O Deus da Idade Média

O Deus da Idade Média Jacques Le Goff

Resenhas - O Deus da Idade Média

Magda.Marilise 12/01/2024

É assim que devemos falar de história
De forma simples, como uma conversa, falando de um tema interessante sem ser pedante. Quando entendermos que academia e povo devem estar unidos, a escrita historiográfica vai pra frente.

Gualter 17/11/2023

Conversas sobre o Deus cristão na idade média
Neste livro, o medievalista Jacques Legoff (1924-2014) entrevistado pelo historiador e jornalista Jean-Luc Pouthier, descreve de forma crítica/analítica as ideias, representações, continuidades e rupturas acerca do Deus do cristianismo.

Este é o segundo livro de Legoff que li e foi tão bom quanto o primeiro (a bolsa e a vida: religião e economia na idade média). O formato de conversas torna a leitura bem mais fluida e proveitosa. Sobre o tom do livro. É importante salientar que não há compromisso confessional por parte do medievalista. Em alguns casos, Legoff interpreta acontecimentos de forma bastante contestável: "A promoção da Virgem quase como quarta pessoa da trindade foi sancionada pela promoção da Ave Maria" (Legoff, 2007, p. 99)

Ainda sim recomendo livro tanto para cristãos quanto não cristãos, pois faz um bom apanhado da idade média (especialmente da baixa idade média) de forma leve e fluida.

Mion 26/03/2022

Um exemplo de Historia cultural
Uma otim (e curtinha) obra para compreender o que é HISTÓRIA CULTURAL e como faze-la.
Historia Cultural nao é Historia da Cultura como as obras culturais que um determinado momento histórico (e grupo) cria. Historia Cultural é vc compreender o significado de algo para um grupo social de uma determinada epoca. Cono colocado nessa obra,o surgimento das ideias e imagens de Deus para homens e mulheres na Idade Media Ocidental e Europeia.

Carol 07/09/2021

Uma leitura complementar
Esse livro é uma leitura mais complexa, complemento dos estudos em idade média. O grande medievalista Jacques le Goff trata sobre o Deus da idade média, mas se você não é um grande aficionado por história, a leitura vai ser maçante e difícil.

sr.WilsonM 25/02/2021

Bate-papo com Le Goff
Acho uma das melhores formas de adentrar no trabalho de Le Goff seja por esse livro. A linguagem é simples (facilitada por ter o formato de bate-papo/conversa) e mesmo tendo alguns termos um pouco mais complicados, acho que a leitura corre bem e é possível conhecer um pouco da mentalidade medieval sobre esse assunto (Deus) com um dos melhores medievalistas que já existiu.

Jackson 31/01/2021

Javé, Alá, Jesus...
Livro básico e fácil de se entender. Remonta a ideia do que seria o Deus medieval. Um diálogo entre o historiador Jacques Le Goff, da terceira geração dos Annales, portanto da longa duração historiográfica, e o historiador especialista em religião Jean-luc Pourthier. Recomendo muito!

Luís Gustavo 26/09/2020

Le Goff respondendo perguntas
Pouthier, historiador das religiões, faz perguntas ao Le Goff, medievalista, relacionadas a como um cristão da Idade Média enxergava sua religião. Livro curto e de leitura tranquila.

Saulo.Almeida 20/07/2020

Leitura breve e profunda sobre o cristianismo que nos ajuda a compreender algumas das tensões ideológicas que se apresentam até mesmo na contemporaneidade dentro do universo cristão.

História Nerd 21/06/2018

Mostra como algumas ideias da Igreja tradicional foram construidas durante a Idade Media como exemplo a ideia de trindade.