Esaú e Jacó

Esaú e Jacó Machado de Assis

Resenhas - Esaú e Jacó

Luiz Gustavo 07/12/2022

Primeira leitura machadiana
Leitura incrível, personagens inesquecíveis e impactantes, livro de época, um dos meus clássicos preferidos

Lalu 12/09/2022

Esaú e Jacó
Bom livro pra se ler nesse momento de eleições e opiniões políticas. Retrata muito a nossa sociedade de hj, mesmo se passando no inicio do século XX. No início é uma leitura meio arrastada, mas do meio pro final se desenvolve muito bem.

Bia 17/08/2022

O nome do livro é uma menção a uma parábola bíblica de Esaú e Jacó, na parábola os irmão são inimigos, pois a mãe tem preferência por um dos filhos o que gera a inimizade.
No livro os personagens principais são Pedro e Paulo, que também tem uma inimizade, está que se inicia no ventre materno, pois são gêmeos.
Machado mostra que os iguais podem ser opostos, visto que mostra como era a situação do Brasil na época, a transição do império para república.
E assim os personagens tinham suas condições politicas e divergiam entre elas.
Paulo era a favor da república e Pedro do Império.
Outra intriga entre ambos é quando se apaixonam, formando um triângulo amoroso.
Machado faz críticas a elite da época que não se posiciona, para não ficar ruim com nenhum dos lados, Imperio e República.

Um livro gostoso de ler.

Ana 27/02/2021

Achei a leitura um pouco confusa, mas recomendo para os amantes de clássicos da literatura brasileira

Cecilia 18/03/2020

Astuta percepção de Machado sobre o discurso: "Há frases assim felizes. Nascem modestamente, como a gente pobre; quando menos pensam, estão governando o mundo, à semelhança das ideias.As próprias ideias nem sempre conservam o nome do pai; muitas aparecem órfãs, nascidas de nada e de ninguém. Cada um pega delas, verte-as como pode, e vai levá-las à feira, onde todos têm por suas."