As Consolações da Filosofia

As Consolações da Filosofia Alain de Botton

Resenhas - As Consolações da Filosofia

Vi 29/05/2024

Bem escrito e claro, perfeito para iniciantes. Foca mais na filosofia q na biografia dos filosofos, diferentemente de outros livros introdutórios.

Giuliana66 17/05/2024

Excelente escrita. Alain de Botton me encanta pela forma que transmite seus pensamentos. A organização do livro me encanta muito. Ando relendo algumas partes que são muito boas.
Leitura fluída, muito boa pra quem é leigo na filosofia.

skuser02844 23/04/2024

Um otimo livro pra conhecer ideias introdutorias
Tem partes desse livro que são muito boas e me prenderam muito, como tem outras que eu odiei. Acho q o maior problema ta em eu não ligar pra ideia ou pro filosofo mas teve partes que foi uma luta de terminar.
Melhores partes foi nietzsche, seneca, socrates e algumas de montaing. Achei interessante a parte do montaing porque não conhecia ele

Loruama0 20/03/2024

Essencial
Amei o livro do início ao fim. Parecia uma narrativa, em que temas aparentemente desconexos evoluíram para um climax. Os primeiros capítulos me senti consolada e instigada, no antepenúltimo capitulo em choque, no penúltimo ri demais e no último muito intrigada, talvez um pouco desanimada. Cumpriu sua função de instigar.

isnarbru 27/02/2024

Filosofia, o estudo sobre a vida, mas também o estudo sobre nós mesmo. Esse é um daqueles livros pra ler quando ta tudo confuso, você quer se entender e entender o que ta acontecendo. O autor traz, através da filosofia e o pensamento de alguns filósofos, respostas pra diversas questões existenciais.

Inlectus 27/02/2024

Bom.
É mais um livro para estudo, não para leitura sequente, mas pode ser lido assim também, tem bons conhecimentos e filosofia prática. Valer ler.

Rodrigo.Macedo 27/01/2024

Boa pedida
Por recomendação do Ludoviajante (canal do youtube) debrucei-me nessa leitura. E quê leitura!

Para aqueles que ficam enchendo o saco com perguntas do tipo: "tá lendo isso pra quê?" "Vai aplicar isso em algum momento da sua vida?" Esse é o tipo de livro que essa pessoa deveria ler. Se bem que pessoas que fazem esse tipo de pergunta provavelmente tem ojeriza a livros.

Então, pra mim que sou um cara preocupado com as aplicações entre leitura e vida pessoal, esse livro serviu como uma luva. Ou melhor, como uma touca, já que entrou na cabeça (piada fraca).

O título é bem sugestivo: As Consolações da Filosofia de Allain de Botton, com aplicações em muitas adversidades que a vida nos coloca e com base nos preceitos filosóficos de vários filósofos renomados.

Vale citar os CDF´s que mais me comoveram ou que se assemelharam com minha forma de pensar: Epicuro, Sócrates, Montaigne e Nietzsche. Quantos ensinamentos para a vida aprendi com esse livro. Serviu também como uma boa introdução ao estudo dos pensamentos dos filósofos citados acima.

Para quem quer algumas sugestões de como lidar com frustração, falta de grana, dificuldades no amor e outros maus augúrios, com base nas ideias dos filósofos, esse livro é uma boa pedida.

Agnaldo 25/09/2022

Consolações para entender que precisamos da dor
Uma obra excelente, conhecia muito dos filósofos só por nome ou por pequenos interesses, e o autor nos traz para dentro da vida desses grandes homens que mudaram muitas da idéias que temos hoje em dia, uma coisa que ficou bem clara foi que devemos sim passar por momentos de dor, devemos viver o amor, pois ele é o que nos torna um humano mais completo. Muitos desses nomes não tiveram destaques em sua época quando vivos, mas suas palavras eram tão marcantes que reverberam até hoje. Uma das lições que gostei bastante foi da exemplificação da perseverança, não atingimos o destaque do dia para a noite, mas sim nós rodeando de pessoas que vivem isso e buscando cada vez mais aprimorar nossas habilidades. Viva a vida com dor e com o amor.

clara 09/09/2022

Bom pra quem esta começando
Se você nunca leu sobre filosofia ou só viu o básico da escola pode começar por aqui. É bem fluido mas sem ser raso, traz conceitos e reflexões interessantes.

marilindo 11/06/2022

Nenhum dos capítulos deixa a desejar, mas, para mim, a parte do Schopenhauer foi bastante maçante por ser mais do mesmo durante quarenta páginas inteiras. Apesar disso, pude aprofundar meu conhecimentos e conhecer outros pontos de vista sobre Sócrates, Epicuro, Sêneca e Nietzsche, filósofos que já havia estudado anteriormente. Mas a melhor parte, sem dúvidas, foi sobre Montaigne e os diversos tipos de inadequação. Até então, só li sete páginas durante minha vida inteira sobre o autor, e agora acabo de me apaixonar pelo filósofo e não posso esperar para estudá-lo mais!

Vinicius.Sabadoti 24/04/2022

Uma forma de conhecer filosofia nas consolações abordadas
Dentre várias consolações (situações da vida) o autor nos traz uma visão/abordagem através de um filósofo. São através delas que é possível conhecer um pouco mais sobre Sócrates, Schopenhauer, Nietzsche, Montaigne, Epicuro entre outros.

Muitos falam em um livro simples de ler, mas eu particularmente diria que em alguns momentos para se compreender é necessário uma atenção e compreensão maior, porém acho válido sim para iniciantes que estão se interessando pela filosofia.

Kelvin 13/04/2022

Leitura para despertar o interesse em filosofia
O título é bastante sugestivo, a leitura desperta para a reflexão de problemas cotidianos que muitas vezes consomem nossa energia de viver. Novos pontos de vista propostos por pessoas de outros tempos e cujo os pensamentos são tão contemporâneos quanto eram séculos atrás.
A leitura é tranquila, não possui termos impossíveis de se entender e é cheia de citações. Traz à tona a vontade de saber mais sobre os filósofos citados e sobre a filosofia em si.

priscilabonatto 19/03/2022

é quase autoajuda, mas é filosofia, rs.
eu não conseguiria falar melhor desse livro do que um trecho sucinto da sua sinopse, que diz:
"com uma linguagem descomplicada, mas sem ser simplista, Alain de Botton consegue trazer a filosofia para a contemporaneidade, tornando-a relevante e acessível para todos."
eu amei esse livro, amei.

gostaria de convencer todo mundo a lê-lo, mas só lendo mesmo pra sentir o quentinho no coração e o impacto das ideias na cabeça :)

Suellen223 23/01/2022

Um guia para viver!
Sou uma admiradora da filosofia e li esse livro por recomendação do Ludo Viajante (te amo Ludo, obrigada) no começo tive um pouco de dificuldade no entendimento de alguns termos da filosofia, mas logo depois a leitura fluiu muito bem!
Um livro riquíssimo em conteúdos de grandes filósofos que deixaram muitos ensinamentos que servem como bússola para nós.
As consolações da filosofia é um guia para nos tornarmos melhores e saber como reagir diante das circunstâncias da vida!

Recomendo sem dúvidas, principalmente para quem está começando a se interessar pela filosofia :)

"[...] Vivemos em meio a coisas que estão, sem qualquer exceção, destinadas a morrer. Mortal você nasceu; mortais você dá à luz. Não se surpreenda com nada, espere tudo." - Sêneca

Lilie 17/01/2022

Muito bom e simples de ler
O livro aborda filosofias de pensadores como Sócrates, Schopenhauer, Nietzsche, Montaigne, e traz exemplos práticos e bem ilustrados para explicá-las. Dividido por temáticas, é uma leitura com bastante conteúdo porém leve e fácil.