COT Charlie. Oscar. Tango

COT Charlie. Oscar. Tango Eduardo Betini

Resenhas - COT- Charlie, Oscar, Tango

João Farias 28/05/2024

Uma imersão no universo das operações especiais.
Betini sempre me inspirou muito como policial. E como escritor, não é diferente. No livro, o autor fala sobre a história do COT e narra, de forma sensacional, algumas operações nas quais ele operou.

A escrita de Betini te leva pra dentro das histórias. É quase como se você estivesse lá, vivenciando o passo a passo da operação de perto.

Vale a leitura para todo e qualquer policial ou entusiasta.

Junior646 16/02/2024

Excelente livro, em especial para aqueles que trabalham com segurança pública. Mostra bem a rotina dos cotianos e operações que enfrentam em todo o Brasil. Expõe, outrossim, o preparo desss policiais para qualquer tipo de missão, fazendo valer a seguinte destaque: "a qualquer hora, em qualquer lugar, para qualquer missão".
Stephany261 16/02/2024minha estante
ui ui ui! parabéns, meu amor!! excelente leitura ??

gersonrochar 18/02/2023

Bom incentivo
Interessante não só para o público em geral, mas também para quem já pertence ao quadro policial. Sana muitas dúvidas de quem pretende futuramente fazer parte do COT, além de incentivar por meio dos relatos das missões, demonstrando a diversidade da natureza da função da polícia federal, ora de ação ora de espera.

Daniel 09/11/2022

Excelente livro.
O livro aborda em detalhes algumas das mais famosas operações do Comando de Operações Táticas, unidade de elite referência na área de segurança. Extremamente motivante!

dido4 12/10/2022

A 'Tropa de Elite' da Polícia Federal
Imagino que quem se propõe a ler um livro como esse, já saiba da existência dos grupos de Operações Especiais das polícias brasileiras (a exemplo do BOPE, que é o mais famoso entre eles). Mas ao ler Charlie Oscar Tango (ou COT), o leitor se depara com uma realidade completamente inesperada. O início do livro é bem técnico e descritivo, os autores (dois membros desse grupo), começam detalhando o Comando de Operações Táticas de forma bem específica, citando armamentos usados, detalhes da sua sede, história de sua criação etc. Após essas informações, que eu chamaria de "uma grande introdução", passamos pelos relatos do curso de treinamento e de preparação para ser membro do COT, que é bastante interessante, e infelizmente acaba sendo pouco detalhado (talvez por querer). Contudo, nada nesse livro se compara com o momento em que finalmente chegamos nas missões. Os capítulos referentes a elas são com certeza os mais interessantes. Nesses capítulos nós temos um pequeno vislumbre do que é vivido dentro do COT por Betini e Tomazi. Vemos também como é importante a existência de tais grupos e como de fato agem. Porém, mais importante que isso, é possível ver a capacidade desses policiais e pelo que estão dispostos a passar pelo bem da "missão cumprida". Mostra a realidade de quem escolhe essa carreira. Se tem alguma coisa que eu reclamaria desse livro, é o fato de não ficar claro qual dos dois autores escreveu cada parte, confesso que pareceu para mim que o livro é narrado e escrito por uma pessoa só - se isso foi intencional ou não, já não sei - mas eu teria preferido conseguir distinguir cada um deles. Apesar disso, é com certeza um livro que eu recomendaria para quem tem interesse na área policial. Acho que qualquer um, após lê-lo, terá mais admiração e dará mais valor ao trabalho que esses profissionais fazem pela sociedade.
mari 12/10/2022minha estante
Muito bom ???

Danilo.Machado 24/07/2022

C.O.T
O livro fica bom da metade pra frente, onde começa a mostrar a realidade das missões.
É bom para quem quer conhecer um pouco da vida de um operador de operações especiais.

Micáias 15/02/2021

Incrível
Sou viciado em livros de ação policial, e sempre quis saber como funcionava a tropa de elite da Polícia Federal, o COT. No livro os autores Eduardo Betini e outro que não me recordo o nome, explicam desde como se ingressa no grupo, a como foram algumas missões deles, de uma forma de fácil entendimento, é uma boa leitura recomendo a todos.

Rafael 02/10/2020

Mostrando um pouco da realidade policial
Livro interessante, inicia falando um pouco a respeito do COT, do curso e posteriormente conta a respeito das missões. Ótimo livro seja para quem é policial ou não, pois mostra não somente o dia a dia de um policial, vai além, e conta um pouco do mundo das operações especiais no Brasil

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 23/09/2020

Realidade de quem busca essa vida.
Lembro que li esse livro em uma tarde.

Para quem gosta da adrenalina da vida de policial de elite é um prato cheio de motivação para estudar e trabalhar para chegar a fazer parte dessa turma.

A narrativa das missões são empolgantes e imersivas. A história do treinamento e do dia a dia de um policial de elite é impressionante.

Faz muito tempo, acho que fiquei sabendo dele em uma entrevista dos autores no Jô Soares (sim, to velho)

Mas vale a pena sim. Eu gostei demais desse livro apesar de ser um medroso. kkkk

Leonardo.Barbosa 19/09/2020

Gostei demais do livro, especialmente a partir da metade quando começa a narrativa das missões!

vicareno 25/08/2020

Informativo e despretensioso
Trata-se de um livro simples e com conteúdo satisfatório sobre a atividade policial, notadamente a do COT. Isso é bom, até porque a obra foi concebida para o público em geral. Os relatos de missões são excelentes, bem descritivos.
Por não se tratar de obra acadêmica/científica, acaba tendo bastante do subjetivismo dos autores, cujos pitacos sobre sociedade, política e, principalmente, justiça não superam muito o senso comum - e no caso os muitos vieses de quem trabalha na polícia.
Mas devo admitir, enquanto pessoa graduada em Direito, que é bom ter contato com o "lado" da segurança pública: creio que a mente aberta tende a proporcionar benefícios para quem a cultiva.
É bom saber que há brasileiros tão bem treinados para defender a sociedade. Queria que todo o pessoal da segurança pública tivesse treinamento e carreira adequados, pois a sociedade se beneficiaria muito disso.

Fernanda 16/07/2020

Resenha: COT
Segurança pública, bastidores da Polícia Federal, mais especificamente do COT - Comando de Operações Táticas, é sobre isso que este livro trata e quem gosta do assunto vai adorar.

O livro na sua fase inicial trata do histórico, das atribuições, das áreas de atuação do COT assim como faz uma breve descrição de algumas missões realizadas citando nome, ano de realização de cada uma delas e em quais estados. Quem tem interesse em fazer parte do grupo vai estar ciente sobre o ingresso e como é estruturado. Para mim foi uma parte bem completa e e esclarecedora da leitura.

O livro é escrito por 2 integrantes do COT, e até por esse motivo, eles contam a vivência deles antes, durante as fases de ingresso e durante os anos de atuação. São relatadas diversas operações vividas por ambos, cada operação em um capítulo distinto.

Na parte final, o apêndice chamado: A sociedade e a violência, é estruturado em sub-títulos tais como: como evitar furtos e roubos em residências, na rua, cuidados com crianças e em caixas eletrônicos. Há diversos outros sub-títulos e em cada um deles há orientações bem sucintas e diretas para que nós, leitores, possamos colocar em prática aumentando dessa forma a nossa própria segurança.

O livro mostra a realidade de policiais federais que em muitas ocasiões nos é distorcida, às vezes por comentários do "primo da amiga da tia do fulano" que diz trabalhar lá dentro e também pelas informações passadas através da mídia. Ter a noção que existem pessoas anônimas, altamente treinadas nos protegendo provoca uma reflexão dos nossos próprios comentários feitos em rodas de amigos em que reclamamos da falta de segurança no nosso país.

É claro que não moramos em um lugar perfeito, há pessoas sem caráter em todas as esferas de atuação, mas aqui temos um relato de como é o dia a dia desses homens e mulheres que precisam, em muitos momentos, abrir mão do convívio com a própria família para proteger o povo brasileiro. São homens e mulheres que escolhem uma profissão arriscada sim, que exige disciplina, atenção máxima, responsabilidade para que, no momento em que cada um deles faz seu trabalho individual da melhor maneira possível, isso impacte no sucesso do coletivo, no sucesso de toda a missão em que estarão atuando naquele momento.

Eu particularmente já tinha um respeito imenso e admiração por esta área de atuação, ao finalizar a leitura, isso só aumentou. Recomendo a todos lerem e se permitirem conhecer um pouco do dia a dia desses anônimos que nos protegem todos os dias.

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2020/07/resenha-cot-por-dentro-do-grupo-de.html

Guy 08/04/2018

COT: Competência Ostensiva e Tenacidade
Parece mais um resumo de um curso para policiais federais, que se torna mais interessante quando são narradas as Missões, de maneira superficial, por questões provavelmente e segurança da informação. Vale ressaltar que no livro percebe-se que há muita gente séria e comprometida com o País, como é o caso da Polícia Federal, bem como a Petrobras, os Correios, o Corpo de Bombeiros, entre outros, mas que incomodam interesses políticos e internacionais.

J.Waters 06/03/2018

Charlie Oscar tango
Leitura empolgante e bem fluída,mostra um pouco do cotidiano dos policiais da elite da PF.