A História do Brasil Para Quem Tem Pressa

A História do Brasil Para Quem Tem Pressa Marcos Costa

Resenhas -

Dionathan 08/10/2023

Uma nação condenada a mediocridade
Lendo a obra fica perceptível que a nação brasileira, desde seu "descobrimento" até a sua jovem democracia, jamais foi tratada tendo como foco e objetivo o bem e o crescimento de seu povo.

Sempre subjugada pela força do poder econômico da época, da exploração dos portugueses até o abusivo favorecimento às construtoras, bancos e financeiras da atualidade, o Brasil caminha sempre favorecendo aqueles que têm mais e que querem cada vez maior acúmulo do seu capital.

Talvez o jovem mundo globalizado seja a única esperança de uma mudança na trajetória de médio/longo prazo da recente história dessa nação.

Cristiane 27/09/2023

Direto!
Uma obra que entrega o que promete.
O autor é bem objetivo, apontando todos os principais marcos da história do Brasil de forma bem clara, porém rápida, sem muitos floreios.
O fato de ser uma escrita mais sucinta é justamente para aqueles que gostariam de relembrar mesmo os pontos citados no livro, pois para aqueles que desejam algo mais profundo e completo, não ficará satisfeito com a obra.
Particularmente, achei um bom livro. me serviu para refrescar a memória sobre assuntos que aprendi quando estudava, os quais chamavam muito a minha atenção, sem contar que é sempre bom saber o máximo sobre o país de onde viemos e as inúmeras influencias que o marcaram.
O texto é de fácil compreensão, e contém ilustrações de grande valia para o todo da obra.
Recomendo.

moacircaetano 27/09/2023

Ótimo roteiro sobre a nossa história, esclarecedor em muito momentos, provocador em outros.
Pena que foi escrito antes de impeachment da Dilma, prisão de Lula, ascensão e queda de Bolsonaro, volta de Lula... muita coisa, já merece uma edição revisada.

andrecasanova.jpg 18/09/2023

Ótimo Resumo
É um livro com excelente resumo de toda trajetória brasileira desde o "Descobrimento" até o ano 2015.

Nesse livro não é abordado o impeachment da Dilma pois acredito que tenha sido finalizado antes do processo.

O primeiro capítulo aborda de forma enriquecedora a questão das grandes navegações. Achei muito bom a explicação da relação da abertura Dos Portos - Inglaterra - Independência do Brasil que ocorre no segundo capítulo.

O capítulo da questão Republicana foi, a parte mais bem resumida com a possibilidade de enxergar como alguns pontos da antiga República Café com Leite tem reflexo nos dias atuais.

O livro peca em passar muuuuito rápido o 1º Reinado e o período das Regências.

Mas para quem tem pressa.... eh um livro que irá ajudar e muito

Wesleyotio 15/09/2023

Brasil, um país sem povo
Nesta viagem rápida pela história de nosso país o autor nos revela o mesmo comportamento quando se fala desta nação. Se a história é cíclica a do Brasil é cíclica e exaustiva.

Nossa história é marcada pela exploração seja de nossas riquezas naturais ou de nosso povo, é imprecionante como pensamento colonial ainda vigora fortemente no nosso jeito de pensar e agir.

De um lado as Elites econômicas que sempre procuram fazer o aparelhamento do Estado e de outro as classes populares que pagam altos impostos e quase sempre assisti bestificada toda a situação.

Um Estado omisso que não possui um projeto de nação que sempre está sendo aparelhado por aqueles que estão no poder a favor de um grupo.

O livro deixa claro o quanto pautas como educação, saúde e cultura são extremamente necessários na construção de um projeto de nação que permita os brasileiros se vejam como povo desta terra.

Wanessa.Haryane 15/09/2023

Uma leitura maravilhosa! De forma rápida você consegue conhecer como foi formado o país que conhecemos hoje. Contém pormenores que é difícil encontrar até mesmo nos livros didáticos de história.
Resumidamente conseguimos entender como aconteceu toda a história!

danúbia 14/09/2023

Esse livro é ótimo, conta a história do Brasil bem resumida mas da super pra entender tudo, tem citações de pensadores e reflexões, foi uma leitura muito boa

Graziele 14/09/2023

Resumo bem elaborado
Um bom começo para quem quer ter conhecimento da história da nossa nação. Autor, didático e propociona uma leitura fluida. Fomentou meu interesse histórico e político e pretendo me aprofundar em livros mais detalhados. É um otimo ponto de apoio e pude desenvolver melhor o meu entendimento e construir a cronologia dos acontecimentos relatados.

Amanda.Santos 12/09/2023

Mal feito
O resumo é resumido até demais, senti falta de explicação de alguns conceitos durante a leitura e achei o livro pouco coeso. Muda de um capítulo ao outro de maneira muito abrupta sem conexão.

Karinne 11/08/2023

Para quem tem pressa é um bom livro, mas para estudar história devemos lembrar que quanto mais informação melhor.

WalterGoncalves 10/08/2023

Brasil em Gotas: História para Espertos Preguiçosos.
O livro é uma mão na roda pra quem quer saber de Brasil sem muito blablablá. Excelente pras cabeças preguiçosas ou pra quem curte um atalho, entendedores entenderão, hehe.
E parece que o autor ligou o radar certo nesse ponto minimalista. Hoje em dia, tem uma galerinha esperta querendo jogar um charme nos assuntos acadêmicos, nesse caso, Marcos Costa deixa menos chato esses assuntos, fazendo o livro entrar nesse clima, do tipo: "Não quer colar na aula? Pelo menos pega um resumo rápido aqui."

Bella Corradi 10/08/2023

Será que temos solução?
Livro bem bacana e rápido de ler sobre os principais fatos políticos e econômicos do Brasil. Um resumo das principais decisões que foram tomadas desde as explorações marítimas europeias até o nosso dia de hoje. Vale a leitura para a reflexão.

InhoDark 31/07/2023

Do jeito que eu esperava...
Um excelente resumo sobre a história do Brasil , nada muito aprofundado porém não deixa de citar acontecimentos importantes e dar alguns pequenos detalhes sobre , uma boa leitura

Diana 29/07/2023

A trilha do dinheiro na história do Brasil
O livro faz um resumo interessante da história do Brasil focando em explicar o que move cada passo político: o dinheiro. Ele conecta grandes marcos históricos com os interesses que promoveram tais mudanças.

É ótimo para compreender como a transformação social tem sido realizada no país, especialmente quando deixa subentendido que não é possível revolucionar se a preocupação primária está em ter o que comer.

Cumpre a promessa de ser rápido, então não tem como reclamar da falta de profundidade de nenhum tema, podendo ser, inclusive, um sumário para pesquisa posterior.

Único ponto que me fez tirar uma estrela da classificação foi a romantização de algumas figuras nacionais. Em alguns momentos, até parece que os holandeses eram bonzinhos e alguns presidentes heróicos.

Somos terra de Macunaíma, onde alguns anti-herois promovem melhorias esporádicas, não sem defeitos terríveis. Claro, estamos todos presos ao sistema e à falha inerente à condição humana, mas isso em um guia crítico embota um pouquinho a mensagem principal.

Feitas minhas considerações, recomendo totalmente a leitura.