A gigantesca barba do mal Stephen Collins

Resenhas - A Gigantesca Barba do Mal

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rafael Mussolini 26/04/2024

A gigantesca barba do mal
"A gigantesca barba do mal" do ilustrador e cartunista Stephen Collins (Editora Nemo, 2016) foi a estreia do autor dentro do estilo graphic novel e já chegou alcançando título de best-seller do The New York Times, além de finalista dos prêmios Waterstones Book Of the Year e do Eisner Award. Após ler o quadrinho entendemos perfeitamente o seu sucesso. Collins utiliza de metáforas e elementos fantásticos para falar de assuntos densos que moldam a nossa sociedade. Com um texto por vezes quase filosófico, o quadrinho nos leva a pensar sobre as formas que a nossa sociedade se organiza e do preço alto que podemos pagar ao fechar os olhos para tudo aquilo que faz parte da nossa humanidade.

Stephen Collins nos coloca dentro da ilha de Aqui, um lugar considerado perfeito em todos os aspectos. As pessoas são educadas e asseadas. As ruas são limpas, ordenadas e você não encontrará um pedaço de muro lascado ou uma erva daninha crescendo a um canto. Até mesmo as árvores obedecem a uma forma para fazer parte dessa comunidade idealizada. Em Aqui tudo é aparentemente perfeito e uma das poucas coisas que atormenta o sono dos habitantes é o mar que banha a cidade, pois do outro lado da imensidão de água existe uma cidade chamada Lá.

Se Aqui é o retrato da perfeição e da organização, Lá só pode ser o contrário. Então, para os moradores de Aqui, Lá é desordem, Lá é caos, Lá é o mau. De forma engenhosa, Collins explora a maneira como nós, seres humanos, aplicamos uma dualidade a tudo: bem e mal, bom e ruim, ordem e caos, amor e ódio. E embarcamos em uma missão impossível de assumir apenas uma faceta dessa dualidade absoluta, na interpretação de que um lado é o certo.

No centro disso tudo está Dave, o personagem pelo qual conhecemos a rotina da população de Aqui. Dave, inicialmente, é apenas mais um habitante exemplar de Aqui, até que sua mente começa a dar vazão para dúvidas e questionamentos. Dave possui dois hobbies bem interessante, que são ouvir música, especialmente a música Eternal Flame da banda The Bangles e desenhar. Dave passa horas do seu dia observando a rua e desenhando cenário e pessoas que passam por lá. Este fazer artístico acende uma faísca na mente do personagem e inicia uma revolução sem precedentes na história de Aqui.

Aos poucos Dave vai dando vazão a seus questionamento e dúvidas sobre a realidade em que vive, ao mesmo tempo que se sente mal por isso, pois vai contra a ordem natural das coisas em Aqui. Dave trabalha em uma grande corporação, executando um papel onde sempre está envolto em papéis, planilhas e apresentações e acaba percebendo que ninguém ali sabe exatamente o que essa empresa faz.

Os homens de Aqui não deixam a barba crescer, porque o desleixo com a aparência é algo inaceitável e quando a barba de Dave começa a crescer sem parar e sem nenhuma explicação lógica, todo o sistema de Aqui começa a entrar em colapso. Dave vira escória da sociedade e a situação se torna uma calamidade pública.

Com um texto bem escrito, ilustrações hipnotizantes e uma diagramação que aposta em estruturas criativas que direcionam bem nosso olhar pela página, Stephen Collins nos faz embarcar por uma fábula pitoresca que explora a sociedade e seus medos em diversos âmbitos. Nós temos uma tendência de buscar conforto no Aqui e tudo que faz parte de Lá, e que portanto é desconhecido, fica a mercê de uma interpretação rasteira que deixa o medo do diferente tomar conta. No fim das contas a história nos mostra que a experiência humana é um grande mix de ordem e caos.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2023/03/a-gigantesca-barba-do-mal-de-stephen.html

Larissa Tabosa 24/04/2024

Acho que não sou inteligente o suficiente para esse tipo de livro. Não sei, li alguns comentários e as pessoas dizem tanto que é uma obra de arte, perfeito e etc, mas eu achei apenas ok. Só pode ser pela inteligência limitada, não vejo outra explicação.

Alline 01/03/2024

O ser humano...
Nesta obra temos a dinâmica daquilo que o ser humano sabe fazer de melhor: importar-se consigo mesmo e resolver seus próprios problemas, doa a quem doer, com uma insensibilidade tocante.
Queria que tais atos se restringissem à ficção ?

evemm 15/02/2024

A gigantesca barba do mal
Impressionante, um livro de quadrinhos bem desenhado, pouco diálogo, mas que te emociona de um jeito inexplicável, gostei muito.
A história se passa numa cidade onde as ruas e casas eram simetricamente iguais, as pessoas se vestiam iguais, e até os cachorros tinham seus pelos tosados iguais. A barba fez uma reviravolta nisso tudo. Recomendo.

Emmily 15/02/2024

Gostei bastante dos traços dos desenhos, me lembrou um pouco pequeno príncipe. Gostei o assunto abordado no livro

Mirielle0 03/10/2023

Reflexão que fala né
Que livro interessante faz a gente refletir sobre o modo como vivemos nos dias de hoje.Mostra que seguimos padrões e temos medo da mudança.

Leonardo1263 23/09/2023

Uma barba nunca será só uma barba!
Na improvável estória A GIGANTESCA BARBA DO MAL, o autor Stephen Collins nos traz uma das mais instigantes metáforas já apresentadas nos quadrinhos. Publicada no Brasil pela Editora Nemo, o quadrinho chegou às prateleiras em Outubro de 2016 e conseguiu seu lugar ao sol. A edição nos apresenta a vida de Dave, um sujeito mais do que simples, que tem uma vida simples, mora em uma casa simples, onde tem uma função simples na empresa que trabalha. O que Dave destaca bem como narrador principal da edição, é que na ilha onde mora chamada de ”AQUI”, tudo é muito simétrico e perfeito, onde tudo parece errado de tão certo que é. Mesmo em um mundo onde pessoas andam apressadamente a todo momento, com seus celulares conectados, sem reparar na beleza que existe no entorno, Dave se mostra um sentimentalista possível, onde o próprio consegue reconhecer a beleza da vida em pequenos detalhes. Para construir um cenário de que a ilha de AQUI é quase perfeita, o autor apresenta o além da fronteira chamado de ”LÁ”, onde se ouve apenas histórias lendárias beirando o improvável.

O plot principal em torno do título da edição é que Dave é uma pessoa totalmente desprovida de pelos e cabelos, tentando diariamente se adequar ao padrão de AQUI. Eis que um dia fatídico, surge em seu rosto uma barba repentina, e essa mudança drástica de aparência vai mexer com a cabeça de Dave, com seu trabalho e principalmente com sua cidade.

Ao ler A GIGANTESCA BARBA DO MAL, o leitor não saberá o que esperar de início, quadrinhos alternativos tem essa mágica de não nos criar expectativas, nem boas, nem ruins, pois são histórias soltas, diferentes dos quadrinhos de Super-Heróis que variadas vezes se mostram previsíveis. A arte causa um sentimento apreensivo, uma paleta de preto, branco e cinza, com um sombreamento realista fora do comum. Assim como sempre, recomendo muito que você fã de quadrinhos alternativos dê essa chance a esse material que além de muito bem escrito é muito bem editado e apresentado pela @editoranemo

livrosdabeti 18/09/2023

A gigantesca metáfora do mal (estar)
Esse livro é uma metáfora genial. o jeito que o autor relaciona a barba a depressão de uma forma tão sutil e certeira me pegou de jeito. li em um sentada, algo que eu não fazia há anos, e eu amei. gostei muito de como o dave foi desenvolvido e o jeito que o darren agiu em relação a tudo. recomendo!

Nathália 27/08/2023

Tive que ler duas vezes
Mas no fim das contas amei!
É uma HQ bastante complexa, mas que trata de um assunto importantíssimo que é: o quanto nos diminuímos para caber em algo/alguém.

Mas no fim, uma pitadinha de caos deixa tudo mais organizado!

Danilo 13/06/2023

Medo
Que HQ incrível. Uma história super profunda sobre o medo e mudanças, relatando uma sociedade extremamente distópica e real ao mesmo tempo, com traços e quadros belíssimos! Adorei a leitura.

Rinaldo 28/04/2023

A Gigantesca Barba do Mal
Um conto moderno, realizado como uma história em quadr...inhos, com simplicidade e riqueza de detalhes. Que nos fornece a visão de nossa sociedade ao que é diferente.

Lucas.Mendes 21/04/2023

Cativante e interpretativa
Ótimo para quem quer uma leitura rápida, cativante e ao mesmo tempo cheia de conteúdo. É uma história com várias interpretações, para se ler em um dia e reler depois de um tempo. Toda releitura há novas interpretações e detalhes interessantes.

Nicole.Souza 30/03/2023

Reflexão....
Lí que era uma reflexão sobre a sociedade atual, porém, não consegui detectar esse tipo de reflexão. Achei interessante que fala sobre uma extrema organização que não é necessária e com um pouquinho de caos a vida se torna mais leve. Mas queria saber o que aconteceu com o personagem principal ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5