Nem Tudo Será Esquecido

Nem Tudo Será Esquecido Wendy Walker

Resenhas - Nem Tudo Será Esquecido

Sofia 03/05/2024

Muito legal
Gostei muito desse livro, principalmente o fato dele ser contado pelo psicólogo (3° pessoa). A visão dele é muito interessante e a história também. O plot no final foi muito surpreendente.
As vezes achava a leitura meio cansativa pq tem muito detalhe mas foram só algumas partes.

isa 27/04/2024

Infelizmente, pois queria eu esquecer esse final!
SPOILER

O final desse livro estragou grande parte da experiência de leitura que tive, que até então eu estava curtindo bastante.

O livro em si tem uma narrativa bem peculiar e até engatar demora um pouco. Mas depois que me acostumei, fui que fui e não parei mais. E confesso que esperei muito dessa leitura a partir de então.

Na minha concepção, o Alan foi construído pra ser um anti herói, um narrador nada confiável, um psiquiatra antiético, manipulador, egoísta, etc. E a história INTEIRA levava a acreditar que, de fato, ele tinha algo a ver com o est* da Jeny. Ele tinha umas falas muito problemáticas. Quase uma obsessão pelo seu pequeno poder. Prometeu muito e entregou nada.

Fiquei com a sensação de que a autora meteu o pé no freio no final, ele foi mas não foi o "responsável", faltou culhoes pra colocá-lo como agente ativo, e a gente sabe que ele seria perfeitamente capaz. Essa história de que no final de tudo ele também era uma vítima perdida, sinceramente, não me comoveu.

Como dito, o final me desagradou bastante e por isso, comecei a achar a história um tanto apelativa. E poxa, se vai apelar, segura a marimba né mona?

Sem contar que a pobi da Jeny ficou com Deus no livro, era tanta trama secundária que o que realmente importava passou a ficar em segundo plano. :(

Gey 22/01/2024

Controverso
Não sei como me sentir sobre esse livro. É perturbador. Alan é um egoista 🤬 #$%!& manipulador, os fins justificam os meios?

Linna 18/01/2024

Enfadonho!
Eis o primeiro livro ruim de 2024!
Cansativo, narrativa lenta, passagem de tempo confusa e personagens nada cativantes.
O que é triste, pq pelo enredo tinha tudo pra ser uma história brilhante.
Nos é apresentado diversos personagens que não agregam em absolutamente nada na história e Jenny que deveria ser a protagonista acaba ficando em segundo plano.
O narrador apresenta-se como alguém manipulador, tendencioso, sem ética profissional e irresponsável. O pai de Jenny era um homem covarde e a mãe alguém dominada por seus demônios, ambos com questões profundas a serem tratadas.
Abordar as questões do transtorno de estresse pós-traumático foi inteligente e inédito (pelo menos pra mim) dentro desse universo de thriller, o que me fez dar as duas estrelas, pq pelo restante n teria dado nem meia estrela.
Enfim, a proposta é boa, mas na prática não deu certo.
Não recomendo.

Sarah 23/12/2023

Sensacional
É incrível o quanto um livro consegue ser bem amarrado como esse! A trama simplesmente dá voltas imprevisíveis mas que se encaixam perfeitamente, não perdendo a coerência em momento algum. Amo como a autora trabalha a ideia de um narrador não confiável, que é mal intencionado e tendencioso. Acredito que esse livro seja mais um suspense de tirar o folego do que um livro sobre superação de um estupro.

Line 13/07/2023

Um bom livro
Achei a temática do livro bem interessante, gostei da escrita e como a história se desenrolou. É uma história forte, que aborda traumas, justiçaxinjustiça, a importância da memória, violência, enfim. Sou psicóloga e achei bem interessante como algumas coisas foram abordadas no livro, principalmente pela humanização do locutor. E me surpreendi, porque somente no final eu entendi quem era o personagem central da história (não sei se foi assim para todos). Destaquei muitas frases que levam à reflexão e explicações dadas. Não achei um livro impecável, mas é, de fato, um bom livro.

Kethlyn 29/03/2023

Me tirou da ressaca literária, explodiu minha cabeça e foi favoritado - Cheio de reflexões
Depois de uma sequência de livros que não funcionaram para mim, livros abandonados, lebooks no kindle que não saíram do 2%, e uma ressaca literária esse livro caiu no meu colo - na verdade, havia comprado há meses, mas só adiava a leitura. Que grata surpresa. Que livro ESPETACULAR. Que reflexões fodas! Eu consegui sentir tudo quanto é tipo de emoção com os personagens. E você começa a duvidar de todo mundo! Começa a angustiar junto com a protagonista, querendo a verdade. Traz a reflexão também da importância de se lembrar para se curar de um trauma - nem sempre esquecer é a solução e nem tudo de fato será esquecido.

Algumas reflexões que o romance psicológico aborda sobre trauma, memória e justiça:

A fragilidade da memória humana: O livro explora como as memórias são imperfeitas e podem ser influenciadas por fatores como a emoção, o tempo e as sugestões externas. Ele também examina como o trauma pode afetar a capacidade de uma pessoa de lembrar de eventos traumáticos.

A natureza da justiça: O livro apresenta um debate sobre o que constitui justiça, e como diferentes pessoas podem ter diferentes visões sobre isso. Ele também destaca as limitações do sistema de justiça penal em lidar com crimes sexuais e como isso pode afetar as vítimas.

Os efeitos duradouros do trauma: O livro explora como o trauma pode afetar as pessoas em longo prazo, tanto mental quanto fisicamente. Ele também destaca as diferentes maneiras como as pessoas podem lidar com o trauma, desde a negação até a busca por vingança.

A complexidade das relações humanas: O livro apresenta uma visão complexa das relações humanas, mostrando como elas podem ser afetadas por segredos, mentiras e traições. Ele também destaca como as relações podem mudar ao longo do tempo, especialmente em resposta a eventos traumáticos.

Rejane9 21/02/2023

Demorei pra terminar o livro, ele exige concentração para acompanhar os acontecimentos que vão e voltam no tempo. Mas cada vez que pegava para ler não queria mais parar, ele envolve bastante.
A história começa te levando por um caminho, no meio do livro o autor te leva para outro rumo e vc fica achando que tá tudo explicado, tudo fazendo sentido... e então novamente muda o rumo e termina de maneira surpreendente.
Gostei bastante.

Kauan.Guimaraes 05/02/2023

O tema é bem difícil de segurar as lágrimas em alguns momentos; mas confesso que é difícil encontrar um apego ao livro. Narrativa difícil de gostar, demorou muito para ter um clímax na história tanto é que demorei muito para terminar esse livro. Mas no final é um livro mediano.

A história toda é narrada pelo psiquiatra, tornando difícil e mais distante o contato com a protagonista da história, o que por alguns instantes é desanimador.
Mas também aborda um fator muito importante que é a nossa memória, nossas lembranças que por muitas vezes se perdem e são difíceis de se recuperar.

Débora 20/01/2023

Não impactou
Achei a história interessante porém o desfecho não me agradou. O início foi um pouco confuso, sem saber ao certo quem narrava. Não empolgou, porém nao é de todo ruim.

lettuce.leticia.lettuce 12/01/2023

Livro franco. Há um suspense que é completamente ofuscado por um drama absurdo que deixa o suspense sem força alguma. No final você já esqueceu a trama central do livro. Não recomendo.

Alessandra.Adams 07/09/2022

A escrita da autora prende do começo ao fim.
A trama se concentra em temas como abuso, psicopatias, abandono, traição e relações familiares. A autora também faz uma reflexão sobre condutas éticas, questionando sobre os limites a que nos levam as normas profissionais. Tem algumas passagens pesadas, mas que se fazem necessárias para se entender os comportamentos e sentimentos dos personagens.

Carol.Ramone 31/08/2022

Confesso que fiquei na dúvida sobre quantas estrelas dar. O livro é muito bom, me prendeu bastante apesar de ser muito forte. No começo tava estranhando a forma de escrita, me perdendo em quem estava falando o que. Só achei o final meio sem sentido. Não entendi a motivação direito mas talvez eu tenha deixado passar alguma coisa...

Beatriz3345 24/06/2022

Sem palavras para esse livro.
Quantas reviravoltas!!
Me prendeu do começo ao fim.
Várias reflexões e final surpreendente.

Juh =] 31/03/2022

Não gosto desse tema de estupro por isso Déi essa nota mais a história e bem envolvente e te prende que vc quer saber o final afinal a protagonista só tem lembranças de pedaços da história