles antes, durante as fases de ingresso e durante os anos de atuação. São relatadas diversas operações vividas por ambos, cada operação em um capítulo distinto.

Na parte final, o apêndice chamado: A sociedade e a violência, é estruturado em sub-títulos tais como: como evitar furtos e roubos em residências, na rua, cuidados com crianças e em caixas eletrônicos. Há diversos outros sub-títulos e em cada um deles há orientações bem sucintas e diretas para que nós, leitores, possamos colocar em prática aumentando dessa forma a nossa própria segurança.

O livro mostra a realidade de policiais federais que em muitas ocasiões nos é distorcida, às vezes por comentários do "primo da amiga da tia do fulano" que diz trabalhar lá dentro e também pelas informações passadas através da mídia. Ter a noção que existem pessoas anônimas, altamente treinadas nos protegendo provoca uma reflexão dos nossos próprios comentários feitos em rodas de amigos em que reclamamos da falta de segurança no nosso país.

É claro que não moramos em um lugar perfeito, há pessoas sem caráter em todas as esferas de atuação, mas aqui temos um relato de como é o dia a dia desses homens e mulheres que precisam, em muitos momentos, abrir mão do convívio com a própria família para proteger o povo brasileiro. São homens e mulheres que escolhem uma profissão arriscada sim, que exige disciplina, atenção máxima, responsabilidade para que, no momento em que cada um deles faz seu trabalho individual da melhor maneira possível, isso impacte no sucesso do coletivo, no sucesso de toda a missão em que estarão atuando naquele momento.

Eu particularmente já tinha um respeito imenso e admiração por esta área de atuação, ao finalizar a leitura, isso só aumentou. Recomendo a todos lerem e se permitirem conhecer um pouco do dia a dia desses anônimos que nos protegem todos os dias.

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2020/07/resenha-cot-por-dentro-do-grupo-de.html

Leonardo.Barbosa 19/09/2020

Gostei demais do livro, especialmente a partir da metade quando começa a narrativa das missões!

Rafael 02/10/2020

Mostrando um pouco da realidade policial
Livro interessante, inicia falando um pouco a respeito do COT, do curso e posteriormente conta a respeito das missões. Ótimo livro seja para quem é policial ou não, pois mostra não somente o dia a dia de um policial, vai além, e conta um pouco do mundo das operações especiais no Brasil

Leonardo 18/11/2012

Muito bom!
Livro muito interessante para todos os interesses, pois além de os autores narrarem umas de suas maiores missões eles explicam de forma básica como é a vida de um policial federal e da sua tropa de elite.

Juliana 16/11/2014

Aos meus heróis!!
Heróis. Muitos de nós adoramos ler livros com eles. Adoramos ver eles salvando tudo. Só que muito melhor que heróis de livros fictícios, ás vezes, até perfeitos e confiantes demais, são os heróis da vida real. Heróis que podem errar a qualquer momento, pois são humanos, mas que se dedicam, e acredite, eles se dedicam para salvar você. Os heróis que tu já pode ter passado na rua e nem percebido, ou sequer nem cumprimentado, pois aparentava ser só mais um bêbado cambaleando pela rua quando na verdade tentava concluir uma missão perigosa. Heróis reais que podem já ter salvado a sua vida de modo direto ou indireto sem você nunca ter percebido.

Meu Deus, esse livro é fantástico. Ele mostra os verdadeiros heróis e durante essa resenha usarei esse termo porque é nada menos do que eles, políciais (federais, militares, civis), merecem. Certo, vou tentar poupar elogios e me concentrar no livro em si.
Charlie. Oscar. Tango. fala sobre o Comando de Operações Táticas da Polícia Federal, o COT, e foi escrito pelos dois heróis Eduardo Maia Betini e Fabiano Tomazi. Podemos dividir o livro em duas partes e as duas divisões estão sendo criadas por mim, devo ressaltar. A primeira parte do livro, até o capitulo 11, fala sobre todo o treinamento que precisa para ser um polícial federal e principalmente, um cotiano. O que não é nada fácil, eu quero ver você correr 3 km em 15 minutos, correr 100 metros em 15 segundos, executar 50 abdominais tipo remador em 80 segundos entre outras várias coisas.Ah, e isso para você ENTRAR no Curso.

"Inicia-se então o Curso de Operações Táticas e você quase que instantaneamente se arrepende de estar nele. O conselho que damos a quem deseja fazer um curso de operações especiais é simples: "pense bem". Pense muito, certamente, você vai desistir. Se não der certo, converse com alguém que fez um, perceba nele um olhar perdido enquanto ele conta alguns momentos de angústia que, com certeza, viveu. Depois veja como aparece um leve sorriso irônico em seu rosto. É ele rindo dele mesmo. Se mesmo assim você quiser continuar, vá a um psiquiatria, você precisa de ajuda. Se ainda assim você não desistir, vá e vença! Entregue sua carcaça! Seja um OE."

Já na segunda parte, temos histórias de missões. Os heróis em ação. São 10 missões nas quais vemos o esforço deles em realizar o trabalho, seja por bravura ou simplesmente pela adrenalina correndo em suas veias. Vemos que ás vezes, por mais que eles se esforcem, as missões não saem como o planejado. Afinal, eles não são os heróis perfeitinhos dos livros de ficções, eles tem toda uma humanidade com falhas que os deixam acima de tudo isso. O livro também mostra o empenho em que eles tem de prender qualquer um que saia da linha desde traficantes até políticos e principalmente polícias federais corruptos. Eles, além de tudo, fazem criticas que vão desde ás leis que acabam protegendo muito mais o bandido que a população até o modo como a sociedade muitas vezes tenta condenar eles sem ver tudo o que há por trás. Muitas vezes podemos ser extremamente hipócritas. Como diz no livro, é fácil sair protestando contra a violência e continuar fumando o seu baseado. Como se não soubessem de onde ele vem.

"Se o leitor me permite, vou usar esse parágrafo para fazer uma critica, ou um desabafo, acerca de situações que ocorrem em nosso país. A situação dos políciais estaduais é, em algumas regiões, alarmante. Seus salários são baixíssimos e as condições de trabalho, piores ainda. Viaturas quebradas ou caindo aos pedaços colocam em perigo a vida desses homens e mulheres o tempo todo. Parece que a sociedade desconta neles a raiva que têm do período da repressão militar, quando a polícia foi usada para ações realmente antidemocráticas e, em alguns casos, cruéis e desumanas. Isso acabou faz muito tempo, mas a nação teima em continuar a retaliação. Interessante, á época do golpe militar eu nem tinha nascido, nasci dez anos depois. O que sei dessa história é o que me contaram, ou li, ou ouvi de alguém. E constantemente sou tachado como uma marionete na mão de um estado totalitário, usado como instrumento de manutenção do status quo de uma elite opressora e perversa. Puro pré-conceito. Essa mesma sociedade que tacha o polícial de corrupto torturador trata seus professores com descaso. Desconhece o sofrimento e a luta diária de seus agricultores para produzir diuturnamente o alimento que consomem [...] é fácil ficar falando, é cômodo viver uma vida inteira em um banco de torcedor. Eu escolhi entrar na quadra e jogar. Ficar de fora olhando, aplaudindo ou vaiando não vai mudar nada."

Enfim... Não pense que será uma leitura tediosa. Comprometida sim, tediosa não. Na verdade, foram vários os momentos em que ri porque tem umas situações tão fora de sério que chegam a ser engraçadas. Óbvio que quando o seu sonho é ser polícial federal e principalmente participar de um grupo de OE (como no meu caso) isso torna tudo mais excitante. Porém eu ainda acho que esse livro tem tanta coisa fascinante e é tão bem escrito que é impossível não se prender e acima de tudo proporciona uma visão da nossa policia que te faz um cidadão muito mais consciente, seja na hora de criticar ou agir.

- Hotel.Whiskey.

site: http://www.dragonsmysteryandsuicide.com/#!charlie-oscar-tango/czoc
Euller 03/06/2016minha estante
quero muito ler esse livro...

Junior646 16/02/2024

Excelente livro, em especial para aqueles que trabalham com segurança pública. Mostra bem a rotina dos cotianos e operações que enfrentam em todo o Brasil. Expõe, outrossim, o preparo desss policiais para qualquer tipo de missão, fazendo valer a seguinte destaque: "a qualquer hora, em qualquer lugar, para qualquer missão".
Stephany261 16/02/2024minha estante
ui ui ui! parabéns, meu amor!! excelente leitura ??

dido4 12/10/2022

A 'Tropa de Elite' da Polícia Federal
Imagino que quem se propõe a ler um livro como esse, já saiba da existência dos grupos de Operações Especiais das polícias brasileiras (a exemplo do BOPE, que é o mais famoso entre eles). Mas ao ler Charlie Oscar Tango (ou COT), o leitor se depara com uma realidade completamente inesperada. O início do livro é bem técnico e descritivo, os autores (dois membros desse grupo), começam detalhando o Comando de Operações Táticas de forma bem específica, citando armamentos usados, detalhes da sua sede, história de sua criação etc. Após essas informações, que eu chamaria de "uma grande introdução", passamos pelos relatos do curso de treinamento e de preparação para ser membro do COT, que é bastante interessante, e infelizmente acaba sendo pouco detalhado (talvez por querer). Contudo, nada nesse livro se compara com o momento em que finalmente chegamos nas missões. Os capítulos referentes a elas são com certeza os mais interessantes. Nesses capítulos nós temos um pequeno vislumbre do que é vivido dentro do COT por Betini e Tomazi. Vemos também como é importante a existência de tais grupos e como de fato agem. Porém, mais importante que isso, é possível ver a capacidade desses policiais e pelo que estão dispostos a passar pelo bem da "missão cumprida". Mostra a realidade de quem escolhe essa carreira. Se tem alguma coisa que eu reclamaria desse livro, é o fato de não ficar claro qual dos dois autores escreveu cada parte, confesso que pareceu para mim que o livro é narrado e escrito por uma pessoa só - se isso foi intencional ou não, já não sei - mas eu teria preferido conseguir distinguir cada um deles. Apesar disso, é com certeza um livro que eu recomendaria para quem tem interesse na área policial. Acho que qualquer um, após lê-lo, terá mais admiração e dará mais valor ao trabalho que esses profissionais fazem pela sociedade.
mari 12/10/2022minha estante
Muito bom ???

Danilo.Machado 24/07/2022

C.O.T
O livro fica bom da metade pra frente, onde começa a mostrar a realidade das missões.
É bom para quem quer conhecer um pouco da vida de um operador de operações especiais.

Gustavo Batista 08/08/2010

­
Muito boa leitura. Ótimo para quem quer ter noção sobre a vida de um policial de elite. Incrível como eles precisam abdicar de sua vida social. É viagem sobre viagem, trabalho sobre trabalho!
Dedicação, esta é a palavra que descreve o Cotiano.
Parabéns a todos os policiais que tentam de alguma forma tornar a vida em sociedade mais justa e segura.
Só senti falta de um capítulo sobre o treinamento no COEsp, o próprio autor deixa transparecer que foi algo que mudou sua vida.

Giovanni 02/06/2011

É um bom livro que descreve um pouco como funciona o Comando de Operações Táticas da Polícia Federal, através da visão de agentes da própria polícia federal.
Descreve o porquê eles ingressaram na carreira policial, a doutrina pregada neste grupo especial, tecnicas e treinamentos, bem como traz o relato de algumas famosas missões realizadas por este grupo.
Também traz dicas preventivas para evitar um delito, e dicas de como agir se estiver sendo vítima numa infração penal.
Leitura produtiva para quem deseja ingressar na Polícia Federal e neste grupo especial.

Fabro 31/05/2011

Planejamento!
Achei o livro bem interessante! Ele mostra o cotidiano das forças especiais. Bom pra quem tem curiosidade a respeito, interessem em participar, e também pra quem quer ver na prática como um bom PLANEJAMENTO e trabalho em equipe pode potencializar a eficiência.

João Farias 28/05/2024

Uma imersão no universo das operações especiais.
Betini sempre me inspirou muito como policial. E como escritor, não é diferente. No livro, o autor fala sobre a história do COT e narra, de forma sensacional, algumas operações nas quais ele operou.

A escrita de Betini te leva pra dentro das histórias. É quase como se você estivesse lá, vivenciando o passo a passo da operação de perto.

Vale a leitura para todo e qualquer policial ou entusiasta.

J.Waters 06/03/2018

Charlie Oscar tango
Leitura empolgante e bem fluída,mostra um pouco do cotidiano dos policiais da elite da PF.