O Atlas da Terra-Média

O Atlas da Terra-Média Karen Wynn Fonstad

Resenhas - O Atlas da Terra-média

Cervethion 16/04/2012

A obra traz um estudo magnífico, com desenhos riquíssimos, da geografia relacionada ao "legendarium" criado por Tolkien.

É imprescindível para aqueles que desejam compreender melhor as características topográficas, as migrações dos povos, as edificações estratégicas e outros aspectos, tanto da Terra-média quanto do Reino Abençoado.

Romulo 08/10/2022

Lindo
Um deleite.. livro muito bom, com mapas fantásticos e informações legais. Valeu a pena pagar caro rsrs..

Nat 30/07/2012

A geografia de Arda e da Terra-média em sua plenitude. Com ilustrações ricas em detalhes, este livro apresenta ao leitor os mapas das terras e lugares que fazem parte do universo de Tolkien, demonstrado Arda no momento da criação, passando pelos grandes reinos élficos, atravessando Númenor, até chegar ao Condado e aos reinos que existiam na Terra-média, a autora, aborda aspectos como a vegetação e o clima para reconstruir as regiões e traçar o caminho percorrido pelos personagens de Tolkien.

Um livro perfeito, não só pelas ilustrações, mas pelos detalhes. Cada lugar é analisado, cada terreno é traçado. Uma excelente indicação para todos aqueles curiosos sobre o aspecto geográfico das obras de Tolkien.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2012/07/o-atlas-da-terra-media-karen-wynn.html

Jéssica 30/08/2014

Maestria de Fonstad e Tolkien
A produção deste atlas se deve à excelência da cartógrafa Karen Fonstad e ao nível de detalhamento da obra de Tolkien.
As diversas indicações climáticas, de relevo e de vegetação que Tolkien espalha por toda sua obra possibilitaram a análise do ambiente em que ele inseria seus personagens. Estas indicações não são por mero capricho ou enfeite, já que influenciam diretamente no desenrolar de suas histórias: na lentidão ou rapidez com que os personagens atravessam a Terra-Média em suas aventuras, além da presença, em determinados locais, das várias raças que formam sua obra.
Mesmo sendo um universo fantasioso, o mestre Tolkien baseou a criação de seu mundo nas condições do nosso próprio e o fez de forma a encaixar e aproximar o leitor de um ambiente real. Ao longo das Eras há alterações geológicas, climáticas, linguísticas. Até mesmo os fatores sobrenaturais são levados em conta nas alterações, a fim de preservar o que o autor chama de "consistência interna da realidade".
A maestria com que Karen Fonstad capta esses elementos dispersos nas principais obras de Tolkien (O Hobbit e O Senhor dos Anéis)mostra seu olhar diferenciado em relação ao de um fã leigo em assunto de geografia. Em diversas partes, ela desenvolve seus mapas em paralelo a um resumo das ações dos personagens (os mapas de guerras e migrações são realmente fantásticos), o que traz clareza à narrativa, principalmente quanto às alterações ao longo das Eras. Alterações tais que nem sempre são percebidas pelos leitores.

Wilson 14/10/2022

Obra fundamental
Obra muito importante para compreender a Terra Média. Tem alguns problemas: problemas nas notas, legenda de mapas muito pequena, mas é muito bom ter esse livro em português.

Ivonete 13/01/2024

Uma viagem inesquecível
Comecei a leitura desse livro em agosto de 2023 e finalizei agora no começo de janeiro de 2024, juntamente com a leitura das obras de Tolkien.

Ler cada livro, iniciando pelo Hobbit com o auxílio do Atlas foi fantástico.

As imagens são lindas e enriquecem o imaginário.

Na parte do Senhor dos Anéis, dá pra acompanhar no mapa a jornada de cada grupo da sociedade.

Adorei as ilustrações de Bolsão, da casa de Bëor, das Montanhas Nevoentas, de Ortanc, do Monte da Perdição, e meu preferido, Moria.

A parte da Primeira Era me ajudou muito a acompanhar as mudanças de Arda na leitura do Silmarillion, e situar os Elfos na Terra Média.

Recomendo muito para os fãs de Tolkien, e principalmente que seja feita a leitura conjunta com os livros.

ramiromat 01/03/2023

É fantástico o trabalho que a autora fez. Bem detalhado o livro vai mostrando os mapas e as histórias que neles vão se desenvolvendo. Claro que chega um momento em que tu cansas (parecia que estava lendo um resumo de toda a obra), mas são explicadas passagens importantes.

Elaine.Paula 11/03/2023

Interessante
Um livro muito interessante, voltado para a questão cartográfica da Terra Média!
Para quem quer estudar a fundo a Obra de Tolkien e toda sua complexidade é um livro que agrega e muito!

Ednei 31/12/2020

Indispensável
Um livro excelente, idispensável pra quem é fã ou esta fazendo uma leitura mais aprofundada de praticamente TODOS os livros sobre a terra-média.
Os mapas são muito precisos, trazem uma emerção enorme dentro das obras relacionadas, quase como um mundo real arquitedatado.

gabriel_oco 08/10/2022

Quase perfeita edição
Um livro inacreditável de detalhes sobre o universo Tolkien! Para ficar debruçado analisando e estudando essa maravilha.
Só não é nota cinco porque tem muitos erros de revisão. Praticamente toda página tem ao menos um número de notas (aqueles menores, no canto superior direito de uma palavra) que está com o mesmo tamanho de fonte que o texto. Isso incomoda mais nas tabelas com números de tropas ou milhas de viagem (ex: pág 168).
Irrelevante se fosse vez ou outra, mas ocorre o tempo todo.
Fora a tradução que escolheram para algumas palavras, tipo ?carantonha?.

Augusto Stürmer Caye 15/10/2022

Obra de apoio
Primordial para todos que querem ler as outras obras de Tolkien além de Hobbit e Senhor dos Anéis, principalmente Silmarillion.

Recomendo fortemente que você adquira "O Atlas da Terra-Média", de Karen Wynn Fonstad. Tolkien fez pouquíssimos mapas com a integralidade da existência e são muitos nomes, são muitos lugares, existem muitas mudanças na geografia. Li O Silmarillion há alguns anos sem o acompanhamento desta obra, e foi muito maçante e difícil de imaginar tantas alterações, tanto que não gostei do livro naquela época. Agora, com esse companheiro de leitura, foi muito bom e proveitoso. Lá contém o resumo do resumo dos acontecimentos, mapas bem produzidos, rotas tomadas pelos personagens, anos, referências, e muito mais.

Chester 21/10/2022

Conteúdo muito bem atualizado
Eu possuo o volume da Editora Martins Fontes de 2004 e pude observar e afirmo que a edição da Editora Harper Collins está de parabéns.
Todas as imagens foram atualizadas e facilita o entendimento.

Henrique653 26/01/2024

Do realismo para a fantasia
A história da terra média em mapas, muito interessante de ler. A história, de forma muito resumida e trazida em gráficos, pela autora que é especialista na compreensão geológica e climática, trazendo alusão aos fenômenos reais da terra ao mundo de Tolkien.

Iago_B 01/05/2024

Ao menos para interessados, muito bom.
Folhear um atlas pode não parecer uma leitura convencional e talvez não seja deveras, contudo, folhear este trabalho mais que maravilhoso de tamanha minúcia foi tarefa tão curiosa quanto prazerosa.

Cada milha, de cada continente em cada Era de Arda foi mapeado através de um trabalho de pesquisa sem precedentes da cartógrafa Karen Wynn Fonstad, foi tão apurada em todos os mínimos detalhes, descobriu erros geográficos que o próprio Tolkien cometera, uma labuta sem igual, e tratou ainda de retificá-los.

Recomendo muito a todos que estão lendo Tolkien, para que o utilizem-no como livro-ferramenta, pode ser demasiado interessante para ver as jornadas que os personagens percorrem ou ainda as cidades e regiões que visitam.

LGPLAUCK 18/04/2023

O livro apresenta um estudo detalhado de aspectos históricos, geografia, vegetação, entre outros. Por mais que eu reconheça a dificuldade de mapear estes quesitos em uma obra gigantesca como a de Tolkien e que de fato haja um valor e uma contribuição ao legado do escritor por parte da autora, a tentativa em si se mostra aquém do esperado, com incoerências, erros grotescos (que espero que sejam culpa da tradução, mas não pude confirmar) e a versão em português conta com diversos erros de digitação. Por mais que seja interessante, não recomendo a leitura a não ser aos mais ardorosos fãs de Senhor dos Anéis, mas estes terão de relevar os pontos negativos citados.