O Estruturalismo

O Estruturalismo Jean Piaget

Resenhas - O Estruturalismo

Elias.Fernando 11/02/2020

Estruturando minha percepção do livro
Comecei a ler o livro no intuito de saber mais sobre a teoria de Piaget. De cara vi que não seria muito a proposta do livro, que se propõe a evidenciar a teoria estruturalista. Uma espécie de método de muitas áreas do conhecimento científico para se chegar a um entendimento da aquisição do conhecimento ou do desenvolvimento de um sistema reflexivo. O livro perpassa por diversas disciplinas acadêmicas que utilizam o método em suas pesquisas e escritos, tem uma linguagem um tanto intrincada, mas não é essa a dificuldade que se tem para entender, talvez algo necessário para compreender esse livro de forma satisfatória seja o repertório. Ele cita muitos autores e seus trabalhos e se souber melhor sobre o assunto e seu contexto a leitura flui melhor. É uma leitura bem interessante e talvez eu tenha que ler novamente depois de me aprofundar na bibliografia.

Rangel 14/07/2015

As estruturas como sistemas
O livro “Estruturalismo” de Jean Piaget aborda o referido conteúdo como sistema de transformações que comporta leis enquanto sistema, que se opõe às propriedades dos elementos, mas que conserva e enriquece as transformações, ou seja, que compreende caracteres da totalidade, transformações e autorregulação.
As estruturas matemáticas e lógicas têm noção de grupo, estruturas mães, estruturas lógicas e limites vicariantes da formalização, devido as razões lógicas e não lógicas, própria da natureza de modelos estruturais diretamente da álgebra geral.
As estruturas físicas e biológicas se dividem em estruturas físicas e causalidade e estruturas orgânicas, que se constitui em medir fenômenos de estruturas pertencentes à natureza, verificando-se recurso das noções de aceleração massa, trabalho, energia, em função de preservas princípios de conservação em coerência, seja sistema relacional da igualdade de reação e reação. Na parte da estrutura biológica, verificam-se ações sensório-motoras e operações de identidade e mecanismos inerentes à causalidade física objetiva, que pode se submeter hipótese de verificação psicobiológica.
As estruturas psicológicas se dividem em estruturalismo em psicologia na teoria de Gestalt, estrutura e gênese da inteligência, estruturas e funções. Orienta-se, inicialmente, nas raízes psicogenéticas e biológicas da psicologia do pensamento que se estende até a inteligência adulta de estruturas lógicas de pensamentos, que se prolonga até a psicologia social. A equilibração física automática se ajusta em estruturações nas compensações opostas às perturbações exteriores, o que compõe contínua autorregulação, que é autoconstrução de transformação e formação da inteligência, que se desenvolve em estruturas lógico-matemáticas.
A estrutura linguística se divide em estruturalismo sincrônico, estruturalismo transformacional entre ontogênse e filogênese, formação social, inatismo ou equilibração linguística e estruturas linguísticas e lógicas, em que se estabelece de que a língua é instituição coletiva com regras impositivas aos indivíduos, de modo coercitivo de geração em geração, o que constitui a significação.
As estruturas nos estudos sociais dividem em estruturalismos globais ou metódicos e estruturalismo antropológico de Claude Lévi-Straus, nos quais se compreende a estrutura como sistema de transformações que comportam leis enquanto totalidade, que assegura autorregulação da sociedade, que conduz a conjunto e subconjuntos sociais, conforme reunião de componentes e interações transformadoras, primado do social sobre o intelecto, princípio primeiro do estruturalismo das relações concretas.
Estruturalismo e filosofia se dividem em dialética e estruturalismo sem estruturas, o que se aborda questões gerais por pesquisas estruturalistas e o estruturalismo solidário de um construtivismo, de caráter dialético de desenvolvimento histórico de superar da ideia de totalidade, comum a tendência dialética, o que se utiliza do historicismo, positivismo e método analítico, além de epistemologias céticas. Conclui-se que o método do pensamento científico é de relacionamento entre dedução e experiência, interdependência e sistemas de conjunto, com coordenações interdisciplinares, em que o ser das estruturas é a estruturação do sujeito, PIS não existe estrutura sem construção seja abstrata ou genética. Enfim, o estruturalismo é um método e não doutrina, pois se limita a aplicações de conexões com outros métodos a fim de reforçar limites dos contatos de um conjunto de dados a serem integrados para resolverem problemas. A obra exige atenção e conhecimento prévio de filosofia, dialética, lógica, matemática, psicologia, física, biologia e sociologia, para o entender o estruturalismo como sistema.