Gamification. Como Criar Experiências de Aprendizagem Engajadoras

Gamification. Como Criar Experiências de Aprendizagem Engajadoras Flora Alves

Resenhas -

Jujis 10/01/2021

Gamificação como forma de ampliação da aprendizagem
Em primeiro lugar, segundo referência existente no próprio livro, Gamification, Flora Alves é designer instrucional e master trainer designada pela associação americana para desenvolvimento de talentos, essa tem focado sua pesquisa em metodologias instrucionais de transferência de aprendizado para a prática.
Acima de tudo, a obra trata sobre gamification que, segundo a autora Flora Alves, é atualmente uma das palavras mais pronunciadas no mundo do treinamento. Constata-se que, a plataforma de gamification incorpora a mecânica de jogos com o propósito de engajamento de público. Portanto, gamification é focado na aprendizagem e busca a ampliação dos conhecimentos do aprendiz por meio de ambientes gameficados.
Sobretudo, a obra usa características da gamificação para estimular a leitura, por exemplo, ao final de cada capítulo é do conhecimento adquirido até aquele momento. Com o intuito de ampliar o conhecimento, a autora, cita no inicio de cada capítulo quais são os objetivos desse e sempre ao final o leitor pode responder perguntas testando seus conhecimentos. Em suma, a autora utiliza técnicas da gamification para explicar o quanto ela pode ser bem utilizada.
Para começar, a autora deixa claro que o livro não precisa ser lido na ordem sequencial, portanto isso ajuda bastante a tornar o livro um dicionário sobre gamification e toda as vezes que houver necessidade de voltar a uma parte especifica a autora deixou organizado de uma forma fácil e clara. Em síntese, o livro é um bom livro técnico sobre o assunto.
Primeiramente, comparando a leitura do livro da Flora Alves com demais livros sobre gamification que tive contato o dela foi até o momento o que me deixou mais claro sobre as reais diferenças sobre gamification e jogos educacionais. Destaco que, a leitura do livro da Flora Alves impulsionou algumas mudanças em meu projeto de mestrado. Desse modo, a linguagem é muito clara e objetiva e os conceitos apresentados ao longo de todos os capitulos são de muita utilidade..
Para terminar, o público alvo que indico para essa obra são profissionais que possuem interesse de ter um primeiro contato com gamification e, posteriormente, um maior aprofundamento, pois a autora nos passa conceitos muito bons sobre o assunto. Em síntese, se você possui interesse pela área comece por esse livro, pois ele será muito esclarecedor e irá te fornecer conceitos importantes sobre o assunto.

Victor, the Reader 05/05/2023

Gamificando a Gamificação
Se palavras movem, exemplos arrastam. Começo assim essa resenha pra enfatizar este meta-livro. A autora não só explora em palavras os conceitos, mas os demonstra por meio, e no decorrer, da própria obra.

A Gamificação é uma abordagem que permite introduzir elementos de jogos em contextos que não são jogos. Possibilita um aprendizado sério, mas divertido. Ela planta motivação e colhe como fruto um maior engajamento dos aprendizes.

Doido pra aplicar a Gamificação nas minhas aulas...

Leiliane R. Falcão 19/04/2022

Excelente porta de entrada no mundo da gamificação
Conteúdo excelente para educadores ou treinadores corporativos que desejam conhecer mais sobre estratégias de aprendizado gamificadas. Gostei bastante, embora tenha sentido falta de profundidade em alguns temas, como o aspecto motivacional, que foi explorado sucintamente no livro.
No geral foi uma boa leitura, mas quem espera profundidade teórica talvez se decepcione. Quem busca uma abordagem mais prática e aplicável para os desafios organizacionais, com certeza irá aproveitar!

Joel Joukin 02/11/2022

É um livro bem útil para quem precisa revisitar formatos de treinamento e aprendizagem. O conceito do gamification colonial todo não é novidade, mas trouxe diversos conhecimentos sobre aprendizagem em si que alinhados ao gamification pode trazer bons resultados.

Beta 11/02/2021

Li este livro por estar escrevendo um artigo para pós graduação em metodologias ativas, então a hei o assunto muito pertinente. Gostei da forma que a autora usa os "exercícios" ao final de cada capítulo

Carol 18/08/2023

Como fazer
Esse é um livro que mais parece um manual. Ele te ajuda a estruturar a gamificação e a entender se o treinamento que você está planejando realmente tem que ser gamificado.