Vamos comprar um poeta

Vamos comprar um poeta Afonso Cruz

Resenhas - VAMOS COMPRAR UM POETA

lezinha 21/05/2024

Cara eu esperava uma leitura completamente diferente! Fiquei mt absorta na história, amei a criatividade da escrita!

Max 20/05/2024

A poesia...
A abstração, a contemplação, atos instintivos de nosso cérebro, que não buscam nenhuma recompensa objetiva, nenhum efeito prático e portanto para os personagens do livro, uma inutilidade, como a existência de um poeta e sua poesia.
A poesia nos liberta da opressão da verdade, do sentido duro e literal das coisas.
É quando não sendo o que é, nos permite descortinar o encontro com outra realidade que nem percebíamos a existência...
Voltando do devaneio, sim, o livro é pura diversão!?
Regis 21/05/2024minha estante
Fiquei curiosa com a sinopse e vendo que achou divertido vou acrescentar na lista, Max. ??

maju 18/05/2024

Tenho milhas a percorrer antes de dormir
Livro super curtinho, rápido de ler. Dá para tirar várias reflexões sobre o mundo capitalista e utilitarista, onde muitas vezes fechamos nossos olhares para a arte e para as coisas ditas ?inúteis?, mas sem perceber que elas são a base de toda a sociedade, inclusive da ciência.

?A poesia, diz-me ele, transfigura o universo e faz emergir a realidade descrita com a absoluta precisão da ambiguidade.?

nat 17/05/2024

Poético! :')
"um poeta é como quem sai do banho e passa a mão pelo espelho embaciado para descobrir o seu próprio rosto" lindo!
li o livro em 40min, de tanto que devorei. havia me esquecido da sinopse, e confesso que os dois primeiros capítulos não foram tão fáceis de entender o que tava rolando, então a surpresa foi gigantesca. muito bonito! vou fuçar em mais obras do autor em breve.

Jéssica 16/05/2024

Esse livro é mesmo tão bom quanto falam
Sensacional! ?

Já tinha visto alguma booktuber falar desse livro, que o tinha favoritado. Mas não havia ficado com muita vontade de ler.
Não fosse pelo app Skeelo, nem teria pegado esse livro (pelo menos não tão cedo).
Comecei a ler com medo. Vi muitas avaliações falando que esse livro é maravilhoso. Outras poucas, que não conseguiram ver a genialidade que tanto diziam ter o autor.

No início do livro, não estava achando nada demais. Porém, lá para seus 25% você consegue entender o que tudo aquilo quer te mostrar.

Uma história tão curtinha, mas tão poderosa!
E o apêndice? Marquei páginas inteiras.

Esse livro nos mostra como é poderosa a literatura. A cultura. A poesia.
Que, tudo isso visto como "inutilidade", na verdade é a base de tudo. Inclusive da ciência.

Tenho percebido, num macro, como muitos não querem mais ler livros de ficção. A leitura deve trazer apenas algo de útil: ensinar hábitos e rotinas para ser alguém com maior potencial financeiro.
Me assusta ver que para essas pessoas, ler livros de ficção é "perda de tempo" ou "fugir da realidade".

Deixo aqui um trecho do apêndice desse livro:

"A ficção não é um escape da fealdade (ou apenas isso), do horror e da injustiça sociais, é, isso sim, o planeamento para a construção de uma alternativa, a arquitetura de uma outra hipótese de sociedade que seja mais consentânea com as nossas expectativas humanas e morais."

Recomendo DEMAIS a leitura!

julia4327 14/05/2024

Tipo N é ruim a crítica social me surpreendeu bastante mas como eu tive q ler de forma forçada isso me desanimou muito. E tem o mesmo problema q tanto me abala em diversos livros enrola tem diversas partes q N é nessessario mas do mesmo jeito é interessante tem q ter a paciência de ler ( oq fez eu abandonar a leitura algumas vezes ) mas também tenho q admitir q só conseguir gostar mesmo da história faltando 10 páginas N sei se foi minha lerdice mas aí parece q tudo se ajeitou. Leia pra entender a sociedade e a escrita de um crítico mas tirando isso N me apeguei a história.

Thayssa.Tannuri 14/05/2024

Esse livro é um afago para dias em que estamos nos sentindo sufocados pela cultura da produtividade desenfreada.
Fabio.Nunes 14/05/2024minha estante
Exatamente Thayssa! Onde assino?

Max 15/05/2024minha estante
Colocando na lista... beep?!

Fabio.Nunes 16/05/2024minha estante
Acho q vc vai curtir Max. Mas sem pressão rsrs.

Thayssa.Tannuri 18/05/2024minha estante
Fofo demais ?

Gui Scheffer 13/05/2024

Breve comentário sobre Vamos Comprar um Poeta, de Afonso Cruz.
Uma fábula distópica sobre a importância da arte em nossa vida; mas não apenas isso, a obra de Afonso Cruz também é um manifesto contra a automatização da vida, contra a espetacularização da sociedade e acima de tudo contra a sociedade do consumo a qual estamos imersos;

Jbogea 13/05/2024

Arte imita a vida imita a arte
Esse é mais um exemplo de obra que promove um pensamento crítico sobre a arte e a cultura em um mundo dominado pelo materialismo e pela fome de sucesso financeiro. Embora curta, a narrativa consegue trazer essa reflexão de forma leve e até cômica; como seria viver em um mundo sem entretenimento, sem subjetividade, onde é mais importante contabilizar cada passo dado do que ouvir histórias e ser ouvido?

Achei bem delicada e sensível a forma como o autor aborda essas questões da ?arte imitando a vida?.

?O poeta dizia que os versos libertam as coisas. Que quando percebemos a poesia de uma pedra, libertamos a pedra da sua ?pedridade?.?

Pedro3906 12/05/2024

Passar a mão pela realidade até vermos um sorriso
Há variadas circunstâncias da precisão por poesia. Acredito eu que seja enigmática a escolha, embora acredite também na inadequação, na inexistência sem o expressivo poético. Este livro, galgado numa sociedade tecnocrata e numerológica por inatureza, é manifestação leve do florescer. Alegra-me a escolha do infantil feminino para relatos: a sensibilidade única somada à visão nua da atmosfera. Cultivo simpatia toda boba e vaga dos modismos portugueses, e a partir deles pensei num dia qualquer na informalidade nata do "tu". O "tu" é curto, é cúmplice, rápido, eficaz, cortante feito flecha no ar. "Tu" me alerta estando desprevenido.

Nunca vi o mar. É uma de minhas angústias. Eu tenho medo da imensidão violenta, mas banhar-me inexpressivo nas águas seria interlocução máxima de habitante-planeta. Também "gostava" de ter a janela. Desenhei-a em giz pastel e dei-a publicamente a um amigo. Fiquei de mãos abanando e envergonhado.

Ao absurdismo dos patrocínios coligados aos objetos da vida, lembremo-nos: Nubank oferece Jornal Nacional.

Vivemos presentes delicados, obstruídos de emoções de função e vontades genuínas. Ando a perguntar-me do propósito de minha vida, assim como meu momento artístico (assisti recentemente teatro performático e estou trabalhando numa peça-manifesto). E aqui desuso objeções filosóficas apuradas ou respostas muito bem dadas ? vacilantes em alcançar-me os ouvidos. Não me habituei.

Tenho milhas a percorrer antes de dormir.
debora-leao 18/05/2024minha estante
Moço, não lhe conheço, mas que texto lindo. Estou emocionada.

Pedro3906 18/05/2024minha estante
Obrigado, Débora. De vez em quando eu tento alcançar o limiar da vida.

Sofia.Miki 11/05/2024

Livro muito especial
Ao interpretar bem o livro, eu consegui captar bem a mensagem dele, e é realmente um livro emocionante

Marquim 06/05/2024

5 - Vamos comprar um poeta
Um livro interessante. Não é demarcado o período temporal em que se passa a história (pelo menos, eu não me lembro agora...), mas tudo acontece em meio a uma sociedade em que tudo é feito com base em cálculos. Tudo é devidamente medido, até mesmo a quantidade de lágrimas que se derramam em situações periclitantes.

Achei interessante porque, em meio a esse ambiente, a figura de um poeta é vista como estranha. É rechaçada, julgada, condenada. No fundo, há sim uma crítica à sociedade atual, para a qual muitos dos elementos formativos de um ser humano não têm a devida importância e muito menos o valor devido. Sugiro sim a leitura.

Vamos ler, galera!

Luana.Clemente 01/05/2024

O livro traz uma metáfora e um universo interessante, com questionamentos atemporais. A escrita é leve e gostosa de ler, terminei o livro em poucas horas.

No entanto, achei explicativo até de mais. Acredito que seja um livro interessante para se passar na escola por ser bem didático.

O apêndice traz boas referências, tanto filosóficas quanto econômicas, mas são mais páginas explicando um conteúdo que já estava bem explícito ao longo do livro inteiro.

Acho que era um universo que poderia ter sido mais explorado subjetivamente também. Nem tudo precisa ser tão explicado, acaba ficando cansativo o tanto que reforça a crítica.

Gabriella.Gardin 29/04/2024

Comecei rindo e terminei com um triplex alugado em minha cabeça. Não é exatamente a mensagem mais disruptiva e inovadora em seu conteúdo crítico, mas o formato, a linguagem e a dinâmica narrativa totalmente cômica faz você se apaixonar por esse pequeno romance e adentrar estruturas sociais doloridas, sobre as quais se sustenta nosso mundinho torto.