A dama do cachorrinho

Resenhas - A Dama do Cachorrinho

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Paulo 01/11/2023

O Simples Não Simples
O simples que deixa de ser simples.
Que poder para transformar o cotidiano. O dia a dia é cheio de sutilezas e Tchekhov captura todas elas.
Gostei demais! O conto Ventoinha (que nome horroroso mesmo) em poucas páginas, acaba sendo muito mais completo e denso que outro livro qualquer. Entrei na intimidade dos personagens e acabo discordando de um ponto com o médico de Tolstói, a vergonha da esposa era tanta, tanta, que além de passar das páginas para eu, leitor, também se enraíza no possível futuro da personagem. Acredito que finalmente, ela chegou no ridículo de suas ações e agora pagará por esse arrependimento com e prisão dos vindouros dias.
Outro que me marcou bastante, foi a Dama do Cachorrinho, que dá nome ao livro. Seria esse, uma inspiração para Anna Karénina? A angústia escorre das páginas.
Além desses dois que mencionei, todos os outros são terrivelmente bons.
Esse mês acabei lendo dois livros de contos, distintos, mas não posso deixar de compará-los. Tchekhov rouba todo o brilho em narrar as vidas cotidianas e seus problemas e deixa James Joyce (Dublinenses) no escuro.
Até agora não li nenhuma obra russa que não tenha gostado. São de um nível superior comparadas com quaisquer outras.

Gláucia 30/07/2011

A Dama do Cachorrinho - Anton Tchecov
Tchecov é um de meus contistas preferidos, seu estilo permanece atual. Dentro dessa coletânea estão dois contos entre cem classificados pela revista Bravo como os melhores: o que dá título ao livro e O Bilhete Premiado.

Obika 21/04/2023

Irretocavel
Me segurei para muito tempo com medo de terminar este livro.

Tchecov trabalha de forma flexível e e pura diversas faces da multidão humana, um talento pernicioso que nos alfineta quando não esperamos e nos comove.

Em textos curtos consegue oque supostos imortais não conseguem em seus calhamaços.

Polly 11/01/2021

A dama do cachorrinho
Demorei um pouco pra entender o estilo e o real objetivo do autor. Os primeiros contos não me agradaram muito, mas nos últimos pude captar que não se deve esperar nenhum acontecimento grandioso nas narrativas e sim reflexões profundas a partir de situações corriqueiras. O conto que mais gostei é o que dá título ao livro: "A dama do cachorrinho". Outros que também posso citar são: "Anna no pescoço", "Iônytch" e "A irrequieta". Recomendo o livro, principalmente para que seja lido calmamente.

Côrtes 09/09/2022

Incrível
Um dos melhores livros de contos que já li, o autor do livro consegue pegar um assunto simples e transformá-lo em um conto lindo, adoro a forma que ele aborda a existência humana em seus contos de forma que vc nem percebe. Só não dei 5 estrelas pq alguns contos achei meia boca.

Johnny Blue Heart 04/02/2022

O mestre do texto curto!
?A frase, geralmente, por mais bela e profunda, atua unicamente sobre os indiferentes, mas nem sempre pode satisfazer àqueles que são felizes ou infelizes, pois o silêncio constitui, com maior frequência, a mais elevada expressão da felicidade ou do infortúnio. Os que se amam compreendem-se melhor quando calados, e um discurso ardente, apaixonado, proferido sobre o túmulo de alguém, comove unicamente as pessoas estranhas ao defunto, parecendo frio e insignificante a sua viúva e filhos.?

Ezequiel.Cesar 29/04/2023

Contos magníficos!
Não há palavras para descrever a magnitude desta coletânea de contos!
Se você não conhece este autor está aí uma boa porta de entrada!

Mandy 23/08/2020

Esta leitura foi uma indicação de um professor muito querido e que ama literatura russa.

Delicado, reflexivo e de fácil leitura, A Dama do Cachorrinho é uma grande obra (apesar do curto tamanho). O livro apresenta uma Rússia no final do século XIX, porém os pensamentos e reflexões dos personagens são atemporais.

Robson.Loiola 05/03/2024

Realista e pragmático
Com uma escrita envolvente e uma narrativa bem construída, este livro traz pequenos contos sobre o dia a dia da vida russa do meio pro final do século XIX, seus altos e baixos, a vida dos mujiques à ariatocracia e um ponto em comum em todas as histórias: a decepção. Apesar disso o livro tem uma pitada de comédia, aliada aos sofrimentos, dúvidas e compromisso ao cumprimento da etiqueta da época. Um livro que faz você ficar horas entre as diversas histórias e te dá uma reflexão que quase 150 anos depois, nem tudo mudou, apesar de vivermos em culturas diferentes.

Recomendadíssimo.

Rutinha100czs 12/06/2022

Livro de contos do escritor russo. Os textos tratam dos relacionamentos humanos, das relações familiares e convenções sociais .

none 13/02/2020

Sintese da (apetitosa) salada russa literária clássica
Não importa tanto se o final do conto não corresponde às expectativas criadas, o importante é o percurso, a estória bem contada, as personagens, o envolvimento da trama, na verdade aquele final não esperado, não agradável confere certa verossimilhança, certo tom que aproxima o conto literário da realidade. Gosto dos contos menos conhecidos tanto quanto dos clássicos e esses doze incluídos no livro correspondem sim à qualidade do autor. Não esperava encontrar em Tchekhov a superação dos escritos de Dostoievski e Tolstoi, não digo que Anton seja melhor que esses autores mencionados (Isso fica para cada um de nós, apreciar e ler, e, vá lá, escolher um favorito do coração, mas nada de competição). Mas que, por ser da geração seguinte, Tchekhov soube filtrar traços do drama e da comédia dos grandes e de Gogol e Pushkin sintetizando-os nos contos. Quero continuar lendo esse autor.

caio.cidrini 20/12/2022

O encantamento do trivial
Tchekhov foi responsável por revolucionar a narrativa curta não pelo formato ou por causa de uma grande reviravolta como na estrutura clássica estabelecida por Poe. Sua revolução é a revolução da simplicidade. O autor consegue transformar episódios completamente banais em grandes compreensões de mundo. Além disso, mais do que no desfecho, seu foco está nos detalhes, na trama do meio do conto e às vezes até no que não está sendo dito. Esse livro reúne de forma bem completa diversos momentos e experimentações da criação literária do escritor russo que com sua literatura possibilitou os contos de ambientação.

Yasmim 11/12/2019

Só queria registrar que eu ri alto com "A Morte do Funcionário"

Henrique Fendrich 07/01/2018

Destaco o conto "Inimigos", que foi o que mais gostei de todo o livro, apesar de saber, pelo apêndice, que houve muitas críticas por ocasião da sua publicação. Mas foi o conto que mais mexeu comigo, tendo como tema "o egoísmo dos infelizes". Normalmente o Tchekhov não deixa de forma tão clara a "moral" do seu texto, mas achei que as reflexões que ele faz nesse conto ficaram muito bem incluídas e que são bastante pertinentes e verdadeiras.

Trecho:

"Os infelizes são egoístas, maus, injustos, cruéis e menos capazes de se entender entre si que os imbecis. A infelicidade não une, mas separa os homens e, mesmo nos ambientes em que, parece, eles deveriam ficar unidos pela paridade do infortúnio, cometem-se muito mais injustiças e crueldades que num meio de gente relativamente satisfeita".

Chamaram-me a atenção também alguns contos, sobretudo da primeira fase, que parecem ser incrivelmente críticos, embora sóbrios, das autoridades constituídas. Bem interessante observar como o conto também pode ser, de certa forma, uma "arma política", ainda que de resistência meramente pessoal.

Outros dos contos que mais gostei foram "Angústia", "Camaleão", "A morte de um funcionário" e "A corista". São todos contos anteriores à década de 1890, e eu realmente passei a "gostar um pouco menos" dos contos da parte final do livro, o que não significa que sejam ruins ou algo tipo, apenas que não despertaram em mim a mesma emoção.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6