O Problema Final e outras aventuras de Sherlock Holmes

Resenhas - O Problema Final e outras aventuras de Sherlock Holmes

Deborah.Nagy 19/02/2023

Vale a pena
Mais um livro do Sherlock para aumentar minhas leituras. Rsrs
Gosto muito das estórias de Sherlock Holmes e meu sonho é desvendar o mistério antes dele. Kkkkk
Gostei especialmente da estória O Tratado Naval.

Larissa.Passos 25/04/2022

Mais contos
Com a presença de Sherlock as histórias melhoram significativamente, então recomendo a leitura com certeza.

sundays 18/07/2021

Acabou mas ainda tem
Neste livro temos cinco historietas de Holmes: O Problema Final, O Corcunda, O Residente Paciente, O Intérprete Grego e O Tratado Naval.

São pequenas histórias interessantes e bem características do personagem, mas o que atrai os leitores para essa obra é justamente "O Problema Final" - já que a estória narra o fim do detetive e de seu arqui-inimigo Moriarty.

Quando li este livro, estava desavisada e portanto tive o bônus da surpresa ao encarar a morte do personagem. Pensei inclusive que não havia entendido a sequência de acontecimentos! 😅😅

Matar seu personagem principal não é raro na literatura, e é feito muitas vezes para tentar impedir/dissuadir que ele seja utilizado em sequências após a morte do autor. Qual não foi minha surpresa então ao pesquisar mais sobre o assunto e descobrir que Doyle não aguentou a pressão da opinião pública e ressuscitou o detetive!

Se por um lado isso nos deu mais estórias de Holmes, acabou por tirar uma parte do brilho que "O Problema Final" tinha pra mim.

Alyson 11/03/2021

O fim de Sherlock Holmes???
O livro narra o último e maior caso que Sherlock Holmes teve de solucionar, não é bem um caso, mas o desfecho de sua aventura detetivesca. A narrativa é muito boa. O livro é curto e bem breve.