Em Guarda Contra o Perigo Vermelho

Em Guarda Contra o Perigo Vermelho Rodrigo Patto Sá Motta

Resenhas - Em guarda contra o perigo vermelho

Paulo 12/03/2023

Você sabe definir comunismo? Ou melhor, você sabe que a ideologia anticomunista foi uma das principais bases das duas ditaduras brasileiras no século XX: a ditadura do Estado Novo (1937-1945) e a ditadura militar (1964-1985)? O livro do historiador Rodrigo Patto Sá Motta é uma referência nesse campo de estudos.

A utilização de discursos anticomunistas vem mobilizando setores conservadores da sociedade brasileira ao menos desde os anos 1920 e, surpreendentemente, continuam a ser utilizados até os dias atuais, quando, na prática, já não existe mais nenhum país propriamente comunista no mundo. Um dos pilares do bolsonarismo é o anticomunismo, ao lado da apologia à violência e do discurso moralizante da anticorrupção. Sem dúvida, os usos políticos de exemplos do passado autoritário brasileiro tem como objetivo justificar discursos e práticas violentas e excludentes no momento atual.

Na segunda edição da obra (EdUFF, 2020), publicada originalmente em 2002, o autor acrescentou um posfácio que nos ajuda a compreender esse aspecto do bolsonarismo e suas consequências na Brasil atual.