A Quarta Revolução Industrial

A Quarta Revolução Industrial Klaus Schwab

Resenhas - A Quarta Revolução Industrial

Ricardo 04/12/2023

O autor Klaus Schwab, do Fórum Econômico Internacional, faz um apanhado muito bom de fatos que moldam o presente da tecnologia e da economia (em 2015) e faz várias previsões, não tentando apenas adivinhar, mas apresentar o caminho que ele acredita que deve ser seguido, assim como possíveis consequências. A maioria das previsões é muito boa, algumas são um pouco exageradas, ou idealistas demais. Mas no geral a visão dele é interessante.
Ricardo 04/12/2023minha estante
*mundial kkkkkk

Ana 03/09/2023

A 4° revolução industrial
Comecei a ler para fins acadêmicos e me surpreendi bastante.
Em uma linguagem de fácil entendimento, somos inseridos em discussões relevantes para a realidade que estamos inseridos: Big data, dinamismo e agilidade, transformação digital, entre outros temas.
Muito boa a leitura.

Glauber Rosendo 04/10/2022

Traz um conteúdo relativamente datado, em boa parte obsoleto.
O ano de publicação deste livro importa aqui. Talvez na época, quando tudo ainda era muito incipiente no cotidiano das pessoas, as informações trazidas pelo autor foram de explodir a cabeça e criar ansiedade pelo que vinha pela frente.

Ler esse material hoje é como discutir o quão incrível seria se a maioria das pessoas usassem smartphones e dispositivos vestíveis. Algo que é extremamente comum entre nós.

O autor traz muitas reflexões sobre o "futuro" da tecnologia e como ela "influenciará" a sociedade, a economia, a política, a saúde e até mesmo o terrorismo. Só 80% do que ele aborda no texto já é "uma manhã de sol" para nós.

Infelizmente não posso dar uma nota maior porque a leitura não me agregou muito. Todavia, vale enfatizar que o problema não é o livro em si, mas a época em que se lê ele.

Leonardo.Broinizi 14/06/2022

Um bom panorama das mudanças frenéticas atuais.
Não há como negar que o mundo está passando por transformações cada vez mais rápidas e profundas. A forma como essas mudanças impactarão a sociedade ainda são incertas, mas é bom estarmos atentos durante todo esse processo ao que podemos fazer pra aproveitar os benefícios do progresso tecnológico e evitar ou mitigar os malefícios que advirão. Para isso, é necessário ter uma visão clara do que está ocorrendo, e imaginar para onde estamos caminhando num futuro próximo (o que já é difícil, e, quanto mais distante for o futuro, mais improvável será de se prever). Este livro nós ajuda a ter esse panorama do que está acontecendo e também traz projeções e introduz a reflexões e debates sobre os pontos atualmente vistos como mais complexos desta Quarta Revolução Industrial (classificação que o autor defende, embora mostre que não é um conceito unanimemente estabelecido, mas considero isso um pormenor).

Livro recomendado a todos que se preocupam com os rumos da humanidade e querem começar a entender o que está acontecendo e o que pode estar por vir.

Renato.Germanny 06/06/2022

A tecnologia e o desgaste humano
Uma leitura que é no entanto pesada, mostra que muitos fatos da nova revolução industrial estão aí para mudar até o nosso modo de viver e invadir até nossa privacidade. O livro é algo otimo para se entender o futuro, e ao mesmo tempo é péssimo para está no futuro. Tudo que está escrito logo mais estará na nossa sociedade, cabe a cada um se preparar para tais mudanças, ótimo livro.

Fernando 13/11/2021

Texto Base
Texto base para entender o momento de transformação nos negócios, alguns dados antigos, contudo, a lógica/a base/os fundamentos não mudaram.

Vinícius 08/11/2021

Uma revolução humana
Mais do que uma simples guinada nas tecnologias do planeta, a 4ª revolução industrial levará a um novo mundo que trará tanto benefícios, quanto malefícios para humanidade com o aumento do controle sobre a população mundial ao mesmo tempo que proporciona uma melhora nos serviços de saúde e bem estar. Parte da população mundial terá que se reinventar para não ficar sem emprego. Nao temos como voltar atrás.

Saulo 11/09/2021

O livro tem como proposta apresentar o ponto de inflexão que caracteriza a quarta Revolução Industrial: um acontecimento que se inicia na virada do século como desdobramento da revolução digital e tem como diferenças fundamentais dos ciclos anteriores “ a fusão de diferentes tecnologias e interação entre os domínios físicos, digitais e biológicos”. Ao mesmo tempo, o autor propõe que esta revolução está em curso e todos devem “se preparar” para as mudanças que ainda virão.

A primeira contradição aparente é a própria visão sobre a tecnologia que, ora é determinista – considerando a tecnologia uma força autônoma que vai atingir determinados patamares independente da vontade das pessoas, intuições e empresas – ora é uma visão engajada:
“(...) quanto mais pensamos sobre como aproveitar a revolução tecnológica, mais analisamos a nós mesmos e os modelos sociais que são incorporados e permitidos”

Falando do discurso político, o artifício de apresentar sempre os pontos positivos e negativos de uma mudança (daí fica a cargo de quem lê “tomar partido”), torna o discurso desengajado e pouco propositivo, caindo em contradição com a premissa inicial de que é necessário “moldar a quarta revolução industrial para garantir que ela seja moderadora e centrada no ser humano – em vez de divisionista e desumana”.

Sobre a questão da revolução em si, não fica claro qual é o real impacto nos modos de produção (a exemplo da linha de produção da 2ª Revolução Industrial) e há de se questionar se não estamos vivendo então apenas uma extensão da revolução digital.

No mais, o livro tem muitas referências de estudos atuais das evoluções tecnológicas e seus impactos no mundo contemporâneo.

kelvinbispo 20/07/2021

Um livro sobre o futuro próximo
Muito interessante o conteúdo que o livro aborda. A tecnologia está ai a todo o vapor, mundando a maneira como vivemos. Recomendo esse livro a todos que gosta de pensar sobre o futuro e se preparar para as mudanças que estão por vir.

Nicole.Vieira 20/05/2021

Apesar de no início ter ficado com um pé atrás em relação as coisas que o autor comenta no livro, principalmente aspectos relacionados aos temas da biologia e engenheira genética, gostei bastante do livro. Nele temos apresentadas tecnologias que atualmente já existem mas que não são utilizadas em toda sua capacidade devida a questões éticas.

Paulo 25/04/2021

Visionário e objetivo
Gostei da linguagem simples empregada no livro, mostra o que está acontecendo nesta quarta revolução que estamos vivendo e quais os impactos em curto e medio prazo. Eu acho que quem escreveu a série Black Mirror do Netflix leu esse livro...

Luiz.Machado 16/04/2021

Uma obra que traz uma luz para as pessoas que não estão envolvidas diretamente com as novas tecnologias, bem explicado e sucinto.

Laureen.Scarelli 10/04/2021

Tudo o que tenho a dizer é que, sim, concorco com o autor quando ele afirma estarmos vivendo a quarta revolução industrial e que, sim, o livro me trouxe algumas reflexões. Mas eu só li por necessidade. Não leria por outro motivo, nem voltarei a ele. Quem quiser ler, fique à vontade, mas eu me senti incomodada.

DIEGO 06/04/2021

Animador e assustador
O livro remete a diversas tecnológicas em andamento, enfatizando tanto os pontos positivos quanto os negativos. Um ótimo livro para reflexão e para que as pessoas decidam a direção a ser tomada das tecnologias em suas vidas.

Geysa 16/02/2021

Vantagens e desvantagens da quarta revolução industrial pela qual estamos passando. Uma integração do mundo físico com o mundo digital, que afeta todas as áreas da vida e que está transformando a maneira como vivemos e que nos faz questionar também sobre ?quem? somos e qual o nosso papel nessa revolução.