Histórias Extraordinárias

Resenhas - Histórias Extraordinárias

George Facundo 25/06/2010

Não gostei...
E digo o porquê.

Não sou nenhum crítico de literatura, nem sou um "intelectual" de primeira... Longe disso... Sou um mero leigo que, quando lê, tem como únicas sensações o fato de ter gostado ou não...

Histórias extraordinárias é, de fato, incrivelmente bem escrito. Talvez, para o leitor da época acostumado com aquele tipo de linguagem, devia ser, pela forma como ele escreve, uma coleção de contos muito, no mínimo, intrigantes.

O cara é famoso, e deve ter influenciado um sem número de outros escritores após ele.

Mas para mim, já contaminado com a linguagem cinematográfica e com escritos de suspense do Stephen King, achei Edgar Allan Poe cansativo.

Mas tem gente que gosta desta coisa descritiva demias, de saber que tem uma mosca voando ao redor do bule de café e as mais variadas formas que o vapor que sai do café quente da xícara formam enquanto os personagens conversam. Eu não gosto... Sinceramente, nem um pouco...

Poderia aqui dizer para você, caro leitor, cada conto e falar se gostei ou não. Mas não vou fazer. Alguns contos me cativaram, mas não de forma surpreendente, foi algo do tipo "há tá, saquei..." entendem?

Mas, quem sabe, esse tipo de escrita seja por demais sofisticado para um cara como eu... Quem sabe seja diferente para você... Sei lá...

Então vou tomar a liberdade de dar uma nota baixa e dizer que, se você quer ler um livro de suspense, por puro entretenimento, que lhe intrigue e atice sua imaginação (por que essa foi minha expectativa diante deste livro), eu não recomendo este livro a você.
Luiza3302 05/09/2010minha estante
Adorei sua resenha. Estou sentindo o mesmo que você enquanto leio o exemplar da Editora Companhia das Letras. Li por aqui que tem um que foi traduzido por Clarice Lispector e é mais simples e compreensível. Sinceramente irei abandonar o que estou lendo e procurar esse! :)

Marcia Cogitare 16/03/2011minha estante
Acredito que a forma de escrita descritiva "excessiva" é geralmente característica dos clássicos.

Ta aí um livro que pretendo ler.

Hug Facundo

Simonovitch 07/11/2011minha estante
Admirável sua humildade e respeito ao expressar suas opiniões... resenha exemplar.

*Edna* 29/02/2012minha estante
Histórias Extraordinárias foi escrito no século XIX, não o compare com Stephen King. São escolas muito diferentes.

Rogério Ataíde 26/10/2012minha estante
Boa resenha. O que me cativou no livro foi justamente o que te decepcionou. Adorei o estilo da escrita do Poe, achei que ele usa jogos de palavras riquíssimos, porém não difíceis de entender.

George Facundo 25/01/2013minha estante
Pensando aqui com meus botôes.... E depois de tantos comentários, fiquei pensando na possibilidade de ter pego uma tradução ruim, pois a edição que eu tenho é bem antiga, e o encontrei num sebo. Enfim, realmente acho que devo dar mais uma chance a esse escritor e estou disposto e ler outro livro dele... Alguma sugestão? :-)

Selene 10/05/2013minha estante
Engraçado você gostar de stephen king e não ter gostado de Poe. King tem uma grande influência de Poe, assim como de HP Lovecraft (que também é influenciado por Poe).
Mas gostei da sua opinião, mesmo não concordando com ela.
Até mais

Leiliane R. Falcão 13/07/2013minha estante
Tive essa mesma sensação ao ler esse livro. Gostei demais de dois contos, mas muito mesmo. Dos outros, não gostei nem um pouco. Achei a leitura hiper descritiva e um pouco maçante em algumas partes. Acho que de fato gosto mais da figura do Poe do que da obra dele :/

Marciele 26/07/2013minha estante
Eu li Histórias Extraordinárias , que é um livro azul de capaz grossa, e este também(com a Ilustração do Gato).Os 2 possuem uma ótima forma de escrita e levam sim a imaginação aguçada.Ele usa realmente muitos detalhes ao ler, mas a cada linha que se forma um belo trecho bem narrativo da história.Ao meu ver você deve ter realmente pego uma edição com a tradução ruim ou algo do gênero.Respeito suas forma de interpretação , pois cada qual com sua forma de ler o livro.

Rodrigo D'urso 10/08/2013minha estante
Também achei o livro com descrições que são muito cansativas, mas como vc entendo que o livro foi escrito em um época em que ele tinha que criar toda a cena na mente do leitor.

Gostei da resenha.

Suzana 08/01/2014minha estante
Adorei sua sinceridade!

Beegoul 16/02/2014minha estante
hasuhsasahusah Caraca
Eu gosto do Poe. Ponto.
E gostei ainda mais do modo que voce criticou
hasuhuahs Reli seus comentários umas três vezes

Karine 27/03/2014minha estante
Não se pode agradar a todos. Da minha parte, gosto muito de Edgar Allan Poe, é um dos meus escritores favoritos, e não me canso ao ler seus contos.

Chardie 28/05/2014minha estante
Realmente Poe não é um autor pra quem quer mero entretenimento !!! ;) mas sugiro que leia de novo e outros texto dele tb ... vais gostar !!!

Erika 12/07/2014minha estante
Eu sou uma fã ferrenha de Poe. Porém, respeito sua opinião, a qual você soube expressar muito bem.
Não é justo que, pelo autor ser famoso e adorado, você leia e seja obrigado a gostar. Ou, que se você não gosta é porque não entendeu ou algo assim.
Parabéns pela resenha, sou professora de Literatura e te digo: você é bom em crítica ;)

Ana 22/01/2015minha estante
verdade, é muito descritivo mesmo. O primeiro conto me marcou muito. Tive das mais variadas sensações, inclusive quis largar o livro, mas é uma leitura rápida. Não é o melhor livro que li (ao menos até agora), mas alguns contos se destacam. Senti muito a influencia da tradução da CL também. Agora é como dizem, é um clássico, meio que uma leitura "obrigatória" pra quem curte o estilo, né? Pretendo terminar. :D

Lili Machado 14/05/2016minha estante
Mas Por é um clássico
Que inspirou todos os famosos atuais, inclusive o mestre King.
É o que podemos chamar de um Penny Dreadful vitoriano.
É Agatha Christie x policiais escandinavos
Não se compara alhos com bugalhos
Sinto

Juliana 11/10/2016minha estante
Bela resenha, embora eu discorde. Admiro seu respeito pela obra. Li a tradução feita pela Clarice, e acredite, a leitura fluiu muito bem. Foi o primeiro livro do gênero que li, e foi uma excelente experiência!

claudio 13/01/2017minha estante
Com exceção do conto "William Wilson" em minha opinião os contos foram interessantes.É claro que eles possuem aquela narrativa da época, sem bem que os contos " O gato preto e O enterro prematuro"(levando em conta que não li o original em inglês que provavelmente deve ter um linguagem mais rebuscada do que este) parecem terrem sido escrito hoje. Uma recomendação minha é assistir ao longa "Dois Olhos Satânicos" (1990) onde os dois episódios que compõem o mesmo são baseados nos contos de Edgar Allan Poe, e um destes é o conto "O Gato Preto". Para que gosta de um filme de terror com bom roteiro que tem mantei atento até o final onde você não consegue descobrir o final esta é uma boa pedida. (detalhe os diretores são George Romero e Dario Argento que dispensa comentários os caras são muito bons)

Djeison.Hoerlle 19/02/2017minha estante
Eu ia escrever minha resenha, mas acabou que tu escreveu ela primeiro! Concordo com cada palavra!

Diogo Hilário 03/05/2017minha estante
Cara, preciso reler pra poder julgar de forma definitiva, pois tem muito tempo que li. Mas durante toda a leitura de sua resenha fui me recordando que tive sensações muito semelhantes às suas. Achei bem cansativo, não me causou tanto suspense quanto prometido por muitos leitores e, na verdade, me deu sono.

JessicaHol 20/06/2017minha estante
Sua resenha é antiga, porém, muito interessante. Curioso como pessoas têm percepções tão diferentes das mesmas coisas. Eu amo a escrita do Poe, o excesso de descrição (sou extremamente imaginativa e os detalhes ajudam muito) e gostei tanto das histórias que estou relendo em inglês.
Por outro lado, não gosto nem das histórias, nem da escrita do Stephen King.
Mas achei sua resenha muito boa e educada para falar de algo que não gosta e por isso não pude deixar de comentar.

Gisele.Wommer 13/10/2019minha estante
E eu estava me achando a ignorante por não ter gostado, já que tanta gente fala bem. Fico feliz de encontrar gente que também não gostou. Alguns contos são muito bons, só. Bem mais famoso e na "modinha" do que interessante. Não gostei. Assino embaixo.

Abibliodaminhavida 01/08/2020minha estante
Poe é meu escritor favorito, tenho esse livro e mais 3 que vem num box. Eu amo obras desportivas porque me fazem imaginar com detalhes a cena, como se estivesse assistindo um filme. Mas entendo seu posicionamento e admiro sua crítica, que em nenhum momento foi desrespeitosa com a obra de um dos maiores mestres da literatura de suspense, terror e romances góticos. Inclusive, sabia que ele foi o criador do primeiro investigador da ficção? Apesar de Sherlock Holmes ser mais conhecido, Dupin foi o antecessor de todos os outros e serviu como inspiração (não só esse personagem, como todos os contos de Edgar) para inúmeros personagens e livros.

Abibliodaminhavida 01/08/2020minha estante
Descritivos*

Marcia 06/03/2021minha estante
É preciso levar em conta que Poe era também poeta e dominava o idioma. Gostei muito de todos os contos, uma vez que já compreendera que não devia esperar um mistério policial ou um ? trilher psicólogo ? e sim, Histórias Extraordinárias.

Aleph 26/03/2021minha estante
Discordo Totalmente, com a avaliação, as histórias são muito bem feitas, cada conto possui uma história muito bem construída, e ler o Poço e o Pendulo e dizer que não gostou é colocar o ego na frente, e passar a ter uma visão limitada, as histórias do Edgar Allan Poe até hoje são obras primas, é complicado men

Amanda Souza 24/08/2021minha estante
Disse tudo que eu gostaria de dizer e até mais?

Deymos 08/10/2021minha estante
Concordo plenamente com você, mas como eu gosto desse tipo de leitura para mim foi/está sendo sensacional a leitura desses contos.

É justamente o detalhismo dele que me cativou. Esse negócio de estar lado a lado com o assassino e seus pensamentos que me deixou satisfeito com o livro. Quanta gente má nesses contos kkkk

Davi.Sartori 27/12/2021minha estante
Concordo plenamente!!! Terminei muuuito pra ler pq é uma escrita excelente, mas muito difícil e nenhum dos contos realmemte me cativou, alguns que eu gostei foi porque é mais interessante do que os outros, mas nada que me faça ficar sem dormir, sabe?

Ricardo.Silvestre 04/04/2022minha estante
E quem diz a verdade não merece castigo!
Continuação de boas leituras.

Aggretsuko0 16/10/2022minha estante
To achando isso tbm e olhe que só cheguei na pag 30, mas sigo lendo.

Cristian00 23/11/2023minha estante
A tradução também pode destruir uma leitura.

Paulo 07/06/2020

Poe
Conheci os contos de Poe por acaso há alguns anos - o primeiro que li foi O Gato Preto -, e desde então ele é para mim símbolo da literatura de suspense/horror. Se ele é o melhor ou não desse gênero, não sei pois me falta experiência.

Os contos desse livro são a essência do autor, o melhor de um contista como ele. Por mais que houvesse momentos em que eu ficava entediado com algumas descrições, reconheço que todas elas não são rodeios típicos de um romance, mas sim detalhes que constroem o ambiente perfeito para o que acontecerá. Poe sabia que um conto abria mão de detalhes irrelevantes para a obra, e que o conto tinha a vantagem sobre o romance justamente pelo fato de poder ter toda sua lida em um único fôlego, sem interrupções de leituras longas que quebram o clima do leitor com o texto (descordo em partes). Algo parecido já dizia Machado de Assis sobre a vantagem dos contos: "há sempre uma qualidade nos contos, que os tornam superiores aos grandes romances: é serem curtos", nisso eu concordo.

Outro ponto interessante dos contos de Poe é que, para mim, eles pareciam exigir um ambiente propício para serem lidos. Como dito acima, as descrições do ambiente foram a forma que Poe encontrou de trazer o leitor para dentro da obra; mas para isso acontecer, vejo que o leitor precisaria estar dentro de ambientes que tenham estímulos condizentes com os ambientes dos contos. Isso não quer dizer que devemos ler Poe dentro de uma casa abandonada, mas que a leitura seria incompatível, por exemplo, com um dia ensolarado no parque ou em pé dentro de um ônibus lotado e rotineiro a caminho do trabalho. Para mim, eu sentia mais prazer na leitura quando o meu entorno estava minimamente silencioso e calmo, pois aí era como se eu pudesse mergulhar na obra e sentir as descrições expostas pelo autor.
Leo 20/06/2020minha estante
Nossa, adorei sua resenha.

Leo 20/06/2020minha estante
Deu vontade de ler mais coisas dele. Inclusive tenho o primeiro livro da Darkside aqui q n li ainda.

Marjorie 24/06/2020minha estante
Sim, ele é o pioneiro do gênero. Terror, horror, suspense, Thriller psicológico, detetives e investigação criminal. Ele deixou esse legado! Poe foi um presente do universo pra gente.

Ymir 19/12/2009

Depois que terminamos de ler um dos contos deste livro, percebemos a diferença entre o verdadeiro terror e o "terror" escrito hoje em dia.
O conto O Gato Preto é um exemplo disso.
vianey santos 14/01/2014minha estante
o gato preto é ótimo, mas os crimes da rua mourgue é demais!

Erika 12/07/2014minha estante
Excelente comentário! Certa vez fui comprar livros de terror, achando que iria encontrar Poe de cara. Doce ilusão! Encontrei Crepúsculo e afins.

Nalia 16/05/2020

Intrigante e único.
Se ouve muito falar em Edgar Alan Poe, e com o tempo, acreditei que seus contos eram "moda" entre leitores menos experientes.
Como todos os nossos pré conceitos, formados sem o devido conhecimento e crítica final, me aventurei a ler e conhecer um pouco mais sobre as obras do escritor norte americano.
Os contos são de fato sensacionais, de uma originalidade que sinceramente, me assusta. Uma das características mais estimulantes e conhecidas do escritor, é o gênero aterrorizante de seus escritos, e me surpreendi ao ver que ele também produzio outros gêneros, e de fato, tão
bons quanto.
A escrita é totalmente acessível, e completa nas descrições da narrativa. Os contos escritos por Poe, tornam simples acontecimentos, grandes pilares para a construção da alma humana, com um encerramento filosófico excitante e transformador.

Brunna C. 20/12/2012

Histórias Extraordinárias - Edgar Allan Poe
Esse livro me ''dividiu'', admito. Alguns contos me prenderam ao livro e me fizeram amar o Poe, outros me deram vontade de voltar no tempo e matá- lo antes que ele escrevesse algo tão chato e cansativo (rs). Brincadeiras á parte, irei falar um pouco de cada conto separadamente, pois há varias versãos do livros, que tem alguns contos que outros não tem e vice versa.

A queda da casa de Usher (Muito bom)
Gostei desse conto, é daquele tipo que você não espera muita coisa, só que o final lhe gela a espinha e te deixa com dificuldade de dormir. O Edgar sabe mesmo como criar um conto de terror.

O barril de Amontilhado (Muito bom)
Não me desperdou medo ou me gelou a espinha como o primeiro, mas me divertiu bastante, leitura para passar o tempo, para viagens, etc...

O gato preto (Ótimo)
De todos os contos do ''mestre'' Poe, esse foi o que mais me assustou. De gelar a espinha mesmo, me pego com certo medo de gatos depois que li esse conto (rs). Foi a minha segunda história favorita desse livro, conto pequeno, fácil de ler, e que lhe bota medo.

Berenice (Ótimo)
Um forte concorrente para o ''gelar na espinha'' que o conto O gato preto me causou... Quer dizer, eu não esperava esse clima de terror no conto, mas o final me surpreendeu bastante.

Manuscrito encontrado numa garrafa (Ruim)
Cansativo e monotóno, não gostei... Nada mais a acrescentar.

Willian Wilson (Ótimo)
Um dos meus favoritos, me deixou meio confusa no começo, mas tudo se resolveu. Um conto intrigante, me prendeu do ínico ao fim.

Os crimes da rua Morgue (Ótimo)
Que ser sensato não gosta dessa história? Uma das melhores do Edgar! Com as sacadas do Dupin a lá ''Sherlock Holmes'', em alguns momentos jurava que estava lendo uma das histórias do Doyle =)

O mistério de Marie Rogêt (Bom)
Dupin volta novamento com suas ótimas deduções, foi o que salvou o conto. Em alguns momentos, fica muito chato, dá vontade de desistir de ler, só continuei pelo Dupin, sinceramente.

A carta roubada (Ótimo)
Dupin, seu divo! Um dos contos mais divertidos e inteligentes, com certeza.

Metzengerstein (Muito bom)
Esse conto me lembrou muito do O gato preto, o final me gelou a espinha. Gosto de contos assim, pequenos e bons, sem muitos exageros.

Nunca aposte sua cabeça com o diabo (Muito bom)
Blasfemar não deu muito certo nessa história, é rápida e não causa medo, apesar de ser boa.

O poço e o pêndulo (Muito bom)
História relativamente boa, me prendeu.

A aventura sem paralelo de um tal de Hans Pfaall (Ruim)
Quase me matou de tédio, terrível. Detalhista demais, chata e cansativo. Detestei.

O escaravelho de ouro (Ótimo)
Minha história favorita do livro, sem mais. Muito boa mesma, não dá para largar até o final, suspense e detalhismo na medida certa, o mestre Poe acertou em cheio dessa vez.

Uma descida no Maelstrom (Regular)
Entediante, não me interessou muito.

O jogador de xadrez de Maelzel (Ruim)
Nem consegui terminar essa história, me deu um sono tremendo. Detalhismo excessivo não funciona comigo, exceto em livros de fantasia.

Maria4556 22/10/2021

Finalmente consegui terminar uma TBR.

Não gostei tanto quanto imaginava que iria gostar, infelizmente não foi dessa vez

Ananda 30/10/2022

18 contos assombrosos
O livro são vários contos góticos com finais macabros e vários plot twists. Eu li na edição da Companhia das Letras que contém a crítica de Julio Cortázar, Jorge Luis Borges e Charles Baudelaire,e gostei muito desses três textos, e indico essa edição justamente por isso.

Os meus contos preferidos foram:

* Ligeia- que fala de modo etéreo sobre uma pessoa amada.

*O Gato Preto- a verdade sempre aparece (o melhor plot twist do Poe,na minha opinião).

* O sistema do doutor Alcatrão e do Professor Pena- Seria esse conto, a inspiração para o livro/ filme “A Ilha do Medo”?

*O barril de Amontillado- a inveja de um homem.

*O poço e o pêndulo- Um conto agoniante que faz você prender a respiração com a tensão.

*A máscara da Morte Rubra- é muito mais aterrorizante depois de termos vivido a pandemia do Covid-19.

*William Wilson- Me lembrou os filmes “O homem duplicado” e “O duplo”.

Kety 29/12/2020

Minha leitura mais demorada do ano (e talvez eu tenha começado em 2019, não tenho ideia) finalmente completa!

Acho que a cada conto que eu li, comentei como Poe era minucioso na descrição de cenários e acontecimentos. E O Homem da Multidão foi a última prova disso que o livro nos dá!

Infelizmente, eu provavelmente perdi a mensagem deste conto, pois não me senti tocada e nem consegui chegar a conclusão alguma...

Tem uma variação de enredos em Histórias Extraordinárias e todas carregadas com suspense! Algumas têm notas de humor ácido e eu adoro isso.

Sinceramente, sei que não é uma escrita leve, mas senti que a tradução da Companhia de Bolso foi beeem pesada...

Comprei o box Terríveis Mestres e pretendo fazer a releitura dos contos de Poe que conheci este ano pra chegar a uma conclusão mais concreta!

De qualquer forma, gostei muito dessa experiência e pretendo ler outras obras do Poe!

E acho que, mesmo pra quem não gosta, é muito interessante conhecer clássicos que inspiraram escritores da atualidade que nós tanto amamos!

É isso. ?

ricardo marçal 27/05/2021

Projeto estético rigoroso, à prova de falhas, executado com perfeição formal e margem para um experimentalismo efetivo e bem proporcionado. Divertido, delicioso e cativante conquanto algo formulaico, ainda que busque - e alcance - grande variedade de efeitos. Quase lembra um objeto de consumo - quase.

Nando 31/08/2020

Eu gostei hein
Os contos de terror são muito envolventes. Meu conto preferido foi "O caso do Sr. Valdemar". Já os de suspense policial achei meio exagerados. É cada viagem... Muita minúcia, meu intelecto limitado não conseguiu acompanhar o poder de descrição do Poe kkkkkk
Mas fica a indicação. Acho que no geral, ele satisfaz mais do que desagrada.

mizumonoo 12/11/2021

Edgar Allan Poe
Adoro os contos de Poe, não foi surpresa ter gostado do livro. Cada conto é melhor que o outro, alguns me deixaram reflexiva, outros me deram arrepios. Em especial: O Gato Preto, William Wilson, Ligeia e A Máscara da Morte Rubra.

Super recomendo a leitura de Poe, sempre fascinante!

@bibliotecadaana 07/04/2024

Me fez sair da zona de conforto
Histórias extraordinárias de Allan Poe. Um livrinho bem curtinho mas que mexeu muito comigo.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita do autor. E não sei por que eu pensei que seria suave (Oi? ). Ledo engano o meu. Esse livro me tirou totamente da minha zona de conforto. Mas por quê?
Porque as suas histórias são extraordinárias demais pra mim ?.
Cada história tinha algum fator sobrenatural, e aqui todo mundo já sabe que eu sou medrosa né? Então fui lendo aos poucos, e só durante o dia.
Já bem pertinho de terminar o livro tive que parar e aguardar o dia seguinte, porque algumas histórias realmente estavam mexendo comigo.

Mas foi ruim ?
Não. Na verdade, eu gostei muito. Gostei de sair da minha zona de conforto, e ter lido um livro que me fez reavaliar alguns pensamentos, que me fez enfrentar algo novo.

Recomendo para quem gosta de coisas sobrenaturais e que não seja muito medroso ?
Meu controle favorito por motivo de ter me deixado mais assustada foi o do "Gato Preto" .

Você já leu algo de Allan Poe, ou tem vontade? Qual o último livro que te tirou da zona de conforto ?

#resenhabibliotecadaana
#bibliotecadaana

Edson Camara 10/04/2021

Se você nunca leu Edgar Allan Poe, comece por estes contos que são um exemplo do talento de criador deste escritor.
Histórias Extraordinárias, existem inúmeras edições deste livro, com várias quantidades de páginas, escolhi este pelo preço e depois de comparar a quantidade de contos e de páginas de cada edição.
É uma seleção de contos de terror leve muito bem elaborados e escritos por Poe. Ele sabia brincar com os sentimentos de angustia do ser humano e pressão psicológica que seu texto causa é as vezes bem pesada.
Me imaginei vendo-o escrever seus contos e rindo, tenho certeza que ele se divertia com a reação que iria causar nas pessoas.
O autor adorava brincar com a insanidade e suas consequências
Se você nunca leu Poe, comece por estes contos que compõem Historias Extraordinárias que é um exemplo do talento de criador deste escritor.
Esta edição não está mais disponível na Amazon.

Evy 31/03/2021

Fazia anos que não lia nada de Poe e foi como ler pela primeira vez. Fiquei impressionada com sua qualidade narrativa permeada de linguagem rebuscada e poética, e da intensidade com que consegue nos fazer mergulhar em suas histórias, ora nos levando por aventuras que aguçam a curiosidade, ora nos aterrorizando com o sobrenatural e utilizando do mais bem trabalhado terror psicológico.

O livro reúne dezoito contos extraordinários e assombrosos de Poe que foram selecionados, apresentados e traduzidos pelo poeta José Paulo Paes. Além disso, traz textos complementares de Charles Baudelaire, Jorge Luiz Borges e Júlio Cortazar reverenciando o estilo hipnótico e fascinante do autor. Além disso, o trabalho editorial é belíssimo, em capa dura com detalhes em dourado, e ilustrações belíssimas iniciando cada conto.

A cada conto experimentado nesta leitura, Edgar Allan Poe mostra sua perfeita compreensão dos princípios básicos que regem o gênero, trazendo sempre algo intenso e vivo e através da narrativa em primeira pessoa, captando nossa atenção logo nos primeiros parágrafos. Além disso, nos faz refletir sobre muitos aspectos da natureza humana, muitas vezes invocando desculpas para as mais terríveis ações pelo sobrenatural ou influências malignas por nossa exclusiva dificuldade em conseguir encarar que seja a perversidade natural do ser humano.

Difícil escolher poucos contos como os favoritos nessa obra. Os que mais me chamaram atenção foram, sem dúvida: A Máscara da Morte Rubra, que em tão poucos páginas trouxe tanta atualidade e semelhança ao que vivemos nos dias de hoje, que me deixou impressionada; O Coração Delator e O Gato Preto, ambos contos envolventes na atmosfera de loucura e suspense e que me lembrou muito dos sentimentos de Crime e Castigo; William Wilson, trazendo o tema do Duplo que se introduz já desde o título do conto e vai se reproduzindo em diversas camadas e níveis através do conto até seu final surpreendente.

Meu conto favorito desta coletânea foi O Poço e o Pêndulo, que se passa na época da inquisição e cuja leitura foi uma das mais impactantes que já fiz. Fui totalmente arrastada pelo terror psicológico desse conto e senti, como se acontecesse comigo, todas as angústias descritas ao personagem condenado à uma morte cruel. Narrativa genial e aterradora. Além disso, vale falar sobre o conto A Carta Roubada, que apesar de não ser um dos favoritos, me mostrou um lado investigativo de Poe que desconhecia e que foi influência a autores como Conan Doyle e Agatha Christie.

A genialidade de Poe é indiscutível e recomendo muito a leitura!

Mara Vanessa Torres 09/07/2010

Poe sonhou, escreveu e sentiu!
Disponível em: http://ceutagecomceut.blogspot.com/2010/07/historias-extraordinarias.html .

Cada ser humano carrega dentro de si dois ou mais mundos que, algumas vezes, podem se confrontar. E quando isso acontece, a linha que separa sanidade e loucura se rompe, deixando a mente prisioneira de um desses universos. No momento de lidar com essa separação, algumas pessoas encontram inspiração na arte, no álcool, nas drogas, na música e etc.; outras se transformam em tecnocratas em cargos de comando, impermeáveis ao altruísmo, seguidos daqueles que simplesmente se deixam enlouquecer, matar, morrer. Há também os que somam algumas dessas 'formas de resistência' e as unem ao poder da palavra. Foi isso que fez o escritor, contista e poeta norte-americano Edgar Allan Poe.

Órfão desde os primeiros anos de vida, Poe foi criado por um casal rico que lhe registrou como se filho legítimo fosse. Frequentou excelentes colégios e, posteriormente, ingressou na University of Virginia (Universidade de Virgínia), onde passou pouco tempo, devido a um estilo de vida regado a farras e boemia. O insucesso também se estendeu na tentativa de carreira militar e nas relações familiares, levando-o a cortar relações com seus protetores. Após um período turbulento, o futuro escritor conseguiu espaço na revista "Southern Literary Messager", tendo seu talento reconhecido pelo fundador da publicação, Thomas White. Não obstante, os passos biográficos de Allan Poe são tortuosos: casa-se com sua prima de apenas 13 anos e a perde cedo para a tuberculose. Por conta dos vícios, é despedido da revista que o consagrou e acaba se afundando cada vez mais na bebida. Até que em 1849, o escritor é encontrado morto em uma rua de Baltimore (EUA).

Mesmo com essa sucessão de malogros pessoais (talvez, inspirado neles), Poe se consagrou como um dos mais perspicazes escritores do terror/horror/policial. Mas não se trata daqueles enredos baratos, repletos de carnificina gratuita e sem sentido. As histórias do contista norte-americano abordam os instintos humanos, a descrença no transcendentalismo paradisíaco, sentimento de luto, dor, além de temas como catalepsia (suspensão dos movimentos voluntários, rigidez muscular, estado de morbidez), tapocrifação (enterro de alguém que ainda está vivo), distúrbios psicológicos e psicopatia (adiantando anos luz um tema que hoje é banalizado à exaustão).

No livro de contos "Histórias Extraordinárias" (tradução, seleção e adaptação de Clarice Lispector, Ediouro, 2005, 164 pág.), Allan Poe despeja o melhor do subconsciente e do medo humano em contos como:

- 'O gato preto' (clássico)

Neste conto, você vai entender porquê ainda hoje persiste o mito de que os gatos têm sete vidas , além de entender quais são as formas do mal.

- 'A máscara da morte rubra'

Um rei covarde que isolou-se dos males da peste quando o povo padecia. Sátira excelente, intrigante e que dá frios na espinha.

- 'Os crimes da rua Morgue'

A figura do detetive (mesmo antes que o termo fosse cogitado) é exposta aqui através das observações brilhantes e estudadas do jovem Dupin.

- 'A queda da Casa de Usher' (fantástico!)

Na minha opinião, um dos melhores enredos do livro. Denso, fantasmagórico, retumbante! Não deixe de ler.

Entre muitos outros, nos quais ainda destaco: 'Os dentes de Berenice', 'William Wilson', 'Metzengerstein' (trazendo à tona a ideia de metempsicose) e 'Ligéia'. Um livro instigante, satírico, e que faz o leitor questionar suas próprias psicoses, além de confirmar o potencial de Edgar Allan Poe como contista. Certamente, meu caro, ele foi leitura de caras como Stephen King. Se você gosta do gênero, beba na fonte.