O Atlas da Terra-Média

O Atlas da Terra-Média Karen Wynn Fonstad

Resenhas - O Atlas da Terra-média

Iago_B 01/05/2024

Ao menos para interessados, muito bom.
Folhear um atlas pode não parecer uma leitura convencional e talvez não seja deveras, contudo, folhear este trabalho mais que maravilhoso de tamanha minúcia foi tarefa tão curiosa quanto prazerosa.

Cada milha, de cada continente em cada Era de Arda foi mapeado através de um trabalho de pesquisa sem precedentes da cartógrafa Karen Wynn Fonstad, foi tão apurada em todos os mínimos detalhes, descobriu erros geográficos que o próprio Tolkien cometera, uma labuta sem igual, e tratou ainda de retificá-los.

Recomendo muito a todos que estão lendo Tolkien, para que o utilizem-no como livro-ferramenta, pode ser demasiado interessante para ver as jornadas que os personagens percorrem ou ainda as cidades e regiões que visitam.

Henrique653 26/01/2024

Do realismo para a fantasia
A história da terra média em mapas, muito interessante de ler. A história, de forma muito resumida e trazida em gráficos, pela autora que é especialista na compreensão geológica e climática, trazendo alusão aos fenômenos reais da terra ao mundo de Tolkien.

Ivonete 13/01/2024

Uma viagem inesquecível
Comecei a leitura desse livro em agosto de 2023 e finalizei agora no começo de janeiro de 2024, juntamente com a leitura das obras de Tolkien.

Ler cada livro, iniciando pelo Hobbit com o auxílio do Atlas foi fantástico.

As imagens são lindas e enriquecem o imaginário.

Na parte do Senhor dos Anéis, dá pra acompanhar no mapa a jornada de cada grupo da sociedade.

Adorei as ilustrações de Bolsão, da casa de Bëor, das Montanhas Nevoentas, de Ortanc, do Monte da Perdição, e meu preferido, Moria.

A parte da Primeira Era me ajudou muito a acompanhar as mudanças de Arda na leitura do Silmarillion, e situar os Elfos na Terra Média.

Recomendo muito para os fãs de Tolkien, e principalmente que seja feita a leitura conjunta com os livros.

Thiago Gadelha 29/12/2023

Atlas de Respeito
Achei o livro muito bem trabalhado pela autora, mas o livro apenas peca pelos erros de escrita na tradução que podemos por na conta do editorial.

Messias 18/10/2023

O livro, de modo geral, é bom. A parte visual é incrível. Porém acho um pouco focado demais na questão geográfica. Embora seja um atlas, tenho certeza que o livro se beneficiaria de um diálogo com uma autoria mais narrativa. Apesar disso, o trabalho de pesquisa é incrível, o que faz do atlas um material complementar muito interessante.

LGPLAUCK 18/04/2023

O livro apresenta um estudo detalhado de aspectos históricos, geografia, vegetação, entre outros. Por mais que eu reconheça a dificuldade de mapear estes quesitos em uma obra gigantesca como a de Tolkien e que de fato haja um valor e uma contribuição ao legado do escritor por parte da autora, a tentativa em si se mostra aquém do esperado, com incoerências, erros grotescos (que espero que sejam culpa da tradução, mas não pude confirmar) e a versão em português conta com diversos erros de digitação. Por mais que seja interessante, não recomendo a leitura a não ser aos mais ardorosos fãs de Senhor dos Anéis, mas estes terão de relevar os pontos negativos citados.

Elaine.Paula 11/03/2023

Interessante
Um livro muito interessante, voltado para a questão cartográfica da Terra Média!
Para quem quer estudar a fundo a Obra de Tolkien e toda sua complexidade é um livro que agrega e muito!

ramiromat 01/03/2023

É fantástico o trabalho que a autora fez. Bem detalhado o livro vai mostrando os mapas e as histórias que neles vão se desenvolvendo. Claro que chega um momento em que tu cansas (parecia que estava lendo um resumo de toda a obra), mas são explicadas passagens importantes.

Bruce 22/02/2023

Um livro que explica todos os pontos da terra média, mostrando trajetórias, guerras e a evolução do mapa com o passar dos anos. Excelente livro com diversidade de mapas que nos ajudam a entender melhor as dimensões do mundo de Tolkien.

Xandy 16/01/2023

Esse livro serve tanto, mais tanto, como um grande completando para tudo que envolve a obra de Tolkien. É muito bom poder acompanhar esses mapas e saber onde fica o que, o clima, o relevo e tudo mais. Pode ser uma leitura bem mais... técnica, porém, ainda sim vale muito a leitura.

Batista 07/01/2023

Livro muito rico em detalhes. Traz informações sobre as datas, as batalhas, as rotas, vegetação, clima e topografia. Um bom livro para consulta. Cheio de ilustrações e mapas. É uma pena que ele contenha tantos erros de digitação. É muito comum você ter um termo junto de um numeral, como Orgiliath4 ou Lithlad.23. Minha única ressalva. De resto, eu recomendo.

Chester 21/10/2022

Conteúdo muito bem atualizado
Eu possuo o volume da Editora Martins Fontes de 2004 e pude observar e afirmo que a edição da Editora Harper Collins está de parabéns.
Todas as imagens foram atualizadas e facilita o entendimento.

Augusto Stürmer Caye 15/10/2022

Obra de apoio
Primordial para todos que querem ler as outras obras de Tolkien além de Hobbit e Senhor dos Anéis, principalmente Silmarillion.

Recomendo fortemente que você adquira "O Atlas da Terra-Média", de Karen Wynn Fonstad. Tolkien fez pouquíssimos mapas com a integralidade da existência e são muitos nomes, são muitos lugares, existem muitas mudanças na geografia. Li O Silmarillion há alguns anos sem o acompanhamento desta obra, e foi muito maçante e difícil de imaginar tantas alterações, tanto que não gostei do livro naquela época. Agora, com esse companheiro de leitura, foi muito bom e proveitoso. Lá contém o resumo do resumo dos acontecimentos, mapas bem produzidos, rotas tomadas pelos personagens, anos, referências, e muito mais.

Wilson 14/10/2022

Obra fundamental
Obra muito importante para compreender a Terra Média. Tem alguns problemas: problemas nas notas, legenda de mapas muito pequena, mas é muito bom ter esse livro em português.

Romulo 08/10/2022

Lindo
Um deleite.. livro muito bom, com mapas fantásticos e informações legais. Valeu a pena pagar caro rsrs..