Amor e Amizade

Amor e Amizade Jane Austen

Resenhas - Amor & Amizade

Bi Sagen 23/05/2024

Pra ser ruim ainda precisa melhorar
Como uma boa apaixonada por Jane Austen, achei uma ótima ideia termos uma releitura dela em meu clube de leitura, mal sabia eu que esse seria um grande arrependimento, porque tive que aguentar essa bomba até o final.
Amor & Amizade é um reconto de lady Susan, pela ótica de um sobrinho da protagonista, que busca defender a honra da tia, mas que faz isso de maneira ridícula, deixando ainda mais evidente a vilania da mulher.
O problema é que eu não tive uma gota de alegria durante a leitura. Cada frase lida me fazia desejar estar em qualquer outro lugar. A escrita não tem graça, não tem delicadeza estética, varia entre cópias descaradas de trechos de Lady Susan e frases enfadonhas do autor.
Sem falar que a partir do meio do livro, a história já acabou, e o autor faz apenas um ctrl C ctrl V do livro original, com comentários esparsos e sem graça do narrador-personagem, o que só serviu para me deixar ainda mais cansada. As constantes referências a Austen como solteirona ou como uma escritora ruim tem como objetivo mostrar o quanto o narrador era torpe, mas a constante repetição disso ficou patética.
O autor não consegue nos envolver por lady Jane, nem nos fazer achar graça do narrador-personagem (porque é ridículo de um jeito que não causa entretenimento).
Eu nem estava fazendo resenhas nos últimos tempos, mas precisava desabafar minha indignação com a história. Fazer referência a Jane Austen na capa é praticamente uma ofensa.

Liachristo 20/03/2024

Achei cansativo
Por mais que eu tenha compreendido que o escritor quis fazer um tipo de paródia, com a historia da Jane, e que ele escreva bem, não consegui me agradar muito. Tive uma certa dificuldade de empatia com a maioria dos personagens e principalmente, de me agradar dos rumos que ele deu à história. Infelizmente não funcionou muito bem pra mim. Achei cansativo e quase abandonei. Se algum dia tiver a oportunidade de me deparar com um livro dele, darei outra chance.

bella 23/01/2024

Incrivelmente bela, surpreendentemente espirituosa e completamente devotada... aos próprios interesses: Conheça Lady Susan Vernon, a Alma e o Espinho de Amor & Amizade.Viúva, falida e mãe de Frederica, uma adorável garota em idade para se casar, Lady Susan tem uma missão: encontrar um bom marido ? ou seja, rico ? para a filha e sobretudo para si.Dona de uma eloquência e de um charme sem iguais, Lady Susan flerta com qualquer homem endinheirado que possa salvá-la de sua desgraça financeira, o que lhe rende a fama de ?rainha do flerte?.Mas quando suas tentativas de garantir o futuro não saem como o esperado, Lady Susan recorre à gentileza (e ao dinheiro) de seu cunhado, Charles, e vai passar uma temporada em sua propriedade rural para se afastar das fofocas.Lá, ela conhece Reginald, irmão da esposa de Charles, e único herdeiro da fortuna da família DeCourcy. Ao perceber que Frederica está se encantando pelo rapaz, Lady Susan decide que o jovem Reginald seria um belo e abastado marido... para si mesma.

Bruh 26/11/2021

Demorei um pouco para ler este... sua linguagem um pouco antiga, muitos textos fragmentados para ilustrar a história. Mas enfim concluído....

Ketlintaina 19/07/2021

Lady Susan é odiosa. No início do livro quando começamos a entender sua história de vida, já criamos uma antipatia instantânea.
A mulher é calculista e apesar de muito simpática, é manipuladora.
Quando vai a casa do irmão para sua temporada e descobre que a filha precisa voltar para a casa, Susan já começa a pensar em como irá se livrar da menina novamente, casando-a.
Acontece que a menina agora é uma moça muito amável e bonita, mas ela desdenha tanto da menina que o pretendente mais provável, acaba se apaixonando pela mãe no lugar da filha.
É revoltante. As mulheres da família que não são seduzidas pela conversa fiada da dama, entram em ação para desmascará-la e é então que o livro fica mais interessante.
A história é rápida e muito fluida, mas o fato de em momento nenhum as atitudes de Susan serem baseadas em nada além de pura maldade, pois nem a ganância justifica suas atitudes, deixa o livro maçante. Lady Susan não tem profundidade, não entendemos o porque ela é tão má e isso fez com que eu não tivesse uma conexão com a história.

Yue Lim 28/06/2021

Amor e Amizade
Gostei demais do livro. Tanto que até paguei de louca e ri muito numa sala de espera. Graças que as pessoas de lá já sabem que sou uma leitora compulsiva e que dou risada mesmo. Ou choro. Graças a Deus não foi o caso. ?

Não sei o que pensar ainda de lady Susan, a protagonista, e sua BFF, Alicia. Sério. Se mais alguma mulher se juntasse a elas não seriam consideradas amigas, mas uma quadrilha. ?

A família do autor tirou de mim muitas gargalhadas. E apesar de ter sacado tudo de primeira em nada tirou o brilho da leitura. Pelo contrário. Corri no now pra ver o filme... e com certeza o livro é muito melhor. ?

Luzia.Hoinatz 30/06/2020

Uma visão interessante
Lady Susan é sem dúvida um gênio dos relacionamentos, conseguindo dobrar qualquer um com suas palavras, seu poder de persuasão é admirável. Fato interessante ainda é que são dois livros em um, visto que temos acesso aos textos originais aos quais o autor refere ter se inspirado.

Clara T 24/06/2020

Um Pouco Mais de Jane Austen
Histórias de época no estilo da Jane Austen me fazem suspirar.
Uma das histórias não terminadas é justamente Lady Susan que foi utilizada como referência para esta obra.
Ultimamente fiz algumas leituras deste tipo como A Viúva Silenciosa e Scarlett, continuação de obras de grandes autores. Mas cada uma delas tem uma característica ímpar. Nada a comparar. É só uma tendência.
São dois relatos, um maledicente de uma autora solteirona e o outro orientado a fatos com o objetivo de limpar a barra da jovem viúva que se viu alvo do maldizer. Mas no fundo, no fundo... Ambos relatos dão margens para muitas dúvidas.
Ainda me resta ler atenciosamente Lady Susan, mas não acredito que irá mudar a minha opinião sobre a autora e suas obras. Este livro é de uma construção muito interessante. O autor se abre a alguns devaneios e informações que não leva a lugar nenhum. Mas ainda tem muita coisa da história não contada. Alguma perspectiva de uma continuação?

Gabi 22/05/2020

Só a ideia de ver alguém defender Susan já me divertiu, gostei bastante do livro, embora ainda goste mais da história original.

Vanessa 15/02/2020

solteirona?
esse edição é caso de amor e ódio, vc ama a história de Jane Austen e odeia o enredo criado posteriormente

duds ⤠27/01/2019

Incrível,mas...
Então, Amor e Amizade é um livro muito incrível, mas tem muitas partes desnecessárias
O livro em si termina na página 135 e nas outras páginas possuem apenas cartas, que eu particularmente acho que não é obrigatório ler, então parei de ler na página 171 vulgi carta número 16
Mas aconselho muito todos a lerem!

Maitê 25/12/2018

Engraçado, com um formato e uma proposta interessante. Defender a personagem principal do livro Lady Susan da Jane Austen, uma defesa feita por alguém completamente encantado pela personagem. A leitura é agradável, mas não chega aos pais do original, e funciona melhor como filme.

Li 31/03/2018

DESAFIO LITERÁRIO CULTURA - MARÇO - LIVRO ESCOLHIDO PELA CAPA
Nao costumo escolher livro pela capa. Eu posso até num primeiro momento achar uma capa interessante, mas sempre vou escolher um livro principalmente pela sinopse.
Esse eu escolhi mais por saber que era baseado em "Lady Susan" de Jane Austen, e isto está na capa do livro, espero que sirva de justificativa. Rs
Achei o livro meio sem pé nem cabeça. Como ainda não li o original, não posso dizer muita coisa dele, mas Amor e Amizade achei meio chato, tanto que só lembrei de fazer a resenha dele no último dia do mês!
Como parece que o texto original e escrito em forma de cartas, talvez nem minha devoção a Jane me tivesse feito gostar muito dele, mas confesso que a personagem Lady Susan é a mais antipática dela realmente, se seguir o caminho de Whit.
Mas sempre esperamos muito de qualquer coisa baseada em obras de autores que gostamos, posso ter sido muito parcial nas minhas impressões da obra.

Mundo de Tinta 01/03/2018

Uma ótima surpresa...
Olá, Leitor.
Ganhei esse livro de uma grande amiga que sabe que eu sou completamente e irremediavelmente fã de Jane Austen.
" É uma verdade universalmente conhecida que uma leitora de romance de época em algum momento de sua vida apaixonar-se-á intensamente por Jane Austen."
O que ela não sabe é que eu, como grande fã da autora, não sou chegada a adaptações de suas obras, porque geralmente me causam ranço. Vide Orgulho e Prenconceito e Zumbis que larguei o livro e jamais (leia com a pronuncia em francês, "jamé") cogitei a hipótese de ver o filme.
Mas leitora teimosa que sou, e até porque eu ganhei o livro, resolvi ler nem que fosse para passar raiva.
Eu não sabia que divertiria-me tanto.

Quer continuar? Então vem!

site: http://blogmundodetinta.blogspot.com.br/2018/02/resenha-de-tinta-amor-e-amizade.html#more