Paraíba

Paraíba Olavo Costa

Resenhas - Paraíba

romancejunkie 27/02/2024

Vida
Achei a história da hq muito relatavel e simples de um jeito poético e bonito. Gostei da tensão entre os dois personagens e das questões de vida adulta que eles têm em comum.

Vini 25/01/2023

'Paraíba' merecia ter mais páginas.
A história é clichê e sem conflito. 'Paraíba' merecia ter mais páginas. A arte de Olavo Costa é espetacular e as cores são usadas com muita inteligência. A trama é simples e subjetiva demais. A narrativa tem deslocamentos de tempo e espaço sem aviso prévio, que me deixou um pouco confuso na leitura. Não há um desenvolvimento satisfatório dos personagens.

Leia mais no link.

Insta, Face, Pinterest, Tumblr, Filmow, Spotify, Skoob, TikTok e Twitter: @estantedovini

site: https://www.estantedovini.com.br/post/resenha-para%C3%ADba

Tico Menezes 27/11/2022

Um ensaio sobre o inevitável enfrentamento
Confesso que, de primeira, queria que Paraíba fosse um quadrinho sobre a cultura paraibana ou as maravilhas desse estado. Mas fui surpreendido com uma história sobre as dores do crescimento, os receios de se tornar adulto e a idealização de um lugar ou uma pessoa.

Numa ordem cronológica intercalada entre passado e presente, vemos a história de um casal improvável que tem em comum a ideia de que a Paraíba é o lugar onde todos os seus problemas vão se resolver, uma espécie de paraíso na Terra. Mas suas perspectivas diferentes o levam a expectativas e decisões diferentes sobre suas próprias vidas e o conflito se torna inevitável.

Na ansiedade por esse conflito e pela decisão da mudança, entramos em suas narrativas e temos a oportunidade de nos maravilharmos com a poesia do roteiro e da arte. Os traços cheios de vida e doçura trazem uma nostalgia feliz enquanto a narrativa melancólica relembra as incertezas da transição para a idade adulta.

É um belíssimo trabalho, mas deve ser encarado sem expectativas, apenas como uma leitura de fim de tarde. É uma conversa sobre a vida com um amigo que não nos julga.

DAN LIMA 27/04/2022

Uma temática que trata de 3 personagens, que se encontram num restaurante para conversar... até os pensamentos divagarem e se perderem no horizonte.
Faz a gente perceber que há tantas pessoas no mundo nessa mesma situação: com sonhos a realizar, mas não conseguem situar seu próprio caminho, vivendo uma vida vazia; na perspectiva de fugir dos problemas para encontrar a felicidade bem distante de onde vive.
A hq traz mensagens que deixa o leitor refletindo sobre a vida no presente e nas possibilidades futuras.
Para quem aprecia questões reflexivas, é uma boa oportunidade de leitura.

Katia.Scott 01/12/2021

A Ilustração vale o livro
Como disse Nietzsche, filósofo e poeta prussiano: ?Temos a arte para não morrer ou enlouquecer perante a verdade.

A ilustração é belíssima, a história é um pouco confusa mas vale algumas reflexões sobre a vida!

Nayana 09/09/2021

Todos querem fugir para Paraiba..
Paraíba é uma história em quadrinhos simples e que me deixou com um sentimento triste de que muitas pessoas vivem uma vida vazia, com sonhos e desejos, mas sem os meios para realizá-los.
A história tem somente 3 personagens reais e tudo se passa em meio a conversas despretensiosas, principalmente em torno de 2 deles, intercalando momentos de um cotidiano de cidade grande.
As conversas são sobre a busca de construir planos para viver uma vida idealizada, bem diferente da atual. Toda a fuga dos problemas ou solução para encontrar a felicidade é a mudança para a ?Paraíba?, abandonando a vida como ela é.
Achei a leitura bem vaga, mas gostei, acho que todo mundo já se pegou em algum momento da vida querendo deixar tudo para trás e achando que isso vai resolver as insatisfações da vida!

Polyanne 15/05/2019minha estante
Também achei fraco e o protagonista um boboca. A menina super legal mas perdendo tempo com num cara desses que ainda por cima tem namorada e fica com ela pra desabafar e passar o tempo? Anh? Não gostei da história.