Em busca do tempo perdido

Em busca do tempo perdido Marcel Proust

Resenhas - A Prisioneira / A Fugitiva / O Tempo Recuperado

MauricioTiso 12/10/2022

Uma Ode ao Belo e à Transcendência do Tempo
O Volume III é composto por 03 livros.

O primeiro trata do ápice da afecção da paixão vivida pelo narrador, toda a beleza de momentos fugazes e toda a dor e sofrimento acusados por um sentimento completamente selvagem.

O segundo traz o racional efeito do tempo sobre esse mesmo sentimento selvagem, que vai se abrandando pela ausência, se reduzindo até dele somente sobrar pequenas centelhas de memórias, que já não causam nenhum efeito. É como a lenha que, ao virar cinza, não mais alimenta o fogo e para continuar a nos aquecer, substituímos por uma nova leva de lenha.

No último livro temos a amarração de toda a obra, uma reflexão profunda sobre esta vida que vivemos, as quais pequenos reflexos são ampliados pela lente da emoção até se tornar insuportáveis clarões, ao mesmo tempo que são reduzidos pelo distanciamento da razão até mal nos iluminarem.

Nunca deixam se ser reflexos, mas o tempo é o implacável Senhor que mantém essas duas óticas, emoção e razão, distanciadas escancarando quão míope é nossa passagem por este mundo.

Tudo isso nos é trazido por Proust como um zelo extremo ao belo, que no meio deste épico conflito entre razão e emoção, sempre está presente em tudo, sempre disponível, sempre magnânimo e indulgente com a nossa falta de atenção.

Aline.Rodrigues 13/12/2021

Precioso
Difícil comentar sem ser clichê. Em buca do tempo perdido é simplesmente maravilhoso, preciso, cirúrgico, como o próprio Proust desejou no seu intento: um ensaio sobre a vida.
Nas páginas finais dessa obra de arte ele traz o seu desejo sobre o teor de sua obra "(...) pensava mais modestamente no meu livro, e seria até inexato dizer que me preocupavam o que leriam os meus leitores. Pois eles não seriam, conforme achava, meus leitores, mas os próprios leitores de si mesmos, já que meu livro não passaria de um tipo dessas lentes de aumento, meu livro seria um instrumento graças ao qual lhes forneceria meios de lerem a si próprios."

Sim, ele conseguiu!

Nivaldo.Alves 13/09/2021

"A prisioneira" e "A fugitiva", são na minha opinião os melhores livros da série. Já "Tempo recuperado" ficou bem abaixo de minhas expectativas.
As reflexões de Marcel em toda a obra tem trechos excelentes que nos fazem pensar, e muitas vezes me identifiquei com situações citadas pelo protagonista, outros trechos que não consegui aproveitar quase nada.
É uma obra difícil de ler, é necessário total atenção ao texto, que é muito rico, mas qualquer distração nos afasta da obra.

Debora 31/07/2020

A finalização faz a saga valer a pena
Há uma semana, minha nota para o livro era 2,5. Mas as últimas 150 páginas de O Tempo Recuperado fazem toda a saga valer a pena.
Ao fim dos 7 livros, O Tempo recuperado fecha a história trazendo todas as reminiscências e explicações para o caminho da história de forma magistral, abordando/explicando como o fio condutor é o Tempo (assim mesmo, em maiúscula), aliado à memória.
Aqui se unem os caminhos de Swann e de Guermantes na vida do narrador.
E aqui fica claro que, de fato, umas 500 páginas da saga são desnecessárias (na minha opinião arrogante - quem sou eu pra avaliar Proust...), porque fofoca que não contribuem em nada pra minha compreensão do todo)

Marcos Nandi 23/03/2020

Projeto ambicioso.
Meu projeto de leitura mais ambiciosa.

Excelente.