A Quarta Revolução Industrial

A Quarta Revolução Industrial Klaus Schwab




Resenhas - A Quarta Revolução Industrial


31 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Lucas.Soares 16/12/2016

Uma visão excitante e assustadora do futuro próximo
Apesar de o livro ter um "quê" de publicação acadêmica, ele é bastante simples em sua linguagem, sem perder a estrutura bem organizada de uma publicação. O livro aborda a quarta revolução industrial, ao qual Klaus Schwab afirma estarmos entrando agora. A terceira revolução foi a era digital e da "Big Data", com a informação sendo a principal moeda de troca. A próxima revolução promete a convergência de tecnologias físicas, digitais e biológicas. O livro propõe uma discussão crítica acerca do assunto, abordando tanto pontos positivos e negativos das novas tecnologias. O autor aborda o impacto que tecnologias como carros autônomos, economia colaborativa, manufatura aditiva e manipulações genéticas influenciarão na nossa sociedade. Além disso, ele demonstra como essas tecnologias se encontram atualmente e o eminente potencial delas de crescer exponencialmente. No decorrer do livro senti um mix de medo e excitação. É inevitável não temer pelos dilemas éticos pelos quais nossa sociedade terá que passar. O livro é excepcional, recomendo muito! Esse livro será muito famoso daqui alguns anos.
comentários(0)comente



kelvinbispo 20/07/2021

Um livro sobre o futuro próximo
Muito interessante o conteúdo que o livro aborda. A tecnologia está ai a todo o vapor, mundando a maneira como vivemos. Recomendo esse livro a todos que gosta de pensar sobre o futuro e se preparar para as mudanças que estão por vir.
comentários(0)comente



Ricardo 04/12/2023

O autor Klaus Schwab, do Fórum Econômico Internacional, faz um apanhado muito bom de fatos que moldam o presente da tecnologia e da economia (em 2015) e faz várias previsões, não tentando apenas adivinhar, mas apresentar o caminho que ele acredita que deve ser seguido, assim como possíveis consequências. A maioria das previsões é muito boa, algumas são um pouco exageradas, ou idealistas demais. Mas no geral a visão dele é interessante.
Ricardo 04/12/2023minha estante
*mundial kkkkkk




Vinícius 08/11/2021

Uma revolução humana
Mais do que uma simples guinada nas tecnologias do planeta, a 4ª revolução industrial levará a um novo mundo que trará tanto benefícios, quanto malefícios para humanidade com o aumento do controle sobre a população mundial ao mesmo tempo que proporciona uma melhora nos serviços de saúde e bem estar. Parte da população mundial terá que se reinventar para não ficar sem emprego. Nao temos como voltar atrás.
comentários(0)comente



juliazanini 10/06/2020

Um livro muito fascinante mas ao mesmo tempo assustador se pensarmos em todas as tecnologias que já estão sendo criadas ou podem vir a ser criadas no futuro. A leitura foi bastante fluida e o livro apresenta diversos pontos importantes que todos nós devemos levar em conta para se adequar a um futuro próximo, tanto no sentido individual como coletivo e empresarial.
comentários(0)comente



Saulo 11/09/2021

O livro tem como proposta apresentar o ponto de inflexão que caracteriza a quarta Revolução Industrial: um acontecimento que se inicia na virada do século como desdobramento da revolução digital e tem como diferenças fundamentais dos ciclos anteriores “ a fusão de diferentes tecnologias e interação entre os domínios físicos, digitais e biológicos”. Ao mesmo tempo, o autor propõe que esta revolução está em curso e todos devem “se preparar” para as mudanças que ainda virão.

A primeira contradição aparente é a própria visão sobre a tecnologia que, ora é determinista – considerando a tecnologia uma força autônoma que vai atingir determinados patamares independente da vontade das pessoas, intuições e empresas – ora é uma visão engajada:
“(...) quanto mais pensamos sobre como aproveitar a revolução tecnológica, mais analisamos a nós mesmos e os modelos sociais que são incorporados e permitidos”

Falando do discurso político, o artifício de apresentar sempre os pontos positivos e negativos de uma mudança (daí fica a cargo de quem lê “tomar partido”), torna o discurso desengajado e pouco propositivo, caindo em contradição com a premissa inicial de que é necessário “moldar a quarta revolução industrial para garantir que ela seja moderadora e centrada no ser humano – em vez de divisionista e desumana”.

Sobre a questão da revolução em si, não fica claro qual é o real impacto nos modos de produção (a exemplo da linha de produção da 2ª Revolução Industrial) e há de se questionar se não estamos vivendo então apenas uma extensão da revolução digital.

No mais, o livro tem muitas referências de estudos atuais das evoluções tecnológicas e seus impactos no mundo contemporâneo.
comentários(0)comente



Leo M 21/03/2017

Evangelizador
Livro fantástico, de leitura rápida, objetiva, e farto de referências de muita qualidade. Um chamado a reflexão sobre o desafio central da humanidade: a responsabilidade coletiva por um futuro em que a inovação e a tecnologia estarão focadas na humanidade e na necessidade de servir ao interesse público atraves de métodos sustentáveis.
Leitura mais que recomendada.
comentários(0)comente



revel 06/01/2019

Gostei
Se apresentássemos as tecnologias descritas nesse livro a um Faraó no Egito, ou a um rei do século 17 na Europa, eles ofereceriam riquezas em troca de nossos serviços como feiticeiros. Ao terminar a leitura desse livro, tomei conhecimento de que a humanidade está entrando num momento histórico revolucionário. Nossa maneira de ver o mundo é influenciada pelas tecnologias do tempo histórico que vivemos. E muito do que a gente pensa sobre economia, saúde, felicidade, moral, e etc., será chacoalhado pelo processo em curso.

Esse livro é como ler sobre filosofia pela primeira vez, é como ter o primeiro contato com a Física, a Química, ou a Biologia. Provoca reflexões e emoções. Não dou conta de falar sobre tudo numa resenha... Blockchain, inteligência artificial, carros sem motorista, robótica. A mudança já está ocorrendo.

Imagine um mundo onde você veste uma roupa que monitora sua saúde, onde a bioimpressão 3D constrói um fígado, médicos agindo dentro do corpo humano sem cortes através da nanotecnologia, ou pais usando a edição genética pra determinar a propensão à saúde e aparência física dos futuros filhos. Parece roteiro de filme ficção científica, mas é uma realidade cada vez mais próxima de vivermos.

Há muito mais inovações em desenvolvimento apresentadas nesse livro, com análises de possíveis impactos em nossas vidas. Ao mesmo tempo há o maravilhamento, a esperança diante das mudanças, e os dilemas éticos com as consequências de optar por usar certas tecnologias. Esse livro nos atualiza e estimula a reflexão a respeito do uso desses verdadeiros poderes da ciência. Poderes que podem ser usados pro bem ou pro mal. O autor, ao escrever esse livro deseja popularizar a discussão para que essas inovações revolucionárias sejam usadas pro bem da humanidade. Seja lá qual for o novo conceito de humanidade que o futuro nos reserva.
comentários(0)comente



Leonardo.Broinizi 14/06/2022

Um bom panorama das mudanças frenéticas atuais.
Não há como negar que o mundo está passando por transformações cada vez mais rápidas e profundas. A forma como essas mudanças impactarão a sociedade ainda são incertas, mas é bom estarmos atentos durante todo esse processo ao que podemos fazer pra aproveitar os benefícios do progresso tecnológico e evitar ou mitigar os malefícios que advirão. Para isso, é necessário ter uma visão clara do que está ocorrendo, e imaginar para onde estamos caminhando num futuro próximo (o que já é difícil, e, quanto mais distante for o futuro, mais improvável será de se prever). Este livro nós ajuda a ter esse panorama do que está acontecendo e também traz projeções e introduz a reflexões e debates sobre os pontos atualmente vistos como mais complexos desta Quarta Revolução Industrial (classificação que o autor defende, embora mostre que não é um conceito unanimemente estabelecido, mas considero isso um pormenor).

Livro recomendado a todos que se preocupam com os rumos da humanidade e querem começar a entender o que está acontecendo e o que pode estar por vir.
comentários(0)comente



DIEGO 06/04/2021

Animador e assustador
O livro remete a diversas tecnológicas em andamento, enfatizando tanto os pontos positivos quanto os negativos. Um ótimo livro para reflexão e para que as pessoas decidam a direção a ser tomada das tecnologias em suas vidas.
comentários(0)comente



Fernando 13/11/2021

Texto Base
Texto base para entender o momento de transformação nos negócios, alguns dados antigos, contudo, a lógica/a base/os fundamentos não mudaram.
comentários(0)comente



Laureen.Scarelli 10/04/2021

Tudo o que tenho a dizer é que, sim, concorco com o autor quando ele afirma estarmos vivendo a quarta revolução industrial e que, sim, o livro me trouxe algumas reflexões. Mas eu só li por necessidade. Não leria por outro motivo, nem voltarei a ele. Quem quiser ler, fique à vontade, mas eu me senti incomodada.
comentários(0)comente



Nicole.Vieira 20/05/2021

Apesar de no início ter ficado com um pé atrás em relação as coisas que o autor comenta no livro, principalmente aspectos relacionados aos temas da biologia e engenheira genética, gostei bastante do livro. Nele temos apresentadas tecnologias que atualmente já existem mas que não são utilizadas em toda sua capacidade devida a questões éticas.
comentários(0)comente



Luiz.Machado 16/04/2021

Uma obra que traz uma luz para as pessoas que não estão envolvidas diretamente com as novas tecnologias, bem explicado e sucinto.
comentários(0)comente



Paulo 25/04/2021

Visionário e objetivo
Gostei da linguagem simples empregada no livro, mostra o que está acontecendo nesta quarta revolução que estamos vivendo e quais os impactos em curto e medio prazo. Eu acho que quem escreveu a série Black Mirror do Netflix leu esse livro...
comentários(0)comente



31 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR