Histórias Assustadoras para Contar no Escuro Alvin Schwartz

Resenhas - Histórias Assustadoras Para Contar No Escuro

1 | 2 | 3 | 4

Jeff.Rodrigues 08/09/2019

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Lembro bem de alguns momentos da infância em que junto a uma prima escutava minha avó contar alguns causos inexplicáveis, com tons meio assustadores para crianças como nós éramos. Acredito que devia ter entre seis e sete anos e, lembre-se, estávamos nos começos dos anos 1990 e muita coisa comum, tecnológica e risível para as crianças de hoje soavam sim amedrontadoras para a época. Fato é que sempre houve um fascínio em se contar histórias de terror, e no interior das Minas Gerais, com fazendas e cidades históricas, não faltavam ingredientes misteriosos para povoar o imaginário popular.

O ato de contar histórias é intrínseco ao mundo desde que o homem desenvolveu a habilidade da fala. E o sobrenatural, o inexplicável, sempre se fez presente. Não sabemos tudo hoje, imaginem então séculos e séculos atrás. Qualquer coisa não conhecida poderia ser motivo para o medo, o pânico, a histeria… ou uma história de horror. Os casos lendários que povoam a história oral norte-americana são o ingrediente de Histórias Assustadoras para Contar no Escuro, um livro que chegou ao Brasil em 2016 e passou totalmente despercebido pelos leitores. Hoje ele ganha holofotes graças à adaptação para o cinema e retorna às livrarias com um novo projeto gráfico, inclusive.

Direcionado para o público infanto-juvenil, Histórias Assustadoras para Contar no Escuro é um livro que certamente não fará muito sucesso junto aos leitores tupiniquins. São narrativas curtas, e as pouco mais de cem páginas podem ser lidas em uma hora no máximo. Para um público hiperconectado como nós hoje, as histórias vão soar inocentes, bobinhas e talvez até sem graça. Mas elas funcionam muito com crianças e esse é um dos principais objetivos do livro. Por outro lado, leitores com a mente mais aberta e fãs com DNA de terror vão encontrar aqui uma fonte de divertimento em meio a descrições de cadáveres putrefatos e vermes passeando pelo corpo humano enquanto processam a decomposição.

Dividido em cinco partes, Histórias Assustadoras para Contar no Escuro reúne lendas urbanas, narrativas para serem contadas com objetivo de assustar amigos, fantasmas, seres sobrenaturais e casos bem-humorados. Tudo escrito de forma ágil, como se narrado em voz alta mesmo. Temos neste livro um passeio pelo folclore de terror popular dos Estados Unidos e, particularmente, acho muito interessante desbravar e conhecer tudo que nasce e sobrevive a partir do imaginário popular. Nada mais forte do que aquilo que vem da crença das pessoas.

E vocês, quais histórias já ouviram e ficaram marcadas na lembrança pelo nível de medo ou incômodo que causaram?

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2019/08/18/resenha-historias-assustadoras-para-contar-no-escuro-alvin-schwartz/
Bruna Araujo 10/10/2019minha estante
Me tire uma dúvida... O livro tem as estórias completas como contos ou são incompletos para que nós, em uma roda de amigos, possamos finalizar?

Jeff.Rodrigues 10/10/2019minha estante
Tem trechos incompletos

Bruna Araujo 10/10/2019minha estante
Obrigada por responder! :)

vinicius.fagundes.93 25/03/2017

Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro é uma coletânea de terror infantojuvenil escrita por Alvin Schwartz e lançada pela Editora José Olympio em 2016. O livro é uma coletânea de contos de terror, baseadas em lendas urbanas e no folclore americano, compilados em diferentes categorias, mas todos voltados para aqueles que querem histórias bem assustadoras para contar para os amigos, naquelas festas do pijama ou em um acampamento.

O livro é separado em 5 partes, cada uma contento histórias de temas parecidos: na primeira parte estão histórias pensadas pra dar susto mesmo (tem até instrução de quando você deve gritar pra assustar seus amigos); na segunda, histórias que envolvem fantasmas e outras aparições; na terceira, histórias mais estranhas e fora do comum; na quarta, histórias com temas um pouco mais modernos, que até lembram filmes de terror; e na quinta, histórias mais bem humoradas, que invés de assustar, te fazem rir.

E pra completar o livro, o autor ainda traz um glossário super interessante sobre a origem de cada história, e o folclore por trás delas, que vêm da cultura de partes diferentes dos Estados Unidos. O livro ainda gerou mais 2 continuações, e uma edição especial com todos os 3 livros juntos, e existem boatos de um filme, com Guillhermo Del Toro sendo citado como possível diretor.

Então, como esse livro é uma coleção de várias histórias, não dá pra criticar o enredo, nem os personagens (já que vários deles nem tem nome). Então essa resenha vai ser um pouco simples, porque o livro em si é bem simples. São várias histórias de terror, com temas diferentes. Eu também não vou falar muito sobre cada história, primeiro porque são várias, segundo porque não tem graça entregar o final de uma história que serve pra assustar, né?

A primeira coisa que fica clara com o livro é que ele foi escrito há algum tempo. Apesar de interessantes, a maioria das histórias não dão medo de verdade, e isso é porque elas são centradas no tipo de coisa que dava medo no passado. Alguma coisa estranha na floresta, uma casa estranha em um pequeno vilarejo, o tipo de história que os pais contavam para os filhos antigamente. Bem antigamente. Apesar de ser interessante ver esse tipo de lenda urbana, elas não são o tipo de que coisa que dá medo, pelo menos não pra mim.

Outro problema é que as histórias são curtas demais. Eu sei que a intensão é juntar histórias pra contar em voz alta para os amigos, como em uma festa do pijama, mas a maioria delas tem no máximo duas páginas. Não é tempo o suficiente pra criar suspense, então o momento que é pra ser assustador acontece rápido demais. Não dá aquele impacto que uma história de terror devia ter.

Apesar disso, o livro ainda tem algumas histórias bem legais. Apesar de não ter sentido medo em nenhuma delas, algumas me chamaram bastante a atenção. Eu só gostaria que elas fossem mais longas, talvez até acabe procurando as lendas urbanas que deram origem a elas. Algumas como eu disse até lembram filmes de Hollywood, como por exemplo o conto “A Bába”, que lembra o filme Quando Um Estranho Chama, então dá pra ver que elas dariam histórias legais se fossem mais longas.

Outro ponto legal do livro são as ilustrações. Feitas pelo artista Brett Helquist, elas são feitas num estilo monocromático, mantendo esse lance retrô do livro. Elas são super legais e complementam bem a atmosfera das histórias. As ilustrações e os boatos de que existem planos para um filme baseado no livro me fizeram pensar que seria legal uma série de curtas baseados nas histórias.

Mas gente, se vocês gostam de terror mesmo, procurem as ilustrações da edição original desse livro. Elas são muito, muito mais tensas do que as dessa edição. Quase todas as resenhas que eu li da edição original mencionam que as ilustrações são a parte mais assustadora do livro, e olha, tá difícil de discordar delas. Teria sido mais legal ter as ilustrações originais, mas eu entendo que o público do livro é meio jovem e seria tenso ter figuras tão sinistras assim. Mesmo assim, eu queria.

Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro é uma leitura rápida, quase divertida e levemente interessante. Mas não atinge o seu objetivo principal, que é dar medo no leitor. As histórias são curtas demais, e na grande maioria, não são o tipo de história que eu considero assustadora. Pra quem está procurando um livro pra se assustar, esse não seria minha primeira recomendação.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/resenha-historias-assustadoras-para-contar-no-escuro
Gustavo 24/04/2017minha estante
Exatamente isso: uma leitura rápida para jovens. Adultos esperando uma coletânea de histórias de horror ficarão frustrados.

Taty 26/09/2019

Historias Assustadoras para contar no escuro
No livro você vai ver historias que faram você pensar muito antes de fazer algo. O livro é para se aprender a contar historias de horror, dar sustos .. Rsrs, deixar os ouvintes impressionados com as historias, gostei muito do livro ele é fácil de ler , uma narrativa suave e divertida, muito boa para sair de um ressaca literaria. Eu indico, eu aprovo.

Sinopse:

Alvin schwarts escolheu as historias do folclore norteamericano e as lendas urbanas mais inquietantes que fazem todo mundo tremer de medo há anos. Isso por que a tradiçoes de contar historias de terror começou há milhares de anos, com grupos se divertindo e se reunindo em volta de fogueiras para ver quem assustava mais.
( será que é corajoso o suficiente de ler o livro?)....
Fernando Sousa 20/11/2019minha estante
Fiquei meio assim com o formato mas comprei, estava na dúvida, mesmo depois da comprar, se ia gostar, ótima resenha, me tranquilizou quanto a compra. Bjs, obrigado.

Tábata Kotowiski 25/12/2019

Algumas histórias são interessantes, algumas parecem meio bobas. Penso que o legal é na hora de contá-las. Com o mistério e o tom corretos deve dar bons sustos!
26/12/2019minha estante
Espera, saiu um filme com esse título, é baseado nessa obra? sabe dizer?

JoAo366 19/09/2022

???
Talvez eu tenha criado expectativa demais por causa do filme
Não entrega nada, as histórias tem suas peculiaridades mas de modo geral são chatas
Só uma das histórias de fato me arrepiou, o resto não me fizeram esboçar nenhuma reação
Dinheiro jogado fora, poderia ter comprado outro livro ao invés dele
Marcos Mateus 01/10/2022minha estante
Concordo

Rosangela Max 01/11/2021

Uma ótima distração.
É um livro de contos curtinhos, voltado para o público infanto-juvenil que gosta de histórias de terror.
O nível de terror aqui é de baixo a moderado e alguns contos são, surpreendentemente, muitos bons.
O autor comenta um pouco sobre a origem dos contos. Achei interessante.
Independente da faixa etária, recomendo esta leitura.
Milla 08/11/2021minha estante
Mais um livro para minha meta kkkk

mauriciosneves 06/05/2024

Eu acho o filme muito bom, e desde que eu o assisti, fiquei curioso para ler o livro. Tive a oportunidade só agora, anos depois. E a única coisa que eu tenho para comentar é: nossa, ruim demais!

Brina.nm 07/01/2017

Resenha pelo blog Gordinha Assumida
Janeiro está sendo um mês de ótimas leituras, sinceramente só ando me surpreendendo esse ano, e Histórias assustadoras para contar no escuro foi uma dessas surpresas do mês. Um livrinho todo despretensioso, que não arranca medo algum nas primeiras 10 páginas, mas que me cativou a cada história que eu lia.

"Contar histórias assustadoras é algo que as pessoas vêm fazendo há milhares de anos, porque a maioria de nós gosta de sentir esse tipo de medo. Como as emoções são fruto da imaginação, e ninguém corre perigo de verdade, achamos que é divertido."

O livro é dividido em cinco capítulos, cada um com uma peculiaridade e estilo de contar essas histórias. Temos histórias para assustar, com um narrador nos ensinando até o momento certo que você deve gritar, pular na frente do amigo em uma roda de histórias… Enfim, o primeiro capítulo é cheio desse dinamismo, e se você gosta de reunir a família ou amigos para contar histórias de terror quando a luz acaba (se bem que com as modernidades hoje em dia ninguém faz mais isso, mas que era legal fazer era viu!) vai aprender uns bons truques para assustar todo mundo.

Outros capítulos contam histórias de fantasmas, premonições, bruxas, cadáveres… um prato cheio para quem gosta do estilo literário, confesso que a maioria das histórias são tão interessantes que eu fiquei imaginando um livro inteiro sobre elas, queria mais detalhes e mais páginas, e depois se você conferir as notas do livro, vai saber direitinho onde elas surgiram e as outras versões contadas sobre as mesmas, deixando assim tudo mais diferente.

Outro fator que com certeza colaborou para esse livro entrar para os meus queridinhos foram as ilustrações. Há de se esperar que um livro de contos de terror as imagens deixem o leitor com medo pois o nosso cérebro vai associar aquela cena a história e deixar tudo mais sombrio, e nesse ponto o livro está de parabéns. São imagens minimalistas que ganham o coração dos leitores apaixonados por terror, imagens que mostram a essência do conto e que por si só já são uma obra de arte.

Mas tenho que fazer uma ressalva a esse livro, em um dos capítulos há algumas histórias de terror com uma pegada de humor, e santo cristo, nunca ri tanto na minha vida hahahahaha. O primeiro conto da velha surda e do sótão me deixaram gargalhando no final, mesmo tendo aquela pegada de mistério no começo.

Enfim, Histórias assustadoras para contar no escuro é um livro de contos incrível, que surpreende muito o leitor que gosta de terror, e que pode deixar alguns bem assustados e com medo de sonhar com uma bruxa e seu cavalo… Se você gosta do gênero e gosta de fazer rodinhas de histórias de terror recomendo bastante esse livro, principalmente para aprender a contar novas histórias e assustar todos os seus amigos e parentes.

site: http://www.gordinhaassumida.com.br/2017/01/historias-assustadoras-para-contar-no.html

Geórgea 25/01/2017

Histórias Assustadoras para Contar no Escuro
De uma maneira completamente inovadora Schwartz nos ensina a como contar uma boa história aterrorizante. Da maneira como devemos falar baixo para prender a atenção do ouvinte até o momento exato de gritar ou fazer algum movimento que assuste um pobre desavisado. Nesse primeiro capítulo temos curtas histórias que lembram aquelas que sempre foram contadas quando éramos mais novos, quando as luzes já estavam apagadas e que povoavam a imaginação de crianças e jovens. Temos histórias de um menino que acha um dedão gigante e acaba tendo que acertar contas por isso, até uma cabeça ensanguentada rolando pela chaminé e finalizando com poeminhas de dar calafrios.

Em um segundo momento as histórias passam a ser mais maduras e amedrontadoras, e passam algum ensinamento ou deixam alguma lacuna no ar para que o leitor preencha. No texto “A coisa” vemos dois amigos avistando um ser estranho que sai do meio de uma plantação e vai até eles provocando medo e um terrível desfecho, em “A casa mal-assombrada” um padre tenta exorcizar um fantasma que habita uma casa e lá descobre que a história da assombração é muito mais complexa do que ele imagina, pois um assassinato foi cometido e guarda diversos segredos e, no texto “Os convidados” conhecemos a história de um casal que está viajando e decide passar a noite na estrada para seguir viagem no outro dia, nesse lugar isolado eles encontram uma casa com dois agradáveis e receptivos velhinhos.

“Ele se aproximou da coisa e examinou seu rosto. Os olhos da criatura eram fundos na cavidade ocular, embora vivos e penetrantes. Parecia um esqueleto.”

No próximo capítulo as histórias seguem mais voltadas para lendas urbanas que em algum momento já ouvimos ou vimos em filmes. “A garota que ficou de pé sobre uma sepultura” foca na assombrosa mania que jovens tem de não acreditar e de desafiar o sobrenatural, “A wendigo” traz uma criatura do folclore americano, que é conhecida por ser um espírito feminino que personifica o terrível frio das florestas do norte e amedronta quem decide passar por elas, além de “O gancho”, conhecida lenda urbana de um fugitivo de uma prisão que possui um gancho no lugar da mão e está a solta por aí, até completar com o incrível texto “Faróis altos”, a história de uma jovem que está voltando para casa sozinha e passa a ser perseguida por uma camionete que deixa os faróis altos em determinados momentos e faz com que ela entre em uma jornada alucinante para salvar a sua vida.

“Nunca fique de pé sobre uma sepultura depois que escurecer – preveniu um dos garotos. – O cadáver vai agarrar sua perna e te puxar para dentro da cova.”

Para terminar temos um capítulo recheado de histórias engraçadas e que ajudam o leitor a deixar um pouco da tensão e dar boas gargalhadas. Com um velho homem que sai para caminhar e no meio de uma tempestade acaba se abrigando em uma velha casa onde ao acordar depara-se com gatos assumindo tamanhos descomunais em “Vamos esperar até Martin chegar” e o divertido “O fantasma com dedos ensaguentados”, uma entidade que apavora o quarto de um hotel e que acaba vendo seu reinado chegando ao fim. Todas as histórias possuem a sua própria identidade e fazem com que o leitor chegue ao final do livro sem nem perceber.

Minha Opinião

O livro reúne uma coletânea de história do folclore americano, assim como lendas urbanas recontadas por Alvin Schwartz e ilustradas por Brett Helquist. As histórias estão divididas em capítulos e cada uma delas está reunida conforme as suas peculiaridades. O livro possui um total de 29 histórias. Em um primeiro momento temos uma espécie de guia para contar histórias de terror e acredito que elas são mais leves, me lembraram muito as histórias que eu gostava de compartilhar com amigos e primos quando jovem e que nos faziam dormir com as luzes acesas e com aquele medinho do que poderíamos encontram no escuro ou debaixo da cama. A maioria dos contos não possuem muitos detalhes, são como se o próprio Alvin estivesse em uma conversa informal conosco, ávidos leitores.

No capítulo voltado para as narrativas mais maduras e que seguem uma linha de lendas urbanas, percebemos o amadurecimento sobre a temática que está sendo tratada e observamos um lado sombrio sendo tomado. Parece que o livro vai crescendo como uma pessoa. Começando pela infância com histórias mais leves e que levam a gritos e brincadeiras, chegando a adolescência com algo mais sombrio e que deixa um clima de tensão no ar, passando pela fase adulta com lendas urbanas bem mais sérias e marcadas de referências atuais e finalizando na velhice com histórias leves e engraçadas para mostrar ao leitor que devemos tirar algo cômico de tudo isso. Todas as tramas são muito bem contadas e dão os detalhes necessários para que formemos no nosso imaginário todas essas criaturas horrendas e cenários devastadores que fazem parte do livro.

“O fantasma atravessou a saleta, foi em direção ao padre e pegou o seu casaco. Era uma jovem mulher, com cerca de 20 anos. Sues cabelos estavam emaranhados e a carne despencava de seu rosto, de modo que ele podia ver os ossos e alguns de seus dentes. Ela não tinha globos oculares, mas uma espécie de luz azul fraca emanava da cavidade de seus olhos. Em seu rosto não havia nariz.

Na entrada de cada capítulo temos um resumo feito pelo autor sobre o que encontraremos nele. Assim como, uma ilustração que remete ao que será tratado no texto em questão, elas são muito bem feitas e dão um toque sombrio ao livro. As histórias são de uma maneira geral bem curtas e de no máximo duas ou três páginas e isso serve para a fluidez da leitura, e como guia para quem gosta de pregar peças nos menos avisados. Mas apenas em um primeiro momento temos essas dicas de sustos, depois as histórias amadurecem e chegam mais próximas de dar verdadeiros calafrios.

Gostei muito da organização do livro, da forma como foram distribuídos esses textos, de como seus capítulos foram colocados e a maneira com que o leitor passa de algo mais leve, para algo mais adulto e termina novamente com algo engraçado para acalmar os nervos. Apesar de meio infantil no começo é um bom livro e acredito que agradará o público em geral. Até aqueles que tem certo medo do terror. Com esse livro voltamos no tempo e passamos a temer monstros como se ainda fôssemos crianças. Recomendo ele para quem gosta conhecer boas histórias e posteriormente recontá-las para outras pessoas aplicando os truques ensinados por Alvin.

site: http://resenhandosonhos.com/historias-assustadoras-para-contar-no-escuro-alvin-schwartz/

Na Nossa Estante 28/01/2017

Histórias Assustadoras para Contar no Escuro
Quando eu peguei o livro em mãos, logo me lembrei de que sou uma pessoa super medrosa, mas lendo a introdução de Alvin Schwartz percebi que Histórias assustadoras para contar no escuro é praticamente uma homenagem às histórias de terror contadas ao redor das fogueiras, ou aquelas que a gente conta para um amigo na tentativa de assustá-lo.

O livro funciona quase como um guia para a passar o medo aos outros, nos ensinado a ser um verdadeiro contador de histórias. Além de mostrar várias versões de um mesmo conto, com uma base de fontes de lendas incríveis que aparecem no final da obra e que nos explicam um pouco mais sobre as histórias.

No primeiro capítulo Alvin Schwartz nos ensina como amedrontar. Os contos às vezes nem são de fato aterrorizantes, mas nada como um ambiente escuro e um grito para assustar quem ouve. Nos outros temos histórias de fantasmas (as minhas preferidas, embora eu tenha medo), de bruxas, cadáveres, criaturas estranhas e histórias mais modernas e outras que até nos fazem rir!

Histórias assustadoras para contar no escuro é um livro dinâmico, lúdico, com histórias intrigantes, curiosas, que foram passadas de gerações em gerações e que nem sempre são assustadoras. Como são histórias baseadas na cultura, lendas urbanas e folclore americano, acabaram sendo todas uma grande surpresa para mim, já que não conhecia nenhuma delas.

Destaque para O dedão do pé, A casa mal-assombrada (achei o padre muito corajoso em seguir as ordens do fantasma), A babá, Faróis Altos (que tem um fim surpreendente) e principalmente Tem espaço para mais um, já que por muitos anos tive pânico de elevador, então a história acabou mexendo comigo.

A edição é muito bem feita e as ilustrações de Brett Helquist combinam muito bem com o aspecto sombrio que o livro tenta proporcionar. A obra é curtinha, apesar de ter 29 contos, todos são de leitura rápida e além de instigar um pouco a imaginação, nos diverte bastante.

No final das contas fiquei com vontade ler mais histórias do autor Alvin Schwartz!

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2017/01/historias-assustadoras-para-contar-no.html

vbitazi 27/02/2019

Li pela adaptação que está sendo feita para o cinema. A ideia é muito boa, mas as historias, excluindo uma ou outra, são bem sem graças. Até mesmo meu sobrinho de 8 anos achou besta, li uma história para ver se criança ia achar legal.
Talvez no cinema funcione legal, tem algumas poucas histórias com bastante potencial.

Bianca (@fallandfox) 09/05/2020

•Não foi uma leitura ruim no sentido propriamente da palavra mas ele não cumpriu o objetivo de ser algo assustador na minha opinião.
•Esse é um tipo de literatura que vai funcionar para crianças então acabei me decepcionando e gostaria de ter tido a chance de ler ele quando era mais nova.
•A edição que eu li ainda não colaborou com a lida e mudou as artes do livro (o que na minha opinião foi uma péssima ideia já que os desenhos originais eram bem assustadores por sua simplicidade)
•Nao recomendo a leitura desse livro exceto se você for alguém que não se de bem com livros de terror mais comuns mas mesmo assim queira ler algo do gênero ou se você for ler ele para crianças.

site: https://www.instagram.com/p/B_-Mr0Igb1g/

Aline ig @escape.abacharel 16/05/2020

Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro é uma coletânea de contos de terror infantojuvenil que foi reunida pelo autor Alvin Schwartz. O livro é uma coletânea de contos de terror, baseadas em lendas urbanas e no folclore americano, compilados em diferentes categorias: por exemplo, há uma parte no livro que diz que a maior parte das histórias foi transmitida de geração em geração ao longo dos anos, mas há algumas narrativas que só começaram a ser contadas recentemente, narrativas essas sobre os perigos que enfrentamos no dia a dia.

Algumas histórias são interessantes, algumas parecem meio bobas, mas isso porque estou lendo um livro infantil sendo que já passei da época de ler livros assim. haha
Esse é um livro que provavelmente teria me dado medo se eu tivesse lido quando era mais nova. Sempre gostei de livros de terror quando criança, mas até algo menos assustador era capaz de me dar medo. Então provavelmente esse livro teria dado medo, mas hoje não surtiu esse efeito.

Não foi uma leitura ruim, mas não aproveitei tanto, li mais por causa do filme... Eu assisti e fiquei curiosa! Não recomendo para quem acha que o livro tem uma história parecida com a do filme! O filme é de 2019 e foi produzido por Guillermo del Toro. Uma continuação do filme já está sendo pensada pelo diretor!

1 | 2 | 3 | 4