Jujis 10/01/2021
Gamificação como forma de ampliação da aprendizagem
Em primeiro lugar, segundo referência existente no próprio livro, Gamification, Flora Alves é designer instrucional e master trainer designada pela associação americana para desenvolvimento de talentos, essa tem focado sua pesquisa em metodologias instrucionais de transferência de aprendizado para a prática.
Acima de tudo, a obra trata sobre gamification que, segundo a autora Flora Alves, é atualmente uma das palavras mais pronunciadas no mundo do treinamento. Constata-se que, a plataforma de gamification incorpora a mecânica de jogos com o propósito de engajamento de público. Portanto, gamification é focado na aprendizagem e busca a ampliação dos conhecimentos do aprendiz por meio de ambientes gameficados.
Sobretudo, a obra usa características da gamificação para estimular a leitura, por exemplo, ao final de cada capítulo é do conhecimento adquirido até aquele momento. Com o intuito de ampliar o conhecimento, a autora, cita no inicio de cada capítulo quais são os objetivos desse e sempre ao final o leitor pode responder perguntas testando seus conhecimentos. Em suma, a autora utiliza técnicas da gamification para explicar o quanto ela pode ser bem utilizada.
Para começar, a autora deixa claro que o livro não precisa ser lido na ordem sequencial, portanto isso ajuda bastante a tornar o livro um dicionário sobre gamification e toda as vezes que houver necessidade de voltar a uma parte especifica a autora deixou organizado de uma forma fácil e clara. Em síntese, o livro é um bom livro técnico sobre o assunto.
Primeiramente, comparando a leitura do livro da Flora Alves com demais livros sobre gamification que tive contato o dela foi até o momento o que me deixou mais claro sobre as reais diferenças sobre gamification e jogos educacionais. Destaco que, a leitura do livro da Flora Alves impulsionou algumas mudanças em meu projeto de mestrado. Desse modo, a linguagem é muito clara e objetiva e os conceitos apresentados ao longo de todos os capitulos são de muita utilidade..
Para terminar, o público alvo que indico para essa obra são profissionais que possuem interesse de ter um primeiro contato com gamification e, posteriormente, um maior aprofundamento, pois a autora nos passa conceitos muito bons sobre o assunto. Em síntese, se você possui interesse pela área comece por esse livro, pois ele será muito esclarecedor e irá te fornecer conceitos importantes sobre o assunto.