Sangue Azul

Sangue Azul Leonardo Gudel

Resenhas - Sangue Azul

E. Dantas 25/04/2010

TARANTINO BRASILEIRO
Eu tenho esse habito de comparar os livros que leio aos filmes que vejo. E sei que não sou o único, portanto pra quem é fã das visões sangue-ácido-sarcásmo-fígado-voador-miolos-tiros-sangue-sangue-sangue-nolentas...leia sangue azul.

Mas não só das imagens vive essa obra.

O relato do "Rubens que não se chama Rubens" é tão bizarro, que, pra quem mora no Rio de Janeiro, chega a assustar quando em determinados trechos, não nos assustamos tanto.

Aliás, tirando a excelente formatação do relato feita pelo Gudel, o que fica do livro é isso, o ponto que chegamos. ( essa frase é muito dita pela minha avó, as velhinhas amigas dela e todos que se sentem lesados nessa cidade, mas eu tenho que repeti-la, mesmo sendo clichê).

O "Ponto" que falo não é o da violência, mas a normalidade com que tratamos dela...ora, o que faz o ser-humano é o meio, e essa contaminação que vivemos é muito surreal.

O livro é uma experiência fantástica, é rápido, de linguagem fácil e até mesmo divertido ( não me julguem, ninguém é mau o tempo todo).

Mas lanço aqui também uma outra experiência que vivi sem querer, mas que valeu a pena: Li esse livro logo após terminar "crime a castigo" do Dostoiévisk, e isso fez uma diferença bem curiosa ao modo de ve-lo.

Recomendadíssimo.
Pela sensação causada, acima de tudo.
Beijos e inté!
Juliana 12/05/2014minha estante
Fiquei interessada, vou até ler o Crime e Castigo antes hehe

claudioschamis 18/02/2010

Sangue Azul é um livro verdadeiro, um livro que põe você diante do impensado, do real desconhecido. Com certeza a sua idéia sobre a Polícia Militar irá mudar ou não. Poderá ser esse livro o atestado que faltava da idéia que você tinha sobre a instituição, talvez totalmente falida e corrompida. É um livro chocante. Não espere romance e flores. Tem até romance, mas é o real, é como na vida de muitos. Um relato corajoso, chocante, estarrecedor e comovente em alguns momentos. Um livro que faz você pensar no valor da vida e de como é muito mais complicado lidar com a violência da maneira como ela se retrata. Você verá o policial com outros olhos. Talvez até não. Mas com certeza terá alguns dados a mais para conseguir analisar de uma forma mais correta como a engrenagem funciona e como pessoas que se diziam nunca trilhar um caminho não virem outra solução. É um livro de como a vida é de verdade na selva em que estamos vivendo.

Helmer 08/04/2022

Sangue azul
Carambaaaa!!! Que livroo.
Mostra a realidade de um PM do Rio de Janeiro que tenta a qualquer custo ser honesto. Com o passar do tempo ele vê que não está sendo recompensado por tal atitude e começa a ameaçar traficantes detendo-os, pegando dinheiro e armas.
O coronel do batalhão é corrupto junto com outros ex-policiais.
Citei aqui muito pouco do que conta no livro. Vale muito a pena a leitura.

Edvaldo Bezerra 14/08/2020

Uma boa história
Possui uma boa narrativa, consegue prender o leitor, mas não é tão bom quanto Como Nascem Os Monstros, que trás a verdade nua e crua da situação da PMERJ.

O livro narra acontecimentos vividos por um Policial Militar, que aqui é chamado de Rubens, que posui uma conduta ilibada, mas como o homem se adapta ao sistema, é mais um tragado pelas condutas erradas do meio.

Senti o livro em um certo ponto fantasioso e com a narrativa querendo mascarar certas situações. Mas nada que não leve a nossa imaginação a certa realidade.

Aconselho se possível o leitor mergulhar nos três títulos (Elite da Tropa, Sangue Azul e Como Nascem os Monstros) e ver que os três apontam algo comum, que é a corrupção da instituição, por outro lado, um trás para mais próximo do leitor a realidade vivida por cada policial militar daquele Estado.

Nota 3,5 por não entregar a violência destacada, mascarar as ações para "bons moços" e um pouco mais fantasioso que os demais títulos.

Larissa 19/07/2022

Sangue azul
É um livro bem interessante, porém abrange um tema bem forte e polêmico, aqui conseguimos entender um pouco mais sobre oq acorre na PM do Rio de Janeiro e como funciona a corporação.
Este livro vai fazer perceber e entender certos comportamento q julgamos imoral, extremamente horrível e inaceitável.

Vinicius.Ferreira 02/07/2022

Ótima obra. Os nomes dos policiais e das localidades são distorcidos, em virtude de segurança; há de se considerar também que os fatos relatados acontecem há algum tempo, devido às táticas usadas, como quatro policiais tomando uma favela por inteiro, atualmente é praticamente impossível, tendo em vista a grande escalada bélica dos criminosos. Muitos problemas da polícia são relatados, diversos pontos de vistas apresentados, muito rico nessa parte; esquemas de corrupção são citados de forma simplória, apenas alguns são bem trabalhados ao longo do livro, porém estes são muito bem explicado e descritos.
A parte mais chocante e excitante do livro é a mente do policial/personagem principal, como o psicológico dele vai se abalando com o passar do tempo e suas ações vão evoluindo, além das consequências disso tudo em sua vida.

Dreads 17/05/2021

Realidade
Extremamente visceral. É isso. O que posso falar desse livro é começar a resenha com este adjetivo. A obra trata de uma forma romantizada (ficcional) a realidade que muitos conhecem. Ou não conhecem a fundo. Abordando a situação do policial do estado do Rio de Janeiro, o livro retrata a degradação não apenas física e psicológica do personagem, mas, também, moral de "Rubens", o policial principal do romance. Com bastante impacto, é uma obra que devorei em dois dias, apesar de suas mais de 300 páginas. Leitura que considerei fácil e que prende o leitor muito bem. Se você tem alguma dúvida sobre as questões e os fatos levantados na história, os detalhes, as considerações e o realismo muitas vezes fazem você lembrar do que assistiu em alguns programas da televisão. Sangue, corrupção e agonia estão presentes de forma constante nesse livro e considerei que é necessário um pouco de estômago para ler algumas das páginas. E se você pensar que estou falando da parte física quando cito estômago, verá que o sentido figurado vai se aplicar muito mais neste caso. Recomendadíssimo!

luke2109 08/02/2010

Dinamite pura!
O livro é um romance baseado em uma história real (segundo o autor) que vai fundo nas entranhas do Sistema Policial. Por outro lado, ele também foca o lado psicológico do indivíduo que vai tendo suas convicções abaladas pelo Sistema ao qual está inserido. Recomendo!

Sandro Bueno 12/04/2015

Sangue, sangue, sangue.
Se fosse um filme, faria qualquer filme de Tarantino um conto infantil. Violência, corrupção, drogas e tudo mais que existe no submundo do Rio de Janeiro. Uma leitura que faz você querer devorar o livro sem parar. Li ele em menos de 24 horas. Frenético. Muito bom!
Bruno 26/04/2015minha estante
Vou ler, Vc esqueceu de dar a nota!!!

Lala 08/04/2021

Mais violento que o filme ?Tropa de Elite?. Mais polêmico que o livro ?A elite da tropa?.Mais revelador que ?Rota 66?. Mais impressionante que qualquer livro, filme ou documento que você tenha lido ou visto sobre o tráfico de drogas e a corrupção policial e política no Rio ou em qualquer lugar. Incomparável. Revoltante. Absurdamente real. Umdepoimento chocante e arrasador!

Alex745 30/12/2010

Realidade ou ficção?
Como vocês podem ver na minha lista de livros já lidos, sou fã de livros que tratam de assuntos reais. Li diversos títulos que tratam sobre criminalidade. Sangue Azul, sem dúvidas, foi um dos livros mais perturbadores que já li. Confesso que me senti cansado ao final do livro.

Saber que os assuntos tratados no livro são reais é muito perturbador. Mesmo assim, para os amantes da realidade, o livro é muito bom. A história foi muito bem contada.
PH 05/09/2016minha estante
Acredito seja ficção! Não gostei, muito exagero!

figuer 23/04/2012

Antes que o monstro em gestação nos engula.
Livro tenso, forte, altamente reflexivo sobre a policía militar sem distinção de patente. Muitas das histórias são aterrorizantes pois a vemos quase que diariamente nos noticiários. O livro nos leva a admitir que o sistema em seu todo tem que ser totalmente modificado com a mais rápida urgência e principalmente que as leis em nosso país tem que ser mais duras e realistas para proteger nós, as pessoas de bem, como também os militares honestos que ainda em sua grande maioria fazem partes das fileiras da PM do RJ.
A história é envolvente e nos leva a cada momento a aceitar, torcer ou repudiar as atitudes do soldado Rubens lembrando que o nome dele não é Rubens, mais cuidado para não entrar em depressão diante de tantas verdades.
luisfranope 16/08/2013minha estante
Estou começando ler este livro mas ja tenho um questionamento: o Rubens (que não se chama Rubens) é anonimo mas cita momentos e situações que, imagino que qualquer um Detetive da Policia seberia identifica-lo. Pergunto: COMO ELE CONSEGUE ESSE ANONIMATO?
Aguardo resposta
Grande amplexo
LUIS

Christiane.Leite 02/05/2023

"Sangue Azul", de Leonardo Gudel, é uma obra impactante e esclarecedora que revela os bastidores sombrios da polícia militar no Rio de Janeiro. Gudel aborda temas como corrupção, abuso de poder e violência, desvendando a teia complexa que permeia a instituição. O enredo é bem construído e envolvente, e o autor utiliza personagens verídicos para destacar a gravidade da situação. No entanto, em alguns momentos, a narrativa torna-se um tanto densa e confusa, prejudicando o ritmo da leitura. O que realmente ressoa no leitor é a coragem de Gudel em expor essa realidade alarmante, além da urgente necessidade de reformas na estrutura policial. Apesar de algumas falhas, "Sangue Azul" é uma leitura essencial e provocativa, que nos faz refletir sobre as instituições que nos governam e os sistemas pelos quais somos regidos.

gabrielworms 16/05/2015

SURPREENDENTE
O livro tem linguagem fácil, direta e real. Narrativa que prende o leitor que acompanha sem pausa o desdobrar da história, que segundo o autor, é real, apenas com mudanças de nomes e datas para reguardar o real ser humano por trás do personagem Rubens, bem como as outras pessoas que ele cita ao longo da narrativa sangrenta, perversa, chocante e sem meias palavras. A realidade de um policial militar no estado do Rio de Janeiro, onde corrupção e honestidade se embatem, sempre com o risco da morte iminente, num cenário de crimes, tráfico de drogas, política e uma dose de romance. Vale a pena ler e entender um pouco desse tema!

rui.rocha.7902 09/11/2015

Não gostei em partes.
A narrativa é de fácil leitura e prende o leitor com uma história envolvente e personagens carismáticos apesar de suas curtas trajetórias na obra.

O que me desagradou foram alguns erros ortográficos que passaram pelas revisões mesmo na 2ª edição. Além de erros técnicos em relação à armamentos e procedimentos policiais, o que me faz ter dúvidas se esse livro foi realmente foi escrito com auxílio de um Policial Militar