O Castelo Animado Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo Animado

sosofizera 29/05/2024

O Castelo Animado
O livro é bem diferente do filme, mas isso não impediu de ser uma maravilha. No começo eu tinha achado a leitura meio formal demais, mas lá pro meio já tinha me acostumado. Amei a história, algumas coisas eu já sabia por causa do filme, outras foram uma surpresa pra mim. No filme o romance aconteceu bem rápido, já no livro foi acontecer só no último capítulo, mas eu amei dessa forma.
Livro perfeito, recomendo demais!

delphinium 29/05/2024

O CASTELO ANIMADO (1986) .
Uma leitura rápida e extremamente agradável que encanta desde as primeiras páginas, o livro se destaca por apresentar cenários distintos e detalhados que enriquecem a narrativa, oferecendo uma profundidade que vai além da criação cinematográfica do Studio Ghibli.

Cada local descrito pela autora é repleto de magia e peculiaridades que transportam o leitor para um mundo vibrante e cheio de possibilidades, contando também com personagens cativantes e divertidos, onde cada um com suas particularidades únicas se tornam memoráveis.

O romance entre Sophie e Howl se desenvolve de forma agradável e elegante, sem apressar os sentimentos ou tornar a relação forçada, a dinâmica entre eles é construída com sutileza e graça, proporcionando momentos de divertidos, ternura e cumplicidade que aquecem o coração.

A escrita de Diana Wynne Jones é envolvente e fluida, tornando difícil largar o livro antes de chegar ao fim, para os amantes de fantasia e aventuras encantadoras, esta obra é uma escolha imperdível.

P. S : Como pode Howl o primeiro dramático do mundo?

Amandita28 28/05/2024

Me surpreendeu, amei.
Assim como muitos, também cheguei ao livro depois de assistir a animação do Studio Ghibli. Eu gosto muito do filme, e fiquei surpresa ao perceber que o livro conta uma história beeem diferente, e com uma riqueza de detalhes.

A leitura foi muito boa, me entreteve e me fez dar boas risadas. Me chateei com algumas atitudes do Howl, que pareceu muito frívolo e irresponsável em 97% da história. E também com a Sophie, principalmente quando ela vinha com aquele papo de ser fracassada por ser a primogênita, fala sério! (Eu também sou a mais velha, por isso não gostei nada disso kkkk).

Mas eu ter tido tantas emoções conflitantes enquanto lia, só mostra como esses personagens foram tão bem desenvolvidos. São cheios de camadas. O final da história realmente me pegou desprevenida, não esperava pelo plot sinistro.

Enfim, recomendo a leitura, vale muito a pena. Mas, pessoalmente, prefiro a adaptação que tem um quê de romantismo que eu adoro, e que infelizmente não encontrei aqui no livro.
Bia 28/05/2024minha estante
Só com a sua resenha que me atentei que esse é o livro da animação!!!! Amei a sua forma de escrever!!!

Amandita28 29/05/2024minha estante
Obrigada, Bia. ? Leia o livro, a história é tão boa quanto a da animação.

Bia 29/05/2024minha estante
Lerei, com certeza!!

Jessica 27/05/2024

Eu li esse livro pela primeira vez quando eu tinha 11 anos. E fiquei extremamente feliz de descobrir que o livro ainda me prendeu, a história ainda é interessante para mim. Era engraçado, porque enquanto eu lia, tinha alguns insights, só para perceber depois que eram, na verdade, lembranças do que acontecia em seguida. Muito louco, as informações que nosso cérebro armazena. É um livro muito gostoso de ler, que mostra o quanto há por trás das aparências e o quanto a palavra tem poder. Agora posso afirmar com todas as letras que recomendo para todas as idades.

Juliana 27/05/2024

EU PRECISO LER MAIS SOBRE ELES! autora por que me destes migalhas de romance?
Apesar disso, o livro é muito divertido e ri muito da dinâmica de cão e gato do Howl e da Sophie. Gostei muito dos outros personagens também que não são muito explorados e/ou não existem na animação. Por ser um livro juvenil eu até compreendo a falta de romance mas teve uma coisinha ou outra (muitas coisas) que me deixaram muito confusa durante o livro, mas felizmente foram explicadas no final. E por falar em final, que fim digno de uma novela mexicana, hein? Eu gostei bastante e me contaterei com essa migalha beeem minúscula de romance. Provável que eu não leia os outros, porém esse ganhou meu coração.
Nayara 27/05/2024minha estante
Lê os outros são uma fofura, vale a pena!

Ana G 26/05/2024

O Castelo Animado
Eu comecei a ler o livro porque queria ver mais do desenvolvimento da história de amor do Howl e da Sophie que é muito pouco explorada no filme.
Se tem uma coisa que o Studio Ghibli acertou foi como sempre na excelente animação porque esse livro foi feito para ser imaginado como uma animação.
a história começa bem mas vai ficando um pouco confusa ao longo dos capítulos e muitas coisas tem q ser ?pegas? no ar; até mesmo quando a autora explicava diretamente o que tinha acontecido eu me encontrava muito confusa.
tem muitos personagens incríveis mas o Calcifer com certeza sempre será o maioral;
minha maior decepção é o que não me foi suprido: o romance. esperava mais momentos, conversas, diálogos entre os dois e um desenvolvimento que deixasse bem óbvio o sentimentos de um pelo o outro mesmo que só fossem admitir lá no final.
acho que talvez se a autora tivesse narrado as coisas um pouco mais do ponto de vista do Howl?. não sei. mas é uma boa leitura, leve, juvenil, feita para um fim de semana tranquilo que foi o que eu fiz. ??

retratoliterari 26/05/2024

O Castelo Animado
Tarefa difícil escrever essa resenha quando se é tão apegada a animação. Eu amo tanto o filme, é um dos meus favoritos, por isso achei um pouco estranho ele ser tão diferente do livro. Confesso que gosto muito dos personagens, e de toda a magia, mas achei o enredo um pouco confuso em algumas partes, e a relação entre Howl e a Sophie um pouco morna. Achei injusto dar 3 estrelas para uma obra dessa, confesso que foi uma ótima experiência de leitura, mas acho que me apeguei demais ao filme.

dreamfool 26/05/2024

Sophie e Howl
Não tenho nem palavras pra descrever como foi prazeroso ler esse livro e o quanto que ao longo dessa leitura fui sentindo um quentinho no coração ao ver por todas as aventuras que os personagens tiveram ao longo da trama. De verdade, foi uma leitura muitíssimo gostosa.

Ah, e os personagens, me apaixonei por praticamente todos e amei ainda mais ver as discussões entre Sophie e Howl. Sério, até mesmo da bruxa acabei gostando. E amei ver todo essa coisa de magia na trama e a maneira criativa de como foi apresentada. E digo que, é bem provável que esse se torne um livro que terei gosto de pelo menos reler uma vez ao ano - o que é bem raro acontecer.

Rafaela._. 26/05/2024

A magia do Castelo Animado
Comecei a lê-lo por querer saber mais da história do Howl e da Sophie do filme.
Se vocês começam a ler a saga pensando que é continuação, já vou logo avisando que não é. São personagens diferentes nos três livros e isso me deixou cabisbaixa, porque seria maravilhoso se os três livros ainda fossem a história do primeiro.
Howl e Sophie são maravilhosos! Apesar de pontas soltas que, no final, não saberemos as respostas, o livro é muito bom, principalmente quando se colocado na categoria infanto.
O final é muito fofo, em especial pela parte do Howl, que poderia ser honesto e esclarecer as coisas desde o início né? ?
Finalizado com sucesso, mas mesmo assim, ainda curiosa sobre alguns desfechos e respostas.

VitAria.Matuno 26/05/2024

Eu enrolei muito para ler esse livro, não esperava nada dele. Por isso, me surpreendi tão positivamente! O livro é bem estruturado com mistérios que se revelam gradualmente. Ousaria dizer que se compara com Percy Jackson em relação às profecias que lentamente começam a fazer sentido. A cada momento acontecia uma reviravolta surpreendente, a fantasia e a magia foram escritas de maneira sensacional. As descrições foram precisas sem serem cansativas, dando vida a magia da história.
Mal posso esperar para ler a sequência!

Lima_Gabi00 26/05/2024

Fui ler por gostar muito do studio ghibli e e acabei me apaixonando pela história, não sabia que tinha como deixar a história que eu de certa forma conhecia, ainda melhor.

Ste 25/05/2024

Eu não lembrava que terminava tão seco, eu tô desolada, mas meu Deus, como pode um livro ser tão gostoso?? Li ele quando era mais nova e reler agora bateu de um jeito diferente, mas só confirmei o quanto amo ele e como definitivamente é o meu livro favorito da vida.

A Sophie é uma das personagens mais relatables pra mim e eu amo ainda mais os diálogos dela com o Howl agora, me lembra muito os de Orgulho e Preconceito. E o Howl é comicamente insuportável e cheio de defeitos, mas é impossível não amar ele. Na minha primeira leitura eu falava que ainda preferia o do Ghibli, e ainda amo ele de paixão, mas agora esse gremlinzinho dramático ganhou meu coração de vez.

O mundinho e a descrição das coisas nesse livro também são maravilhosos, adoro como a gente passa um capítulo inteiro só lendo sobre a Sophie limpando o castelo e ainda assim é super interessante. 300 páginas parece que são 20 e eu tô arrasada por já ter terminado.

TelesBibi 24/05/2024

O Castelo Animado
Mesmo sendo uma leitura um pouco lenta, achei a história em si incrível! Se vc está lendo esse livro por causa do anime kkkk Sinto em lhe dizer q o Howl não é um cavalheiro cavalgando em um cavalo branco... Ele é o próprio cavalo kakakakka A leitura é meio enjoada, mas mesmo assim MARAVILHOSA!

Brasil 23/05/2024

Muito boa a história, já conhecia pelo filme e descobri que é completamente diferente, o Howl é bem mais grosso e desgostoso

raygreenbriar 23/05/2024

Me interessei pelo livro pq sou extremamente fã do filme, e posso dizer que me surpreendeu positivamente o quão bom é esse livro, achei ele melhor até mesmo que o filme.