Enclausurado

Enclausurado Ian McEwan

Resenhas - Enclausurado

thapark 20/10/2020

Um feto, ainda não nascido, testemunha - de dentro da barriga - um plano criminoso que envolve sua mãe, seu pai e seu tio. Este livro é a narrativa em primeira pessoa de seus sentimentos de revolta e impotência, bem como de suas tentativas de alterar o curso dos fatos.

site: @livros_e_dicas
Alê | @alexandrejjr 01/12/2020minha estante
O que acha que faltou, Thais?

Michel Pinto Costa 10/12/2020minha estante
Achei a motivação do plano criminoso fraco.
O ponto forte é a narração do bebê, que se situa entre os estímulos externos que recebe e reflexões filosóficas existenciais.

Dila 14/11/2022

Interessante
Foi uma leitura muito interessante, inusitado ter um feto como narrador! É irônico, engraçado, tem profundidades e a trama prende. Não é meu estilo de livro, mas vale a leitura :)

Gustavogl 28/02/2023

É Shakespeare! Uma das tramas ocidentais mais famosas da história é a inspiração para essa história de crime cujo narrador é um feto nas últimas semanas de desenvolvimento. Um thriller da melhor forma, aquele que quanto mais vc avança mais quer saber sobre o desfecho. Vale muito a pena!

Camila2076 01/07/2023

Um bebê narrando...
Gente já li de tudo ,mas nada igual a esse livro que tem como narrador um bebê que está no útero da mãe e conta um enredo de complô e assassinato do seu próprio pai ,maquinado pelo casal Trudy a ex- esposa de John e seu amante Claude irmão da vítima.

Houve momentos que senti nojo do casal , e muita dó da criança que já nasceria dentro desse caos.

Um bebê que já tinha seus destino traçado pela mãe, um bebê que ao mês.o tempo odiava a mãe pelo crime feito ,também a amava.

Ele mesmo indaga sua existência e também as coisas que ouve.

Achei uma leitura inteligente, tem humor apesar de tratar de assuntos fortes.

Ju Abreu 24/07/2020

Livro único e muito intrigante! Eu adoro os livros escritos por Ian McEwen, acho a leitura sempre fluida e envolvente e com esse não foi diferente!

O livro é contato pelas impressões do feto, enclausurado na barriga de sua mãe, que observa o desenrolar do plano de sua mãe e seu amante de assassinar seu pai.

Achei super interessante o ponto de vista que a trama é contada e acho que vale muito a pena a leitura.

Flá Costa 21/12/2016

Preciso dizer que este livro tem uma ideia sensacional. Sua premissa é ótima... um feto contando uma história? Temos que concordar que McEwan teve uma ótima imaginação, pra lá de original. Assim, já comecei o livro querendo amá-lo. Ainda mais depois de ótimas recomendações - uma colega professora indicou com todas as estrelas possíveis. Mas só consegui detestá-lo.
Detestei a narrativa presunçosa de McEwan, detestei os personagens, detestei o fato de um feto saber tão bem sobre o que se passa no Oriente e não conseguir diferenciar a cor amarela da azul. Achei cansativo, me senti na época do colégio, quando precisava terminar a leitura a qualquer custo. Achei custoso e em muitas partes - gritem, sou uma puritana! - de extremo mau gosto.
Algumas passagens são de fato boas, porém. O desfecho é a única razão pela qual não dei uma única estrela. Mas é inverosímel, muito longe da ficção científica e... chato. Bem chato!
patricia.cocato.3 22/12/2016minha estante
Kkkkkkkkk nossa prima que pena.. Vc estava tão empolgada.... E agora vc praticamente quer queimar o livro.... Senti sua fúria quase escrevendo pro autor como ele teve a audácia de escrever e publicar isso kkkk

Flá Costa 22/12/2016minha estante
hahahahaha, prima, uma das maiores decepções do ano! :(

skuser02844 10/01/2017minha estante
Tô terminando meio que a pulso também. Tem trechos maravilhosos e empolgantes, mas são bem raros e os demais, a maior parte do livro, é realmente um saco! Enchendo linguiça. A idéia é fantástica, mas achei a escrita terrivelmente entediante. Tenho a impressão que esse bebê (se nascer... faltam ainda 75 pgs) vai se tornar um chato.

Flá Costa 20/01/2017minha estante
Elizabeth, fico feliz (? seria essa a palavra?) de não ter sido a única a procurar a genialidade do livro. A ideia é mesmo incrível, mas a execução... que decepção!

Rosa Santana 29/01/2018minha estante
Inverossímil: essa é a minha definição para esse tão aclamado livro! Fiquei com raiva em muitos momentos!

Vinny Britto 17/01/2018

Decepção
Infelizmente a saga do feto admirador de vinho não me cativou.
Faltou empatia, na verdade não simpatizei com nenhum personagem.

Só lamento, pois quando li a sinopse achei super interessante mas ficou no quase
Eddie.Erikson 18/01/2018minha estante
Comecei a história desanimado. Depois comecei a gostar de detalhes: estilo da escrita, ideias expostas, parte do enredo. Faltou uma conclusão na minha opinião...

Giovani 13/07/2020

Enclausurado...
A história de um feto que está prestes a nascer e presencia muito da vida conjugal de sua mãe.
Minha opinião: o livro é interessante, mas acredito que pra quem cursa área da psico, pedagogia ou as duas juntas, seja mais fácil de compreender e aplicar no dia a dia. Leitura interessante, me prendeu, porém não fez muito sentido o contexto e o fim. Mas vale a pena

Tiago.Cecconello 21/11/2023

ENCLAUSURADO EM BANALIDADES
Se você ler as orelhas de livros e as críticas, ficará entusiasmado com Enclausurado. Os efusivos elogios, bem como a história criativa de um feto-narrador, criam uma expectativa gigantesca.

Porém, a experiência de ler o livro é enfadonha (apesar de ser um livro curto) e decepcionante. A história, digna de um novelão canastrão da Globo, é uma tentativa moderna de reescrever Shakespeare. O enredo é ingênuo e pobre. Os diálogos e reflexões filosóficas são extremamente banais e artificiais. O bebê metido "inteligentão", por meio do qual o autor destila provavelmente algumas reflexões pessoais, não passa de um cidadão com reflexões medíocres.

O que se salva no livro talvez seja a ideia de um feto-narrador e algumas passagens de bom humor, sobretudo nas cenas sexuais. Apesar de a ideia ser criativa, escritores como Machado já criaram narradores excêntricos com histórias muito mais ricas, inteligentes e saborosas.

Esse livro acrescenta pouco em entretenimento e reflexão.

contadafe 11/02/2022

Feto narrador
O livro é razoável.
Mas ver o feto como narrador, questionando sua existência, a relação de sua mãe, pai e tio é bem interessante...
Por vezes fiquei me perguntando se os bebês realmente conseguem ouvir e perceber tantas coisas enquanto estão dentro da barriga.

Mari 18/01/2021

Podia ser melhor
O livro é muito bom. Demorei um pouco a engranar mas ele te envolve na história.

Fernanda 18/09/2021

Muito bom!!
Nossa, que livro incrível! O jeito que a história é narrada é uma coisa que nunca tinha apreciado em qualquer outro livro. Leitura super rápida e fluída, recomendo demais!!!

@magalifbr 18/09/2021

Livro surpreendente. O mundo visto de um ângulo bem peculiar
O texto é simples e envolvente...
Você não consegue parar de ler.
Adorei e recomendo muito.
Fala de ódio, amor, tramas

akio 14/08/2020

Enclausurado
O título do livro bem que poderia ser uma alusão ao nosso isolamento nessa época de pandemia, mas, na verdade, trata-se de uma história cujo narrador está dentro da barriga da mãe.

Não é aula de biologia, mas sim um divertido exercício para nossa imaginação, pois o feto nos conduz por uma trama na qual sua mãe planeja matar seu pai.

Se isso ainda for pouco para despertar seu interesse, essa leitura traz reflexões muito espirituosas na perspectiva de quem está dentro do útero, ouvindo tudo o que se fala ao seu redor. Tudo isso com o estilo inconfundível do grande escritor britânico Ian McEwan, autor de obras famosas como Reparação (que inspirou o filme Desejo e Reparação, de 2007). Quem já o conhece poderá encontrar nesse pequeno livro algumas surpresas em comparação com suas histórias mais antigas. E, para os demais, pode servir como porta de entrada para visitar sua obra.

Instagram: @akio.com.livros