História do Brasil República

História do Brasil República Marcos Napolitano

Resenhas - História do Brasil República. Da Queda da Monarquia ao Fim do Estado Novo

Larissa.@estantedalari22 08/05/2024

UMA LEITURA NECESSÁRIA!
??HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA

O fim do século XIX e o início do XX tiveram grandes acontecimentos que transformaram o nosso país: finalmente a 3scravidã0 era abolida, houve a chegada de vários imigrantes, modificando nossa cultura e produtividade, e por fim, um golpe militar derrubando assim o Império, dando início à República.

No entanto o início dessa República foi marcada por ditaduras, revoltas, exclusão da maior parte da população da vida política, traições e mais. Mas mesmo sendo marcada por tantas coisas negativas, ela também traz a história de um povo em busca de sua identidade, de sua política, de sua cultura.

Esse livro é uma verdadeira obra-prima, eu realmente estou apaixonada nessa coleção História na Universidade da editora Contexto . Os livros são curtos, mas trazem o assunto de uma maneira tão boa e fácil de compreender, com uma escrita fluída o autor nos leva a um passado não tão longe do nosso país, e nos mostra os pontos positivos e negativos de uma parte importante da nossa história.

Eu estou completamente apaixonada pela história do Brasil, a cada vez que leio fico mais fascinada, acho importante compreendermos nossa história.

?O LIVRO ESTÁ DISPONÍVEL NO SITE DA EDITORA CONTEXTO, E NAS DEMAIS LOJAS VIRTUAIS.

?E você? Já leu algum livro dessa coleção? Gosta de ler sobre a História do Brasil ?

marcelinho 07/02/2024

Um ótimo convite aos leitores (e entusiastas da história e futuros historiadores) para entender os meandros, construção e fundamentação da República brasileira.

Antero Silveira 07/03/2023

O livro é muito bom para introduzir ao tema Brasil República (até o fim do primeiro governo Vargas - 1945). Leitura fácil e rápida!

Elias.Fernando 16/02/2021

Hotel Brasil: Há Vargas!
Ler sobre história é sempre muito instigante. Voltar no tempo e tentar desvendar os acontecimentos do passado é quase como ser um detetive conjecturando sobre casos. Esse caso é antigo, Brasil república, iniciamos nos fins da monarquia portuguesa e acabamos no estado novo. E nesse meio o que vemos, além de conflitos entre classe e disputa por poder (não muito diferente de hoje), é principalmente a história de como Vargas dominou o cenário político do país por longos anos.
Recomendo a leitura.

Hyago.Saraiva 12/09/2020

Prático
Para quem procura um texto simples e fluido para entender os vícios da Primeira República, os arranjos políticos das oligarquias regionais, a sistematização das fraudes eleitorais e o domínio das elites oligárquicas agroexportadoras do nosso país, esse é um livro perfeito.

Também gosto de como o autor traz uma discussão atualizada das interpretações historiográfica atuais para a Era Vargas (período Provisório após a Revolução de 30, Período Constitucional e Estado Novo). Assim como a atenção dada às políticas exteriores diante de toda a efervescência das tendências científicas e políticas do mundo.

Marcelo.Mishima 30/12/2016

Um Bom livro para quem deseja ter um resumo do inicio da republica no Brasil.
O livro aborda de maneira profunda embora superficial os problemas do inicio do Brasil republica e desmistifica a época de 1920/1930, demonstrando as dificuldades existentes no período e o modo como foi trabalhada. O livro também aborda a politica externa brasileira, a politica do café com leite, a Revolução de 1930 e suas consequências, os problemas sociais da época e a polêmica figura que foi Getúlio vargas.