Fome

Fome Márcio Benjamin

Resenhas - Fome

Amanda @litera.pura 31/01/2024

Mais resenhas em @litera.pura
Minha primeira leitura de 2024 foi um terror nacional sobre zumbis no sertão. Pois é! Já assisti e já li sobre zumbis nas grandes metrópoles, nas cidades pequenas, em shoppings e até mesmo no mar, mas no sertão foi a primeira vez.

A história se passa em um lugar árido e isolado , marcado pela pobreza e pelas dificuldades. Esse cenário, junto aos personagens que nos parecem tão familiares, dão à história um tom que vai além do horror: a gente sente tristeza também. A primeira cena, por exemplo, é de uma senhorinha viúva, que mora ali no meio do nada e passa dias e dias sem ver uma alma sequer. Tudo que ela deseja é deixar aquela vida pra trás e, quem sabe, se mudar para a cidade grande, perto da filha e dos netos. Mas vocês já sabem o que vai acontecer com ela, né? 🥹 E o livro traz todas as figuras que a gente espera encontrar em uma cidadezinha assim: o prefeito corrupto, o padre, o delegado, a beata da igreja, a criança criada pela avó... Cada um com sua importância para a construção do enredo.

O autor foi capaz de transformar um tema tão "americanizado", que são os zumbis, em uma história legitimamente brasileira... E isso causa até um arrepio na nuca, afinal de contas, talvez algo semelhante esteja acontecendo AGORA em uma cidade aí perto de você 🙃 O regionalismo somado aos personagens interessantes e às descrições incríveis das cenas de vi0lenc1a fizeram com que "Fome" se tornasse um livro inesquecível. É daqueles que você consegue ler em um ou dois dias, porque não consegue largar. Se fosse adaptado para a televisão, seria legal demais!

Disponível no Kindle Unlimited. Vale muito a pena ler!

site: http://www.instagram.com/litera.pura

Marcela115 21/01/2024

O melhor livro sobre Zumbis que existe!
É incrível que depois que sai do eixo "Estados Unidos x Inglaterra", encontrei obras incríveis sobre o tema Zumbis.

O melhor livro, europeu, sobre zumbis que já li foi Apocalipse Z e ainda tem seus erros. Mas é simplesmente bom, deu um frescor ao gênero.

Agora, FOME é diferente.

FOME não cai nos clichês tão difundidos por The Walking Dead (individualismo, vilões caricatos e personagens insuportáveis.), na verdade, vai no caminho contrário. Demonstra como nós prosperando como sociedade: Apoiando uns aos outros durante as situações adversas.

Começou bem com a citação de Euclides da Cunha e se tornou maravilhoso no fim.

Simplesmente uma obra prima.

Um livro que valeria a pena ser adaptado para alguma série ou minissérie (esse seria o formato perfeito), uma obra brasileira cheia de terror, sarcasmo e acima de tudo, superação.

(e o clichê do político ruim calhou muito bem, pois foi devidamente explicado e a situação, completamente verossímil. Fiquei com medo do autor perder a mão nesse clichê, mas felizmente ele conseguiu contornar de uma maneira brilhante!)

AMEI AS APARIÇÕES DOS ORIXÁS!!!!!!! FOI TUDO TÃO MÁGICO E FIQUEI TÃO FELIZ COM A REPRESENTAÇÃO DA MINHA RELIGIÃO!!!

Miguel214 01/03/2023

Zumbis no sertão slk
O livro fome que foi escrito por um autor potiguar, ele é muito divertido e interessante de se ler, além dos personagens que são muito bons e dá pra ter aquela tensão de apocalipse zumbi e também boas risadas com os diálogos. E também um fator muito exclusivo e o mais interessante do livro, é as gírias nordestinas que são sempre usadas e o autor deixar lá no finalzinho de algumas páginas o significado de cada gíria utilizada, para que quem não conhecesse soubesse do que se tratava. Enfim o livro é muito bueno???

Mari 23/02/2023

Prende o leitor do início ao fim
O livro narra a história de um povoado que começa a ser assombrado por zumbis, de maneira dinâmica e cheio do linguajar dos sertanejos do nordeste. Personagens incríveis e uma ótima narrativa.

tamasgo 05/10/2022

" Apocalipse zumbi no nordeste "
Amei a escrita e a história, é realmente algo novo que eu nunca imaginei ler.
os capítulos são bem curtinhos então dá pra ler super rápido

Yuri 24/09/2022

A mata branca com tons de vermelho
Em uma pequena cidade do interior do nordeste, o apocalipse zumbi já se iniciou, os infectados têm uma fome insaciável por carne humana.
Local pacato, repleto de figuras interioranas tais como a beata, o bêbado e o padre que conhece a tudo e todos, regionalismo que lembra "O Quinze" e "Vidas Secas" é preenchido pelo terror e o sangue escuro dos mortos vivos.
O enredo é bem conduzido, apesar de não ser muito explícito, o leitor fica tenso pela sobrevivência dos personagens e se frustra com a morte deles.
Dividida em pequenos capítulos que intercalam entre os diferentes personagens que buscam respostas sobre a origem da infecção e a fuga da cidade.
A obra contém criticas aos problemas enfrentados pelas pessoas no interior do sertão, desde ausência de oportunidades, pobreza, omissões políticas, entre outros

Borboleta Metafórica 31/01/2022

Perfeito!
PLOT: Zefa mora numa pequena cidade do Nordeste. Ela cortava uma galinha para o almoço quando viu pela janela um grupo enorme de pessoas estranhas se aproximando. Ela decide trancar a porta, mas não deu tempo: eles invadem sua casa. Pensou que estivessem famintos, e se encostou num canto, esperando pegarem toda a comida. Porém, a fome deles era outra, e atacam Zefa.

O Delegado Paranhos e o Soldado Segundo ficaram pasmos com o caos na casa, sangue para todo lado, e com o estado do corpo de Zefa (ou o que sobrou dele). Eles precisavam investigar mas mal sabiam por onde começar.

Nesse tempo Fátima, a filha da finada Zefa, estava vindo da cidade grande visitar a mãe, sem ter ideia do que tinha acontecido. Quando estavam próximos da cidadezinha, o ônibus freou bruscamente. O motorista ficou em choque: ele jurava ter visto um homem comendo partes de um corpo humano.

Como Fátima vai reagir ao saber da morte da mãe de forma tão brutal? O que está acontecendo nessa cidade? Só lendo o livro para saber.

MINHA OPINIÃO: não li o livro todo num dia só pq precisava ir trabalhar, e pra isso eu precisava dormir, pq senão teria lido de uma vez! Ambientação nordestina, sotaque maravilhoso, achei sensacional!

Tá, eu sei que é uma história triste e tem trechos pesados. Mas tem momentos engraçados tbm, e como é gostoso fazer uma leitura onde a gente se envolve, fica ansiosa para ler e devora o livro! Sofri com os personagens, senti o desespero deles quando estavam encurralados! E raiva tbm, pq o Prefeito não estava na cidade... pq será? kkkk

Achei legal que alguns trechos são narrados do ponto de vista de um morto-vivo! Ele sente cheiro de pessoas e não consegue raciocinar mais, só precisa saciar sua fome.

E isso casa com algumas reflexões que o autor traz no começo do livro: essa é uma história ficcional mas que tem muito de realidade, afinal todos temos fome. Vc tem fome de que? Até onde vc iria para saciar essa fome?

???? Super recomendo!
Márcio 03/02/2022minha estante
Muito gratoooo

Lela 04/06/2021

A ideia de uma história de zumbis no sertão foi fantástica! A linguagem poética, a ambientação, o regionalismo são alguns dos pontos fortes desse livro.
Adorei a narrativa que traz uma crescente de tensão e complexidade.
O terror é bem leve, mas o autor consegue deixar o leitor tenso em algumas passagens.
Acabei o livro com gostinho de querer que o livro fosse maior.

Brenda_Guedes 22/02/2021

Uma leitura gostosa de se fazer, personagens marcantes e uma estrutura e ambientalização difíceis de se encontrar. Principalmente para quem é do nordeste. Recomendo muito!

fev 13/01/2021

É um livro com a história legal e personagens bem cativantes. Mas sinto que faltou mais desenvolvimento. Uma encorpada na história seria tudo.

Mas acho que vale a pena pelo tipo de história e onde se passa. É um diferencial instigante. Daria um ótimo filme de terror no sertão.

O regionalismo dessa história é TUDO.

Isabela Polezel 13/12/2020

Eu amei a escrita, bastante fluída e diferente, falar sobre o nordeste, achei muito criativo e tem algumas frases bastante reflexivas, adorei!

Camila 09/12/2020

Massa demais!!
Comprei esse livro pelas mãos do escritor, em 2018, quando ele veio pra Bienal Geek em Recife, e só vim ler agora, desculpa a demora Márcio!
E obrigada Márcio!! Amei demais a escrita, toda poética, as cenas são impressionantes e bem chocantes até (muito sangue e tripas, não tava preparada kkkkk)
E nada me faz mudar de idéia que não podia acontecer de verdade (políticos safados que ignoram doenças? só falta os zumbis pra ser nossa realidade de agora)
Ameei a espiritualidade dos personagens, como elas aparecem na mesma base de fé, que afinal, é universal e não depende de religião nenhuma.
Acabou rápido demais e fiquei com vontade de ver mais da história, acompanhar os sobreviventes, quem sabe vem aí ein? Massa demais!!

ISA 22/11/2020

Incrível
Sem mentira nenhuma, eu acho que esse foi um dos melhores livros que eu li esse ano, gostei de como o autor introduziu a história no cenário, também gostei de como ele alternou as narrativas de um jeito que não ficasse cansativo, o motivo para eles se tornarem "bichos" foi plausível e bem coerente, e que final foi esse? Normalmente eu odeio final aberto, só que nesse livro se encaixou muito bem.

Vaneza | @garotado330 19/10/2020

Zumbi no sertão
A primeira coisa que eu pensei sobre isso foi: imagina a catinga! O sol esquentando aquele rebanho de gente morta, CREDO!

Foi um livro que gostei muito de ler, adorei todo o regionalismo, as expressões e a realidade da seca, fome e má gestão política que são realidades do sertão. Quero a continuação o quanto antes para acompanhar os sobreviventes.
Carla Maria 19/10/2020minha estante
Esse livro é muito bacana

Vaneza | @garotado330 20/10/2020minha estante
Quero conhecer mais livros do autor ?

Carla Maria 20/10/2020minha estante
Eu também quero. Mas minha fila de leitura está enorme.??

vannessa 26/09/2020

Já imaginou você morar em uma cidade do interior que do nada está cheia de zumbis? É isso que acontece em Fome, o livro é bem curtinho mas a narrativa é intensa. O melhor foi descobrir a causa desse surto.